Conheça o Jivochat e saiba como usá-lo

Publicado em 19 de agosto de 2021

As ferramentas de chat e chatbot como a JivoChat ganharam um reconhecimento especial durante este período de pandemia de COVID-19.

Veja estes dados da plataforma Statista e do Grupo Sercom junto ao Instituto Qualibest sobre chatbots e preferências de atendimento no Brasil:

Imagem com tons de azul e com informações sobre a utilização de chatbots

Neste momento em que os hábitos dos consumidores estão cada vez mais voltados às compras online, é preciso se aproximar dos visitantes de seu site mesmo que à distância, fornecendo todo o suporte de que ele precisa durante sua visita.

Utilizar ferramentas de chat em suas plataformas, independente se o atendimento inicial será feito por pessoas ou robôs, agiliza este suporte e ainda pode centralizar as mensagens vindas de todos os seus canais, desde o e-mail até as redes sociais.

Mais do que oferecer um atendimento omnichannel aos visitantes de suas plataformas, é preciso ter estes atendimentos otimizados para dispositivos móveis também, já que estão sendo cada vez mais utilizados para o fechamento de transações.

Veja então, como funciona o JivoChat e as ferramentas de comunicação que ele pode oferecer ao seu negócio.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

O que é o JivoChat?

JivoChat é uma ferramenta de chat para atendimento de leads e clientes que pode ser integrada em seu site, blog, loja virtual e redes sociais, e também serve como canal de comunicação interno.

O software é totalmente em português e fornece aplicativos para desktop e dispositivos móveis com todas as funcionalidades para que você consiga acessá-lo a qualquer momento e em seus dispositivos mais usados.

Além do chat, o JivoChat possui sistema de telefonia com callback, faz integração com plataformas de chatbot, consegue monitorar visitantes de suas plataformas em tempo real e coletar dados desses usuários para enviar ao CRM integrado, sendo uma boa fonte para prospecção de leads.

Os operadores também receberão todas as suas demandas de atendimentos em um só painel, e assim que aceitarem as conversas iniciarão o suporte aos clientes, tornando esta comunicação mais ágil e organizada.

Como funciona o JivoChat?

O JivoChat oferece muitas ferramentas para que você ofereça ofereça suporte ao seu cliente 24 horas por dia e centralize essas solicitações em apenas um lugar, distribuindo as demandas vindas do chat, de ligações, das redes sociais e e-mails automaticamente entre seus operadores, com possibilidade de monitorar todos estes atendimentos.

Veja detalhadamente como funciona cada recurso do JivoChat nos próximos tópicos.

Chat para sites

Imagem com recortes mostrando telas do Jivochat

O chat para sites pode ser inserido em suas plataformas para que seus usuários tirem dúvidas em tempo real. Ele possui design personalizável para que você o deixe com as características da sua marca.

Você pode configurar diversas automações para que um pop-up com convite proativo suba na tela do visitante para iniciar um atendimento com ele, por exemplo se ele permanecer em uma página específica por determinado tempo ou assim que ele entrar ou demonstrar alguma ação de sair de sua plataforma.

Este tipo de automação e interação proativa aumenta as possibilidades de converter este usuário em um lead ou efetivo cliente.

O chat para sites do JivoChat suporta todos os sistemas operacionais, desta forma, seu cliente pode enviar mensagens por desktop e dispositivos móveis normalmente.

Seus operadores receberão as demandas de atendimento em um único painel e conseguem responder a vários clientes ao mesmo tempo, contando com um layout que diferencia conversas por cor, permite a pré-visualização de mensagens e extrai dados do CRM integrado para que saibam o histórico do visitante com quem estão conversando.

O painel também mostra a localização dos visitantes, possui tradutor para mais de 90 idiomas, botões para transferir atendimentos, enviar e-mails e efetuar ligações.

O widget mobile pode receber e centralizar mensagens do Facebook, Viber e Telegram, permitindo que os operadores respondam por essa mesma ferramenta e ainda recebam ligações.

Os dados que podem ser extraídos a partir do monitoramento de suas plataformas pelo JivoChat incluem histórico das conversas, relatórios de qualidade do atendimento prestado, além de dados em tempo real de quem está visitando seu site, qual página está visualizando e a origem deste visitante.

O painel dos gestores ainda avalia atendimentos estabelecendo pontuações para cada métrica, como para conversas perdidas, tempo médio da primeira resposta e ligações recebidas, fornecendo sugestões de melhorias quando a pontuação for abaixo da média.

Outros monitoramentos possíveis de serem realizados no painel JivoChat é o de avaliações de clientes, para que você atue tanto nas positivas quanto nas negativas rapidamente e de desempenho dos colaboradores, permitindo que você configure alertas para que eles não deixem passar tarefas importantes.

WhatsApp Business

Imagem de um celular com uma conversa Jivochat

O JivoChat faz integração oficial com o WhatsApp Business, portanto, você poderá conectar as duas ferramentas com um só número, direcionar as conversas aos operadores, que responderão aos clientes, compartilharão arquivos e fotos de produtos para vários usuários simultaneamente diretamente pelo painel do JivoChat.

Inserindo um botão de WhatsApp em suas plataformas, seus visitantes terão praticidade ao enviar mensagens diretamente de seus dispositivos móveis, e você poderá configurar mensagens automáticas para responder rapidamente.

As conversas serão armazenadas em um histórico do JivoChat, no cadastro do cliente, e não nos dispositivos utilizados pelos colaboradores, sincronizando dados com seu CRM, o que traz mais segurança para as informações e assertividade nos históricos de atendimento.

Você terá relatórios de desempenho dos colaboradores, avaliando indicadores como velocidade e qualidade do atendimento.

Outra vantagem dessa integração JivoChat e WhatsApp Business é a transparência das conversas. Todos os operadores visualizarão todas as conversas e ficarão alinhados sobre todos os atendimentos, evitando divergências nas informações passadas aos clientes.

Esta funcionalidade precisa ser adquirida à parte, sendo que você poderá pagar mensagens de forma avulsa, custando $ 0,005 por mensagem na sessão de chat (no formato pré-pago) e $ 0,0523 por Modelo de Mensagem (mensagens personalizadas automáticas).

Caso você queira adquirir um pacote de mensagens, o valor é de $ 50/mês com 15 mil mensagens/mês e $ 0,0523 por Modelo de Mensagem.

Apple Business Chat

Imagem de um celular Apple com o Jivochat

A integração JivoChat e Apple Business Chat é mais uma forma de conectar ferramentas de mensagens abrangendo os meios de comunicação mais utilizados pelos clientes.

Ao fazer essa integração, as mensagens enviadas pelos operadores serão disponibilizadas diretamente no aplicativo de mensagens do iPhone dos clientes mesmo que não esteja aberto.

O JivoChat também permite a conexão com o Apple Pay, deste modo, seus operadores poderão fechar vendas com clientes pelas mensagens e eles realizarão o pagamento da transação com poucos cliques.

Telefonia Jivo

Imagem de tela do sistema Jivochat

O sistema de telefonia do JivoChat funciona como um PBX virtual, podendo efetuar e receber chamadas, inclusive de dispositivos móveis, e SMS, através de um número que você já possua ou de um novo número.

Os dados dos clientes serão armazenados na ferramenta, que também distribui e encaminha chamadas e faz ligações para mais de 50 países.

Para contratar este sistema de telefonia, você pagará uma taxa mensal de $ 6 referente a assinatura do número de telefone, e pelas ligações efetuadas. Ligações recebidas não são cobradas, exceto se seu número for 0800.

Callback

Callback no Jivochat mostrando tempo para retorno de 27 segundos

O sistema de callback do JivoChat permite que seus operadores entrem em contato com os visitantes em menos de 30 segundos após sua solicitação de retorno.

Quando um visitante de seu site solicitar um callback, os operadores disponíveis receberão toques em seus dispositivos até que um deles aceite a ligação e retorne para o telefone do visitante, ficando conectado com ele na ligação e também por chat, para que possam enviar mensagens mesmo estando na linha.

Os operadores terão todas as informações do visitante antes de entrar em contato com ele para saber como o abordar melhor, incluindo informações sobre como ele encontrou seu site, quantas vezes já o tinha visitado, a cidade onde está localizado, entre outras.

Caso nenhum operador esteja disponível no momento da solicitação de callback, um formulário aparecerá ao visitante o questionando sobre o melhor horário para contatá-lo, fazendo este contato automaticamente no período informado por ele.

Jivo Teams

Montagem com rostos de usuários que utilizam e trabalham com o Jivochat

O JivoChat disponibiliza um chat para suas equipes internas se comunicarem, onde podem ser criados grupos de conversas ilimitados ou enviar mensagens privadas.

Você terá todo o controle sobre quem poderá acessar essas mensagens, já que elas são armazenadas em servidores seguros, o que evita transtornos caso ocorra perda de dispositivos onde essas mensagens estariam salvas.

Será um espaço colaborativo, onde os membros das equipes poderão compartilhar documentos entre si, marcar outros colaboradores e reagir a mensagens sem cobranças adicionais.

E-mail

Tela mostrando todos os chats que estão em andamento dentro do Jivochat

O JivoChat pode ser conectado ao e-mail profissional que você já possui para que seus operadores também consigam receber e responder a e-mails no mesmo painel de controle onde estão centralizados todos os outros atendimentos.

Estes e-mails recebidos poderão ser distribuídos entre os colaboradores para reforçar a agilidade no atendimento, contando com recursos para transferência de atendimentos e conferências.

Instagram

Imagem de um celular mostrando a chegada de uma mensagem no instagram do sistema Jivochat

No JivoChat você poderá receber mensagens do Direct do Instagram, responder a menções e stories, eliminando a necessidade de todos terem a senha desta plataforma para tratar sua comunicação.

A velocidade do atendimento e outros indicadores serão rastreados, formando estatísticas importantes e armazenando as conversas em um histórico para futuras abordagens.

Este recurso de integração ao Instagram via API também permite a inserção de um chatbot na plataforma para responder a mensagens automaticamente caso seus operadores estejam ocupados.

Integração com Facebook

Imagem de um celular com mensagem diretamente pelo messenger do facebook através do jivochat

O JivoChat faz integração com o Facebook para que você não perca oportunidades em nenhum momento.

Seu painel do JivoChat poderá se conectar rapidamente com o Facebook para receber e responder mensagens de seus clientes diretamente na ferramenta para não precisar alternar entre plataformas.

API para desenvolvedores

o JivoChat possui dois kits de APIs para que você integre a ferramenta a qualquer plataforma e customize automações, sendo eles:

  • O Client-side — widget JavaScript API, para gerenciar dados do bate-papo;

  • E o Server-side — Webhooks API, para receber notificações no lado do servidor e enviar informações adicionais ao JivoChat, para que apareçam no painel do operador.

Integrações

O JivoChat faz integração com diversas plataformas, inclusive com seu e-mail, para que você consiga centralizar e sincronizar dados vindos dessas ferramentas, facilitando a organização e atualizações de informações de clientes, vendas e outras.

Entre as ferramentas que podem ser integradas ao JivoChat estão a Wix, Loja integrada, RD Station, WordPress, Hotmart, Zapier e NuvemShop, além de poder ser integrado com mensageiros das redes sociais Facebook, WhatsApp, Viber, Apple Business Chat e Telegram.

Chatbot

Os chatbots são os robôs que podem atender seu visitante através de mensagens personalizadas quando os operadores não estiverem disponíveis.

Também são ferramentas úteis para coletar informações sobre o que o cliente está buscando antes de ser transferido para o atendimento humano, facilitando as abordagens dos operadores.

Outra vantagem do chatbot é otimizar o tempo de atendimento ao cliente, pois muitas vezes o visitante está com uma simples dúvida que pode ser resolvida pelo próprio robô, o que ajuda a qualificar os clientes que realmente precisam do atendimento humano e direcioná-los à equipe responsável.

Mesmo que seu negócio funcione em horário comercial, o chatbot continuará disponível 24 horas por dia para atender seus visitantes.

