DeepL: O que é e como funciona o tradutor de textos

Publicado em 12 de maio de 2022

Capa-artigo-deepl

Já pensou que maravilhoso seria se existisse uma ferramenta revolucionária, capaz de colocar você em contato com qualquer idioma do mundo? O software “DeepL” é uma nova maravilha da tecnologia, e pode nos deixar cada vez mais perto de alcançar esse sonho.

A verdade é que, com o avanço das tecnologias, ficou cada vez mais fácil viajar e se comunicar com outros países. Enquanto antigamente esse privilégio era inalcançável para a maior parte da população, hoje em dia podemos afirmar que o contato com o exterior já é realidade para uma parte dela.

Além disso, é evidente que esse contato com o exterior tem impactos mesmo aqui no Brasil. Não apenas com a presença de imigrantes, mas também com empresas necessitando pelo menos do inglês para facilitar e incentivar suas transações comerciais.

Por esse motivo, uma parte muito extensa do mercado de trabalho busca se versar pelo menos no inglês, uma vez que este tornou-se requisito básico para muitos empregos. Mas não só do inglês são feitos esses diálogos, uma vez que a globalização coloca a gigante maioria dos países em possibilidade de contato um com o outro.

Contudo, mesmo que a empresa possua tradutores excelentes, que são, sem dúvida, indispensáveis em alguns momentos, é impossível um funcionário abranger a vasta gama de idiomas do mundo todo. Além disso, viajantes e imigrantes, sem tempo ou capacidade de aprender uma língua específica, poderiam compreendê-la perfeitamente.

Neste contexto, é necessário investir em uma ferramenta capaz de fazer a tradução fiel, auxiliando todos os lados a se entenderem de maneira plena.

Foi aí que surgiu o DeepL, para facilitar a comunicação entre partes que não falam fluentemente o mesmo idioma. Conheça mais sobre essa ferramenta incrível no artigo de hoje!

O que é o DeepL? 

Logo DeepL

O DeepL nada mais é do que uma plataforma online, disponível tanto na versão web quanto em app, que traduz instantaneamente textos para outros idiomas. Dentro da sua gama de idiomas, estão o chinês, francês, português, e mais 23 línguas!

Além disso, seu uso é gratuito e necessita apenas de conexão com a internet para ter seu funcionamento. Contudo, ressaltamos que o DeepL também possui uma versão paga, que aumenta as funcionalidades, a fim de aprimorar a tradução que você necessita.

Em suma, ele é um software de tradução que serve como solução para todos aqueles que buscam a comunicação entre partes que não falam um idioma ou não possuem fluência nele.

Como funciona o DeepL? 

O DeepL funciona através de um sistema de Inteligência Artificial, que identifica palavras ou frases em outra língua, para depois utilizar dados em um banco de dados e fazer traduções assertivas por meio dele.

Ele pode identificar um texto que você escreveu, captá-lo através de uma imagem ou utilizar o microfone para a tradução direta pela fala. Assim, o software pode te auxiliar a ler uma placa específica, traduzir um documento, e até mesmo se comunicar simultaneamente com pessoas que não falam o mesmo idioma que você.

Isso faz com que a sua funcionalidade seja excelente tanto para empresas, quanto para turistas, imigrantes e até mesmo para estudantes de uma nova língua.

Além disso, a Inteligência Artificial contida dentro do DeepL proporciona uma maior fidelidade nas traduções que alguns concorrentes. Isso acontece porque o banco de dados utiliza expressões que realmente são usadas, diferente de livros que ensinam falas ultrapassadas, apesar de também corretas.

Em suma, seu funcionamento se dá através da identificação da fala ou escrita, tradução de acordo com o banco de dados e entrega para o cliente, tudo em questão de milésimos de segundo.

Por que usar um tradutor como o DeepL? 

Primeiramente, graças à engenhosidade do software, utilizá-lo aumenta a sua chance de falar corretamente no idioma escolhido. Portanto, se você tem uma noção boa do inglês, mas ainda não há segurança ou fluência, o DeepL funciona como uma muleta. Seu apoio será firme, e te ajudará a se desenvolver com maior facilidade no idioma.

Além disso, se você não tem noção nenhuma da língua e precisa utilizá-la para comunicação imediata, o DeepL é uma excelente escolha! Além de te ajudar a formular frases, ele mostrará como elas devem soar, o que te ajudaria a pedir água em um restaurante de outro país, por exemplo. Ou até mesmo entender o garçom, através da ferramenta de áudio.

O ponto é: se o seu objetivo é o turismo para um país de um idioma pouco falado no mundo, como o italiano, por exemplo, talvez não compense para você aprender mais que algumas frases básicas. Nesse contexto, poder ler placas, entender avisos e se comunicar com atendentes e nativos é um diferencial que pode diminuir muito seus problemas na viagem.

Ademais, mesmo que você seja fluente em inglês e viaje para um país não falante da língua, você corre o sério risco de não conseguir se virar apenas com essa língua. Na França, por exemplo, grande parte da população ou não fala inglês, ou se recusa a falar com você no idioma do país mais odiado pela cultura.

Além disso, no contexto empresarial, é extremamente útil ter uma ferramenta que traduza documentos e conversas, em uma velocidade muito mais rápida do que os tradutores fariam. Você pode, em alguns casos, dispensar completamente o trabalho de um intérprete ao utilizar a função de microfone do aplicativo!

Outro ponto é que: se você está querendo aprender uma língua específica, mas não consegue digitar a palavra que leu ou ouviu, o software poderá te dar a tradução através da câmera ou também do microfone. Essa assertividade na tradução permite que você aprenda o idioma mais rapidamente, e da maneira que os nativos falariam.

Ademais, a facilidade que a interface apresenta torna-o extremamente acessível para praticamente qualquer um que tenha um celular, com o único empecilho de necessitar da internet para funcionar corretamente.

Dica B2B Stack: Como usar o DeepL

Primeiramente, você deverá procurar ou na loja do seu celular ou no aplicativo de busca do seu dispositivo pelo nome “DeepL”. Quando a ferramenta for localizada, você deverá abri-la e escolher, na parte esquerda, o idioma original, e na direita o que você quer que seja feita a tradução.

Em seguida, deverá escolher se digitará a frase que quer traduzir, colá-la ou utilizar as opções de câmera ou microfone. Enquanto a frase colada ou digitada será traduzida imediatamente, as outras opções precisarão ser analisadas pela inteligência artificial. Tendo sido finalizada a identificação, será feita a transcrição e tradução.

Com a tradução feita, você terá a opção de clicar no ícone de alto-falante para ouvi-la no idioma escolhido. Além disso, após traduzir os textos selecionados, você poderá compartilhar o resultado com outras pessoas via e-mail, whatsapp, ou apenas salvar o conteúdo.

A interface é uma das mais simples do mercado, com figuras intuitivas que te apontam a opção de escanear documento, tirar foto ou analisar áudio.

Alternativas ao DeepL

São inúmeras as vantagens que o DeepL apresenta, tornando-o bastante superior à concorrência. Porém, ainda há os que preferem outras alternativas, seja por tempo de mercado, familiaridade, entre outros. Por isso, confira, a seguir, os três maiores concorrentes do DeepL.

Google Tradutor

É certo que você provavelmente pensou no Google Tradutor quando leu sobre a proposta do DeepL. Isso acontece porque ele foi um dos primeiros tradutores online do mercado, sendo oferecido pela Google, uma das maiores companhias do mundo.

Em suma, o Google Tradutor é sim um bom tradutor, principalmente para sentenças fáceis ou pouco complexas. Ele também é muito prático, tendo em vista que é o primeiro item que aparece na interface do google quando pesquisamos por tradução. Por fim, sua gama de idiomas disponíveis é uma das maiores do mercado, abrangendo mais que o DeepL em si.

Contudo, ele não é excelente. Isso se deve principalmente ao fato de não entender grande parte das expressões idiomáticas, traduzindo literalmente diversas sentenças e tornando-as incorretas. Quando não incorretas, algumas traduções parecem artificiais, fugindo do que um nativo falaria.

Clique aqui e conheça mais sobre o Google Tradutor!

Linguee

Logo Linguee

O Linguee é mais novo no mercado que o Google Tradutor, e também pertence ao DeepL. Porém, ele assemelha-se mais a um dicionário que apenas um tradutor em si. Dessa forma, ele entrega traduções, mas também traz modo de pronúncia e diferentes aplicações.

Uma vantagem é que o aplicativo tem funções disponíveis offline, algo essencial para quem não terá acesso à internet garantido o tempo todo. Porém, a sua funcionalidade e interface são um pouco mais complicadas que os demais concorrentes do mercado.

Porém, ele só possui a função de tradução textual.

Clique aqui e conheça mais sobre o Linguee!

Microsoft Translator

Logo microsoft translator

O Microsoft Translator é uma recente e excelente alternativa dentro do mercado de aplicativos de tradução. De forma mais extensa que o google tradutor, a plataforma tem como maior diferencial o fato de funcionar com smartwatches, o que traz maior eficiência na tradução para os usuários.

Ele é bem simples e intuitivo, e a tradução tende a ser bem correta, se atentando mais a expressões idiomáticas. Porém, sua interface ainda só está disponível em inglês, uma clara desvantagem para todos os não falantes do idioma.

Contudo, ele também possui a funcionalidade de tradução por voz, e possui uma premissa bastante promissora dentro do mercado de tradução. Uma prova disso é a recente disponibilidade de tradução literária em chinês.

Clique aqui e conheça mais sobre o Microsoft Translator!

Como a B2B Stack pode me ajudar com isso? 

Já é evidente que, com a globalização e avanços tecnológicos, o mercado precisará se adaptar e fornecer maneiras de facilitar a comunicação entre cidadãos de diversos países. Visando facilitar não só as relações comerciais, mas também turismo e estudos envolvendo a linguagem.

O DeepL ganha destaque dentro do mercado como uma plataforma revolucionária, que visa transformar a dificuldade de comunicação em infinitas possibilidades. Esse papel inspirador não deixa de ser a função que a maioria dos softwares propõe: facilitar ações humanas através da tecnologia.

Você pode conferir mais softwares no portal da B2B Stack. Somos a maior plataforma de buscas e avaliações de software e serviços B2B da América Latina!

Temos certeza que você pode encontrar em nosso site um software que melhor atenda às suas necessidades, aliando tecnologia aos resultados que você tanto almeja.

Clique aqui e venha saber mais sobre nós!

 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados