5 maneiras de como usar um CRM de Vendas

Publicado em 16 de setembro de 2022

crm e vendas e clientes

Se você está precisando melhorar o relacionamento com os seus clientes e aumentar a lucratividade da sua empresa, então pode ser uma ótima solução recorrer ao CRM – Customer Relationship Management (ou Gestão de Relacionamento com o Cliente). 

Trata-se de uma prática que une estratégias e tecnologia através de uma plataforma para gerenciar vendas, marketing, atendimento e outros pontos de contato com o consumidor. Isso vai lhe ajudar na captação de leads, nas etapas do funil de vendas, na fidelização dos clientes e muito mais.

No entanto, é preciso saber usar da melhor forma as vantagens do CRM para garantir os benefícios ao seu negócio, e existem vários jeitos de fazer isso. Portanto, confira 5 maneiras de como usar um CRM de vendas, neste artigo!

Como usar um CRM

 

como usar um crm de vendas

 

O CRM é mais que um software que oferece  a automatização dos processos de vendas, ele pode ser uma ferramenta poderosa  se usada com eficiência. Para isso, é preciso saber o que fazer com os dados dos clientes que estão no sistema. 

Sendo assim, com conhecimento você conseguirá analisar os dados para fazer avaliação de riscos, tomar decisões de formas mais assertivas e fazer as aplicações necessárias  na sua empresa. Consequentemente, isso aumentará a lucratividade do seu negócio.

Portanto, saiba agora como usar um CRM efetivamente para dar aquela turbinada nos ganhos da sua empresa! Confira abaixo as 5 maneiras de como usar um CRM de vendas:

1- Divulgação de produtos ou serviços

Com um bom sistema de CRM, a sua empresa vai conseguir captar muitos leads e armazenar em um banco de dados. Isso torna possível definir o seu público alvo nas divulgações de produtos ou serviços. 

Para isso, basta buscar no sistema os leads qualificados que possuem potencial de compra. Ou seja, são aqueles consumidores que têm interesse no produto ou serviço em específico que você deseja divulgar.  

Dessa forma, as suas equipes de marketing e vendas vão poder direcionar as estratégias e divulgações de acordo com cada público. Assim, suas campanhas terão mais chances de obter sucesso sendo disparadas para as “pessoas certas”.

2- Prospecção de clientes

Com o CRM, a sua equipe de vendas vai poder fazer contato com as melhores oportunidades de conversão, pois será possível buscar nos dados do sistema os “prospects”, que são aqueles pessoas ou empresas com maior potencial de se tornar um cliente ideal!

Para esse propósito, é preciso saber quais leads filtrar. Portanto, monte uma persona (perfil de cliente) com interesses, motivações, comportamentos, preferências, dores e outras características.

Desse modo, a sua prospecção será mais assertiva, afinal,  seus vendedores não vão perder tempo entrando em contato com pessoas e empresas que não vão enxergar valores e soluções nos serviços e produtos que você oferece. 

3- Análise de mercado

A terceira maneira de como usar o CRM, é utilizando os insights obtidos para fazer uma análise de mercado e concorrência. Assim, você pode criar estratégias que garantirão que sua empresa fique à frente dos concorrentes.

Isso é possível se você estudar e entender as necessidades dos consumidores, prever o que eles precisam, e produzir fatores para superar as expectativas deles. 

4- Avaliação de riscos

Na plataforma de CRM, estará disponível uma lista de todos os riscos potenciais relacionados aos processos envolvidos na empresa. Pois, é preciso informar no sistema as razões de quando perder um cliente, e quando não fechar um negócio. 

Isso permitirá a identificação dos pontos fracos de sua empresa, e até mesmo os pontos fortes. Com essas informações, é possível analisar os erros cometidos para implementar melhorias, e conduzir as equipes de forma que cometam menos falhas.

5- Retenção e fidelização de clientes

Outra maneira de utilizar um CRM, é fidelizar e reter aquele cliente  que concluiu uma venda ou fechou um negócio. No sistema você terá os dados com as necessidades e desejos desse consumidor. 

Com essas informações, é possível garantir um bom suporte no pós-vendas e personalizar o atendimento. Além do que, você também pode continuar nutrindo esse lead enviando emails marketing, pesquisas de satisfação, conteúdos interativos e afins.

Ressalta-se que, essa maneira é uma das mais importantes, pois o relacionamento com o cliente não termina após uma venda. Ao conquistar um consumidor, é muito provável que ele volte a fechar outro negócio com você, ou pode comprar mais produtos. 

Veja também: CRM de Vendas: 8 perguntas e respostas que você deve saber

Como funciona um CRM de vendas

 

vendedor usando crm

 

O CRM de vendas é responsável por automatizar as funções de contato com o cliente, através das ferramentas que auxiliam em todos os processos de comercialização e negociação para ajudar as empresas a vender mais e em menos tempo. 

Sendo assim, é no software de CRM em que são coletados e armazenados os dados dos consumidores. Com isso, a empresa pode centralizar em um só lugar  todo tipo de informação dos seus clientes, gerando mais produtividade nas equipes de vendas.

Dessa maneira, é possível fazer um planejamento efetivo e definir estratégias de negócios, visando as melhores oportunidades para vender mais através do relacionamento e interação com o cliente.

Vantagens de usar CRM

Além dos benefícios já citados neste artigo, o CRM oferece várias outras vantagens para as empresas que implementam o sistema na sua gestão. Confira abaixo, quais são:

  • Relacionamento institucional e com a imprensa;
  • Publicação de posts em redes sociais;
  • Pontuação e automação de lead scoring;
  • Otimização de recursos e tempo;
  • Prospecção de leads qualificados;
  • Credenciamento de informações dos clientes;
  • Criação de múltiplos funis e gestão de leads;
  • Gerenciamento da equipe de vendas;
  • Integração com plataformas de marketing;
  • Gera relatórios, propostas e contratos;
  • Agiliza o envio de e-mails e outras tarefas repetitivas;
  • Permite o acompanhamento de resultados;
  • Sistema personalizável conforme a empresa;

Apesar de as vantagens das plataformas de CRM serem parecidas, cada uma pode oferecer serviços e benefícios diferentes. Portanto, aconselhamos antes de fazer uma assinatura do serviço, pesquisar e analisar todas as opções para escolher aquela que oferece soluções de acordo com as suas necessidades.

5- Como utilizar um funil de vendas

funil de vendas

 

A gestão do funil de vendas é uma das maiores vantagens das plataformas de CRM, mas você sabe para quê serve e como utilizá-lo? Continue lendo este artigo para descobrir.

O funil de vendas é um modelo estratégico dividido por etapas e gatilhos, que mostra a jornada do cliente em potencial, desde o seu primeiro contato com a empresa até a conclusão da venda. 

Assim, a empresa identificará em qual etapa do funil um lead está para saber direcionar suas estratégias. O funil é dividido em “Topo”, “Meio”, e “Fundo”, e nessas divisões temos as seguintes etapas:

  • Visitantes (topo de funil)
  • Leads (topo de funil)
  • Oportunidade (meio do funil)
  • Vendas (fundo do funil)

Entenda cada etapa e como utilizá-las da melhor forma:

1- O topo de funil

Nesta etapa, o consumidor é um visitante que ainda não conhece as suas necessidades, dores ou  problemas. Essa é a fase onde a empresa deve gerar reconhecimento e informação.

Para utilizar essa etapa do funil, basta oferecer conteúdos ricos como webinar, planilha, infográficos, eBooks, e exigir um formulário para acessá-los, contendo nome, email, profissão, e afins. Com esses dados armazenados, o visitante torna-se um de seus leads.

2- O meio do funil

No meio do funil, você vai utilizar os leads gerados na etapa anterior para transformá-los em oportunidades de vendas. Essa é a fase em que a empresa deve começar a despertar o interesse de consumo em seus produtos ou serviços, e aumentar o seu valor percebido pelo cliente.

Para isso, é preciso descobrir as dores do alvo, e então apresentar as suas soluções para ele. Porém, não foque só nas vendas ainda, aqui você vai criar estratégias que façam o lead enxergar valor e relevância em seus serviços ou produtos, qualificando-o para o próximo passo do funil.

3- O fundo do funil

Aqui você vai trabalhar a decisão de compra dos leads qualificados. Essa é a fase onde a sua equipe de vendas pode abordar os potenciais clientes (prospects), para concluir uma negociação ou fechar uma venda.

Para obter sucesso nesta fase do funil, você pode destacar os diferenciais competitivos das soluções oferecidas, disparar promoções ou avisos contendo técnicas de persuasão, e usar outras estratégias voltadas para esta etapa.

Conclusão

Ao longo do artigo, apresentamos como usar um CRM de vendas e as vantagens da sua implementação nas empresas. Como vimos, essa é uma prática importante e bem ampla,  voltada para melhorar o relacionamento com o cliente, utilizando ferramentas para potencializar essa experiência e gerar bons resultados.

Com o uso de um CRM, as empresas podem aumentar a sua  rentabilidade, e  a  produtividade das equipes de vendas e marketing. Além disso, haverá uma melhoria na satisfação dos clientes.

Por fim, também foi apresentado os objetivos do funil de vendas, e como utilizar cada uma de suas etapas. Seguindo todos os passos e dicas apresentados neste artigo, a sua empresa poderá aumentar a lucratividade como desejar.


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