Everest e o caso de sucesso da Acordo Certo

Publicado em 9 de setembro de 2022

Quando o assunto é e-mail marketing, existem diversos desafios a serem superados, para que a estratégia seja efetiva. O primeiro e mais importante deles, é garantir que os e-mails cheguem aos destinatários. Para isso é preciso ganhar a confiança dos provedores como:  Microsoft e Yahoo, evitando que os IPs da empresa sejam bloqueados ou e-mails, enviados para a caixa de spam.

Algumas empresas enfrentam dificuldades grandes em trazer resultados com e-mail marketing, sem saber que o problema pode estar relacionado a entregabilidade. Talvez esse seja o seu caso, por isso confira a seguir a história de sucesso da Acordo Certo. Uma empresa que conseguiu melhorar a entregabilidade dos e-mails marketing, usando a ferramenta certa e aumentar os resultados em menos de um mês.

A Acordo Certo e a parceria de sucesso com o Everest 

A Acordo Certo nasceu em 2015, com a missão de ajudar a população endividada  — que atualmente representa 68% das famílias brasileiras — a fazerem acordos financeiros com grandes empresas e a cada acordo fechado eles ganham uma comissão.

Como um negócio totalmente digital, a empresa sempre utilizou o e-mail como principal ferramenta de contato com clientes e prospects. Por meio dele, a maioria dos acordos acontece e a partir daí a receita entra no caixa, por isso o e-mail é um canal muito importante para o sucesso do negócio. 

Com a chegada da pandemia e os problemas econômicos impostos por ela, a empresa viu sua base de e-mails – que já era grande, dado o número de endividados no Brasil – crescer quase 5 vezes. Isso trouxe diversas oportunidades de crescimento, mas a baixa taxa de entrega fazia com que os resultados deixassem a desejar. 

Foi para solucionar esse problema e garantir a entrega de e-mail marketing para 100% da base, que começou a parceria com a ferramenta de inteligência de e-mail Everest e o jogo virou a partir daí!

O que ocorreu após a contratação da ferramenta transformou a empresa de negociação de dívidas em um case de sucesso se tratando de entregabilidade de e-mails marketing. Atualmente a Acordo Certo tem uma das maiores taxas de entregas de e-mail do ramo e a empresa percebe um aumento significativo de receita. 

O papel do Everest na estratégia de e-mail marketing da Acordo Certo

O Everest é a mais completa ferramenta de inteligência de e-mail marketing e líder de mercado no segmento. Ele entrou na estratégia da Acordo Certo, com um papel muito claro: garantir a efetividade na entrega de todos os e-mails enviados, principalmente para Microsoft e assim potencializar os resultados obtidos aumentando os lucros da empresa.

O sucesso veio em menos de um mês de ramp up, quando a empresa atingiu seu pico de performance no canal, alcançando 100% de taxa de entrega de e-mails para Microsoft e Yahoo. Mais entregabilidade significa mais acordos fechados, objetivos atingidos e consequentemente mais comissões e lucro para a empresa.

Além de alcançar o objetivo proposto, o Everest vai além possibilitando que a Acordo Certo possa analisar o sucesso das campanhas e, se necessário, realizar melhorias na estratégia fornecendo dados importantes, como:

  • A pontuação de reputação do remetente;
  • O desempenho do DMARC
  • Análise de engajamento com taxas de aberturas, cliques, conversão e outras;
  • Relatórios de dados com os insights necessários para gerenciar um grande número de e-mails em um ambiente complexo e desafiador.

Com toda essa informação ficou mais fácil tomar decisões e desenhar estratégias ainda mais assertivas para os e-mails, aproveitando a efetividade na entrega para maximizar ainda mais os ganhos do canal. 

Saiba que é possível repetir a estratégia de sucesso da Acordo Certo, continue lendo para descobrir detalhes de como alavancar os resultados do e-mail marketing na sua empresa.

everest

Como escolher a ferramenta de e-mail marketing adequada

O Case da Acordo Certo, mostra a importância de ter uma ferramenta de inteligência de  e-mail para conseguir solucionar problemas e alcançar os objetivos da empresa. Mas, você sabe o que levar em consideração na hora de optar entre as diversas opções disponíveis do mercado, garantindo uma parceria de sucesso?

Essa é uma decisão que pode levar a sua empresa a outro patamar, por isso para te dar mais segurança na hora de tomar essa decisão, fizemos um checklist com todos os pontos importantes na hora escolher a ferramenta de e-mail ideal. Continue lendo abaixo:

  • Primeiro, liste todos os problemas e desafios que você está enfrentando com os e-mails. Dessa forma você consegue ter clareza em relação às soluções que a ferramenta ideal precisa oferecer.
  • Defina seu budget e em seguida liste as ferramentas que se encaixam dentro dele. 
  • Liste os prós e contras de cada uma para saber qual o melhor custo benefício.

Após refinar a sua lista e decidir quais ferramentas passaram nos três critérios acima, chegou a hora de você olhar com mais atenção para alguns aspectos:

  • Verifique a reputação da ferramenta no mercado e se ela tem algum case comprovado de sucesso relacionado às soluções para os problemas que você está buscando resolver.  O case da parceria do Everest com a Acordo certo é um bom exemplo, principalmente  se o problema for entregabilidade;
  • Veja se existe integração com outras ferramentas de CRM que a empresa já utiliza para que você consiga gerenciar tudo em um só lugar;
  • Confira se a ferramenta tem funções de automação e agendamento de disparos para que você não se preocupe aos finais de semana ou em caso de férias;
  • Certifique-se de que seja possível exportar e importar dados na base e segmentá-la para ter disparos personalizados de acordo com cada público;
  • Verifique quais métricas a ferramenta disponibiliza para que você possa analisar com clareza a performance de cada disparo;

A importância de ter acesso a métricas de entregabilidade e reputação dos e-mails.

É importante ressaltar que, ter visibilidade sobre métricas é algo indispensável, para uma estratégia de e-mail em constante evolução. É por meio delas que você conseguirá avaliar o que funcionou ou não e quais os pontos a serem melhorados para que seus resultados sejam cada dia melhores. 

Trabalhar com disparos de e-mail, sem ter acesso a métricas sobre a reputação do seu IP e a entregabilidade do seu conteúdo, é colocar em risco o futuro do negócio, principalmente se ele for digital, como no caso da Acordo Certo. 

Ao fazer isso você e sua equipe estarão operando praticamente às cegas e a qualquer momento podem ser bloqueados pelos provedores, sem ao menos saber porque e sem saber como resolver o problema. Consequentemente, sua receita será afetada e as metas não serão batidas.

Ao optar por uma ferramenta de inteligência de e-mails que te ofereçam essas métricas você tem diversos benefícios, como:

  • A entregabilidade vai te ajudar a analisar o sucesso ou fracasso das ações: é comum surgir dúvidas sobre os motivos pelos quais uma campanha não traz resultados, “será que foi por conta do título pouco chamativo, do conteúdo que não era interessante para a audiência ou simplesmente por que os e-mails não foram entregues com a devida eficiência? Você só conseguirá saber a resposta se houver dados para analisar.
  • A métrica de reputação serve como um termômetro para medir riscos e definir a frequência de disparos que você deve adotar, por exemplo: se a reputação estiver alta ou boa, você pode efetuar mais disparos sem o risco de tomar punições dos provedores. Se ela estiver ruim ou baixa, é melhor diminuir a frequência ou o tamanho da base, antes que você seja bloqueado.  

Percebeu como esses dados são importantes? Não vale a pena contratar ferramentas de inteligência de e-mail que não te deem acesso a eles, pois é somente a partir deles, que você terá uma visão real sobre os impactos do que já foi feito, quais serão os próximos passos e quais as melhores ações para o futuro. 

Como o Everest pode te ajudar em outros desafios do e-mail marketing

Agora que você já entendeu a importância de optar pela ferramenta certa e quais os critérios importantes para tomar essa decisão, ficou mais fácil entender porque a Acordo Certo se tornou um case de sucesso: eles escolheram uma ferramenta de e-mail marketing adequada aos desafios, necessidades e aos objetivos da empresa.

Por meio dos dados e insights disponíveis na plataforma do Everest, foi possível refinar a estratégia da Acordo Certo, para que todos os e-mails marketing fossem entregues aos destinatários, aproveitando todo o potencial da base de leads que a empresa tem cadastrada.

Contudo, além da entregabilidade, as empresas podem enfrentar  outros problemas, como a dificuldade na hora de se destacarem na caixa de entrada dos seus leads. É comum que os e-mails passem despercebidos no meio de tantos conteúdos e a empresa tenha seus resultados comprometidos pela baixa taxa de abertura e engajamento. 

Para solucionar esses desafios, você precisará de acesso a dados que te ajudem  a entender melhor o comportamento e as características do público que compõe sua base e isso depende muito da ferramenta de inteligência de e-mail escolhida.

Somente com informações aprofundadas, será possível fornecer conteúdos mais assertivos, personalizados e que funcionam perfeitamente em qualquer dispositivo. O Everest oferece essa solução.

Indo muito além das métricas que você recebe do seu provedor de serviços de e-mail, o Everest oferece análises de engajamento mais profundas e visibilidade das práticas de envio dos seus concorrentes. Dessa forma você pode criar campanhas que atraiam o seu público, se destaquem de outros remetentes para que seus e-mails marketing nunca mais fiquem esquecidos nas caixas de entrada.

Gostou? Então confira mais sobre os benefícios para o e-mail marketing que o Everest pode te oferecer, para que a sua empresa seja o próximo case de sucesso.

Publicado por Amanda Lisboa

Jornalista pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com formação internacional na Universidade da Beira Interior (UBI - Covilhã, Portugal) e especialista em Marketing, com MBA pela USP/Esalq. Atuação com redação e conteúdo, inbound marketing, estratégias de SEO e marketing digital. Escrever é mais do que uma profissão, mas minha forma de me expressar no mundo!


Artigos relacionados