O JivoChat faz integração com ferramentas de chatbot personalizáveis de plataformas parceiras tanto para seu site quanto para seu WhatsApp, Apple Business Chat, Facebook, Instagram e Telegram.

CRM

Imagem de CRM com Jivochat

O CRM é uma poderosa ferramenta para gerenciar o relacionamento com seu cliente desde a primeira abordagem, reunindo cada informação coletada em um histórico que fornece insights sobre como lidar com cada um deles, te ajudando a vender mais e melhorando a experiência do usuário.

O JivoChat possui CRM nativo para que seus operadores acompanhem as negociações e cada etapa do funil de vendas que seu lead ou cliente se encontra.

Desta forma, eles saberão exatamente onde pararam o atendimento e em qual momento devem continuar, contando com alertas para tarefas agendadas e podendo inclusive, automatizar fluxos de vendas.

O JivoChat CRM permite que você crie um ou vários funis de vendas conforme as segmentações criadas para seus clientes, acompanhando oportunidades perdidas, filtrando etapas e identificando os pontos a melhorar do seu funil.

Dicas B2B Stack

Como instalar o JivoChat?

Para instalar o JivoChat, você precisará primeiramente se cadastrar na plataforma. Ao acessar o site, clique em "Cadastre-se";

Tela com fundo em verde mostrando página inicial do site jivochat enfase em vermelho com botão cadastre-se localizado no canto superior direito

Você poderá entrar com sua conta do Google ou digitar seu e-mail e uma senha manualmente;

Formulário de cadastro com enfase em vermelho no campo 'e-mail'

Você irá configurar sua conta conforme as particularidades do seu negócio;

Tela de personalização com campo selecionado e informado ser obrigatório para inserção de nome no jivochat

O último passo do cadastro já te dará a opção de baixar o aplicativo em seu dispositivo, podendo ser instalado no Mac, Windows, Linux, Android ou iOS.

Clique em "Baixar e continuar";

Tela de download do sistema Jivochat mostrando opções para sistemas operacionais tanto de celular quanto de computador

Você receberá seu código do JivoChat, que aparecerá no campo assinalado, para instalar sua ferramenta de chat manualmente em seu site, blog ou outras plataformas.

Com o código copiado, clique em "Concluir cadastro";

Tela com campo para preenchimento selecionado solicitando um código para instalação do Jivochat em site

E aí, basta configurar seu aplicativo conforme as necessidades.

Tela do painel inicial do Jivochat mostrando ao centro uma imagem de uma pessoa desenhada e a esquerda uma aba de chat aberto

Como instalar o JivoChat no WordPress?

A instalação do JivoChat no WordPress também requer o cadastro na plataforma conforme demonstrado no passo anterior.

Após concluir o cadastro, você conseguirá instalar o JivoChat rapidamente através do plugin oficial da solução. Portanto, abra o WordPress, acesse seu painel, clique na aba "Plugins", depois em "Adicionar novo", e pesquise “JivoChat”.

Ao localizar o plugin, clique em "Instalar agora"

Imagem mostrando a instalação do plugin Jivochat dentro de CSM WordPress

Após instalado o plugin, clique em "Ativar";

Imagem com enfase no botão 'ativar', localizado no canto direito da imagem

Então, o JivoChat aparecerá em seu menu do WordPress localizado ao seu lado esquerdo. Ao clicar no botão, você fará seu login na ferramenta de qualquer dispositivo.

Imagem mostra o menu do WordPress com o ícone do Jivochat selecionado e apontado com uma seta azul

Preços e planos do JivoChat

O JivoChat possui duas versões: a Versão Básica e a Versão Profissional, sendo a Básica gratuita de forma vitalícia e a Profissional permite testes grátis por 14 dias.

A Versão Básica abrange até 5 operadores, fornece histórico de conversas dos últimos 2 meses, possui CRM integrado e chat interno sem limite de usuários para que suas equipes se comuniquem entre si, entre outras funcionalidades.

Já a Versão Profissional custa R$ 49/operador/mês, cobrado anualmente se assinado de forma anual. Na assinatura trimestral, o plano fica no valor de R$ 63/operador/mês e na assinatura mensal, o valor é de R$ 69/operador/mês.

Oferece entre seus recursos ferramentas para começar as conversas com convites proativos, salvar respostas no aplicativo para agilizar o contato, fornece diversas informações sobre os visitantes, possui CRM integrado e faz o monitoramento dos visitantes de seu site em tempo real.

Também permite a transferência de conversas entre os operadores, a integração do JivoChat ao seu próprio Chatbot e possui chat interno com usuários ilimitados para seus operadores.

A telefonia Jivo possui todas as funcionalidades da telefonia profissional, sendo possível a utilização de um número novo ou já existente, custando aproximadamente R$ 0,18/minuto, variando conforme as localidades.

O que os usuários falam do JivoChat?

O portal B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, reúne avaliações de usuários reais para auxiliar negócios a encontrarem as soluções mais adequadas conforme as necessidades.

A média de avaliação do JivoChat na B2B Stack é de 3.8 de 5 estrelas, sendo sua maior nota referente ao custo/benefício, seguida da facilidade de uso, suporte ao cliente e funcionalidades.

Os usuários disseram que o JivoChat facilita a comunicação com leads e clientes, sendo que, inserir o chat em suas plataformas é um meio estratégico de atendimento rápido.

Nestas avaliações, os usuários da JivoChat registraram o que mais gostam:


"Utiizo a conta free do Jivo Chat, ele permite que os leads que circulam pelo site da empresa entrem em contato quando não encontram algo que precisam ou quando não tem tempo de ligar e não encontram um e-mail para enviar qualquer tipo de solicitação. Trás uma certa praticidade, tanto ao cliente quanto para a empresa, pois é possível conversar com o lead naquele momento e entender a necessidade dele.".

"Integrou num só lugar todas as funções de que necessito para conseguir uma melhor comunicação com os meus clientes, visto que através da mesma plataforma tenho acesso ao meu canal de telegram e Facebook".

E comentaram os problemas que resolveram com sua utilização:


"Com o Jivo Chat solucionamos problemas relacionados a dificuldade do lead de localizar um contato para solicitar uma demo no site e tirar dúvidas. Estrategicamente, não há no site uma área de Trabalhe Conosco, pois usamos outros meios para isso e constantemente, pessoas que entram em nosso site com interesse de fazer parte da empresa, podem falar conosco através do Jivo e então são direcionados para a área responsável.".

"Tem sido muito útil para mim comunicar de uma forma mais simples com os meus clientes, permitindo-me incorporar no meu próprio site todas as ferramentas de que preciso para atingir este objetivo".

Se você também utiliza algum software no seu dia a dia, deixe sua review para que possam ser cada vez mais aperfeiçoados!

Conclusão

Se comunicar com os visitantes de seu site ou loja virtual é essencial para se destacar em meio à concorrência, já que estes usuários sentirão que seu negócio está disposto a prestar todo o suporte à eles antes e depois de suas compras.

Porém, seja pela correria diária ou pelos novos hábitos causados pela utilização dos dispositivos móveis, muitos usuários preferem que esta comunicação seja feita através de chat, redes sociais ou e-mails, sendo menor o número de clientes que dão preferência por atender a ligações.

Para todos os casos, o JivoChat tem as soluções que podem ser adequadas às suas necessidades, fornecendo ferramentas de chat e chatbot, integração com as redes sociais e e-mail, com outros softwares de gestão do cliente, como os CRMs, e sistema de telefonia que recebe e efetua chamadas além de enviar SMS.

Todas essas ferramentas de comunicação centralizadas trazem mais agilidade às equipes de atendimento, que não precisarão alternar entre janelas e dispositivos para responder a essas mensagens.

Com o JivoChat você conseguirá prestar atendimento aos seus visitantes 24 horas por dia, sem perder nenhuma oportunidade de negócio, e rastrear todas estas conversas através de históricos, indicadores de qualidade, e assim, aperfeiçoar cada vez mais seus times comerciais.

Agora que você conhece o JivoChat, veja a categoria completa de chatbots no portal B2B Stack e escolha a melhor opção para o seu negócio!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados