O que é um CFO e quais são suas funções dentro da empresa?

Publicado em 19 de agosto de 2022

Chief Financial Officer, ou CFO, é um termo atual usado, junto a outros como CEO, CTO e COO, para caracterizar um profissional cuja responsabilidade é o comando da gestão financeira de uma empresa. Basicamente, a atuação de um CFO dentro da estrutura da empresa é semelhante à de um diretor financeiro.

É considerada uma função de muita importância, tendo em vista que é a posição mais elevada dentro da pirâmide de uma empresa. Isso faz com que esse profissional tenha um poder de decisão bastante expressivo dentro do negócio.

Nesse material detalharemos a respeito de tudo sobre esse cargo, como o perfil ideal para que um profissional o alcance, as responsabilidades que ele carrega e seus objetivos em uma empresa.

Qual a função de um CFO?

cfo de empresa
CFO de empresa

O CFO é responsável pela definição e administração das estratégias financeiras que serão usadas por uma empresa.

Trabalha junto a uma equipe especializada no setor, de maneira que seja possível o gerenciamento eficiente das finanças da empresa. Essa equipe é composta de profissionais de áreas como tesouraria, contabilidade, gestão de impostos e controladoria. Assim, esse profissional pode ter o controle financeiro absoluto da organização.

O Chief Financial Officer tem influência sobre todos os processos financeiros realizados, como o planejamento financeiro, a verificação de métricas, o controle das despesas mensais com colaboradores e o fluxo de caixa da empresa.

Dessa forma, percebe-se que um CFO tem um grande acúmulo de responsabilidades dentro do negócio. Ele é quem apresentará aos acionistas e sócios todos os dados financeiros e os resultados obtidos pela empresa em determinado período.

E qual a diferença de suas funções para as de um CEO?

O CFO é o diretor que comanda especificamente a parte financeira e todas as suas especificidades, KPIs e objetivos do departamento. Enquanto o CFO é responsável pelo gerenciamento da parte financeira, o cargo de CEO (Chief Executive Officer) exige a responsabilidade da tomada das decisões gerais da empresa.

Principais responsabilidades de um CFO

Em síntese, a responsabilidade mais significativa desse cargo é garantir a segurança financeira da empresa através de muito planejamento e organização. O profissional dessa área sempre está em busca do aumento de lucro da companhia para a qual trabalha, elaborando sempre estratégias mais eficientes de controle de gastos.

Abaixo listamos algumas das principais responsabilidades desses profissionais. Fique atento!

Acompanhar todas as operações financeiras realizadas

É exigido de um CFO uma visão bem ampla sobre negócios, tendo em vista que ele é responsável pela gestão financeira da empresa. Como diretor, ele deve realizar uma análise abrangente dos resultados, para que seja possível a tomada de decisões mais certeiras.

Administrar os recursos e os investimentos feitos pela empresa

A distribuição correta dos recursos disponíveis, buscando resultados melhores a cada dia, é um dos encargos da posição. Essa é a principal função de um diretor financeiro.

Qualquer movimentação financeira deve passar pelo CFO, de modo que ele possa avaliar e tomar a melhor decisão de acordo com cada cenário. Por exemplo, situações como o direcionamento de algum dinheiro em caixa para expansão de algum setor da empresa.

Conhecimento de mercado 

Conhecer bem o mercado é uma das competências para um CFO. A ciência a respeito de boas chances de investimento através dos indicadores do mercado permite que esses profissionais garantam a saúde financeira da companhia.

Qualquer decisão deve ser baseada em um potencial resultado financeiro no futuro. O investimento em novos equipamentos ou a seleção de novos colaboradores a serem integrados na equipe são exemplos de decisões que impactam diretamente no estado financeiro da empresa, necessitando de embasamento para serem tomadas. Essa base a partir dos indicadores do mercado é construída a partir de análises feitas pelo Chief Financial Officer.

Conhecer superficialmente todas as áreas

O conhecimento a respeito de tudo que acontece nos outros setores da empresa, além do financeiro, é essencial para seu planejamento. Os gastos, resultados e operações de cada departamento são informações que um CFO precisa para que o funcionamento da empresa esteja sempre normal.

Quais as competências para que um profissional se encaixe no perfil do cargo de CFO 

Skills de um CFO
Skills de um CFO

É imprescindível que o perfil do profissional de CFO seja bastante estratégico para que este assuma tal responsabilidade financeira em uma empresa. São necessários alguns atributos para que as funções sejam desempenhadas com excelência.

As características de um CFO são:

  • visão estratégica;
  • capacidade para tomada de decisões;
  • bom gerenciamento de crises;
  • capacidade de gestão de pessoas;
  • vasto conhecimento sobre tecnologia;
  • facilidade de adaptação.

Visão estratégica

A indiferença não pode estar presente na rotina de um CFO. Este profissional deve se posicionar perante situações que apresentem caminhos sendo tomados em direções contrárias às que a empresa deseja caminhar. É preciso que este saiba agir diante dos resultados produzidos. Ter uma visão estratégica significa atividade, e não passividade.

Capacidade de tomada de decisões

Esse colaborar se encontra em uma posição na qual a saúde financeira da empresa está em suas mãos. Isso exige que ele tenha capacidade de tomar decisões de maneira rápida, porém certeira, dessa forma, é possível fazer com que a empresa consiga seguir sempre seu planejamento.

Bom gerenciamento de crises

É necessário que um CFO seja capaz de manter a empresa sempre preparada para possíveis riscos a serem enfrentados. O bom gerenciamento de momentos de crise por parte dos diretores de uma organização pode determinar seu sucesso ou pior, seu fracasso.

É importante estar ciente que essa competência cabe a todos os cargos de liderança dentro de uma empresa, seja ele CFO, CEO ou qualquer outro.

Capacidade de gestão de pessoas

Características como a liderança, influência e negociação são essenciais para um diretor financeiro. Tendo isso, torna-se possível aumentar o rendimento dos setores e, consequentemente, seus resultados.

Vasto conhecimento sobre tecnologia 

A tecnologia permitiu que diversos setores de nossas vidas fossem facilitados. Isso também se aplica no universo empresarial. O CFO precisa dominar a tecnologia de modo a usá-la para descomplicar e otimizar as operações financeiras.

Nos dias atuais, já estão disponíveis no mercado alguns tipos de softwares para simplificar as tarefas de diferentes setores das empresas. Soluções de controle financeiro, programas de controle de reembolsos e outras tecnologias permitem que a rotina dos profissionais seja facilitada e as possibilidades de prejuízo sejam diminuídas.

Facilidade de adaptação

Um Chief Financial Officer deve ter como característica fundamental a facilidade de se adaptar a diferentes cenários de trabalho. Em um mundo no qual as empresas sofrem grandes mudanças rapidamente, é preciso que esses profissionais saibam se adaptar de modo a coordenar as operações necessárias para essa evolução da melhor maneira.

Adaptação é a reação rápida perante as transformações, buscando a manutenção do bem-estar financeiro da empresa e o alcance de resultados melhores.

Formação acadêmica necessária para se tornar um CFO 

Competencias de um CFO
Competencias de um CFO

É importante enfatizar que o caminho para se tornar um CFO exige muita dedicação e estudo. Pensando do ponto de vista acadêmico, um Chief Financial Officer deve ser formado em cursos como contabilidade, finanças, economia ou áreas correlatas. Nos dias atuais, já existem profissionais no mercado com diplomas de mestrado, doutorado, MBA e pós-graduações na área, trabalhando como CFOs.

Média salarial do cargo 

Para começarmos a conversa sobre este ponto, é legal adiantar que essa posição está entre as mais importantes de uma organização, tendo em vista que é responsável pelo bom andamento financeiro na estrutura da empresa.

Por conta de sua importância para o sucesso dos negócios, essa função apresenta uma remuneração chamativa, que faz jus ao tamanho de sua responsabilidade dentro das organizações. Os valores podem variar de acordo com o tamanho da empresa e o contexto de negócios no qual ela se encontra inserida, tendo como base salarial média o valor mensal de 15 mil reais.

Isso não impede que se encontrem profissionais da área com salários bem mais altos, chegando ao valor de 45 mil reais em empresas maiores e de mais renome. Porém, para alcançar esses altos níveis de remuneração, há uma longa estrada que precisa ser percorrida pelos profissionais, exigindo constante atualização e aprendizado por parte deles.

Conclusão 

Bom, estamos chegando ao fim deste artigo. Através de sua leitura, foi possível aprender um pouco sobre a tamanha importância da função de CFO no ramo empresarial. E que importância, não?

Pensando no contexto atual no qual estamos inseridos, o advento da pandemia prejudicou o funcionamento e, consequentemente, os resultados de inúmeras empresas mundo afora. Foi após esse caos mundial, que o cargo de CFO se mostrou um aliado incomparável no gerenciamento financeiro das empresas, através de um planejamento com estratégias focadas em beneficiar o presente e o futuro das organizações.

Ao decorrer desse material, conseguimos entender o real significado do cargo de Chief Executive Officer, suas exigências e responsabilidades. É uma função de caráter essencial para o bom funcionamento de uma organização, tomando decisões que possibilitem o beneficiamento de todos os seus setores e buscando alcançar o crescimento da empresa como um todo.

O que achou deste conteúdo? Confira em nosso blog mais conteúdos sobre o setor empresarial, para ficar sempre por dentro do mercado!


Artigos relacionados