Gestão financeira empresarial: conheça as 10 principais tendências

Publicado em 25 de agosto de 2022

gestão financeira empresarial

A gestão financeira empresarial pode ser definida como um conjunto de ações e procedimentos administrativos relacionados com planejamento, execução, análise e controle das atividades financeiras de um negócio, independente do seu porte ou segmento. 

 

Podemos dizer que o principal objetivo da gestão financeira é maximizar os resultados de um negócio, com a utilização de processos, métodos e ferramentas. Alguns princípios, fundamentos e ferramentas da gestão financeira acompanham as empresas há muito tempo, porém, com a evolução da tecnologia, dos modelos de negócio e da gestão, de tempos em tempos novas tendências aparecem e são muito importantes estarem no radar dos gestores. Confira abaixo algumas dessas tendências.

Automações e integrações na gestão financeira empresarial

Diversas tarefas de um departamento financeiro são majoritariamente operacionais, como por exemplo contas a pagar e contas a receber. Com a tecnologia, robôs e plataformas estão automatizando estes processos, possibilitando uma gestão do fluxo de trabalho mais ágil. E, além das automações, cada vez mais percebe-se a importância da integração de dados e plataformas.

Dados na nuvem

Apesar de não se de hoje, colocar os dados financeiros na nuvem continuam sendo uma forte tendência. A necessidade e o investimento em espaços físicos, máquinas e servidores potentes passa a dar lugar pela contratação de serviços na nuvem, trazendo maior segurança e democratização.

Agile Finance

A metodologia ágil é uma forma de gerenciar projetos, com maior rapidez nos processos e nas atividades e com maior flexibilidade. Cada vez mais empresas adotam essa metodologia como forma de melhorar resultados e aumentar a produtividade. A Agile Finance surgiu justamente a partir desta metodologia, para abranger a tecnologia e os métodos que aumentem a produtividade e a eficiência nos processos financeiros.

 

Inteligência artificial

Ainda falando dos robôs, eles estão “aprendendo” muitas das atividades e rotinas dos seres humanos, inclusive na análise de dados. A inteligência artificial está possibilitando, cada vez mais, que sejam feitas simulações, pesquisa de dados, análises e monitoramentos. ERP’s e ferramentas de inteligência de negócios (BI) passam a ganhar cada vez mais integrações e suporte na gestão da empresa.

Blockchain, criptomoedas e ativos digitais

A tecnologia Blockchain surgiu junto com o Bitcoin, em 2008, como um sistema descentralizado e tendo a criptografia como forma de segurança. De lá para cá, a tecnologia passou a ser utilizada não só no meio das criptomoedas, mas sim em diversos setores que trabalham com dados, de maneira mais segura, ágil e automatizada.

As criptomoedas, mesmo com toda a sua volatilidade, passam a aparecer cada vez mais no dia a dia das pessoas e empresas. Além das criptomoedas tradicionais, como Bitcoin Ethereum, outros ativos digitais passam a marcar cada vez mais presença, como NFT’s, smart contratcs e até o metaverso.

Digitalização, fintechs e TechFin

Cada vez mais as fintechs se mostram como grandes aliadas na gestão financeira empresarial. Por meio destas soluções, as empresas passam a contar com um “mar” de opções que promovem a digitalização e oferecem soluções em diferentes categorias: meios de pagamento, contas digitais, empréstimos, contabilidade, crowdfunding, fidelização, controle financeiro, câmbio, investimentos, seguros (insurtechs), cartões, dívida, risco. Além disso, as empresas podem passar a oferecer e criar os seus próprios serviços financeiros, através das chamadas TechFins.

Agenda BC#

Se você acha que o Banco Central do Brasil ia ficar de fora de tanta transformação, você se engana. Com a Agenda BC#, lançada em 2019, o Banco Central passou a trazer uma série de transformações para o sistema financeiro brasileiro, como o Pix, o Open Finance e o Real Digital. A proposta é de trazer, cada vez mais, inclusão, competitividade, transparência, educação e sustentabilidade.

Cibersegurança

O mundo está cada vez mais digital e, em paralelo a isso, cada vez mais crescem as tentativas de crimes neste ambiente, com a percepção do grande valor que os dados possuem. Com isso, a cibersegurança passa a ser fundamental nas empresas, em acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O CFO passa a ter um papel fundamental na intensificação da gestão de riscos, viabilizando a proteção de dados do negócio. 

Pauta ESG

Os pilares Ambiental, Social e de Governança se mostram cada vez mais importantes no mercado financeiro. Estes três pilares formam a chamada pauta ESG, que promove boas práticas empresariais que passam a agregar valor nas empresas e chamar mais a atenção dos investidores.

Terceirização

Com a tecnologia, novas formas se mostram possíveis para a gestão financeira a partir do mundo virtual. Soluções passam a viabilizar a terceirização de rotinas financeiras (BPO) e até a contratação de um CFO externo, através do CFO as a Service

Quer ficar por dentro destas e outras tendências que cada vez mais se concretizarão na gestão financeira empresarial? Participe da Finance Conference 2022 e fique por dentro!


Artigos relacionados