Google Tradutor: Guia completo para usar a ferramenta!

Publicado em 13 de junho de 2022

google tradutor

O Google Tradutor é hoje, uma das maiores ferramentas de tradução disponíveis. Além de sua versão web, também conta com um aplicativo. Além de palavras, traduz imagens, áudios e até páginas completas.

Sem dúvidas é uma ferramenta completa e que possui muitas funções. Será que você conhece todas elas? Veja neste guia tudo para usar o Google Tradutor ao máximo!

O que é o Google Tradutor?

Lançado em 2006 pela Google, no início ele traduzia apenas do inglês para o árabe e vice-versa. Hoje já conta com mais de 100 idiomas para tradução, sendo alguns exclusivos para textos e outros com suporte para todas as mídias. 

Já é a ferramenta de tradução mais popular do mundo. Além disso, é um dos serviços do Google mais acessados no Brasil. Por fim, é importante lembrar que é gratuita, podendo traduzir textos, imagens e áudios sem pagar nada. 

Como funciona o Google Tradutor?

A tecnologia usada para realizar a tradução é chamada de Google Neural Machine Translation (GNMT), ou seja, uma máquina de tradução neural. 

Dessa forma, ao invés de traduzir palavra por palavra, o que aumenta o risco de erros, ele pega frases inteiras e analisa dentro de um contexto conhecido, realizando assim a tradução. Esse contexto vem de uma busca entre inúmeros textos já traduzidos antes por pessoas. 

Tanto a versão web quanto o aplicativo são simples e intuitivos de usar. Veja a seguir como utilizar ao máximo cada uma delas.

A versão web

google tradutor-web

A versão web é clean e mostra todas as suas funções em uma única aba. Ao carregar, se abre a função texto que tem limite de até 5.000 caracteres. É possível selecionar o idioma original e o de tradução. Deste modo, ao digitar ou colar o texto a tradução aparece ao lado direito automaticamente. 

Para casos de caracteres que não estão disponíveis no teclado, há ainda a opção de escrever ou desenhar. Basta clicar no lápis ao lado da contagem de caracteres. 

Mas a função texto não é a única disponível.  

Páginas da web

O Google Tradutor em sua versão de navegador possui algo que o aplicativo não tem: A tradução de páginas inteiras da web. 

Para isso, se deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar o site do Google Translate
  2. Clicar no botão “Sites”
  3. Colar a URL da página que deseja a tradução no local disponível
  4. Clicar na Seta

Assim, se uma nova aba irá abrir com o site tendo a mesma formatação, porém com o idioma escolhido. 

Documentos

Como dito anteriormente, o limite de caracteres disponíveis na seleção “texto” é de 5.000. Contudo, para textos maiores existe a opção “Documentos”. O Google Tradutor suporta os seguintes formatos de arquivos:

  • DOCX – Formato padrão de documentos de texto (Word, Google Docs);
  • PDF – Arquivos portáteis;
  • PPTX – Apresentações de slides (PowerPoint, Google Slides);
  • XLXS – Planilhas eletrônicas (Excel, Google Sheets).

Para realizar a tradução, basta clicar no botão “Documentos” e em seguida “Procurar no Computador”. Após o upload a tradução será feita de acordo com o idioma de saída escolhido.  

Detecção de voz

Por fim, um outro recurso que está disponível em ambas as versões é a detecção por voz. Ao clicar no microfone disponível, se pode falar algo para a ferramenta. Ela irá reconhecer a palavra pronunciada e fornecer a tradução.

O aplicativo mobile

google tradutor-android

O aplicativo para dispositivos móveis possui versões para Android e iOS. Assim como na versão do navegador, sua interface é bem simples e já dispõe da maioria das funções na parte inicial. 

Também conta com a tradução por texto, bem como a função de desenhar caracteres. Porém, possui alguns outros recursos exclusivos.

Imagens

Ao clicar no ícone da câmera que está no canto inferior direito, ela se abre e junto algumas opções. Lembrando que, é preciso estar com uma conexão de internet para funcionar caso o idioma não esteja salvo no celular:

  • Instantâneo: Apenas com a lente ativa no aplicativo, ele consegue detectar de forma automática o idioma e fazer a tradução;
  • Digitalizar: Essa opção é melhor para documentos. Assim, ele realiza um scan da página após fotografar e já traduz;
  • Importar: Por fim, existe a opção de importar uma imagem que já está na galeria.

Conversa

O botão de conversa é muito útil para situações de diálogo. Se seleciona dois idiomas e cada um possui o seu botão de fala. Trocando o idioma, troca o botão. Dessa forma, ao ouvir o que está sendo dito, o aplicativo vai traduzindo para a outra língua escolhida. 

É um bom recurso para se usar em viagens ou em conversas com falantes de outros idiomas.

Download de idiomas

Uma outra vantagem presente no aplicativo é que ele te dá a opção de fazer download dos idiomas para acessá-los off-line. Esse “pacote” ficará na memória do celular ou tablet.

Transcrição

Além da opção de traduzir por voz e diálogo, o aplicativo ainda traz a opção de transcrição. É uma boa ferramenta para palestras, reuniões, seminários, entre outros eventos. 

Enquanto a pessoa fala, o tradutor faz a transcrição de forma simultânea. Além disso, existe a opção de salvar esse registro para ser acessado depois. 

No entanto, a própria empresa recomenda o uso em lugares com pouco barulho. Do contrário, a transcrição não funcionará corretamente.

A extensão do Google Tradutor

Da mesma forma que a versão web, a extensão do Google Tradutor auxilia o usuário com a tradução de páginas da Web.

extensão-google-tradutor

Ao perceber que a página que carregou está em outro idioma que não a padrão para o navegador, a extensão irá liberar uma faixa no topo da página oferecendo uma tradução. Assim, ao clicar, o layout se manterá e o texto estará na língua desejada.

Por fim, é possível configurar que uma língua seja traduzida sempre que for detectada. O oposto, também é possível: Bloquear a tradução de certas linguagens e até mesmo de sites específicos.

Funções Úteis

Além de todas as funções anteriores que são conhecidas e já muito usadas pelas pessoas, existem algumas outras que podem ser muito úteis e não são tão difundidas:

A comunidade do Google Tradutor

É possível ajudar a ferramenta a ser ainda mais otimizada e melhorar as traduções. Todos que possuem uma conta Google podem participar da comunidade do Google Tradutor. O inglês é língua obrigatória e após escolher a segunda (ou demais) línguas, o usuário pode optar por duas opções de contribuição: Validação ou tradução.

comunidade-google-tradutor

Validação de tradução: Ao escolher essa opção o usuário será apresentado a uma frase em inglês e abaixo, a tradução feita por outro indivíduo. A missão aqui é dizer se a tradução está correta ou não. Também há a opção de pular em caso de dúvidas.

Tradução de frases e palavras: Já nesta opção é possível traduzir por si mesmo as frases que aparecem, ajudando o mecanismo a melhorar seu processo de tradução.

 

Histórico de traduções

É possível acessar o histórico de todas as traduções realizadas. Caso elas sejam feitas com uma conta Google logada, esse histórico ainda fica disponível em todos os aparelhos que estiverem conectados. 

No navegador, o botão fica próximo ao de salvar e contribuir. Já no aplicativo ele fica menos visível. Dentro do menu (onde fica o rosto da pessoa) há a opção de checar o histórico. 

Salvar traduções

Outra funcionalidade pouco explorada pelas pessoas que usam o Google Tradutor é a de salvar as traduções solicitadas. Pode ser que a consulta de hoje seja útil no futuro. 

Ao digitar ou colar o texto, aparece tanto no aplicativo quanto no site uma estrela. Ao clicar nela, a tradução é adicionada à lista de salvas. Para encontrar no futuro, basta clicar no ícone de estrela em ambos os dispositivos.

Abrirá então a lista com todas as solicitações que foram salvas previamente.

Detectar idioma

Para quase todas as funções presentes no Google Tradutor, existe o modo “Detectar Idioma”. Se o usuário não tiver certeza de qual linguagem se trata o texto, áudio ou imagem, ele não precisa colocar nenhum na barra de opções. Apenas clicar em “detectar idioma”.

Pois por ter uma grande biblioteca de línguas, o algoritmo detecta qual é aquela em específico e faz a tradução.

Traduzir outros aplicativos

Por fim, outro item que não é tão conhecido pela maioria é a tradução de aplicativos. Ao ativar a função “Toque para traduzir” o Google Tradutor conseguirá traduzir os textos de outros aplicativos para outra língua desejada.

No entanto, é importante frisar que essa funcionalidade no momento só funciona para textos. No caso de imagens dentro de outros aplicativos não irá funcionar. Uma saída para esse caso seria printar a tela e importar dentro do próprio Google Tradutor.

Conclusão

O Google Tradutor é uma ferramenta muito útil e, acima de tudo, gratuita. Seja para traduzir frases, documentos, sites e conversas, ele ajuda no entendimento de outra língua. Além disso, ao contar com a ajuda da comunidade, ele melhora de forma constante, evoluindo na forma como entrega a solução.

E falando em soluções, se você precisa do melhor software para a sua empresa, pode contar com a B2B Stack, a maior plataforma de buscas e avaliações de software e serviços B2B da América Latina!


Artigos relacionados