Marketing Cloud: integrando WhatsApp a sua estratégia omnichannel

Publicado em 10 de maio de 2023

Imagem mostrando o marketing no whatsapp através do marketing cloud da salesforce

O marketing é uma das áreas mais dinâmicas e competitivas do mundo dos negócios e por isso, acompanhar as suas tendências e inovações torna- se uma tarefa essencial para quem deseja se manter relevante e obter sucesso no mercado.

Nesse sentido, uma das ferramentas mais poderosas e versáteis disponíveis para profissionais de marketing atualmente é o Marketing Cloud da Salesforce. 

Com sua ampla gama de recursos e funcionalidades, essa plataforma permite que empresas de todos os tamanhos criem campanhas de marketing altamente eficazes e personalizadas, que engajam os consumidores em múltiplos canais e plataformas, incluindo o WhatsApp. 

Neste artigo, vamos apresentar a solução da Salesforce e discutir como as empresas podem utilizar o marketing no WhatsApp como uma ferramenta eficaz, criando campanhas que oferecem valor aos clientes e aumentam a fidelidade à marca.

O que é o Marketing Cloud

O Marketing Cloud é uma solução de marketing digital que permite criar, gerenciar e personalizar campanhas de marketing em diversos canais de forma integrada, como e-mail, SMS, redes sociais, entre outros. 

Utilizando a solução, a consistência da mensagem e da identidade visual da marca atuam de maneira sinérgica em todos os canais utilizados. Consequentemente, o engajamento e a conversão dos clientes aumentam – além de gerar melhorias expressivas na experiência do usuário.

Saiba como criar uma campanha multicanal de sucesso.

Para criar uma campanha multicanal que gere resultados surpreendentes, é importante seguir algumas práticas recomendadas e aproveitar do auxílio de uma plataforma de gerenciamento como o Marketing Cloud da Salesforce, tornando tudo mais ágil e eficiente. 

A seguir, confira algumas dicas para criar uma campanha de sucesso.

1. Identifique seu público-alvo

O primeiro passo para criar uma campanha de marketing eficaz é identificar seu público-alvo. Quem são seus clientes? Quais são seus interesses e necessidades? Qual é a melhor maneira de se comunicar com eles?

Responder essas perguntas de maneira precisa define o sucesso de todas as etapas seguintes da campanha.

2. Defina seus objetivos

Depois de identificar seu público-alvo, você precisa definir seus objetivos de marketing. Você quer aumentar suas vendas, gerar leads ou criar uma comunidade em torno de sua marca? É importante ter objetivos claros para posteriormente medir o sucesso das suas ações.

3. Crie conteúdo relevante

Para criar uma campanha de marketing eficaz, é importante criar conteúdos relevantes e úteis para seus clientes. Isso pode incluir informações sobre seus produtos e/ou serviços, tutoriais e dicas, além de outras informações relevantes.

Outra vantagem em utilizá-la é a possibilidade de gerenciar ferramentas de automação que permitem enviar mensagens automatizadas para seus clientes, economizando tempo e ganhando escalabilidade.

4. Ofereça incentivos exclusivos

Uma ótima maneira de aumentar a fidelidade da marca está em oferecer incentivos exclusivos para seus clientes. Isso pode incluir descontos, ofertas especiais e acesso a conteúdo exclusivo.

5. Mensure seus resultados

Utilize ferramentas de análise, como o Google Analytics, para avaliar o desempenho de suas campanhas, verificando métricas como taxa de abertura, taxa de cliques, conversão e taxa de rejeição.

Com a solução de Marketing da Salesforce, você pode acompanhar o desempenho de suas campanhas em tempo real, identificando oportunidades de melhoria e ajustando sua estratégia de acordo com as demandas do seu público.

Imagem do Marketing Cloud Salesforce

Use o WhatsApp integrado às suas estratégias de marketing.

O WhatsApp pode ser uma ótima ferramenta para trabalhar em cooperação com outros canais de marketing, como o e-mail, redes sociais, SMS e outros. 

Enquanto isso, o Marketing Cloud é capaz de enviar mensagens com base nos históricos de navegação, histórico de compras ou até mesmo se baseando no estoque de vendas. Sendo omnichannel, as possibilidades se tornam inúmeras.

Por exemplo, é possível usar o WhatsApp para enviar lembretes ou informações adicionais sobre promoções que já foram enviadas por e-mail ou que estão presentes nas redes sociais.

Ao realizar a integração com o Marketing Cloud, pode-se criar campanhas personalizadas, segmentando seu público e enviando mensagens mais relevantes para cada grupo de clientes.

Essa estratégia se tornou muito utilizada por empresas e marcas de diferentes segmentos de mercado. Isso porque envolve uma das plataformas mais populares para comunicação instantânea, ultrapassando o número de usuários ativos do Facebook e do Instagram.

De acordo com dados da Meta, o aplicativo possui mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais, tornando-se uma das maiores oportunidades para as empresas se conectarem com seus clientes e aumentarem suas vendas.

Boas práticas para utilizar o Marketing Cloud da Salesforce integrado ao WhatsApp.

Para aproveitar os recursos do Marketing Cloud da melhor forma nas suas estratégias de marketing, é importante seguir algumas boas práticas. Confira abaixo algumas dicas para ter sucesso:

  • Ofereça um conteúdo relevante: 

Para que as pessoas não fiquem incomodadas com suas mensagens, é importante que você ofereça um conteúdo interessante a elas. Pense sempre no que seu público gostaria de receber e produza conteúdos que agreguem valor.

Além de possuir uma segmentação bem estruturada do seu público para oferecer a informação certa a cada um dos grupos de clientes.

  • Respeite as regras de privacidade: 

Peça permissão para enviar mensagens aos seus clientes e sempre respeite as regras de privacidade do WhatsApp. Não envie mensagens fora do horário comercial e evite enviar mensagens em massa para pessoas que não autorizaram o recebimento.

  • Seja pessoal e direto: 

O WhatsApp é uma plataforma que permite uma comunicação mais próxima e objetiva, então aproveite isso em sua estratégia. Use um tom mais informal e tente estabelecer uma conexão com seu público.

  • Ofereça suporte e atendimento ao cliente: 

A ferramenta também pode ser utilizada para oferecer suporte e atendimento ao cliente. Crie um canal exclusivo para atender dúvidas e sugestões, e deixe claro que seus clientes podem entrar em contato pelo WhatsApp sempre que precisarem.

  • Não ignorar o feedback: 

O WhatsApp é uma ferramenta de comunicação bidirecional, e é importante estar aberto ao feedback dos clientes e responder a suas mensagens. Ignorar as mensagens ou não dar atenção ao que é dito pelos clientes pode gerar insatisfação e afastá-los de sua marca.

  • Esteja aberto ao cancelamento: 

Torne mais fácil para seus clientes optarem por receber ou não as mensagens, permitindo que eles optem por sair de sua lista de publicação de maneira semelhante ao que ocorre com uma lista de emails na central. 

Isso garantirá que seus clientes se sintam respeitados e valorizados, aumentando a probabilidade de que eles permaneçam engajados com sua marca.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

O Marketing Cloud da Salesforce é uma excelente solução para o marketing omnichannel, incluindo o WhatsApp, uma vez que facilita o engajamento e a gestão competente de campanhas, com recursos de automação e integração com outras ferramentas de marketing digital. E ainda fornece insights sobre o desempenho das ações em tempo real!

Sendo assim, aliar essa solução ao Whatsapp se torna uma excelente estratégia para se aproximar dos seus clientes e fortalecer o relacionamento.

Ficou interessado no assunto? Converse agora mesmo com um especialista e saiba como a solução pode te auxiliar na estratégia de marketing no WhatsApp da sua empresa!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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