Newsletter: o que é, exemplos e 3 softwares para criar a sua

Publicado em 5 de janeiro de 2022

Precisa de ajuda para entender os passos mais importantes para criar uma newsletter otimizada?

Hoje vamos te mostrar como isso é possível e indicar 3 ferramentas de e-mail marketing bem avaliadas no portal B2B Stack, afinal, nos dias de hoje não basta apenas se preocupar com vendas, não é mesmo?

Com a transformação digital acelerada imposta pela pandemia de COVID-19, os consumidores estão cada vez mais exigentes, uma vez que perceberam que as empresas digitalizadas estão utilizando as técnicas mais inovadoras para aprimorar sua experiência de compra, e também para ganharem sua fidelidade.

Isso significa que agora é preciso mais do que dar atenção para um cliente apenas no momento em que ele vai fechar negócio.

Pelo contrário, toda a jornada do cliente precisa ser acompanhada e nutrida de perto para oferecer as melhores oportunidades, se destacar em meio à concorrência e fazer com que ele se sinta seguro em comprar novamente seus produtos ou contratar seus serviços.

E mais do que isso!

Para que seu negócio não seja esquecido, mesmo após o cliente ter finalizado sua compra, as newsletters são importantes aliadas e te ajudarão a manter o foco do lead ou cliente no seu negócio, contribuindo para um relacionamento mais sólido e duradouro.

Entenda mais sobre o que é uma newsletter e como estruturar a sua ao longo deste artigo.

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O que é newsletter?

Newsletter de fim de ano do portal B2B Stack. A imagem possui um topo com a cor vermelha e enfeites de árvore de natal como estrelas e bolinhas e abaixo há o texto.

Newsletter, ou “boletim de notícias” na tradução literal, trata-se de um formato de e-mail marketing informativo, que é enviado de forma recorrente aos seus leads e clientes.

Isso significa que este e-mail pode ser disparado de forma semanal, quinzenal ou conforme a periodicidade ideal para os objetivos que você deseja alcançar.

A diferença básica de uma newsletter para um e-mail marketing comum é que as newsletters podem abordar uma série de assuntos em um mesmo e-mail.

Em contrapartida, os e-mails marketing convencionais geralmente focam na apresentação de apenas um produto ou em uma oferta específica, por exemplo.

Outro diferencial das newsletters é que você pode enviá-las para toda sua base de contatos, caso queira, independente da etapa do funil de vendas em que se encontram, pois é possível alcançar diversos públicos com a mesma newsletter.

Enquanto isso, outros tipos de e-mail marketing necessitam da segmentação desses contatos para que se consiga criar diferentes conteúdos, para cada uma das etapas.

Para que serve a newsletter?

É errado pensar que as estratégias de marketing digital por e-mail hoje em dia não funcionam.

Conforme alguns dados divulgados, cerca de 87% dos negócios B2B e 79% dos profissionais de marketing voltados para o mercado B2C usam o e-mail em suas estratégias de marketing de conteúdo.

Isso porque mais de 4 bilhões de pessoas no mundo todo possuem uma conta de e-mail.

Além disso, um levantamento demonstrou que a taxa média de abertura dos e-mails marketing enviados gira em torno de 20,56%.

A principal função de uma newsletter no marketing digital, portanto, é engajar os leitores a fim de melhorar a percepção que eles têm da sua marca.

Com as newsletters você consegue colocar leads e clientes a par de tudo o que acontece no seu negócio, desde as novidades e ofertas, até os eventos programados, lançamento de novos produtos e avisar sobre novas publicações.

Além disso, você consegue levá-los a conhecer todas as oportunidades oferecidas pelo seu negócio, a realizarem inscrições, te seguir nas redes sociais ou qualquer outro tipo de interação com a sua marca em todos os lugares.

Mas, acima de tudo, é preciso pensar na newsletter como uma forma de manter um relacionamento transparente e coeso com seus contatos.

Como funciona uma newsletter?

Antes de qualquer coisa, para usar a newsletter como estratégia de marketing digital no seu negócio é preciso escolher o software ideal para suas demandas.

Isso porque é este software que vai fornecer todas as ferramentas para apoiar suas ações:

  • Criar os layouts das suas newsletters, inclusive otimizados para dispositivos móveis;
  • Programar as datas e horários para os disparos;
  • Eliminar contatos inexistentes automaticamente;
  • Medir as taxas de abertura dos e-mails, bem como as interações dos leitores, como os cliques obtidos;
  • Fazer testes A/B.

A escolha do software mais adequado às suas necessidades também vai garantir maiores taxas de entregabilidade das newsletters, assim como deve acompanhar o aumento exponencial do seu número de inscritos.

Outro detalhe importante sobre as newsletters é que elas podem ser enviadas somente para quem te deu plena autorização para tal.

Isso porque a LGPD protege a privacidade dos dados dos seus usuários, e seu negócio pode sofrer penalizações ao enviar comunicações para alguém que não deseja recebê-las.

Por isso, uma boa prática é usar formulários, notificações push e pop-ups transparentes para obter os inscritos para suas newsletters.

Mas, tão importante quanto cuidar dos dados dos seus inscritos, é deixar bem visível no e-mail onde o inscrito pode cancelar sua inscrição no momento que desejar.

Como fazer uma newsletter?

Visto o que foi dito até agora, para fazer uma newsletter você precisa focar em alguns pontos principais.

Primeiro, o objetivo e metas do seu envio têm que estar bem estabelecidos para que se possa construir os conteúdos adequados.

Ou seja, você pode determinar que o objetivo principal da sua estratégia é expandir o reconhecimento da sua marca, por exemplo, ao mesmo tempo que pretende obter mais inscritos em uma transmissão ou evento.

Neste caso, sua newsletter da semana pode apresentar os seguintes assuntos:

  • Pequenos conteúdos educativos sobre o seu negócio, ou ainda, um resumo sobre as últimas postagens do seu blog;
  • Cases de sucesso ou depoimentos dos seus clientes;
  • Conteúdo informativo sobre um evento que será realizado.

Vale ressaltar que antes da mudança de cada assunto, ou logo no início do assunto seguinte a ser abordado, é necessário inserir um call to action ou link de direcionamento, sem ser invasivo, para os conteúdos completos ou formulários de inscrição indicados na newsletter.

Dessa forma os leitores saberão onde encontrar todas as informações relacionadas à sua comunicação.

Imagem com informações de como o usuário pode adquirir sua pré-inscrição no B2B Awards. Existe u m botão laranja para que o usuário clica, mais abaixo uma arte mostrando uma mulher de cabelo loiro olhando um celular e se impressionando no que vê

Outro ponto a se atentar é que uma newsletter não tem como padrão ser comercial, mas sim educativa e com o objetivo de estreitar as relações com seus contatos.

Portanto, os conteúdos promocionais precisam estar em menor quantidade do que os informativos.

Assuntos relevantes, layout atrativo, envios constantes e testes

Além dos pontos citados anteriormente, você também precisa identificar os conteúdos mais relevantes para o seu público, assim como usar uma linguagem ideal.

Os assuntos abordados precisam ser coerentes com o seu negócio e manter uma linha de raciocínio para não tornar-se confuso.

Por isso, conhecer quem são, de onde vieram e os hábitos dos seus contatos, bem como entender qual visão sua empresa quer passar a eles é fundamental.

Embora não seja obrigatória uma segmentação dos seus leads e clientes, saber tudo sobre suas personas vai ajudar na construção das newsletters mais apropriadas.

Mesmo com todas essas observações, sem um layout limpo, organizado, compreensível de ler, e até mesmo interativo, não há possibilidade das suas newsletters serem bem vistas pelos leitores.

Por isso, opte por imagens otimizadas, templates responsivos, calls to action atrativos e boa escaneabilidade dos textos.

Além disso, enviar newsletters com frequência ajuda os leitores a não se esquecerem da sua empresa.

Portanto, não é uma boa prática enviar um e-mail hoje e outro daqui um mês.

Com a competitividade em todos os setores da economia a todo vapor, é preciso se mostrar na medida certa para seus leads e clientes.

No entanto, vale ressaltar que o mais importante é realizar vários testes, com disparos em diferentes períodos, temas variados, e até testar newsletters personalizadas.

Medindo os resultados e aplicando novas técnicas

Não deixe de acompanhar de perto os resultados de cada newsletter enviada.

Todos os indicadores de desempenho que puderem ser avaliados serão úteis na hora de adotar novas práticas e estratégias mais eficazes.

Por isso, se inspire em newsletters que tiveram sucesso de engajamento, sem se esquecer dos erros que foram cometidos no passado.

É dessa forma que você consegue aperfeiçoar suas campanhas e obter os melhores retornos.

Exemplos de newsletters para se inspirar

Veja a partir de agora 3 exemplos de newsletters para se inspirar e criar as suas.

Newsletter da B2B Stack

A primeira newsletter que vamos demonstrar é a da própria B2B Stack. Ela tem como características mais marcantes:

  • A personalização com o nome do destinatário;
  • Imagens otimizadas, para ter uma boa velocidade de carregamento;
  • A introdução relacionada à primeira notícia, no caso o evento B2B Awards 2022, que vai premiar os softwares mais bem avaliados no nosso portal durante 2021. Ao finalizar este assunto, inserimos um call to action para a página de inscrição do evento;
  • Depois, falamos sobre os conteúdos em alta no nosso blog com um breve resumo do que o leitor irá encontrar nessas publicações e seus respectivos links de acesso;

Imagem com duas telas de Newsletter de fim de ano do portal B2B Stack. A imagem possui um topo com a cor vermelha e enfeites de árvore de natal como estrelas e bolinhas e abaixo há o texto.

• A terceira parte desta newsletter abordou mais um evento que a B2B Stack irá realizar em 2022, o Vendas B2B Summit, voltado para trazer trilhas de conteúdos e debates relacionados à transformação digital nas vendas B2B.

Ao final, também foi inserido o call to action para que o leitor possa se inscrever no Vendas B2B Summit;

Imagem de uma visão geral de como é um Newsletter

Por fim, no rodapé, estão presentes as redes sociai da B2B Stack, bem como seu endereço e os links onde o inscrito na newsletter pode cancelar sua assinatura ou alterar suas preferências de recebimento.

Imagem mostrando ícones de redes sociais (Linkedin, instagram e facebook)

Modelo de newsletter para imobiliárias e corretores

Neste modelo de newsletter disponibilizado pela Venngage, voltada para corretores do mercado imobiliário, algumas características também são bem definidas:

  • Há um texto explicativo do lado esquerdo, que fala sobre unidades de imóveis vendidas em um determinado distrito e os esforços feitos pela corretora responsável pelas vendas, que usou o Twitter como canal de comunicação;
  • Ao lado direito, a newsletter foca nas dicas para corretores que querem aumentar seu grau de influência e criar relacionamentos com os clientes;
  • Outro ponto a ser verificado são as imagens. A newsletter possui apenas 2 imagens. No entanto, elas são otimizadas e não poluem a leitura, pois estão posicionadas estrategicamente.

Exemplo de um Newsletter estadunidense mostrando informações de como melhorar as vendas imobiliárias

Modelo de newsletter para e-commerce

Os e-commerces geralmente precisam de altos volumes de vendas ao mesmo tempo que precisam conquistar seus clientes.

Então, nada melhor do que fazer uma newsletter sobre alguns dos produtos mais procurados pelos leads e clientes.

Neste exemplo de newsletter podemos perceber algumas características:

  • A loja foca na exposição de poucos produtos, de 3 marcas favoritas do seu público-alvo;
  • O layout é limpo, com o uso de cores que ressaltam os produtos apresentados;
  • Os textos escritos apresentam brevemente os produtos, com suas principais vantagens, e em um dos casos até dá uma dica de uso de onde utilizá-lo;
  • Ao final da apresentação dos 3 produtos, há o call to action para estimular o leitor a comprá-los;
  • O rodapé da newsletter também apresenta as redes sociais do e-commerce em questão, o e-mail e um CTA para baixar o APP da loja.

Exemplo de Newsletter de uma loja de roupas virtual

Dica B2B Stack: Onde fazer newsletters

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, reunimos e categorizamos mais de 23 mil ferramentas capazes de otimizar todas as suas rotinas.

imagem do página inicial do portal B2B Stack. A imagem possui um fundo em tons de azul com diversos ícones de softwares em forma de círculo. a frente a uma barra para que o usuário busque soluções na plataforma

Além disso, você conta com mais de 9 mil avaliações destes softwares, feitas por usuários reais, para entender o que eles mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram com sua utilização.

Na nossa plataforma, você também pode solicitar o contato direto dos desenvolvedores dessas ferramentas para agendar demonstrações e descobrir quais são os softwares mais adequados para transformar sua empresa digitalmente, independente do seu porte ou segmento.

Dentro da nossa categoria de e-mail marketing, portanto, há dezenas de ferramentas para você conhecer e comparar suas funcionalidades.

Agora, você vai saber como funcionam 3 softwares de e-mail marketing para criar newsletters, e que são bem avaliados no nosso portal. São eles:

  • RD Station Marketing;
  • SharpSpring;
  • Mailchimp.

Você também pode ver nossos conteúdos exclusivos para aprender mais sobre outros softwares de automação de marketing e e-mail marketing bem avaliados no nosso portal, o Hubspot Marketing Hub e o E-goi.

RD Station Marketing

Imagem de uma arte sobre Email Marketing. A imagem possui um desenho de envole de cartas na cor vinho com diversos ícones ao seu redor mostrando um passo a passo

RD Station Marketing é um software de automação de marketing, que possui média de avaliação de 4.7 de 5 estrelas no portal B2B Stack.

Para criar suas newsletters, o RD Station Marketing disponibiliza modelos de templates pré-definidos, ou permite que você crie seu próprio modelo do zero.

Também é possível criar newsletters personalizadas com qualquer informação dos seus leads e gerenciar seus contatos.

O editor de arrastar e soltar fornece praticidade aos usuários e a taxa de entrega prometida pela plataforma é de mais de 99%.

Além disso, no RD Station Marketing é possível fazer testes A/B e identificar grupos de leads que mais interagem com seus e-mails.

Para que você acompanhe os resultados dos e-mails enviados, o RD Station Marketing oferece relatórios, por campanha, de:

  • Taxa de abertura;
  • Taxa de cliques;
  • Descadastramentos;
  • E-mails devolvidos;
  • Taxas de engajamento;
  • Spam.

Outros recursos são a automação de e-mails e respostas, agendamento de envios e e-mails de reengajamento.

O RD Station Marketing possui um plano gratuito que abrange o disparo de e-mails, e os planos pagos iniciam a partir de R$ 19/mês.

Veja todas as avaliações do RD Station Marketing na B2B Stack
.

SharpSpring

Imagem do painel do software Sharpspring

SharpSpring é uma plataforma de automação de marketing e CRM de vendas, que possui média de avaliação 4.8 de 5 estrelas na B2B Stack.

Para criar suas newsletters, o SharpSpring disponibiliza layouts pré-definidos e responsivos para garantir boa visualização em qualquer dispositivo.

A plataforma também permite realizar testes A/B, a organização dos seus templates por categoria e a segmentação dos seus contatos para criar newsletters personalizadas.

Outros recursos de e-mail marketing da SharpSpring são:

  • Automação de fluxos de envios de e-mails conforme as interações e perfil dos leitores;
  • Rastreamento do comportamento do lead ou cliente após o clique no CTA do e-mail;
  • Acompanhamento de taxas de abertura dos e-mails, taxa de cliques, taxa de entrega, falhas nos envios e descadastramentos.

Para consultar os preços do SharpSpring é necessário entrar em contato com os especialistas da plataforma.

Veja também todas as avaliações do SharpSpring no portal B2B Stack!

Mailchimp

Imagem de uma arte do software Mailchimp mostrando um criador de emails

Mailchimp, assim como os anteriores, é uma plataforma de automação de marketing, e possui média de avaliação de 4.5 de 5 estrelas na B2B Stack.

Para newsletters, o Mailchimp permite que você utilize templates pré-definidos, com sugestões inteligentes de design de acordo com as características da sua marca, ou inicie sua criação do zero.

Você também consegue fazer testes A/B no Mailchimp, assim como automatizar envios de e-mails conforme a etapa da jornada em que o lead ou cliente se encontra, além de considerar as interações com envios anteriores.

Mais recursos de e-mail marketing do Mailchimp abrangem:

  • Gerenciamento da taxa de entrega dos e-mails;
  • Acompanhamento dos cliques nos CTAs inseridos na newsletter, inclusive quais foram os mais clicados, bem como das taxas de abertura;
  • Gestão de contatos e segmentação.

O Mailchimp possui um plano gratuito e os planos pagos iniciam a partir de R$ 55/mês. Também há opções de pacotes exclusivos de e-mails, que levam em consideração a estimativa de envios por mês.

Veja todas as avaliações do Mailchimp na B2B Stack!

Conclusão

Como você viu, as newsletters são formatos de e-mail marketing que visam atualizar periodicamente seus leitores sobre todas as novidades que envolvem seu negócio.

A vantagem disso é que você consegue nutrir leads e clientes com vários conteúdos relevantes no mesmo e-mail, estimulando o usuário a interagir com sua marca de diferentes formas, seja acessando um conteúdo na sua plataforma, começando a te seguir nas redes sociais ou preenchendo um formulário de inscrição para um evento.

Alguns pontos para criar uma newsletter são prioritários, como:

Traçar um objetivo, saber quais conteúdos são mais relevantes para o seu público, assim como entender a mensagem que se deseja passar, e caso necessário, criar conteúdos personalizados para diferentes personas, o que não é obrigatório, mas, pode melhorar seus resultados.

Você também conheceu neste conteúdo 3 ferramentas de e-mail marketing: RD Station Marketing, SharpSpring e Mailchimp.

Com elas, você consegue criar modelos atrativos de newsletters, automatizar seus envios, acompanhar os resultados, e assim, fidelizar seus leads e clientes.

Se você já utilizou alguma dessas ferramentas para criar uma newsletter, deixe sua avaliação no portal B2B Stack, ou navegue por nossas categorias para conhecer outros milhares de softwares corporativos!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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