Benefícios corporativos: Entenda o que é e sua importância dentro das empresas

Publicado em 20 de abril de 2022

Você com certeza já sabe que, hoje em dia, quem escolhe se quer ou não estar nas grandes empresas são os talentos. Isso significa que saímos de um cenário em que funcionários incríveis não aceitam qualquer vaga, mas passam a prezar empresas que proporcionam crescimento e possibilidade de transformação.

Dessa forma, se a sua empresa não possui diferenciais que a coloquem em um patamar acima das concorrentes, você não conseguirá reter os melhores talentos. E, acredite, são esses tipos de funcionários que têm a capacidade de trazer a completa inovação para a sua empresa. Somente através dela, você ganhará destaque nesse mercado que está cada vez mais competitivo.

Sabendo disso, quais seriam os diferenciais necessários para conseguir atrair e reter os melhores profissionais do mercado para a sua empresa? A resposta é simples: os benefícios corporativos.

Uma pesquisa feita pelo Glassdoor em 2020 apontou os 50 melhores lugares para trabalhar, e todos esses locais possuem os tais benefícios. Mas você já sabe o que são eles? Ou até mesmo quais convém aplicar para a sua empresa? Descubra a seguir!

O que são benefícios corporativos

Imagem de pessoas conversando. Na imagem a uma mulher e dois homens, estes estão dando as mãos em forma de cumprimento. A imagem simboliza questões de benefícios corporativos

Primeiramente, você precisa saber com clareza o que são os benefícios corporativos. Em suma, eles são “privilégios” que uma empresa concede aos seus funcionários, com o objetivo aumentar a qualidade de trabalho e satisfação dos colaboradores.

Você com certeza conhece alguns dos benefícios corporativos, mesmo que não os conheça por esse nome. Dentre os mais comuns, estão o vale alimentação, vale transporte, Gympass, entre outros. Porém, alguns deles são obrigatórios aos contratantes, enquanto outros são dados voluntariamente.

Nesse contexto, os que são dados fora da obrigatoriedade são os destaques, capazes de reter e atrair os funcionários que você almeja para a sua empresa. Quando você os oferece, você mostra aos trabalhadores o quanto você os valoriza e quer mantê-lo no seu time.

Porém, ressaltamos que é de suma importância que os benefícios façam sentido para os colaboradores, pensando no segmento de trabalho e nas necessidades reais eles passarão no dia a dia.

Um exemplo são as empresas de TI que fornecem Gympass para os seus trabalhadores. Por que essa escolha faz sentido? Esses profissionais trabalham em computadores, passando a maior parte do dia sentados. Prezar a saúde física deles é cuidar da sua saúde, evitando problemas de articulação e sedentarismo decorrentes de seu trabalho.

Como funcionam os benefícios corporativos?

Imagem de pessoas em um ambiente de trabalho onde todos estão compartilhando conhecimento. Algumas pessoas estão de pé e outras sentadas.

Os benefícios corporativos funcionam de forma externa a um bom salário. A empresa torna-se responsável por oferecer cláusulas na contratação que os funcionários poderão aproveitar, com o objetivo de garantir seu bem-estar.

A maneira como esse benefício será dado varia de empresa para empresa. O Gympass, por exemplo, que é um valor destinado para a academia dos colaboradores, pode vir junto ao salário ou até mesmo pago diretamente com a academia parceira.

Dessa forma, apesar de ser assegurado por contrato, a empresa deverá explicitar a maneira como ele será passado. Lembrando que o funcionário não é obrigado a utilizar os benefícios de maneira integral.

Vantagens dos benefícios corporativos para a sua empresa

Além dos óbvios privilégios para os trabalhadores, que têm maiores índices de felicidade e satisfação no trabalho, a empresa também tem diversas vantagens ao oferecer benefícios corporativos. Confira-os!

1. Sua empresa atrairá e conseguirá reter talentos

Esse, com certeza, é um dos maiores desafios para as grandes empresas atuais. Os melhores funcionários, que a sua empresa precisa caso queira atingir destaques no mercado, são quem escolhe o local em que querem trabalhar. Ao oferecer benefícios corporativos vantajosos, você oferece um diferencial que te destaca da sua concorrência e favorecerá a sua escolha.

Contudo, é necessário também reter esses funcionários, e nesse contexto os benefícios atuam muito bem. Através deles, o colaborador chave se sente realmente parte da empresa e, assim, almeja o crescimento pessoal aliado ao ambiente em que está inserido.

2. O índice de demissão diminui

Os trabalhadores mais contentes e satisfeitos com a empresa permanecerão nela. Dessa forma, o desagrado com a companhia cai e o índice de rotatividade diminui drasticamente. Isso é ótimo, pois a equipe torna-se mais fixa e estável, diminuindo a procura por trabalhadores chave, que já estão mantidos e satisfeitos na empresa.

3. A saúde dos funcionários melhora

Não pensando apenas no convênio de saúde que poderia ser oferecido, garantindo consultas e check-ups para o mantimento da saúde dos colaboradores. Também o vale-alimentação e o vale-refeição proporcionam a possibilidade de uma alimentação mais saudável, que caminha junto a maior qualidade de vida.

O convênio de saúde odontológico também é um grande agente na manutenção da saúde dos seus funcionários. Além disso, um ambiente de trabalho saudável, em que o colaborador é recompensado como sonha, diminui as doenças mentais e aumenta o bem-estar da equipe.

Com a saúde perfeita, o rendimento aumenta, o que alia os objetivos da empresa e dos funcionários.

4. Maior produtividade

Uma equipe engajada, que é satisfeita com a função que executa para a sua empresa, irá produzir muito mais que alguém que está lá apenas pelo salário. Dentro deste ponto, entra a importância de atrair funcionários comprometidos com a cultura da empresa, mas principalmente a necessidade de mantê-los através da satisfação.

Dessa forma, funcionários satisfeitos estarão mais engajados com seus empregos, entendendo a importância que eles tem, e isso os levará a produzir mais.

5. Melhora da imagem da empresa

Quando você investe nos seus funcionários, oferecendo benefícios incríveis, você está automaticamente investindo na imagem que a sua empresa passa ao mercado. Para que isso aconteça, você precisa de diferenciais, que são demonstrados através da valorização do seu time.

Dessa forma, ao apresentar esses diferenciais, você trabalha no crescimento da imagem da sua organização. Isso ajudará a construir seu nome como referência na área, além de ser uma grande bandeira para atrair os melhores funcionários para ela.

6. Diminuição de faltas e atrasos

Ao valorizar seu funcionário, o funcionário valoriza a empresa e o seu trabalho dentro dela. Ao investir em benefícios corporativos, você garante que seu time não queira perder seu emprego em nenhuma circunstância, o que seria consequência de faltas e atrasos.

7. Melhora a qualidade das entregas

Um papel também importantíssimo dos benefícios é o incentivo dos colaboradores a executarem suas tarefas com qualidade e eficiência. Eles quererão continuar na empresa, o que será um reforço para assegurar a produtividade.

Além disso, a satisfação pessoal também leva o trabalho à excelência, visando tanto crescer na empresa quanto mostrar competência.

Quais tipos de benefícios corporativos existem?

Imagem de uma reunião com cinco pessoas participando. Na imagem a uma pessoa de pé fazendo gestos explicativos sobre algum assunto enquanto as demais estão sentadas escutando

São muitos benefícios corporativos que uma empresa pode oferecer para seus funcionários. Eles podem variar, e devem ser escolhidos baseados nas necessidades reais dos trabalhadores.

Porém, não há nada que regularize quais podem ser os benefícios oferecidos, de forma que alguns, como vale massagem, são extremamente específicos e excepcionais a algumas empresas. Tendo isso em vista, listaremos os principais e mais desejados pelos talentos.

Home office

Depois da pandemia, se tornou muito claro que um número altíssimo de trabalhos não precisa ser realizado presencialmente para ser bem executado. Dessa forma, muitas empresas passaram a oferecer o home office integral ou parcial como um benefício corporativo.

Este é um dos mais buscados pelos trabalhadores, que passam a produzir mais dentro do conforto das suas casas. O home office ainda alivia a empresa com o vale transporte, por exemplo, que seria completamente desnecessário neste caso.

Flexibilidade de horários

Trabalhar através do cumprimento de metas também é algo muito almejado pelos profissionais atuais. Dessa forma, a empresa deixa de cobrar uma quantidade de horas diárias, e espera apenas o cumprimento de metas com um prazo pré determinado.

Assim, você proporciona uma flexibilidade de horários para o funcionário. Isso trará antecedência e planejamento nas produções, além da evidente satisfação do empregado, que terá mais liberdade que um emprego convencional, porém com a mesma produtividade.

Porém, esta flexibilidade tende a ser mais aplicável dentro do home office, com algumas exceções.

Vale-alimentação

O vale-alimentação é essencial para ajudar a manter a saúde dos colaboradores, que tem seus recursos economizados. Tendo em vista que uma grande parte do salário iria para produtos alimentícios, optar por fornecer o vale-alimentação é de grande auxílio para a fidelização do funcionário.

Ele é muito almejado por colaboradores mais experientes, que já possuem família e que usarão o benefício para o seu mantimento.

Auxílio-creche

A opção das empresas por profissionais que não desejem ter filhos é um dos grandes fatores que leva a Europa a uma crise na previdência, uma vez que os profissionais optam por não ter descendentes. Eventualmente, isso gera uma crise econômica gigantesca para o país.

Dessa forma, promover o auxílio-creche não desincentiva o funcionário a ter filhos, mas oferece o apoio necessário para sanar a preocupação com os filhos. Esse item é fundamental para atrair talentos que visam construir uma família, e optam por empresas que incentivam isso.

Esse benefício também é excelente para fidelizar o empregado, contribuindo para a excelência e dedicação para com a sua empresa.

Descontos ou vales para cursos de especialização ou de idiomas

Se contratar funcionários que tenham exatamente os conhecimentos e experiência que a sua empresa precisa é algo caro, esse benefício corporativo soluciona este problema.

Através dele, você melhora a produtividade do funcionário de acordo com o que a sua empresa precisa, além de investir na sua capacitação profissional. Esse diferencial é muito almejado, e é algo que poucas empresas têm.

Participação nos Lucros e Resultados (PLR)

O PLR é uma maneira da empresa recompensar sua equipe pelos resultados, através de bonificações contratuais de acordo com o rendimento que a empresa teve durante o ano. Ele é muito comum nas grandes organizações, que possuem um rendimento estável e com poucos riscos.

Como o valor do PLR aumenta de acordo com o lucro, quanto maior a produtividade dos funcionários, maior será o valor do benefício. Esse é um incentivo excelente para os colaboradores.

Plano de saúde e odontológico

O oferecimento do plano de saúde já é comum na maioria das organizações, isso significa que a sua ausência na sua empresa pode ser extremamente prejudicial na atração e retenção de talentos. Apesar de ser um dos benefícios corporativos mais caros para a empresa, ele assegura o bem-estar físico e emocional dos funcionários.

Dessa forma, você previne doenças sérias aos funcionários, lembrando que a maioria dos planos de saúde oferece consultas com psicólogo. Isso assegura a saúde mental e previne síndromes como a de burnout.

Dica B2B Stack: Conheça soluções de benefícios corporativos

Na B2B Stack, nós possuímos diversas soluções de benefícios corporativos. Através da nossa plataforma, você pode escolher os melhores softwares, que tragam vantagens para a sua empresa e para os seus colaboradores.

A seguir, listamos as três soluções que são melhor avaliadas no nosso site.

Creditas @Work

Logo do Creditas @work. Solução que auxilia colaboradores através de benefícios corporativos

O Creditas @Work consiste em uma carteira de benefício para os colaboradores da empresa. Através da solução, é promovido auxílio à gestão de RH, além de cartões de benefícios flexíveis, antecipação de salário, plano de saúde odontológico, entre outros.

Ele é a solução ideal para diversos segmentos do mercado, e impressiona pela velocidade de atendimento e facilidade de uso.

Swile

Logo da Swile, solução de benefícios corporativos.

A Swile é uma plataforma de benefícios flexíveis que traz a autonomia e flexibilidade da área de Recursos Humanos para a empresa. Através da plataforma, o RH define as categorias e regras para o valor destinado aos benefícios corporativos.

Além disso, a Swile também oferece benefícios especiais, como descontos em academias (TotalPass, com descontos de até 60%), descontos em terapia (Zenklub, com descontos de 15%) e um clube corporativo de descontos (NewValue, com mais de 1.100 marcas) por apenas R$ 5.

Seu destaque vai para o custo benefício excelente e para as funcionalidades que a plataforma oferece.

Allya

Logo do Allya, solução de benefícios corporativos.

A Allya é uma plataforma destinada para equipes de RH para diversos segmentos do mercado. Ela oferece parcerias e benefícios para os trabalhadores, através de parcerias que economizam tempo e geram produtividade.

Ela é muito fácil de ser usada e possui uma gama de descontos altíssima para a área de saúde emocional e qualidade de vida.

Conclusão

Os benefícios corporativos são indispensáveis para empresas que almejam a produtividade, a atração e retenção de talentos e o destaque no mercado. Sem eles, a sua empresa poderá ser facilmente superada pela concorrência, pendendo a relevância e qualidade que poderia ter.

Visando garantir tudo que a sua empresa merece, nós, da B2B Stack, selecionamos os melhores softwares de benefícios corporativos. Através deles, você conseguirá tudo que precisa e muito mais!

Isso só é possível pois aqui, na B2B Stack, o maior portal de busca e avaliações de software da América Latina, nós prezamos não apenas pelos melhores softwares de benefícios corporativos, mas também ferramentas que podem otimizar todos os processos da sua empresa.

Navegue pelo nosso portal e conheça todas as nossas soluções! Nós podemos trazer à sua empresa a inovação que ela precisa.

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados