Salesforce: Uma ótima opção para integrar atendimento e vendas

Publicado em 5 de abril de 2023

Imagem de uma mulher realizando um atendimento. Relação com o tema de jornada do cliente

A jornada do cliente é um dos fatores mais importantes para o sucesso de um negócio. Porém, para alcançar o melhor da satisfação, é necessário investir em tecnologias que permitam uma gestão de relacionamento com os clientes eficiente, integrando atendimento e vendas.

Desde os anos 90, a SFA (Sales Force Automation) tem ajudado os vendedores a melhorar suas habilidades e gerar mais receita. 

Com o desenvolvimento da internet e dos softwares em nuvem, a SFA evoluiu para englobar todas as etapas do processo de vendas e, posteriormente, incluir o suporte ao cliente, apresentando-se desde então como uma ótima solução de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Neste artigo, abordaremos a importância de priorizar a jornada do cliente, eliminando a lacuna entre os sistemas de vendas e suporte. 

Além disso,  indicaremos como escolher um bom software CRM para o seu negócio, levando em consideração fatores como confiança, inovação, escalonamento, entre outros.

Ao final, descubra a SalesForce, uma ótima plataforma de sucesso do cliente para gerenciar e analisar com maior facilidade todas as atividades do cliente de maneira centralizada, com um pacote de software CRM baseado na web.

Como surgiu a integração entre atendimento e vendas?

Desde os anos 90, a tecnologia de automação de vendas (SFA) tem ajudado os vendedores a melhorar suas habilidades e gerar mais receita. 

Com o desenvolvimento da internet e do software em nuvem, a SFA evoluiu para englobar todas as etapas do processo de vendas e, posteriormente, incluir o suporte ao cliente. 

Por fim, foi combinada ao software de atendimento ao cliente, quando se tornou, definitivamente, o gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM). 

Curiosamente, até hoje muitas empresas ainda possuem fluxos de trabalho isolados e tecnologias que criam experiências desconectadas para o cliente, o que pode levar a situações desagradáveis, como transferências intermináveis entre atendentes e a repetição de solicitações.

Para resolver esse problema, as empresas devem eliminar a lacuna entre seus sistemas de vendas e suporte ao cliente, a fim de proporcionar uma experiência de 360 graus e aumentar a fidelidade e a receita.

Entenda a importância de priorizar a jornada do cliente

Hoje em dia, os clientes esperam por uma experiência personalizada e unificada em todos os pontos de contato. 

Para atender a essas expectativas, as empresas precisam ser rápidas e eficientes em suas respostas, oferecendo opções de autoatendimento, ao mesmo tempo que retém dados sobre seus clientes, visando a nutrição da jornada de compra.

A separação entre as equipes de vendas e atendimento é um obstáculo para o aproveitamento de oportunidades de vendas cruzadas e adicionais, além da possibilidade de construir melhores relacionamentos. 

Para superar esse desafio, é necessário adotar a tecnologia certa, eliminando silos de dados e envolvendo-se em todas as etapas do processo. 

Para atender às expectativas dos consumidores, as empresas precisam oferecer uma experiência única e coesa, que seja relevante para suas necessidades. 

Isso significa adotar sistemas de software integrados, eliminando silos de dados e permitindo uma visão completa do cliente em tempo real. Dessa forma, as empresas podem beneficiar-se do poder do CRM para se conectarem com os clientes e oferecer excelentes experiências de vendas e serviço.

Ilustração sobre CRM, com o fundo branco e ícones em azul e amarelo

Como escolher um bom software CRM para o seu negócio?

No momento de escolher um software em nuvem para a sua empresa, é importante procurar por uma plataforma completa, que atenda tanto aos interesses de negócio, como também da área de TI. 

 Desse modo, para realizar uma boa escolha é necessário levar em consideração alguns fatores, sendo os principais:

Confiança

Ao escolher um provedor em nuvem, é importante considerar a segurança, disponibilidade e desempenho da plataforma. Certifique-se de escolher uma solução construída em torno de uma arquitetura robusta e flexível, oferecendo transparência sobre o desempenho e segurança dos dados.

Priorização do Sucesso do Cliente

Escolher uma solução em nuvem que valorize o sucesso do cliente é fundamental. Certifique-se de que o provedor ofereça treinamento, serviço de suporte e recursos de comunidade para garantir que seu investimento seja bem-sucedido.

Inovação

Embora a computação em nuvem seja cada vez mais popular, é importante escolher um provedor  que já possui credibilidade no mercado e que ofereça inovação constante, com visão de futuro para a tecnologia e seu investimento.

Escalonamento ágil

Escolha uma solução que possa personalizar, estender e escalonar de acordo com as necessidades da sua empresa. A Salesforce oferece três lançamentos anuais de inovações importantes para todos os clientes, sem perder de vista as personalizações ou integrações.

Personalização e extensibilidade

Uma plataforma em nuvem deve prover capacitação para a sua equipe, permitindo que eles desenvolvam aplicativos rapidamente, mas também fornecer inovações que agregam valor ao departamento de TI. Opte por uma plataforma em nuvem personalizável e extensível para que suas necessidades específicas sejam atendidas.

Simbolo da empresa Salesforce em azul com fundo azul claro

Conclusão

No mundo atual, onde as expectativas dos clientes são cada vez maiores, é crucial que as empresas tragam os clientes para o foco das suas operações. Com a Plataforma de Sucesso do Cliente da Salesforce, é possível gerenciar e analisar facilmente todas as atividades do cliente em um só lugar, com um pacote de software CRM baseado na Web.

Essa plataforma oferece uma série de ferramentas móveis totalmente conectadas e baseadas em nuvem para ajudar as empresas a acompanhar dados de velocidade, inovação e conectividade que promovem experiências incríveis para o cliente além da sua fidelidade à organização.

Invista na plataforma de sucesso do cliente da Salesforce e  transforme a sua empresa em uma organização centrada no cliente, focada em alcançar o sucesso!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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