Segurança da Informação: 5 soluções necessárias para empresas

Publicado em 9 de agosto de 2023

Segurança digital através da inteligência artificial, imagem relacionada a segurança da informação

A segurança da informação é uma preocupação crescente para empresas de todos os tamanhos e setores. Com o aumento exponencial de ataques cibernéticos nos últimos anos, tornou-se evidente que a segurança da informação no meio digital deve ser uma prioridade na agenda das empresas que buscam proteger seus dados e informações críticas.

Segundo informes da Microsoft Digital Defense Report 2022, as organizações que sofreram ataques de ransomware possuem lacunas significativas em suas operações de segurança, ferramentas e gerenciamento do ciclo de vida de ativos de tecnologia da informação. 

Os dados apontam que 74% delas não possuíam autenticação multifator, 62% mantinham operações de títulos de baixa maturidade e 74% seguiam com práticas de segurança de aplicativos insuficientes.

Gerenciar a segurança da informação no meio digital, por sua vez, exige uma atenção constante e muita dinamicidade por parte da empresa no que diz respeito à proteção contra as ameaças cibernéticas que estão cada vez mais sofisticadas.

Nesse sentido, apresentaremos as cinco principais soluções para empresas que buscam promover a máxima segurança digital,

Como funciona a gestão da segurança da informação?

O processo de gestão da segurança digital consiste em realizar ações a nível operacional e organizacional cujo objetivo é promover a proteção constante dos dados e informações de uma empresa. 

É importante lembrar que que segurança é algo contínuo, deve estar sempre sendo revisado pois surgem novos tipos de ataque a todo momento, e o ideal é sempre reforçá-la para alcançar o mais próximo possível de uma proteção 100%. 

As fases da gestão incluem a identificação dos riscos, a avaliação das vulnerabilidades, a implementação de medidas de segurança, a monitoração constante e a resposta, mais rápida possível, aos incidentes.

Nesse contexto é necessário adotar uma abordagem proativa e dinâmica na gestão de cibersegurança, sobretudo para evitar que uma vulnerabilidade se transforme em uma brecha para um ataque de maior escala.

As empresas devem estar sempre atualizadas sobre as tendências e ameaças cibernéticas, implementando soluções de segurança digital de forma constante.

Segurança da informação no Brasil

A Gestão de segurança da informação no Brasil

A Gestão de Segurança da Informação no Brasil envolve a coordenação estratégica e a implementação de políticas que abrangem desde a conscientização dos usuários sobre boas práticas de segurança até a adoção de sistemas avançados de detecção e resposta a incidentes.

A legislação brasileira, como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), desempenha um papel crucial na definição de diretrizes e responsabilidades das organizações no tratamento adequado das informações sensíveis. 

Além disso, parcerias público-privadas e a crescente adoção de certificações de segurança, como a ISO 27001, reforçam o compromisso com a proteção dos dados em um ambiente cada vez mais digital e interconectado.

5 Principais soluções de segurança da informação no meio digital

Existem diversas soluções de segurança da informação que podem ser adotadas pelas empresas a fim de proteger seus dados e informações. 

Essas soluções são fundamentais para prevenir ataques e minimizar o impacto caso ocorram. Dentre as soluções mais importantes, destacam-se:

Firewall

Uma das ferramentas mais básicas de segurança da informação. Ele controla o tráfego de rede e verifica se as informações que estão sendo transmitidas atendem aos critérios de segurança estabelecidos.

Antivírus e antimalware: 

Projetados para detectar, prevenir e remover malware, incluindo vírus, worms, cavalos de Tróia e outros tipos de ameaças. Ele é usado para varrer sistemas em busca de ameaças e ajudar a manter a segurança de dados e informações.

Monitoramento de rede

Pensado para que a empresa observe o tráfego da rede e identifique atividades suspeitas, incluindo tentativas de acesso não autorizado, movimentação de dados suspeitos e outros comportamentos maliciosos, detectando e prevenindo ameaças de segurança em tempo real.

Backup de dados:

Uma boa prática para que haja, em caso de perda ou corrupção de dados, uma rápida recuperação por parte da empresa, o que reduz o impacto de incidentes de segurança e minimiza o tempo de inatividade dos sistemas.

Autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores exige dos usuários uma forma extra de identificação para acessar sistemas e dados da empresa. Isso aumenta a segurança, pois um possível invasor precisaria ter acesso a outros mecanismos além da senha do usuário para conseguir logar.

A implementação de soluções como essas, de forma integrada e contínua, juntamente com uma abordagem proativa e atualizada, se torna essencial para promover a segurança da informação em uma empresa.

Pessoa trabalhando com notebook, imagem relacionada a segurança da informação

Conclusão

A segurança da informação tem sido uma preocupação cada vez mais urgente para as empresas em todo o mundo, pesquisas de mercado apontam um expressivo crescimento, em número e em sofisticação, dos ataques cibernéticos.

Nesse sentido, se tornou necessário que as empresas adotem uma abordagem proativa e constante para a gestão de segurança da informação nos meios digitais, a fim de manter a proteção de seus dados e informações críticas.

Acesse o portal da B2B Stack para conhecer diversas soluções de software para Segurança da informação. Acompanhe avaliações de usuários reais, realize comparações e escolha a melhor solução para a sua empresa

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados