Um guia sobre o ERP Cigam, saiba se é a ferramenta ideal para a sua empresa!

Publicado em 13 de abril de 2021

A transformação digital está cada vez mais presente no dia a dia das empresas de todos os portes e segmentos do mundo todo. Para auxiliar seu negócio diante deste cenário de transformação, o ERP Cigam foi desenvolvido e conta com ferramentas inovadoras para automatizar todos os seus processos de gestão.

O estudo “ICTD- Índice CESAR de Transformação Digital” que mapeia o quanto as empresas nacionais estão amadurecendo neste processo, demonstrou que no ano de 2020, em meio à crise sanitária global de COVID-19, a maior parte das empresas que responderam à pesquisa estão preparadas para apostar na tecnologia como forma de melhorar seus resultados. 

São 72,79% das organizações participantes propensas à adoção da transformação digital e inovação após as análises dos impactos positivos desta estratégia durante o período de pandemia, e 71,34% das empresas afirmam que a pandemia antecipou melhorias de processos e implantação de novas soluções digitais que já estão trazendo resultados.

Em 2021, segundo o estudo, o que se pode esperar é que as empresas amadureçam ainda mais neste processo de transformação para se tornarem cada vez mais competitivas no mercado.

Os ERPs são importantes ferramentas para empresas que querem aumentar sua produtividade, padronizar processos e fazer parte da transformação digital que está movendo o mundo nesta 4ª Revolução Industrial, e é sobre um deles que iremos falar hoje: o ERP Cigam.

Antes de tudo, o que é o sistema ERP?

ERPs (Enterprise Resource Planning), ou na tradução literal, Planejamento dos Recursos Empresariais, são soluções que automatizam todo o processo de gestão das empresas, integrando todos os setores do negócio para se obter uma visão macro e sincronizada de todos os resultados, facilitando assim, as tomadas de decisões e direcionamento correto dos recursos da empresa.

Os ERPs conectam através de módulos desde os setores financeiro, contábil, jurídico e recursos humanos até o comercial, estoque e logística, trazendo uma série de funcionalidades para uma administração assertiva, eficaz e que reduz falhas operacionais, otimiza tempo e custos, e por consequência, aumenta a produtividade e receita da empresa.

Por serem adquiridos em módulos você economiza porque só gasta com o que realmente precisa em sua empresa, sendo que, conforme seu negócio cresce e as demandas aumentam, você pode adicionar mais módulos de acordo com suas necessidades.

Os ERPs dão maior transparência e confiabilidade às análises de resultados pois contam com inteligência artificial, BI ou outras tecnologias para calcular e digitalizar dados, além de manter estes dados seguros por se adequarem às LGPD.

Quais são os tipos de sistema ERP?

Os ERPs são divididos em 6 tipos: legado, engessado, gratuito, back office para e-commerce, verticalizado para varejo físico e os ERPs idealizados para omnichannel. Vamos conferir do que se trata cada um.

  • ERP legado: são softwares ERPs que possuem tecnologia antiga e não sofreram evoluções ao longo do tempo, possuindo até linguagens de programação já descontinuadas do mercado, e portanto, não conseguem acompanhar o desenvolvimento de uma empresa;
  • ERP engessado e ERP focado em pequenas empresas: por serem caracterizados e conhecidos pelos baixos preços, esses softwares ERPs podem não suportar as altas demandas do negócio em crescimento por conterem funcionalidades limitadas. Em longo prazo, a empresa que contrata este tipo de ferramenta pode ter de migrar para outro ERP ou complementá-lo com recursos alternativos como planilhas e docs;
  • ERP gratuito: são softwares ERPs que oferecem seus serviços gratuitamente, porém, normalmente possuem limitações de usuários e/ou funcionalidades, sendo indicados apenas para quem está começando um pequeno negócio, sendo necessário complementá-lo com outras ferramentas ou trocá-lo conforme o crescimento da empresa;
  • Back office para e-commerce: são sistemas que fazem integrações com as diversas plataformas e-commerce, oferecendo funcionalidades para faturamento, logística de entregas, trocas ou devoluções de produtos adquiridos através de suas lojas virtuais, e para cadastro de produtos. São ferramentas que não podem ser consideradas ERPs de fato pois não possuem todas as funcionalidades básicas de um ERP, mas, que podem ser utilizadas em conjunto com esses softwares.
  • ERP verticalizado para varejo físico: são ERPs que possuem funcionalidades especializadas somente para varejo físico e/ou franquias, como módulos para PDV (ponto de venda), gestão de cadastros, gestão financeira (embora não muito aprofundada), gestão de estoque e de compras. 
  • ERP para omnichannel: são os mais novos ERPs disponíveis no mercado, que sofreram evoluções em relação aos sistemas antigos, e que comportam todas as demandas de uma empresa em crescimento. 

Esses ERPs conseguem realizar integrações com e-commerces, marketplaces, aplicativos, com plataformas de billing e meios de pagamentos, logística, e que possuem todas as funcionalidades para a gestão completa do negócio, contando com módulos financeiros, de gestão de vendas, estoque, compras, contábil, entre outras.

O que é ERP Cigam?

ERP Cigam

ERP Cigam é um software 4.0 para automatização da gestão empresarial, indicado para médias e grandes empresas dos segmentos de agronegócio, varejo, distribuição, indústria e serviços, desenvolvido para acelerar a transformação digital de seu negócio e que pode ser utilizado em qualquer dispositivo.

O software ERP Cigam possui mais de 5 mil clientes e oferece mais de 70 módulos para gestão completa e inteligência de negócio de sua empresa, entre eles estão módulos de BI, gestão financeira, CRM, logística, gestão de materiais, gestão de serviços e gestão de projetos.

Além disso, possui módulos para gestão de folha de pagamento, recrutamento e seleção, portal RH, contabilidade, entre muitos outros.

O ERP Cigam conta com uma assistente virtual com quase 8 mil perguntas e respostas cadastradas, que interage com você por voz ou texto, e que te auxilia na utilização das funcionalidades e em buscas nos manuais de utilização do software.

A tecnologia BI Cigam organiza os dados inseridos no software para facilitar as análises e monitoramento dos resultados da empresa, e em tempo real, além de ser personalizável conforme suas necessidades e oferecer fácil implantação.

Com agilidade e eficiência ao colher os resultados de seu negócio, as tomadas de decisão se tornam mais assertivas e você economiza recursos, pois saberá exatamente onde e em que momento deve investir.

No que o ERP Cigam pode agregar ao setor financeiro?

A saúde financeira de uma empresa está diretamente ligada à uma gestão eficiente. No momento atual, não podemos contar com metodologias antigas de gestão como planilhas e docs, por exemplo. 

Além desses métodos demandarem muito tempo para inclusão de dados, serem totalmente braçais e repetitivos, ainda podem ocasionar falhas operacionais.

A gestão financeira automatizada é a forma mais assertiva de saber como anda o faturamento da empresa e assim, ficar preparado para qualquer oscilação do mercado.

Utilizando o ERP Cigam, você conecta todos os setores da empresa e obtém os resultados sincronizados de cada um, ajudando a identificar rapidamente os recursos disponíveis da empresa e o momento em que o estoque deverá ser reabastecido, por exemplo, ou qual setor precisará de mais atenção e recursos, evitando gastos e investimentos desnecessários.

Com o ERP Cigam você também controla o fluxo de caixa, as contas a pagar e a receber, e com isso, consegue ter uma previsão de como serão, financeiramente falando, os próximos dias ou meses do negócio.

Além disso, você controla os seus produtos mais e menos vendidos para que assim, consiga traçar as estratégias de marketing mais eficientes para tirar de vez determinado produto do estoque, aumentando sua receita.

Com essa otimização de tempo e custos, você aumenta a produtividade do negócio e começa a ter um crescimento sólido, organizado e padronizado.

Funcionalidades do ERP Cigam

As funcionalidades do ERP Cigam foram desenvolvidas para dar mais agilidade e assertividade na gestão de todas as áreas de sua empresa. Essas funcionalidades abrangem:

Gestão financeira:

  • Controle orçamentário, controle de limite de verbas por setor e movimentações financeiras;
  • Geração de arquivo DIRF;
  • Gestão de contratos e contas a receber e a pagar,
  • Emissão de notas fiscais;
  • Gestão de viagens, com programação de custos e vinculando as despesas diretamente ao controle orçamentário;
  • Gestão dos recebimentos por cartões, com controle das tarifas cobradas, e validação das transações pagas ou não pelas operadoras;

Gestão de custos:

  • Monitoramento de custos e despesas por período e comparações entre custos previstos e realizados;
  • Gestão estratégica de preços, contando até mesmo com análises de mercado;
  • Gestão de resultados;
  • Gestão de custo real;
  • Gestão de diversos objetos de custos como produtos, serviços, clientes, mercados, fornecedores, regiões e representantes, favorecendo estratégias de segmentação de clientes, mapa econômico da empresa, entre outros;

Controladoria:

  • Escrita fiscal, que atende à todas as obrigações legais, tanto municipais e estaduais quanto federais;
  • Gestão de contabilidade;
  • Controle patrimonial;
  • Planejamento orçamentário;
  • Auditoria fiscal;

Comercial:

  • CRM integrado, com histórico de contatos com os clientes;
  • Gestão de vendas e pedidos desde o primeiro contato com o cliente até a efetivação da venda, validando as entregas, previsão financeira, saldo por pedido, entre outros;
  • Comex Exportação;

Logística e distribuição:

  • Emissão de etiquetas;
  • Separação de produtos;
  • Controle de rotas de entregas;
  • Produção de romaneios e emissão de notas fiscais de acordo com o planejamento de entregas;

Manufatura:

  • Engenharia de produção;
  • Planejamento de aquisição de insumos e de produção;
  • Controle de produção;
  • Carga Máquina (PCP);
  • Plano Mestre de Produção (PCP – MPS);

Serviços:

  • Gestão de serviços, orçamentos, ordens de serviços, distribuição de tarefas e faturamento, inclusive via Internet RIA ;
  • Gestão de projetos;
  • Gestão de manutenção industrial;
  • Gestão e manutenção de frotas;
  • Administração de veículos;

Suprimentos:

  • Gestão de materiais e insumos, inclusive de compras;
  • Configurador de produtos;
  • Gestão de notas fiscais de entrada;
  • Comex Importação;

Recursos Humanos:

O ERP Cigam ainda permite integração a diversas outras plataformas terceiras para que ocorra migração de dados entre si, além de muitas outras funcionalidades específicas para os diversos segmentos atendidos pelo ERP.

ERP Cigam preço

Para consulta dos valores ERP Cigam, é necessário solicitar o contato da equipe de vendas na própria plataforma, pois como existem diversos módulos, você precisa montá-los de acordo com suas necessidades e por isso, os valores podem variar.

Ferramentas similares ao Cigam ERP

Vamos às dicas de algumas alternativas ao ERP Cigam:

SAP ERP

SAP ERP é um ERP para gestão de empresas de todos os portes e dos setores de: 

  • Energia e recursos naturais;
  • Indústrias de produção discreta;
  • Serviços;
  • Financeiros;
  • Bens de consumo;
  • Serviços públicos;

Podendo ser utilizado em nuvem ou on premise (com instalação nas máquinas da empresa), e possui módulos com funcionalidades para:

  • Gestão de finanças;
  • Contabilidade;
  • Fechamento financeiro;
  • Gestão de tesouraria;
  • Gestão de cadeia de suprimentos;
  • CRM;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão de RH;
  • Integração com outros aplicativos e plataformas;

O SAP ERP oferece testes gratuitos, mas para saber os valores dos planos, é necessário entrar em contato com a plataforma. 

Veja nosso guia completo SAP ERP e saiba mais sobre essa ferramenta.

Totvs ERP

Totvs ERP é um software que pode ser utilizado em nuvem ou on premise (com instalação nas máquinas da empresa), disponibilizado pela empresa Totvs, para gestão de empresas de todos os portes e desenvolvido para os segmentos:

  • Agro;
  • Construção;
  • Distribuição;
  • Educacional;
  • Financial Services;
  • Hospitalidade;
  • Jurídico;
  • Logística;
  • Manufatura;
  • Prestadores de serviços;
  • Saúde;

Assim como o ERP Cigam, o ERP Totvs é montado em módulos específicos para suas necessidades, portanto, os valores devem ser consultados com os especialistas. Os módulos contam com funcionalidades para:

  • Gestão financeira;
  • Gestão de vendas;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de compras
  • Gestão de serviços;
  • Gestão de contabilidade;
  • Gestão jurídica e fiscal;
  • Gestão de produção;
  • Produção de relatórios detalhados de todos os módulos;

Além de funcionalidades específicas para os diversos segmentos de negócios atendidos pela plataforma.

Conclusão 

Com a crescente transformação digital que vem acontecendo nos últimos anos em todos os setores empresariais, é necessário reservar um tempinho para conhecer todas as ferramentas de gestão disponíveis no mercado. 

A automatização dos processos de gestão faz com que sua empresa seja mais competitiva, pois essa automatização te ajuda a traçar estratégias eficazes para seu crescimento, e traz maior credibilidade ao seu negócio por parte dos clientes e colaboradores por manter processos padronizados.

O ERP Cigam é uma dessas ferramentas de gestão que integra todos os setores da empresa, e promete aumentar sua produtividade e assertividade nas tomadas de decisões, além de manter seus dados e informações seguras, atualizadas em tempo real e armazenadas em nuvem para que você tenha acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.

Veja a categoria completa de ERPs no portal B2B Stack, faça comparações e veja avaliações de usuários reais para que você escolha a ferramenta mais adequada ao seu negócio.

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados