Saiba o que é Conexia e como conectar tecnologia e educação

Publicado em 16 de setembro de 2021

Você sabe o que uma plataforma como a Conexia Educação pode fazer para aprimorar o ensino na sua escola? Acompanhe este texto para entender.

Há muito tempo o ensino tradicional tem deixado claro que já não é mais capaz de recuperar a defasagem escolar fixada no país, principalmente depois da pandemia de COVID-19.

Segundo dados divulgados de uma pesquisa do Instituto Datafolha, em 2020 cerca de 4 milhões de estudantes com idades entre 6 e 34 anos interromperam os estudos, o que representa uma taxa de evasão escolar de 8,4%.

Isso significa que eles não tiveram os recursos apropriados e autonomia para continuarem estudando, conexões à internet adequadas, ou ainda, não tiveram apoio de familiares que ajudassem durante o período de adaptação do ensino à distância.

Felizmente, hoje contamos com inúmeras ferramentas tecnológicas que são capazes de engajar alunos, professores e familiares, e melhoram, além de padronizar, a qualidade e os métodos de ensino, tanto presenciais quanto virtuais ou híbridos.

Mas, ainda é necessário amadurecer a discussão entre todos os órgãos públicos, iniciativa privada, alunos, professores e familiares sobre como construir projetos de ensino mais inclusivos para evitar a evasão escolar, e principalmente, como transformar digitalmente as escolas para que novas práticas atualizem todo o sistema educacional.

Quer ir para algum tópico específico? É só clicar aqui em baixo 👇

Transformação digital nas escolas

Em 2019, as moradias com acesso à internet representavam 82,7% do total de residências pesquisadas pelo IBGE, registrando um aumento de 3,6 pontos percentuais em relação a 2018.

E como podemos ver, a tendência é que cada vez mais domicílios brasileiros sejam alcançados pela internet com o passar do tempo, portanto, o futuro é o uso da tecnologia em massa.

Outro fato é que as novas gerações estão cada vez mais conectadas com a tecnologia e recebendo informações vindas de diversas fontes.

Além disso, manter esses alunos sem o celular na mão até terminar a aula, como no modelo de ensino tradicional, é quase que uma batalha perdida.

Por esses e outros motivos é que se tornou mais do que necessário conciliar tecnologia e educação, e assim, ensinar como utilizar essas ferramentas de forma saudável e fazer com que os alunos obtenham o máximo do seu desempenho e foco, com discernimento sobre como e onde buscarem informações e dados verídicos.

Os pilares da transformação digital

Acreditar no verdadeiro potencial das pessoas, mudança de mentalidade e de cultura organizacional e utilização da tecnologia. Esses são os pilares da transformação digital.

Se engana quem pensa que somente as grandes corporações podem ser totalmente transformadas digitalmente.

As escolas têm tudo a ver com esses pilares, uma vez que sua função é justamente pensar na experiência dos alunos e seus responsáveis, bem como fornecer as ferramentas certas e os treinamentos adequados para os professores.

A transformação digital nas escolas não é uma tarefa fácil, mas traz inúmeros benefícios, como melhor acompanhamento dos alunos com base em dados analíticos sobre suas verdadeiras facilidades e dificuldades, união de teoria e prática e engajamento dos familiares.

Além disso, oferece mais segurança e organização das informações dos alunos, já que tudo é salvo na nuvem, eliminando desperdício de papéis e otimizando espaço.

Tudo isso faz com que as escolas tomem decisões assertivas sobre estratégias de ensino, nivelem o aprendizado nas salas de aula e preparem melhor os alunos tanto para vestibulares quanto para o mercado de trabalho, que exige cada vez mais conhecimento sobre as tecnologias e processos digitais.

O que é Conexia?

A imagem mostra quatro logos das respectivas soluções da Conexia. Na ordem da esquerda para direita temos: 'AZ', 'high five', 'my life' e 'ubbu'.

Conexia é uma plataforma de educação voltada para escolas, presente em mais de 30 países e com mais de 400 escolas parceiras no Brasil.

Com o objetivo de acelerar a transformação digital, aprimorar os métodos de ensino com o uso de tecnologia e fazer os alunos pegarem gosto pelo estudo, a Conexia oferece conjuntos de soluções que atendem desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, por meio de marcas como as Escolas em Rede AZ, Pueri Domus, Múltiplo e High Five Bilingual School.

No portfólio de produtos da Conexia estão ferramentas para desenvolver habilidades socioemocionais dos alunos, plataforma de idiomas, de gamificação, de distribuição de conteúdos e matérias, integração com o Zoom para realização de videoconferências, entre muitas outras.

Como funciona a Conexia?

As soluções Conexia são disponibilizadas em módulos, que podem ser adquiridos de acordo com as necessidades da escola ou todos integrados na plataforma Conexia LEX.

Todo o processo de implementação das ferramentas é planejado e guiado pelos especialistas da Conexia, que oferecem treinamentos a todos os profissionais da escola.

Cada escola possui seu próprio time de atendimento dedicado, que irá apoiar desde a utilização da plataforma até a gestão das suas métricas.

"Trabalhamos com conteúdo, metodologia, tecnologia, atendimento e suporte completo para que tudo isso funcione. Esses são os grandes diferenciais que a Conexia e nossos parceiros oferecem", explica o diretor de Soluções Digitais da Conexia Educação, Diego Volpe.

Os professores têm acesso a materiais didáticos, orientações, capacitações e atualizações constantes para darem as melhores aulas.

Os alunos, por sua vez, podem acessar as plataformas Conexia e obter conteúdos e materiais regulares, o que garante mais autonomia em sua aprendizagem integral, e por consequência, os estimula a terem e lidarem com mais responsabilidades.

Além das videoaulas, os alunos podem fazer atividades com feedback instantâneos, plataforma online de redação e dashboard de acompanhamento dos seus resultados.

Os alunos de Ensino Médio ainda podem personalizar seus conteúdos para serem direcionados especificamente para a área em que pretendem atuar ao saírem da escola.

Os pais e responsáveis também têm participação ativa neste processo de aprendizagem acompanhando a performance dos seus filhos em tempo real.

Soluções Conexia

A Conexia reúne diversas marcas para disponibilizar recursos de educação de forma integrada e centralizada. Veja abaixo os principais produtos oferecidos.

Formação Integral: AZ

A plataforma AZ de Aprendizagem é uma solução de Educação Infantil até Pré-vestibular, que permite a personalização dos estudos, inclusive conforme as habilidades e dificuldades dos alunos.

Ela pode ser acessada de qualquer dispositivo com internet, sendo uma ferramenta de ensino híbrido, que proporciona a flexibilidade adequada para que o aluno faça suas tarefas de qualquer lugar.

Na AZ, a comunidade escolar tem acesso:

  • A conteúdos e materiais didáticos;
  • Ao APP para dispositivos móveis;
  • A mais de 49 mil videoaulas e vídeos de resolução;
  • A trilha de estudos personalizada;
  • A plataforma de jogos lúdicos e interativos em inglês e em português;
  • A Cadernos e Simulados do Enem e de vestibulares regionais;
  • Atividades e exercícios com feedbacks em tempo real;
  • Dashboard de acompanhamento tanto para os professores quanto para os alunos e familiares.

E um dos pontos mais importantes: a vivência digital.

Ensino Bilíngue: High Five Bilingual School

Imagem de mostragem de apostilas do Conexia

O programa bilíngue High Five Bilingual School possui uma metodologia ativa que visa engajar alunos, pais, professores, gestores e mantenedores, além de estimular a aquisição natural do idioma de forma imersiva, desde a educação infantil.

Este programa possui 3 pilares:

PBL – Project-Based Learning, na qual os projetos de aprendizagem contextualizam o cotidiano e linguagem dos alunos para dar significado às aulas.

CLIL – Content and Language Integrated Learning, que incorpora a língua aos conteúdos acadêmicos.

ELT – Language Structuring, que possui materiais para conciliar o ensino da língua com a apropriação fonética, adaptados a diversas situações sociais.

Educação Socioemocional: My Life

O programa My Life é uma parceria da Conexia com o Instituto Ayrton Senna para o desenvolvimento socioemocional dos alunos e criação de um projeto de vida saudável para o aluno, voltada para o Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio.

Entre as competências socioemocionais trabalhadas no programa estão engajamento com os outros, amabilidade, abertura ao novo, autogestão e resiliência emocional.

A metodologia utilizada foi testada por pesquisas científicas e inclui conteúdos para o aprendizado bilíngue.

Os pais e professores podem acompanhar individualmente o desempenho do aluno através de um painel de controle e o aluno pode acessar os conteúdos de forma 100% digital.

Fluência Digital: Ubbu

Imagems de jogos eletrônicos feitos com a plataforma Ubbu

Ubbu é uma plataforma para Educação Básica desenvolvida para adicionar ciência da computação e código binário à grade curricular da escola.

Essa plataforma estimula a criatividade e o raciocínio lógico dos alunos através de conteúdos em vídeos, jogos e desafios e permite o acompanhamento semanal de seu desempenho.

Conclusão

É sabido que a cultura digital está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, e principalmente, no mercado de trabalho.

Por isso, estimular alunos e professores a desenvolverem um mindset digital é o futuro da educação, além de ser um preparo fundamental para os desafios que estes alunos encontrarão em sua jornada educacional e profissional.

Visando apoiar toda a comunidade escolar formada pela escola, professores, alunos e seus familiares na transformação digital e mudança dos métodos de ensino, a Conexia oferece diversas soluções.

Através delas, os alunos podem personalizar seus estudos, aprender idiomas, carreiras, obter materiais didáticos, utilizar jogos para o aprendizado de matérias, metrificar sua performance, entre muitos outros recursos.

As escolas e professores também contam com a padronização e aprimoramento no ensino a partir de ferramentas tecnológicas atualizadas constantemente, conforme as exigências do mercado, além de obterem dados indispensáveis para o monitoramento dos alunos e suporte dedicado em todos os processos.

Tudo para centralizar todos os recursos de educação necessários em um só lugar.

Quer conhecer mais soluções inovadoras como a Conexia? Navegue pela B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados