Conheça o Sige Lite: sistema cloud de gestão

Publicado em 4 de junho de 2021

Os ERPs são softwares capazes de automatizar todos os processos de gestão de empresas de forma integrada e sincronizada. Entre os inúmeros ERPs disponíveis no mercado, encontramos o Sige Lite, que além de ter um bom custo-benefício também consegue atender às diversas fases de um negócio.

Ferramentas como essa são de extrema importância para otimizar tempo e aumentar a produtividade dentro da empresa, dar uma visão 360° abrangendo todos os setores, e eliminar processos manuais e repetitivos, que consequentemente resultam em falhas operacionais.

Além disso, os ERPs são importantes para auxiliar nas tomadas de decisão mais assertivas, pois fornecem relatórios analíticos de todos os departamentos para que você consiga identificar exatamente onde e quando investir, evitando desperdício de recursos.

Na prática, a integração entre os setores permite que você sincronize as vendas ao estoque para dar baixa em produtos vendidos automaticamente, ao departamento financeiro para acompanhar o fluxo de caixa em conjunto com as contas a pagar e receber e ao setor contábil para ficar dentro das obrigações fiscais de acordo com sua receita.

Alguns ERPs ainda oferecem ferramentas para emissão de boletos e de notas fiscais para centralizar tudo em apenas uma plataforma.

Neste post veremos então o que é e como funciona o Sige Lite e sua extensão, o Sige Cloud, suas funcionalidades, integrações com outras plataformas, e assim, te mostrar como essa ferramenta pode auxiliar no crescimento de seu negócio.

O que é o Sige Lite?

Sige Lite

Sige Lite é um ERP completo e com armazenamento de dados em nuvem para automação da gestão empresarial, tanto de estabelecimentos físicos quanto de lojas virtuais, permitindo até a integração de ambas as lojas para análise dos dados simultaneamente. 

A plataforma conta com um ecossistema de funções e aplicativos, que funcionam online ou offline, para integrar todos os setores da empresa, obter resultados sincronizados em tempo real e extrair informações precisas sobre sua situação, facilitando as tomadas de decisões e estruturação de estratégias para alavancar seu negócio.

O Sige Lite é montado em módulos, portanto, você só irá pagar pelo que realmente precisar em sua empresa, podendo adicionar mais módulos de funcionalidades conforme sua empresa cresce. 

Entre esses módulos estão:

  • Financeiro;
  • Estoque;
  • Vendas e PDV;
  • E gestão de serviços;

As funcionalidades de cada módulo veremos mais adiante.

A ferramenta também permite que você cadastre seus produtos no próprio Sige Lite, e em seguida, integre a plataforma à e-commerces e/ou marketplaces, otimizando tempo por não precisar cadastrá-los várias vezes em diversas plataformas.

Saiba mais sobre a Sige Cloud

Sige Lite

O ERP Sige Cloud é uma evolução do ERP Sige Lite. Foi desenvolvido para atender às demandas de empresas que cresceram e precisam de cada vez mais ferramentas para gerenciar todos os departamentos.

Essa é uma de suas vantagens, já que não é necessário se preocupar em trocar de software ao escalar as fases de seu negócio. Você encontra todas as ferramentas em apenas uma plataforma.

O Sige Cloud possui funcionalidades mais avançadas em relação ao Sige Lite para gerenciar vendas, finanças, compras, produção, serviços, estoque e logística, obrigações fiscais, e ainda oferece a possibilidade de produzir inúmeros relatórios muito detalhados de todos estes setores.

Além disso, o Sige Cloud ainda possui um módulo CRM para que você consiga gerenciar o relacionamento entre seu negócio e o cliente, identificar a etapa do funil de vendas em que ele se encontra e assim criar estratégias para fidelizá-lo.

São disponibilizados também aplicativos para Android e iOS gratuitos, e a solução funciona até mesmo offline, assim como o Sige Lite, para que sua empresa não seja impactada caso fique sem internet por um tempo.

Também é possível integrar o Sige Cloud ao Google Agenda, para que você receba notificações em seu e-mail, sincronizar documentos junto ao Google Drive e importar arquivos do Excel.

Como usar o Sige Lite

Para utilizar o Sige Lite, inicialmente é necessário baixar o software em seu desktop na própria plataforma;

Sige Lite

Ao instalar o software em seu dispositivo, clique em “Criar conta grátis”;

Sige Lite

Preencha seu nome, seu e-mail, o nome, o CNPJ e o telefone da empresa, cadastre uma senha e clique em “Criar usuário grátis”;

Sige Lite

Você já será direcionado automaticamente para seu painel de controle, onde deverá realizar as primeiras configurações;

Sige Lite

É importante que você configure primeiramente todas as informações relacionadas à empresa, como endereço e informações fiscais.

Para isso, clique no ícone de engrenagem localizado no canto superior direito de seu painel de controle, e em seguida, clique em “Minha Empresa”;

Edite as informações necessárias, e ao finalizar, clique em “Salvar”;

Adicione sua conta bancária, processo muito importante para que você consiga emitir boletos. Clique em “Financeiro” e em “Contas bancárias”;

Clique em “Adicionar” para inserir uma nova conta bancária, adicione uma descrição para a conta que será cadastrada, escolha o banco, assinale a caixa de diálogo “Emite Boleto” caso seja a partir desta conta que eles serão gerados e digite a agência e conta.

Insira também um número de identificação para esta conta, mais abaixo você irá selecionar se os boletos poderão ser protestados e a partir de quantos dias, e ao finalizar o preenchimento das informações, clique em “Salvar”; 

Cadastre também seus clientes e fornecedores clicando na aba “Cadastros” do menu;

Em seguida, clique em “Pessoas”;

Clique em “Adicionar”, preencha os campos conforme o tipo de cliente, pessoa física ou jurídica, especifique se a pessoa cadastrada é cliente, fornecedor, transportador ou vendedor, e ao finalizar, clique em “Salvar”;

Após este passo, você já pode começar a cadastrar seus produtos e continuar com as configurações pertinentes ao seu negócio.

Funcionalidades do Sige Lite

O Sige Lite oferece uma gama de funcionalidades essenciais na gestão de um negócio. Vamos começar abordando os aplicativos disponibilizados pela ferramenta que estão disponíveis em todos os planos. 

O SigeLoja é um aplicativo responsivo de loja virtual, totalmente customizável e que permite a inclusão de seu próprio domínio, onde você pode cadastrar e vender seus produtos, contando com diversos parâmetros de configuração, e que diferente de outros marketplaces e e-commerces, você não paga comissão para a plataforma.

O SigeLoja faz integração com o gateway de pagamento PagSeguro, facilitando o recebimento de suas vendas e a experiência de compra de seu cliente.

Assim como outras lojas virtuais, você consegue agendar entregas, calcular fretes e disponibilizar retirada de produtos em seu estabelecimento físico.

Também permite a inclusão de um botão de WhatsApp para que seus clientes consigam contato com sua empresa rapidamente.

O SigeBank é um banco digital gratuito, também disponibilizado em todos os planos da plataforma. Você pode criar uma conta PJ e ter acesso à TEDs ilimitados e sem cobrança de taxas, emissão de boletos por R$ 1,90 e crédito com taxa a partir de 3,41%.

O SigeMobi é um aplicativo de vendas para dispositivos móveis, que possui PDV integrado, leitor de código de barras e painel de caixa. 

O SigeTalk se trata de um chat para comunicação interna da empresa, que possui sistema de colaboração, envio de pedidos e envio de XML de notas.

Agora que você já conhece os aplicativos disponibilizados pelo Sige Lite e pelo Sige Cloud, veja abaixo a lista de funcionalidades presentes no ERP Sige Lite.

Para gestão de vendas:

  • Emissão de NF-e, NFC-e, CF-e SAT, MDF-e;
  • PDV;
  • Integração com marketplaces e e-commerces;
  • Cadastro de vendas, produtos, clientes e fornecedores, inclusive no PDV;
  • Gestão de pedidos e orçamentos;
  • Emissão de ordens de serviço;
  • Controle e alertas de estoque;
  • Relatórios de estoque;
  • Emissão de boletos bancários por integração com a PagHiper;
  • Controle de boletos gerados, vencidos, pagos, pendentes e cancelados, contando inclusive com gráficos de fluxo mensal de boletos.

Para bares, restaurantes e lanchonetes:

  • Gestão de mesas e comandas;
  • Gestão de pedidos e entregas;
  • Aplicativo para garçons;
  • Integração com iFood;

Tudo configurado para telas touch.

Para controle financeiro:

  • Gestão de contas a pagar e receber;
  • Calendário de lançamentos;
  • Gráficos de recebimentos e de gastos do mês;
  • Gráficos de fluxo de caixa do mês;
  • Cadastro de contas bancárias;
  • Ranking de faturamento;
  • Comparativo de vendas;
  • Relatórios financeiros e fiscais.

Planos e preços do Sige Lite

A plataforma Sige Lite permite testes gratuitos de todas as suas funcionalidades durante um período de 15 dias.

O plano Starter do Sige Lite custa R$ 19,90/mês, faturado anualmente, e abrange o ERP, seu banco virtual SigeBank, a loja virtual SigeLoja, o APP de vendas SigeMobi e o chat empresarial SigeTalk.

Ainda podem ser contratados módulos adicionais:

  • Relatórios personalizáveis, por R$ 14,90/mês;
  • Gestão de contratos, por R$ 9,90/mês;
  • Gestão de compras, por R$ 6,90/mês;
  • Emissão de NFS-e, por R$ 19,90/mês;
  • PDV online avançado, por R$ 6,90/mês;
  • Atendimento à clientes via chat, por R$ 9,90/mês;
  • Usuário adicional, por R$ 9,90/mês;
  • Financeiro avançado, por R$ 6,90/mês;
  • E gestão de estoque completo, por R$ 6,90/mês.

Planos e preços do Sige Cloud

O Sige Cloud possui 3 tipos de planos que veremos mais abaixo. A plataforma também permite testes grátis de suas funcionalidades, e após este período de experimentação, você terá um desconto de 30% nos planos caso queira contratar o ERP.

Você pode optar por assinar o plano anualmente, ou assinar por 2 anos e ganhar o 3° ano de utilização.

Os planos Sige Cloud podem abranger três, sete ou dez usuários, e em todos eles você também terá o SigeBank, o SigeLoja, o Sige Lite ERP offline e o SigeMobi APP para vendas.

  • Plano Intermediário: R$ 134,64/mês se assinado por 1 ano, ou R$ 89,76/mês para assinatura de 3 anos;
  • Plano Profissional: R$ 195,90/mês para assinatura anual, ou R$ 130,60/mês para assinatura de 3 anos;
  • Plano Ultra: R$ 306,14/mês na assinatura anual, ou R$ 204,09/mês na assinatura de 3 anos.

Integrações

Para que você consiga vender mais e ainda sincronizar a gestão de vendas de sua loja física com as vendas online de forma centralizada, o Sige Lite se integra a diversas plataformas de e-commerce e marketplaces, como: 

Entre muitas outras.

Para quem o Sige Lite é indicado?

Sige Lite é indicado para micro e pequenas empresas dos seguintes segmentos:

Já o Sige Cloud pode ser utilizado também por empresas de médio porte, indústrias, prestadores de serviços de diversos ramos e no comércio eletrônico.

Outros detalhes do Sige Lite

  • O Sige Lite é seguro?

O Sige Lite é uma plataforma que conta com sistema de segurança SSL, além de ser armazenado e hospedado no datacenter Amazon AWS, considerada uma das plataformas de nuvem mais estável e segura do mundo.

Também é programado para realizar backups de arquivos a cada 24 horas, sendo assim, seus documentos se manterão seguros e sem correr risco de perda ou vazamento de dados.

  • O Sige Lite é confiável? 

O Sige Lite é utilizado por grandes corporações já consolidadas no mercado, como a Unilever, e também tem parceria com outras plataformas bastante conhecidas, como Mercado Livre, Google, Amazon Web Services e Mastercard.

Isso aumenta a confiabilidade do software por ter estes e outros grandes nomes vinculados à sua marca. 

Conclusão

Sige Lite é um ERP que pode ser bastante útil para micro e pequenas empresas que estão iniciando suas atividades.

É uma ferramenta que consegue acompanhar o desenvolvimento das empresas disponibilizando cada vez mais soluções efetivas conforme o crescimento do negócio, para um gerenciamento completo e integrado de todos os setores, contando com atualizações em tempo real e armazenamento de dados em nuvem.

Um dos diferenciais do Sige Lite é o custo-benefício, sendo que mesmo não cobrando valores altos para sua aquisição oferece as principais ferramentas de gestão, o que ajuda diretamente empresas que ainda não podem investir muito neste tipo de solução.

O Sige Lite e sua extensão Sige Cloud, permitem que você gerencie suas finanças, suas vendas físicas e/ou online, seu estoque e sua contabilidade, te fornecendo ainda relatórios detalhados para que você dê o direcionamento certo aos seus recursos.

No próprio Sige Lite, você ainda consegue montar sua loja online e fazer integração com outras inúmeras plataformas para não perder nenhuma oportunidade de negócio e ser cada dia mais assertivo em suas análises.

Dê uma olhada também na categoria completa de ERPs no portal B2B Stack, onde você consegue fazer comparativos entre ferramentas e ver as avaliações de usuários reais que te ajudam na busca da melhor opção para seu negócio. 

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados