Google Tradutor: como funciona e principais recursos

Publicado em 26 de abril de 2023

Homem utilizando as ferramentas do google

Atualmente o Google Tradutor é uma das maiores e mais acessíveis ferramentas de tradução disponíveis de forma gratuita.

Pesquisas apontam que a plataforma é utilizada por 59% dos brasileiros, sendo consultada pelo menos três vezes por semana para cada usuário, no período de uma semana.

Além das traduções a nível textual, também realiza traduções a partir de imagens, áudios, documentos inteiros e até mesmo páginas web completas.

Nesse artigo nós vamos explorar o funcionamento do Google Tradutor e apresentar suas diferentes funcionalidades em diferentes plataformas, incluindo a extensão para navegadores web e o aplicativo móvel.

Vamos também discutir as novidades mais recentes, que têm como foco a melhoria da experiência do usuário e a implementação de recursos de inteligência artificial.

Como funciona o Google Tradutor?

O funcionamento do Google Tradutor é baseado na tecnologia Google Neural Machine Translation (GNMT), que utiliza uma rede de inteligência artificial para analisar frases completas ao invés de traduzir palavra por palavra, reduzindo o risco de erros. 

Essa análise é realizada dentro de um contexto conhecido, baseado nos inúmeros textos já traduzidos e validados anteriormente por outras pessoas. 

As traduções podem ser realizadas tanto na versão web quanto no aplicativo mobile, e o índice de precisão é consideravelmente bom graças às diversas atualizações do serviço. 

Anteriormente, as traduções eram limitadas e pouco confiáveis, já que eram traduzidas literalmente e desconsideravam a gramática. Sabendo que a curadoria humana das traduções seria impossível, foi adotado o uso de uma inteligência artificial, responsável por revolucionar o serviço e possibilitar traduções cada vez mais precisas.

Google Tradutor Extensão Web

A versão web do google tradutor é bastante simples e mostra todas as suas funções em uma única aba.

Ao carregar, se abre a função texto que tem limite de até 5.000 caracteres, é possível selecionar o idioma original e o de tradução. Deste modo, ao digitar ou colar o texto, a tradução aparece ao lado direito automaticamente.

Desse mesmo modo, a extensão do Google Tradutor para navegadores web é uma ferramenta útil para quem precisa traduzir textos enquanto navega na internet.

Ela oferece diversos recursos adicionais que podem facilitar ainda mais o uso do serviço, confira aqui:

Tradução de Páginas da web

O Google Tradutor em sua versão de navegador possui algo que o aplicativo não tem: A tradução de páginas inteiras da web. 

Uma das funcionalidades da extensão é a tradução de páginas da web inteiras. Com um clique no botão da extensão, é possível traduzir todo o conteúdo da página para o idioma escolhido, facilitando a leitura de textos em idiomas diferentes. 

Essa função é particularmente útil para quem precisa ler notícias ou artigos em outros idiomas.

Uma outra forma de fazer isso é através do próprio google tradutor, o passo a passo ocorre da seguinte forma:

  1. Acessar o site do Google Tradutor
  2. Clicar no botão “Sites”
  3. Colar a URL da página que deseja a tradução no local disponível
  4. Clicar na Seta
  5. Assim, uma nova aba irá abrir com o site tendo a mesma formatação, porém com o idioma escolhido.

Captura de tela do google tradutor para traduzir sites

Google Tradutor para documentos

Como dito anteriormente, o limite de caracteres disponíveis na seleção “texto” é de 5.000. Contudo, para textos maiores existe a opção “Documentos”. 

Ao abrir um arquivo de texto em um idioma estrangeiro, basta clicar no botão da extensão para traduzir o documento inteiro. 

O Google Tradutor também permite a edição do documento traduzido, o que pode ser útil para quem precisa enviar um trabalho escolar ou um relatório profissional em outro idioma.

Para realizar a tradução diretamente pelo site do google tradutor, basta clicar no botão “Documentos” e em seguida “Procurar no Computador”. Após o upload a tradução será feita de acordo com o idioma de saída escolhido.  

O Google Tradutor suporta os seguintes formatos de arquivos:

DOCX – Formato padrão de documentos de texto (Word, Google Docs);

PDF – Arquivos portáteis;

PPTX – Apresentações de slides (PowerPoint, Google Slides);

XLXS – Planilhas eletrônicas (Excel, Google Sheets).

Os arquivos precisam ter até 10 MB em qualquer um destes formatos e especialmente os arquivos PDF podem ter no máximo 300 páginas.

Captura de tela do google tradutor para traduzir documentos

Detecção de voz no Google Translate

Por fim, um outro recurso que está disponível em ambas as versões (Mobile e Web) é a funcionalidade de detecção de voz. Com esse recurso, é possível traduzir em tempo real o que é falado por meio do microfone do computador.

Isso pode ser particularmente útil para quem precisa se comunicar com pessoas de outros idiomas por meio de chamadas de vídeo ou voz. Além disso, essa função também pode ser usada para a prática de pronúncia em idiomas diferentes.

Google Tradutor Mobile

Uma pessoa utilizando o google tradutor mobile

O aplicativo para dispositivos móveis possui versões para Android e iOS. Assim como na versão do navegador, sua interface é bem simples e já dispõe da maioria das funções na parte inicial. 

Também conta com a tradução por texto, bem como a função de desenhar caracteres e outros recursos exclusivos, dentre eles podemos citar:

Tradução através de Imagens

Ao clicar no ícone da câmera que está no canto inferior direito, ela se abre e junto algumas opções. Lembrando que, é preciso estar com uma conexão de internet para funcionar caso o idioma não esteja salvo no celular:

Instantâneo: Apenas com a lente ativa no aplicativo, ele consegue detectar de forma automática o idioma e fazer a tradução em tempo real, como cardápios em restaurantes, placas de sinalização, entre outros. Basta apontar a câmera para o texto e a tradução é exibida na tela.

Digitalizar: Essa opção é melhor para documentos. Assim, ele realiza um scan da página após fotografar e já traduz;

Importar: Por fim, existe a opção de importar uma imagem que já está na galeria.

Conversa pelo tradutor

O botão de conversa é muito útil para situações de diálogo, este recurso permite que duas pessoas que falam idiomas diferentes possam se comunicar em tempo real através do Google Tradutor.

Basta selecionar dois idiomas e cada um possui o seu botão de fala. Trocando o idioma, troca o botão. Dessa forma, ao ouvir o que está sendo dito, o aplicativo vai traduzindo para a outra língua escolhida. 

É um bom recurso para se usar em viagens ou ou situações em que o idioma é uma barreira.

Download de idiomas do Google Translate

Com o recurso de download de idiomas, é possível baixar pacotes de idiomas para utilizar o Google Tradutor offline, sem a necessidade de uma conexão com a internet. 

Essa função é especialmente útil em viagens para locais onde a conexão pode ser instável ou inexistente.

Transcrição de áudio em texto traduzido

Além da opção de traduzir por voz e diálogo, o aplicativo ainda traz a opção de transcrição. É uma boa ferramenta para palestras, reuniões, seminários, entre outros eventos. 

Com este recurso, é possível transcrever áudio em tempo real e exibir a transcrição em texto, facilitando a compreensão de conversas em idiomas diferentes. Além disso, existe a opção de salvar esse registro para ser acessado depois.

Logo do google tradutor

Novidade: Google Tradutor lança novos recursos com foco em Inteligência Artificial e UX.

Recentemente, o Google Tradutor aprimorou os seus recursos focando em inteligência artificial e experiência do usuário, buscando tornar o serviço ainda mais preciso e fácil de usar.

Uma das novidades utiliza a tecnologia de aprendizado de máquina para dar mais exemplos de situações em que a palavra ou frase traduzida pode ser utilizada na língua alvo. 

Inicialmente há suporte apenas aos idiomas inglês, francês, alemão, japonês e espanhol, com disponibilidade nos próximos dias.

Além disso, a atualização trouxe melhorias na tradução de conversas em tempo real. Com a nova tecnologia de aprendizado de máquina, o Google Tradutor é capaz de detectar e traduzir automaticamente as falas dos interlocutores de maneira mais ágil e precisa, permitindo uma conversa fluida e natural.

O serviço também promete disponibilizar uma tradução offline mais precisa. Anteriormente, a tradução offline podia ser imprecisa e limitada, mas agora a tecnologia de IA permite que o serviço forneça traduções melhores, mesmo sem conexão com a internet.

Essas novidades tornam o Google Tradutor ainda mais completo e preciso, oferecendo aos usuários uma experiência de tradução mais eficiente e confiável.

Conclusão

O Google Tradutor é uma ferramenta de tradução extremamente útil, versátil e gratuita, disponível em diferentes plataformas, incluindo navegadores web e aplicativos móveis. 

A partir das suas diversas funcionalidades, como a tradução de páginas web, documentos inteiros e conversas em tempo real, o Google Tradutor atende às necessidades de usuários que precisam traduzir textos, imagens e áudios em diferentes idiomas.

Com as últimas atualizações, a plataforma oferece ainda mais recursos relacionados à experiência do usuário, utilizando inteligência artificial.

Em suma, o Google Tradutor se tornou algo muito além de uma simples ferramenta de tradução, agora ele se configura enquanto um grande facilitador para troca de informações entre pessoas de diferentes idiomas, tornando-as mais autônomas e independentes.

Para conferir outras opções de tradutores online, acesse o nosso portal B2B e faça comparações entre os softwares!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados