Natal 6 dicas para uma campanha de marketing eficiente

Publicado em 14 de novembro de 2022

Estratégias de marketing para o Natal

O Natal é uma das datas comemorativas mais esperadas pelos lojistas de todo o país, isso porque é umas das épocas que possuem maior movimentação no mercado de vendas de diferentes setores, como cosméticos, vestuário, produtos eletrônicos, produtos infantis e entre outros.

Pensando nisso, desenvolvemos aqui algumas estratégias que podem fazer total diferença em suas vendas.

Continue lendo o artigo para saber mais!

Por que o Natal é uma data importante para o comércio?

Primeiramente é importante analisarmos os dados do ano passado, sendo que o mais interessante ao verificar essas informações é que mesmo após sairmos da uma grande pandemia conseguimos ótimos resultados. 

Segundo a NielsenlQ Bit, o e-commerce faturou mais de R$ 4,5 bilhões somente no Natal de 2021, esse grande número de vendas representou um crescimento de 21% no setor em comparação com o ano passado. Além disso, foi observado que o ticket médio apresentou uma alta de 6% e o comércio online registrou mais de nove milhões de pedidos.

Presentes de Natal

Além de todos esses dados, o Natal é uma data comemorativa em que as pessoas normalmente estão mais emocionadas com a chegada do fim de ano, dessa forma, passa a ser um evento que abrange a gratidão das pessoas umas com as outras.

Por isso, vemos os grandes pontos de vendas sempre lotados e uma correria para comprar o presente de última hora. Com esses números expressivos, com certeza todo empresário quer que a sua campanha e as vendas sejam um sucesso.

Saiba que essas datas especiais trazem consigo grande fluxo de pessoas em uma só vez, e para aumentar as chances de fidelização do seu cliente é importante  pensar estrategicamente na jornada de compra do cliente, visto que essas experiências fazem parte dos grandes fatores de decisão para realizar futuras novas compras. 

Por isso, a primeira dica é coloque-se no lugar do cliente, veja se o seu atendimento físico e online é bom, se os seus produtos atendem às expectativas ou possui a qualidade esperada pelo seu consumidor, se há a necessidade aumentar a quantidade de vendedores e atendentes. 

Pensando em gerar a melhor experiência possível para o seu consumidor, nos dá B2B Stack vamos te explicar algumas ações que fazem total diferença no seu atendimento e na sua campanha de Natal.

Como fazer uma campanha para o Natal?

A campanha de Natal deve ser idealizada para ter começo, meio e fim e por isso é necessário ser planejada com antecedência para que a sua loja consiga obter os resultados esperados.

Por isso, separamos algumas dicas que vão fazer grande diferença na sua campanha de Natal.

Como o marketing pode ajudar a sua empresa neste Natal?

O marketing pode ser considerado como o conjunto de ações e estratégias voltadas para promover a marca e os seus produtos ou serviços, as aplicações do marketing também se baseia na análise de resultados dessas campanhas.

Dessa forma, a sua empresa poderá tomar decisões baseadas em dados sabendo quais são as formas de campanha que mais atraem os clientes, qual a ação possui maior aderência ou taxa de conversão entre o público ideal.

Por isso, o marketing deve ser sempre um dos pilares das suas estratégias e campanhas para o Natal, pois é necessário que essas estratégias tenham um nexo e um objetivo e através das metas estabelecidas para o Natal as suas estratégias podem ser elaboradas de forma pensada para alcançá-las.

O marketing em geral possui diferentes ações, como o marketing de conteúdo é a produção de conteúdos de alto valor para o seu cliente, e-mail marketing, redes sociais, tráfego orgânico e pago. Todas essas ações devem ser integradas para não haver publicações vagas ou sem nexo, por isso é importante estabelecer um objetivo claro através de cada campanha.

Como atrair os diferentes públicos?

O comércio possui diferentes públicos e as estratégias de comunicação devem ser pensadas para cada um deles. 

Vejamos alguns exemplos práticos, as lojas que vendem acessório e roupas para o mercado infantil devem criar duas estratégias em conjunto, sendo uma para atrair as crianças que gostam de objetos muito coloridos, balões, animação, entretanto, são os pais que realizam as compras dos filhos, por isso, é importante se atentar para esse público também.

Para os cativar os pais a loja deve investir em gerar uma boa experiência de compra tanto para os pais quanto para os filhos, isso fará com que as taxas de fidelização aumentem e após o Natal o seu cliente escolha volta em sua loja.

Uma das principais formas de atingir o sucesso com o seu atendimento e atrair diferentes públicos é gerar uma excelente experiência de compra para os seus clientes em geral. 

Para que isso aconteça a sua empresa pode investir em uma boa recepção, um ambiente harmônico e confortável para os seus clientes, provadores em caso de lojas de roupa, criando ações para que eles possam passar maior tempo dentro da sua loja.

Personalização de produtos

Para atrair determinado público a personalização de produtos é uma excelente estratégia, isso porque, grande parte dos clientes estão em busca de presentes ou lembrancinhas para colegas do trabalho, de faculdade ou até mesmo presentes para participar do amigo secreto da firma.

Camisetas personalizadas para o Natal.

Os presentes personalizados vão variar de acordo com os produtos do seu negócio, você pode mandar estampar camisetas, canecas com o tema natalino. Além disso, vale a pena comprar roupas ou objetos característicos dessa data, como pisca-pisca, árvore de Natal, roupas do Papai Noel ou Mamãe noel.

Caixas personalizadas para que as pessoas possam dar presentes de Natal é uma excelente opção.

Crianças gostam de ver a decoração de Natal

As crianças são um público que facilmente se encantam pela decoração de Natal, mas não se engane em achar que somente as crianças gostam dos enfeites natalinos. Os pais também gostam bastante de visitar lugares bem enfeitados, por isso, vale a pena o investimento.

Exemplo de decoração de Natal em Shopping

Além de ser um lindo momento em família que normalmente é utilizado para tirar fotos, com uma decoração impecável a sua empresa pode ter várias marcações nas redes sociais para atrair novos clientes.

Cuide da qualidade do seu site para pessoas que realizam compra online

Como vimos no início do texto, o e-commerce no ano de 2021 teve uma grande crescente e por isso, é importante investir na qualidade e na estabilidade do site para que as pessoas possam realizar as compras de forma tranquila.

Primeiramente é importante pensar nos aspectos visuais do seu site, verificar se as categorias estão devidamente organizadas, se a parte institucional do seu site está com a descrição da empresa atualizada, todos esses elementos geram maior confiança no seu cliente.

O segundo passo, é verificar se os valores estão corretos, se cada produto está com as informações corretas e observar os preços. 

Terceiro passo, é atualizar o design ou layout do seu site para o tema natalino, a forma como fará essa atualização vai depender do seu segmento.

Por fim, aposte em páginas de presentes natalinos, isso fará com que o seu consumidor ganhe tempo na procura desses itens.

6 Dicas para a campanha da sua empresa no Natal

Para que o seu estabelecimento consiga ter sucesso e obter grandes resultados, separamos aqui 6 dicas que podem fazer total diferença no seu Natal de 2022, ou já poder começar a pensar nas estratégias do Natal de 2023.

1. Prepare o seu estoque

O estoque da sua organização deve ser muito bem analisado, pois é a partir dele que a sua empresa conseguirá determinar a quantidade de vendas que podem ser realizadas. Por isso, é importante analisar a recorrência de determinado produto, para que haja um planejamento sobre a gestão dos produtos.

Estoque para o Natal

A gestão do estoque se faz necessária devido não ser interessante para as empresas terem em seu estoque mercadoria parada, sendo esse um sinal de perda de dinheiro ou desvalorização do produto. 

Dessa forma, a gestão de estoque é uma necessidade para garantir a boa saúde da empresa, para saber mais sobre gestão de estoque e a importância dessa gestão dentro da sua empresa, confira o artigo da B2B Stack.

2. Abuse na decoração Natalina

A decoração do ambiente da sua loja pode ser realizada com simplicidade e todo amor do mundo. O primeiro passo é preparar a sua vitrine para chamar a atenção do consumidor, em caso de lojas, pode ser interessante colocar toucas de Papai Noel nos manequins. 

Exemplos de caixa de Natal

Outra ação para lojas de roupas é separar algumas caixas e comprar papel para embrulho de presentes e utilizar como decoração da vitrine. Além disso, o TNT pode ser um material muito interessante para simular neve dentro da loja.

Use materiais recicláveis para compor a sua decoração, além de ser algo muito positivo para o planeta e para a sociedade. Para recolher o material reciclável a sua empresa pode realizar uma ação com meses de antecedência ao Natal, e para incentivar o seu público a doar os produtos recicláveis utilize descontos para uma determinada quantidade de itens doados.

Outra opção para harmonizar as vitrines é colocar tudo em monocromático, ou seja, é a estratégia de comunicação visual que só utiliza uma cor predominante, podendo ser vermelho ou verde para representar o Natal, essa opção deixa a vitrine ainda mais elegante. 

Loja decorada para o Natal

3. Realize tráfego pago para a sua marca ser notada

Toda marca ou empresa quer ser notada por novos clientes, por isso, o tráfego pago é uma excelente opção, pois através dele a sua empresa consegue comprar destaque na mídia paga. 

Utilize o remarketing, ou seja, crie campanhas de mídias para quem já visitou alguma página do seu site, essa é uma excelente forma de gerar gatilho mental e ativar a memória do cliente.

Através do tráfego pago a sua empresa consegue:

  • Aumentar o número de visualização do conteúdo;
  • Estimular novas interações;
  • Alcançar novos públicos;
  • Aumentar o número de vendas e acesso ao site;
  • Captar leads;
  • Fortalecer a sua identidade como marca.

4. Invista em software que otimiza o atendimento

Se o seu site tiver capital para investir em chatbot , esse é um atendimento que simula a interação do cliente com humanos, porém, são realizadas de forma automática por softwares, um exemplo de chatbot, é quando você solicita um atendimento com a MagaLu da loja Magazine Luiza, esse atendimento é realizado por um chatbot que pode funcionar 24 horas.

Outra opção, é a utilização de um software de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM), através dessa plataforma é possível integrar os departamentos de vendas, marketing, atendimento e ainda verificar outros pontos de contato com o cliente. Através de um CRM a sua empresa terá maior facilidade em captar leads, analisar as etapas do funil de vendas da sua empresa.

Para verificar se o atendimento ou a qualidade dos seus produtos estão satisfazendo as necessidades dos clientes, aplique um Net Promoter Score (NPS), através dessa ferramenta você conseguirá ter os números que representam indicadores de qualidade e satisfação.

Pois, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e essas informações podem fazer grande diferença no seu negócio, para realizar o NPS existem diversos softwares que fazem o monitoramento da experiência do cliente em tempo real.

Além disso, existem opções tecnológicas para realizar a gestão financeira da sua empresa, com o com a transformação digital, hoje temos softwares que realizam a Gestão Integrada os chamados ERP’s, que podem integrar diversas áreas da empresa como finanças, contabilidade, custos, vendas, logística e recursos humanos.

Para realizar a melhor escolha do seu software, a sua empresa pode contar com a B2B Stack, o maior portal de compra e avaliação de softwares da América Latina, com mais de 24 mil opções de software que estão cadastrados em diferentes categorias.

As nossas soluções são voltadas para empresas que acreditam na transformação digital das suas atividades. E caso, precise de um software realize uma pesquisa em nossas categorias de marketing, analytics e Big Data, Vendas, software jurídico, colaboração e produtividade, atendimento e Help Desk, design, verticais de mercado, comércio eletrônico, desenvolvimento de software, cadeia de suprimento e logística, recursos humanos, tecnologia da informação, software imobiliário, saúde, governança risco e compliance.

Com a B2B Stack você consegue ver as avaliações de usuários reais e ativos de cada software, o que facilitará ainda mais a melhor escolha que atenda a necessidade da sua empresa. Por isso, confira as categorias da B2B Stack.

5. Coloque descontos progressivos

Os descontos progressivos são uma excelente opção para que os clientes realizem compras com mais itens, por exemplo, três camisetas polos juntas podem sair por R$99,90. Essas estratégias chamam a atenção do consumidor que está procurando economia e vantagem.

Outra opção é realizar desconto progressivo com itens da mesma linha, esse modelo de desconto é muito utilizado pela empresa O Boticário, que realiza descontos em determinadas linhas de produtos.

6. Faça oficinas criativas para crianças

As oficinas para crianças são excelentes opções para fazer a alegria da criançada. E o mais legal é que existem diferentes ações que podem ser realizadas, como por exemplo realizar pintura facial temática natalina ou oficinas para confecção de enfeites de Natal.

E se quiser pode chamar o Papai Noel, que por ele passa acaba atraindo grandes multidões de crianças que querem tirar fotos com o bom velhinho. 

Papai Noel chegando

Conclusão

Durante o artigo podemos ver que o Natal é uma das grandes datas que trazem consigo aquecimento para o comércio, por isso, é necessário pensar em estratégias de forma antecipada faz grande diferença no resultado das suas vendas.

Por isso, utilize a tecnologia como uma aliada para melhorar a performance da sua empresa com a B2B Stack. 

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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