Conheça a Linkana: Software para gestão e avaliação de fornecedores

Publicado em 22 de julho de 2022

Conheça a Linkana o Software para gestão e avaliação de fornecedores

O maior desafio dos gestores de Procurement de grandes empresas, num mundo de cada vez mais disrupções e mudanças de comportamento do consumidor, é conseguir tomar decisões de fornecimento ágeis, garantindo a resiliência, mitigação de riscos e diversidade da cadeia de fornecedores. Dentro desse contexto, muitas empresas acabam passando por problemas sérios, perdendo oportunidades e correndo riscos desnecessários. A Linkana veio para ser a solução para esses problemas!

Mas quem é a Linkana? Bom, ela é um software que faz a homologação e avaliação dos fornecedores de maneira muito eficiente, fugindo das burocracias e com monitoramento automático atrelado. Através da Linkana, é possível analisar gastos e mitigar custos e riscos. Tudo isso é feito em apenas um lugar, integrando os processos e trazendo a segurança que eles precisam.

Dessa maneira, o software permite que seus clientes retomam o controle completo dos dados sobre seus fornecedores, otimizando atividades através da plataforma que possui usos que realmente fazem diferença para os gestores.

Quer saber mais sobre a Linkana? Então continue no artigo!

Para que a Linkana serve? 

Conheça a Linkana Software para gestão e avaliação de fornecedores

Não é segredo para ninguém que a gestão de fornecedores precisa ser eficaz, e para que isso aconteça, um planejamento estratégico completo e que contemple toda a gestão de demandas da empresa é absolutamente necessário. A busca por parceiros confiáveis, que abracem completamente essas necessidades, é também fundamental.

Porém, esse tópico é tão complicado que também demanda a análise de outros fatores, como o compliance dos candidatos a fornecedor, o alinhamento deles aos princípios éticos e de trabalho da organização, entre outros. Pense que você contrata um fornecedor que atrasa os prazos: isso é péssimo para quando a sua empresa precisar de uma entrega, pois o atraso de terceiros fará com que o nome dela perca credibilidade e confiança;

Esse processo como um todo é extremamente burocrático, que quando não é bem feito, pode gerar grandes perdas de informações e de valor financeiro para a empresa. Ninguém quer isso, certo?

Assim, surge a Linkana, como um software cujo objetivo principal é automatizar os processos internos das empresas, de maneira a ajudá-la a encontrar as melhores ofertas de fornecedores, com maior confiabilidade e custo benefício. Ela é a solução para todos esses problemas. 

A Linkana reduz a burocracia no processo, automatiza processos, reduz riscos, custos e aumenta o ganho de agilidade e eficiência na gestão de fornecedores. Esse processo é confiável pois permite que seja feito um controle de riscos de uma maneira eficiente, garantindo que o processo de gestão dos fornecedores seja facilmente visualizado e organizado.

Quais problemas a Linkana resolve? 

A Linkana foi criada com a missão de aplicar tecnologia e insights para criar valor em decisões de fornecimento. Confira os problemas que ela soluciona:

Riscos fora de controle 

O fato é que muitos fornecedores possuem problemas que são desconhecidos para as organizações. Isso causa rupturas de fornecimento, que causam danos referentes à reputação da empresa.

Política complexa de homologação 

Sem automatizar os processos, é muito fácil que os itens de uma lista longa de informações sejam perdidos, trazendo furos que são um risco gravíssimo.

Gestão ineficiente e insatisfatória 

Quando os colaboradores de uma empresa têm sua jornada fragmentada em muitos sistemas ou áreas, o processo fica muito mais lento e burocrático.

Problemas com auditoria 

Cumprir rotinas de governança sem um sistema estruturado e automatizado é muito mais trabalhoso.

Falta de controle dos gastos 

A falta de monitoramento de riscos e incapacidade de atingir metas de spend de inclusão e diversidade em sua base de fornecedores é algo muito comum.

Todos esses problemas são solucionados através da Linkana. Ele otimiza as atividades do seu time, unificando desde o onboarding, cadastro até a avaliação, análise de gastos e monitoramento do parceiro fornecedor.

Quais seus diferenciais em relação aos concorrentes?

O grande diferencial da Linkana em relação aos seus concorrentes é reunir tudo em um só lugar. A empresa permite a centralização de todo o processo de gestão de fornecedores de seus clientes em uma única plataforma, e de maneira integrada, em contraponto à fragmentação do processo em múltiplas ferramentas, como:

  •       Ferramenta para coleta de dados de homologação;
  •       Procurement para cadastro;
  •       Bureau de due diligence para compliance;
  •       Planilha para documentos com vencimento;
  •       Entre outros.

Além dos benefícios estratégicos para a organização, a ferramenta apresenta ainda uma série de outras vantagens no que diz respeito ao relacionamento com os parceiros comerciais da empresa. Algumas das vantagens são a redução de burocracia, automação de processos, redução de riscos, redução de custos, ganho de agilidade e eficiência na gestão de fornecedores.

Além disso, a plataforma da empresa é capaz de entregar insights em tempo real que soluções concorrentes não são capazes de entregar, graças ao conceito de perfis universais de dados de fornecedores, que traz efeito de rede dos seus vários clientes na coleta automatizada e validação inteligente de dados em fontes públicas e privadas.

Principais produtos 

Confira, a seguir, os principais produtos da Linkana, para quais casos atuam, e quais são seus diferenciais que os colocam em uma posição de extremo destaque perante à concorrência:

Análise de dados públicos e risco 

Essa funcionalidade da Linkana consiste basicamente em consultar bases públicas de informações relacionadas à empresa e suas partes relacionadas, tais como certidões negativas, listas de sanções e/ou restrições, mídias negativas, vínculos governamentais, dentre outras informações. É importante mencionar que a Linkana funciona já validando suas eventuais pendências.

Portal de homologação 

Quando o cliente possui uma política de risco, ele exige que o fornecedor envie documentos privados específicos, dê aceite em políticas e códigos, ou até preencha outros formulários e questionários, por exemplo: Certificações de qualidade, Questionários de Segurança, Aceite de Código de Conduta, Aceite de Política de Fornecimento, Assinatura de Termo de Fornecedores e Alvarás e licenças privados

A Linkana possui um portal específico para isso, que facilita esse processo e torna a procura, armazenamento e análise dos documentos muito mais fácil.

Manutenção de cadastro 

Esse caso de uso é para quando o cliente precisa de uma ferramenta para coleta de informações que alimentarão o cadastro do fornecedor do ERP, ou até validarão dados para assinatura de contratos ou documentos. Assim, o cliente pode, a partir de regras específicas, decidir bloquear o cadastro de um fornecedor, seja por questões de sua política de homologação e risco, seja por uma questão temporal de antiguidade do cadastro, entre outros.

Gestão de base ativa 

Esse caso de uso se refere ao cliente que tem intenção, necessidade ou potencial não só de monitorar os novos fornecedores que ele fez onboarding na Linkana, mas também de alguma maneira de revisitar o processo para os outros fornecedores mais antigos.

Se ele apenas monitora os novos fornecedores e ignora os antigos, por exemplo, isso pode ser entendido como uma aplicação parcial deste caso de uso.

 Enterprise-ready 

Para os clientes que exijam funcionalidades consideradas mais premium da Linkana, é oferecido:

  •       Integrações;
  •       Segurança da Informação;
  •       Key account;
  •       Onboarding e atendimento consultivo;
  •       Revisão de documentos;
  •       Outros serviços adicionais, como quaisquer pedidos fora do escopo contratado.

 Avaliação de performance qualitativa 

Este caso de uso se refere à necessidade de clientes após a contratação de um fornecedor, em que eles fazem o acompanhamento do seu desempenho contratual, para garantir que as entregas estão ocorrendo de acordo com as expectativas acordadas.

Ela é utilizada principalmente para fornecedores de serviços recorrentes, pois permite a criação de questionários a serem preenchidos pelo fornecedor ou pelo gestor do contrato do fornecedor, baseado em pilares, competências e critérios de avaliação e pesos.

 Análise de gastos 

 Esse caso de uso se refere à necessidade do cliente de identificar como e onde estão alocados seus gastos com sua base de fornecedores, baseado em critérios como cadastro, risco, diversidade e economia inclusiva.

Como a Linkana funciona? 

Uma das grandes vantagens do software consiste na facilidade que os processos possuem, tanto de uso quanto de resolução de questões. Confira, a seguir, o funcionamento da Linkana.

Primeiramente, é feita uma coleta e validação automática das informações relevantes da sua organização. Em seguida, é feita a solicitação de informações ao fornecedor e ao comprador, para em seguida ocorrer o rating de conformidade e rotinas de aprovações.

Em seguida, é necessário fazer a gestão de vendas e de perfis de risco integrada a outros sistemas, com o monitoramento automatizado de base ativa e avaliações de desempenho. Em seguida, são levantados indicadores operacionais e estratégicos em dashboards interativos. E o melhor: tudo é feito com eficiência e segurança impressionantes, de maneira automatizada e que faz muito sentido para os gestores.

Essa qualidade é comprovada pois a Linkana traz fornecedores mais confiáveis, com 70% de acréscimo em dados qualificados, 83% de aumento da velocidade em onboarding e 100% de sucesso em auditorias de fornecedores.

Por que escolher a Linkana para a gestão de fornecedores? 

Nesse artigo, você pode saber mais sobre a Linkana, sobre suas vantagens e entregas, que a fazem um dos softwares de gestão de fornecedores mais completos e com melhor custo-benefício do mercado.

Se tudo isso não te convenceu ainda da transformação que a plataforma pode trazer para a sua organização, você ainda pode solicitar uma demonstração gratuita clicando aqui.

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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