Planejamento de migração para a nuvem: principais pontos de atenção

Publicado em 25 de agosto de 2023

Mulher trabalhando com migração para a nuvem e virtualização de softwares

Se você está considerando a migração para a nuvem, é importante ter em mente que essa não é uma tarefa simples de realizar individualmente e é recomendado que seja executada por uma equipe especializada. A mudança envolve uma série de processos: desde a escolha da plataforma adequada, até a definição de estratégias de segurança e backup. 

Com isso em mente, destacamos os principais pontos de atenção que você precisa considerar ao planejar sua migração para a nuvem. 

Escolha da plataforma de migração para a nuvem

Antes de iniciar a migração para a nuvem, é preciso escolher a plataforma adequada para as necessidades da sua empresa. No portal da B2B Stack existem diversas opções de softwares de virtualização que podem auxiliar na sua migração.

De fato, existem diversas opções disponíveis no mercado, mas é importante avaliar cada plataforma com cuidado, levando em consideração fatores como desempenho, custo, segurança, suporte técnico e integração com outros sistemas.

Uma alternativa que pode ser considerada é a nuvem pública, que oferece uma relação custo-benefício melhor e flexibilidade de pagamento. Optar por um provedor de nuvem pública pode proporcionar à sua empresa uma infraestrutura de TI altamente escalável e compartilhada, o que resulta em preços mais acessíveis.

Nesses casos as opções de pagamento são flexíveis, permitindo que sua empresa pague apenas pelo que utiliza. 

Arquitetura do Projeto

A arquitetura do projeto é outro ponto fundamental a ser considerado. Sendo assim, é preciso definir quais sistemas e aplicações serão migrados, quais dados serão transferidos e quais recursos serão utilizados.

A partir disso, é fundamental que essa definição seja feita com base nas necessidades da empresa e que leve em conta a disponibilidade de recursos financeiros e sobretudo humanos para a realização da migração, tendo em vista a necessidade de uma equipe especializada, tanto no planejamento quanto na execução, para evitar riscos.

Equipe dedicada e atualizada

Para que a migração cloud do sistema ERP seja bem-sucedida, é fundamental contar com uma equipe dedicada e atualizada. Desse modo, os profissionais responsáveis pela migração devem ter conhecimento técnico sólido, estar atualizados em relação às novas tecnologias e tendências do mercado, ter ampla visão de todas as necessidades da empresa, montar um cronograma adequado, etc.

Além disso, é de extrema importância garantir que a equipe tenha tempo e recursos suficientes para se dedicar exclusivamente à migração, pois serão muitos os detalhes a serem considerados.

Segurança e backup

A segurança é um ponto crítico na migração para a nuvem, seja qual for a opção de sua escolha. Sendo assim, é importante avaliar cuidadosamente as políticas de segurança da plataforma escolhida, bem como definir estratégias de backup e recuperação de dados.

É preciso garantir que os dados estejam protegidos e que seja possível recuperá-los em caso de falhas ou desastres.

Nuvem Pública

Outro ponto a ser considerado na migração para a nuvem é a possibilidade de utilizar diferentes plataformas de nuvem dentro da empresa.

Essa estratégia, conhecida como multi-cloud, pode trazer benefícios como maior flexibilidade, redundância e redução de custos. Entretanto, deve-se avaliar os riscos e benefícios da adoção dela, bem como definir uma estratégia clara para a utilização de diferentes plataformas de cloud computing.

Fotografia de uma cidade com sobreposição de simbolos de tecnologia envolvidos com virtualização e migração para a nuvem

Automação e virtualização

A automação e a virtualização são tecnologias fundamentais na migração para a nuvem. A automação permite que esse processo seja realizado de forma mais rápida e eficiente, enquanto a virtualização permite que os recursos sejam compartilhados e gerenciados de forma mais eficaz.

É importante avaliar as soluções de automação e virtualização disponíveis no mercado e definir qual a melhor opção para as necessidades da empresa.

Isso significa que o processo de migrar o sistema para a nuvem pode ser realizado de forma mais rápida e eficiente, com maior flexibilidade e escalabilidade. Além disso, a virtualização permite que os recursos sejam compartilhados entre diferentes sistemas e aplicações, reduzindo os custos e aumentando a eficiência.

Plano de migração para a nuvem

Depois de definir a plataforma adequada, o escopo da migração, a equipe responsável, as estratégias de segurança, backup e a possibilidade de utilizar o multi-cloud, é hora de criar um plano de migração detalhado.

O plano de migração deve incluir as etapas a serem seguidas, os prazos, as responsabilidades e os recursos necessários para cada fase do processo. Dessa forma, ele precisa ser elaborado com cuidado e deve estar alinhado às necessidades da empresa.

Testes e validação

Antes de realizar a migração para a nuvem, é fundamental realizar testes e validações para garantir que tudo funcionará corretamente. Sendo assim, é preciso testar a integração entre os sistemas, a performance, a segurança e a recuperação de dados.

A partir dessas informações, é válido pontuar que esses testes devem ser realizados em um ambiente separado, para evitar que problemas ocorram no ambiente de produção.

Também é importante pontuar que são feitos testes e avaliações não somente antes da migração mas também ao longo de todo o cronograma deste processo.

Treinamento e suporte

Por fim, é importante oferecer treinamento e suporte para os usuários da nova plataforma de nuvem. Portanto, os usuários devem ser treinados para utilizar os novos sistemas e aplicações, bem como para compreender as políticas de segurança e backup.

Além disso, é preciso oferecer suporte técnico adequado para garantir que os usuários possam resolver eventuais problemas de forma rápida e eficiente. 

Conclusão

A migração para a nuvem é uma tarefa complexa que envolve uma série de processos e decisões. Portanto, é importante escolher a plataforma adequada, definir o escopo da migração, contar com uma equipe dedicada e atualizada.

Tais práticas irão garantir a segurança e o backup dos dados, e deve-se sempre avaliar a possibilidade de utilizar o multi-cloud, adotar tecnologias como a automação e a virtualização.

Outra prática importante é a elaboração de um plano de migração detalhado, realização de testes e validações e o oferecimento de treinamento e suporte para os usuários.

Dentre as soluções disponíveis, a nuvem pública, que é a mais eficaz, escalável, sobretudo pelo fato de permitir o pagamento sob demanda por parte dos usuários, tornando ela mais econômica e personalizada.

Ao seguir esses pontos de atenção citados, é possível realizar uma migração para a nuvem eficiente, segura e bem-sucedida. E com soluções de softwares de virtualização, a migração para a nuvem pode ser ainda mais fácil e vantajosa.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados