Saiba como encurtar links com o TinyURL

Publicado em 20 de abril de 2021

TinyURL, assim como outros encurtadores de URL, são importantes ferramentas que auxiliam os profissionais que trabalham com marketing e estratégias de vendas por redes sociais e/ou e-mail marketing.

Esses encurtadores facilitam a digitação e memorização de links, do ponto de vista do leitor, e do ponto de vista da empresa, ajudam a mensurar o quanto sua campanha de marketing digital está dando certo, além de livrar caracteres em suas postagens. 

Mas agora, vamos ver detalhadamente o que são essas ferramentas, o que é TinyURL, suas funcionalidades, preços e daremos um tutorial básico de utilização.

O que é um Encurtador de URL?

Encurtador de URL é uma ferramenta que permite a contração dos links de divulgação de suas páginas, tornando-os mais curtos, fáceis de visualizar, de digitar e principalmente, deixando-os mais bonitos e agradáveis esteticamente.

Além disso, links muito extensos, cheios de pontuações, sinais e palavras podem não passar credibilidade aos leitores.  Utilizando um encurtador de URL, seus leads e clientes não pensarão que seu link se trata de spam ou de um link malicioso.

Algumas redes sociais como Twitter, impõem limites de caracteres para as publicações. Neste caso, mesmo que seu link de divulgação seja limpo, se conter muitos caracteres, você perde em quantidades de letras e palavras para fazer um bom marketing de conteúdo para seus seguidores.

Sendo assim, os encurtadores de URL diminuirão a quantidade de caracteres de seu link para que você não perca a oportunidade de dar mais detalhes em suas postagens.

Para que serve um encurtador de URL?

Os encurtadores de URL têm como principais funções despoluir textos, postagens ou e-mails de divulgação de sua marca, garantindo uma leitura limpa, e poupando números de caracteres, sobrando espaço para que você digite mais informações sobre seus produtos, serviços e sobre sua empresa.

Encurtando sua URL de divulgação, você também facilita a memorização destes links por parte dos leitores, sendo que, caso ele não consiga clicar no link compartilhado ou copiá-lo, como ocorre com imagens, por exemplo, ele poderá digitá-lo tranquilamente em sua barra de busca. 

Os encurtadores de URL também podem trazer ferramentas para gestão dos links criados. É possível rastrear a quantidade de cliques em cada link e saber de onde vieram, te ajudando a metrificar o quanto sua campanha está sendo relevante para seu público.

As ferramentas de edição dos encurtadores de URL permitem que você personalize os links criados colocando palavras-chave importantes ou incluindo seu domínio, para que seu leitor saiba do que este link se trata antes mesmo de clicar.

Veja também nosso post sobre encurtador de URL e por que usá-lo, conferindo também algumas dicas de ferramentas.

O que é o TinyURL?

TinyURL

TinyURL é um encurtador de URLs desenvolvido em 2002, com o objetivo de otimizar os links de divulgação de sua plataforma de forma ágil e prática e que redireciona bilhões de links por mês. 

O TinyURL pode ser utilizado gratuitamente, apenas acessando a plataforma e inserindo o link a ser encurtado na caixa de texto da página inicial, sendo que nesta opção só será possível utilizar a funcionalidade de encurtamento do link, compartilhamento e cópia do mesmo.

Mas pode ser acessado também ativando uma conta na plataforma TinyURL. Neste caso,  existe a opção de utilizar o plano grátis, porém, contando com mais funcionalidades do que sem se registrar na plataforma, e através da assinatura de um dos planos oferecidos, você conta com ainda mais funcionalidades exclusivas.

TinyURL permite que você encurte seus links e os rastreie individualmente ou em grupo, por dia, horário, por localização dos cliques, quantidade de cliques, e outras métricas que favorecem suas análises sobre a eficiência de sua estratégia de marketing.

Em seu painel de controle, você encontra até mesmo a quantidade de cliques humanos, ou seja, realizados por pessoas reais, e quantidades de cliques de bot, aqueles que vieram de sistemas automatizados.

Você também consegue ver os cliques exclusivos, que são os dos usuários que clicaram em seu link pela primeira vez, os não exclusivos, que são os dos usuários que clicam repetidas vezes, e informações como: onde o usuário encontrou seu link, navegador e dispositivo utilizados no acesso, idioma, entre outras.

Se você acessou o TinyURL e encurtou um link sem criar cadastro e depois decidiu se cadastrar, o link criado anteriormente quando você ainda não possuía cadastro na plataforma pode ser recuperado para seu painel de controle.

O TinyURL também permite o redirecionamento para uma página nova de sua empresa que foi criada depois do link já gerado. Desta forma, você não perde tráfego pelo link antigo e não corre o risco de seu seguidor ser direcionado para uma página que não existe. 

Com as ferramentas de personalização de links, você pode editar o link criado e utilizar seu próprio domínio ou os domínios disponibilizados pela própria plataforma.

Planos e funcionalidades TinyURL

TinyURL possui 4 tipos de planos: Gratuito, Pessoal, Pró e O Negócio. Todos os planos pagos são faturados de forma anual. Abaixo, daremos mais detalhes:

Plano Gratuito: basta criar a conta e verificar o e-mail para começar a utilizar. Oferece as funcionalidades:

  • Encurtamento ilimitado de URLs;
  • 1.000 solicitações de API por mês;
  • Personalização do final dos URLs encurtados;
  • Disponibilização de domínios;
  • Monitoramento e análise básica dos links encurtados e compartilhados;
  • Armazenamento do histórico de cliques por até 30 dias;

Plano Pessoal: $ 7,99/mês ($ 95,88/ano). Disponibiliza todas as funcionalidades presentes no plano gratuito e mais:

  • Rastreamento de até 300 links ativos por mês;
  • Até 10.000 solicitações de API por mês;
  • Organização de links por tags;
  • Painel Analytics em todos os links;
  • Permissão de registro de seus próprios domínios e subdomínios;
  • Armazenamento de histórico de cliques por até 1 ano;
  • Gráficos de análises de cliques;
  • Mapa de calor;
  • Popularidade dos cliques por horário e por dia da semana;

Plano Pró: $ 29,90/mês ($ 348/ano). Contém todas as funcionalidades presentes no plano Pessoal, diferenciando-se em:

  • Rastreamento de até 5.000 links ativos por mês;
  • Até 40.000 solicitações de API por mês;
  • Armazenamento de histórico de cliques por até 2 anos;

Plano O Negócio: $ 199/mês ($ 2.388/ano). Possui todas as funcionalidades presentes nos planos Pessoal e Pró, diferenciando-se em:

  • Rastreamento de até 50.000 links ativos por mês;
  • Até 250.000 solicitações de API por mês;

Caso nenhuma dessas opções atenda ao seu negócio, você pode entrar em contato diretamente com o canal de vendas TinyURL para personalizar as funcionalidades que você precisa e solicitar o orçamento.

Como encurtar URLs com o TinyURL?

Para utilizar o encurtador TinyURL gratuitamente e sem cadastro, basta acessar o site da plataforma de qualquer dispositivo, inserir o link para otimização na caixa de texto “Insira um URL longo para fazer um TinyURL” e clicar em “Faça TinyURL!”;

TinyURL

Ao clicar no botão, seu link já aparecerá encurtado;

TinyURL

E você poderá realizar algumas ações, como compartilhar seu link criado diretamente em suas redes sociais, por e-mail, gerar QR Code, visitar a página do link criado;

TinyURL

Ou apenas copiar o link curto;

E ao clicar em “Meus URLs” sem criar uma conta, você verá apenas o link mais recente que criou, e executar as mesmas ações já descritas anteriormente. Porém, ao criar uma conta, você terá acesso a outras funcionalidades como editar o link, ver estatísticas, entre muitas outras.

Caso prefira criar a conta para acessar as demais funcionalidades da plataforma, é só clicar em “Inscrever-se”, realizar seu cadastro, ler os termos de uso e a política de privacidade, e clicar em “Crie A Sua Conta Aqui”.

Conclusão 

Como podemos ver, os encurtadores de URL podem oferecer diversos benefícios ao setor de marketing e aos seguidores de sua companhia.

O TinyURL além de disponibilizar o encurtamento de seus links, ainda oferece um acompanhamento total de seus links curtos criados na plataforma.

Com o TinyURL você conta com funcionalidades de compartilhamento em suas redes sociais e e-mail pela própria plataforma, e até mesmo com o rastreamento de todos os cliques que eles tiveram por dia, horário ou período e com visualização por gráficos.

Se você ainda não conhecia essas ferramentas, dê uma olhada na categoria completa de encurtador de URL no Portal B2B Stack.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados