Amplie o seu Marketing ABM mensurando o desempenho com o ABM Score!

Publicado em 20 de abril de 2023

Pessoas trablhando com papeis na mesa, imagem associada a Marketing ABM

A automação de processos e ferramentas especializadas em dados tem se tornado cada vez mais importante no contexto de vendas B2B. Nesse sentido, o Account-Based Marketing (ABM) tem se destacado como uma das estratégias mais eficazes para atrair e reter clientes importantes para o negócio.

Para aproveitar ao máximo essa sinergia, é fundamental compreender o uso de ferramentas de automação para vendas e a importância da mensuração de campanhas por meio de ferramentas especializadas, como o ABM Score. 

Ao adotar uma abordagem de Marketing ABM apoiada em dados e automação, as empresas podem obter uma vantagem competitiva significativa, tornando suas operações de vendas mais eficientes, eficazes e personalizadas.

Nesse artigo vamos abordar mais sobre como essas tecnologias podem colaborar para um crescimento expressivo das vendas da sua empresa.

Saiba como a tecnologia tem ajudado a ampliar as vendas no mercado B2B

Processos automatizados

Os processos de vendas B2B têm evoluído muito com a tecnologia, permitindo a automação de processos que, até então, eram manuais. Com isso, ocorre a otimização do tempo das equipes e direcionamento de esforços para tarefas que realmente impactam os resultados da empresa, apoiada por ferramentas especializadas e novos ambientes de trabalho virtuais.

Dentre as funcionalidades comuns entre softwares de automação de vendas, podemos citar o gerenciamento de contatos, monitoramento de leads, segmentação de clientes, automatização de follow-ups. 

Em boa parte dos casos, a mais expressiva dessas funcionalidades é a elaboração de relatórios precisos de desempenho das campanhas.

Marketing ABM

Atualmente, uma das principais estratégias aplicadas no mercado B2B são as campanhas de marketing ABM, ou Account-Based Marketing.

O principal foco dessas campanhas está em direcionar ações personalizadas a contas específicas, identificadas como potenciais clientes ideais e a partir disso obter informações detalhadas dos prospectos e aumentar a especificidade das ações de marketing e vendas.

As campanhas ABM têm um foco maior na personalização e segmentação, explorando ao máximo as maiores taxas de conversão.

Ao adotar processos automatizados e campanhas de ABM, as empresas podem ampliar suas vendas B2B e marcar de maneira mais positiva a sua presença no mercado. 

Afinal, qual a diferença entre ABM e CRM? 

Embora o CRM e o ABM sejam frequentemente confundidos como ferramentas com objetivos similares, eles são, na verdade, bem distintos em termos de metodologia e finalidade.

O CRM é uma plataforma/ferramenta que visa ajudar as empresas a gerenciar relacionamentos com clientes existentes através de coleta, organização e análise de dados para que as empresas possam entender melhor seus comportamentos e necessidades. 

Por meio do CRM, as empresas podem melhorar sua comunicação com seus clientes, personalizar suas interações e fornecer um atendimento mais eficiente e personalizado.

Por outro lado, o ABM é uma metodologia estratégica de marketing que se concentra em contas com alto potencial de conversão. 

Ao contrário do CRM, ele não é uma ferramenta, mas sim uma abordagem estratégica que ajuda as empresas a identificar contas específicas com grande potencial de conversão, desenvolver relacionamentos com elas e fornecer soluções personalizadas para atender às suas necessidades.

Por isso, muitas empresas utilizam tanto o CRM quanto o ABM em suas estratégias de vendas e marketing.

pessoas em uma reunião de marketing analisando métricas

As 3 principais vantagens em utilizar uma ferramenta de ABM especializada.

Para implementar uma estratégia de ABM eficiente, é essencial contar com uma ferramenta especializada que ajude a gerenciar contas, dados e informações relevantes para a criação de campanhas personalizadas e eficazes. Dentre as principais vantagens, podemos citar:

1 – Melhor segmentação das contas-alvo.

Uma ferramenta de ABM especializada permite uma segmentação mais precisa das contas-alvo, ajudando a identificar e priorizar as melhores oportunidades de negócio.

Isso significa que as empresas podem concentrar seus esforços e recursos nas contas que têm maior potencial de conversão, aumentando suas chances de sucesso.

2 – Maior Eficiência e Produtividade através da automação.

A partir da automatização de processos, uma ferramenta especializada em ABM possibilita um trabalho mais eficiente por parte das equipes de marketing, ajudando a gerenciar leads e contatos e automatizar follow-ups. 

Em suma, realizando um acompanhamento mais ágil e assertivo, reduzindo o tempo e o esforço utilizados nas tarefas manuais, limitando-as ao refino humano.

3 – Análise de Desempenho.

Com a ferramenta especializada, obtêm-se informações detalhadas sobre o desempenho das campanhas, monitorando sua efetividade em tempo real e gerando análises mais precisas e tomadas de decisão mais assertivas.

Dessa forma, os profissionais de marketing conseguem identificar os pontos de melhoria das campanhas e aprimorar continuamente as estratégias.

Conheça o ABM Score

O ABM Score é uma funcionalidade do Maestro ABM, ferramenta desenvolvida pela Maestro com o papel de mensurar a eficácia das suas campanhas de Account-Based Marketing. Sua operação se configura em 3 etapas:

Métricas

A ferramenta utiliza de diversas métricas para avaliar o engajamento das contas, como o número de interações com o site, o tempo gasto nas páginas, o número de visualizações e o engajamento em mídias sociais.

Com base nessas métricas, é possível identificar as contas mais engajadas e priorizá-las em sua estratégia de vendas.

Classificação

Em seguida, ocorre uma classificação das contas em três categorias: “Quente”, “Morno” e “Frio”.

As Contas “Quentes” são aquelas que estão altamente engajadas e demonstram um grande interesse em seus produtos ou serviços.

Contas “Mornas” são aquelas que demonstram interesse, mas ainda não estão prontas para realizar uma compra, enquanto as contas “Frias” são aquelas que não demonstram interesse.

Acompanhamento do score

Por fim, obtém-se uma média para cada uma das contas e a partir disso se torna fácil acompanhar a eficácia das campanhas de ABM, identificar as contas mais engajadas priorizando as oportunidades de negócio.

logo do Software Maestro ABM com as cores branco e laraja, em um fundo roxo.

Solicite um contato agora mesmo e saiba como começar a implementar a estratégia de ABM e atrair os clientes mais importantes para o seu negócio.

Utilize o ABM Score da Maestro e conte com todo o apoio de uma equipe de suporte especializada. Aproveite essa oportunidade para se destacar no mercado e conquistar os melhores resultados em vendas!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados