Verificação de e-mail: por que a sua empresa precisa realizar?

Publicado em 6 de março de 2023

verificação de e-mail

A coordenação de uma empresa exige a busca por novas estratégias para que os setores do negócio funcionem de forma adequada. Nesse cenário, a verificação de e-mail surge como um processo necessário na aplicação das estratégias de marketing e também do comercial. 

Em um primeiro momento isso pode parecer óbvio: as campanhas acontecem e sua lista de e-mails irá aumentar pois novos leads entrarão na sua base de contatos. Por outro lado, vale entender que o cenário demanda atenção por parte dos profissionais dos dois setores que mencionamos anteriormente. 

De forma constante, quando o foco é a realização da estratégia de e-mail marketing,  as equipes responsáveis precisarão verificar se todos os endereços acrescentados na lista são válidos, visando melhorar a reputação do remetente e a entregabilidade, e diminuir as taxas de bounce. 

Assim, não há como negligenciar a verificação de e-mail. Essa é uma etapa fundamental após a criação da lista de leads. É sobre ela que o conteúdo abaixo foi desenvolvido e você está convidado para continuar a leitura e saber mais sobre o assunto.

Vamos lá? 

Entenda o que é verificação de e-mail 

Para explicar sobre a verificação de e-mail é preciso entender que existe uma diferença entre ela e a validação de e-mail. A semelhança no nome dos dois processos pode gerar uma certa confusão, porém, é válido destacar que as funções deles são diferentes. 

Na verificação de e-mail ocorre o processo de verificação, como o próprio nome já diz,  sobre um endereço existente e ativo na plataforma. Com esse status, o endereço torna-se  válido para receber mensagens de outros remetentes. 

Neste contexto, a verificação pode acontecer em massa ou de forma individual. O processo exige a aplicação de uma série de etapas, onde as mais comuns são análise de sintaxe, catch-all, domínio, registro de MX e o ping do endereço de e-mail.- 

Já a validação de e-mail é o resultado final da verificação, ou seja,  ela irá fornecer o resultado da análise por meio das seguintes classificações: “válido”, “inválido” e “não verificável”.

Outro ponto importante é que a validação também contribui para avaliar informações adicionais que, geralmente, chegam junto com o e-mail e até mesmo na verificação sobre a origem do lead. 

Por que a verificação de e-mail é um processo importante?

O primeiro e mais importante motivo é ignorar que a verificação pode provocar sérios problemas na sua campanha de e-mail marketing. E claro, antes de enfrentá-los é melhor trabalhar com a prevenção, não é mesmo?

Por isso, conheça outros motivos que fazem da verificação de e-mail uma etapa fundamental para fortalecer a sua estratégia de envio das mensagens. 

1: listas de e-mail sempre atualizada

Existem alguns fatores que tornam os endereços de e-mail desatualizados ou inválidos, como a troca de emprego e o desligamento da empresa, por exemplo. Neste cenário, o recomendado é verificar as listas de e-mail regularmente – uma vez a cada dois meses – para que a reputação do remetente não seja prejudicada. 

2: Diminui os hard bounces 

Quando o e-mail retorna ao remetente em função do destinatário não existir, isso é chamado de hard bounce. Essa falha ocorre quando o envio é feito para um endereço inválido. Neste cenário, a verificação de e-mail entra em cena para diminuir este tipo de erro que contribui para inflar as taxas de rejeição. 

E sobre isso, vale lembrar: quando as taxas de rejeição aumentam, a tendência é que a sua reputação de remetente diminua e depois de um certo limite, o seu domínio pode ser punido pelos provedores de e-mail. Por isso, nem pense em negligenciar o processo que você conheceu neste artigo. Combinado? 

3: Melhora a entregabilidade e a reputação do remetente

Não importa o quanto a linha de assunto seja bem bolada ou a oferta seja tentadora – 

se o seu e-mail não chega à caixa de entrada, os assinantes não terão uma chance de 

interagir com ele.

A verificação de e-mail garante que as suas mensagens cheguem à caixa de entrada eliminando endereços de e-mail inválidos. Com isso, a sua taxa de entregabilidade permanece alta e a reputação do remetente é preservada. 

 

Como a sua empresa pode realizar a verificação de e-mail?

Atualmente, seja por parte das equipes do Comercial ou de Marketing, a grande missão que envolve o desenvolvimento das campanhas de e-mail marketing é alcançar as pessoas certas no momento certo, por meio de uma comunicação eficiente. 

Mas, para isso, é preciso vencer algumas barreiras que surgem no digital – como  contatos desatualizados ou incorretos – para que a campanha de e-mail marketing gere um ROI positivo. Aqui, entra em cena o BriteVerify da Validity. Ele é a solução para que a sua empresa tenha uma lista de e-mails limpa e acionável.

Isso porque o programa verifica o status de cada endereço e filtra endereços inválidos, antes que o seu e-mail seja enviado. Outro destaque que torna a ferramenta uma grande aliada das suas equipes comerciais e de marketing, é a otimização do banco de dados.

Assim é possível garantir que a experiência do cliente e das equipes internas seja sem atrito, pois o BriteVerify trabalha pela saúde dos dados que estruturam a sua base de e-mails, afastando os endereços inválidos. 

>>> Em nosso blog, você aprende mais sobre como evitar a má qualidade dos dados aqui. 

Enviar mensagenspara destinatários problemáticos prejudica a sua reputação com os provedores de e-mail. Com uma reputação de remetente ruim, mais mensagens vão parar na pasta de spam, então, trabalhar com a prevenção é fundamental.

Com o BriteVerify, a reputação do seu remetente  está protegida, o que reduz as taxas de rejeição e permite o engajamento de mais pessoas com a sua marca, ou seja, tudo o que você precisa para revolucionar as campanhas de e-mail realizadas pelo marketing da sua empresa. Afinal, as oportunidades no digital passarão a ser convertidas em vendas reais. 

Já utilizou a solução ou quer saber a opinião de outros profissionais sobre ela? Então não deixe de conferir a página de avaliações BriteVerify no portal da B2B Stack.


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