Virtualização: o que é, como funciona e quais os benefícios.

Publicado em 30 de março de 2023

Fotografia de uma cidade com sobreposição de simbolos de tecnologia envolvidos com virtualização e migração para a nuvem ou computação em nuvem

A Virtualização foi desenvolvida com o objetivo de levar até as empresas uma forma mais eficiente de gerenciar os seus sistemas e otimizar seus recursos, elevando a produtividade e trazendo benefícios para todas as partes envolvidas.

Esta tecnologia também se tornou um ponto de discussão indispensável quando se fala em redução dos custos operacionais, aquisição de Hardware e manutenção de equipamentos.

Neste artigo será discutido como a virtualização funciona, quais os seus modelos e como ela pode ajudar as empresas, tornando-as ainda mais produtivas, além de um exemplo de virtualização promovido pela Sky.One.

Como funciona o processo de virtualização?

A virtualização funciona a partir da criação de um ambiente virtual destinado sobretudo à computação, sempre focado no compartilhamento dos recursos de máquina relacionados. 

Tais recursos podem englobar desde a parte de hardware e sistemas operacionais até armazenamento, aplicativos e outros. 

Através da virtualização é possível que uma empresa, nesse momento assumindo o papel de “host”, realize subdivisões de um único computador ou servidor físico em múltiplas máquinas virtuais. 

Essas máquinas podem ser utilizadas pelas empresas ‘usuárias’ de forma totalmente independente e segura, enquanto compartilham os recursos de uma única máquina física.

Criando diversas “frentes” a partir de um único computador ou servidor, a virtualização contribui para a divisão de cargas de trabalho entre os computadores da empresa, os ‘usuários’, ou como uma forma de aproveitar ao máximo o potencial computacional da máquina host.

Nesse momento se tornam nítidas as vantagens, até mesmo em relação à sustentabilidade, já que os custos em energia elétrica, manutenção e até mesmo aquisição de equipamentos são reduzidos significativamente.

Fotografia de um computador em uma mesa e um aparelho celular ao lado

Conheça 4 modelos de virtualização

Veja abaixo os 4 principais modelos de virtualização aplicados atualmente:

Virtualização de hardware

A virtualização de hardware é uma técnica de computação onde mais de um sistema operacional é executado simultaneamente em um único computador. 

Ela é bastante comum na entrega de provedores de nuvem, pois permite a criação de múltiplas máquinas virtuais, subdividindo os recursos de processamento do computador para que os usuários as utilizem de acordo às suas necessidades.

Aplicando essa tecnologia observa-se uma maior facilidade na execução de múltiplas tarefas, além da possibilidade de uso de múltiplos sistemas operacionais ao mesmo tempo, trazendo para as empresas uma economia significativa.

Cada máquina virtual proporciona para o seu usuário um pacote completo de Hardware virtual, incluindo CPUs, memória, disco rígidos etc.

Na maioria dos casos as máquinas virtuais são isoladas entre si, portanto, o software utilizado em uma dessas máquinas, caso esteja infectado, não é capaz de contaminar ou modificar quaisquer informações do próprio servidor subjacente, o que traz mais segurança para todos os envolvidos.

Virtualização de sistemas

A virtualização de sistemas, também conhecida como virtualização de plataforma ou virtualização de apresentações, é uma das técnicas de virtualização que permite a execução de vários sistemas operacionais ao mesmo tempo na máquina do usuário, permitindo um aumento na eficiência do negócio por parte dos usuários finais. 

Nesse tipo de virtualização apenas os sistemas operacionais estão sendo virtualizados, sendo processados diretamente nos servidores host.Porém, mantêm-se disponíveis para os usuários, sendo estes computadores, notebooks e até mesmo smartphones. 

Tendo em vista que o sistema operacional não está rodando nativamente na máquina, a mesma não precisa se adequar aos recursos mínimos de hardware para utilizar os benefícios do sistema. 

Isso permite um salto em flexibilidade de estrutura e produtividade, além de um gerenciamento mais eficiente de processamento.

Virtualização de aplicativos

Por sua vez, a virtualização de aplicativos visa a ampliação do acesso a um determinado software para usuários diversos.

A ideia é que o software seja executado em um servidor host, mas que possa ser acessado em qualquer outra máquina ou sistema operacional. 

O uso mais comum desse tipo de virtualização é a entrega de um software enquanto serviço. Nesse modelo, o usuário acessa a aplicação pela internet sem a necessidade de cumprir os recursos computacionais necessários para executar o software on premises.

Além disso, a virtualização de aplicativos também pode ajudar a melhorar a segurança das informações, visto que os aplicativos são isolados e executados em ambientes virtuais distintos.

Ou seja, quaisquer problemas ou coexistências em um aplicativo não afetarão os aplicativos em execução em outras máquinas virtuais. Isso também significa que os usuários podem executar vários aplicativos em um único computador sem se preocupar com o risco de infecção ou vazamento de dados. 

Virtualização em Nuvem

Tendo como principal ferramenta a computação em nuvem, baseada na sua virtualização, podem ser oferecidos uma série de serviços aos clientes. Esses serviços incluem:

  • Infraestrutura como serviço (IaaS):
    Permitindo configuração de armazenamento, servidores virtuais e recursos de rede de acordo com as necessidades do cliente.
     
  • Plataforma como serviço (PaaS):
    Oferecendo ferramentas de desenvolvimento virtualizadas, bancos de dados e outros serviços em nuvem para que os usuários possam criar seus próprios aplicativos e soluções.
     
  • Software como serviço (SaaS):
    Fornecendo aplicativos de software para uso diretamente pela nuvem. SaaS é o serviço baseado em nuvem mais abstrato do hardware e um dos mais comumente utilizados.

Fotografia de uma Mulher segurando um tablet e uma sobreposição de simbolos de tecnologia relacionados a virtualização

Conheça os benefícios da virtualização para empresas

Gestão de ambientes

A centralização de estrutura promovida pela virtualização, além de ser uma grande vantagem financeira é também uma ótima forma de gerir os ambientes de maneira eficiente. 

A máquina física (Host), geralmente é uma máquina central sob supervisão da gestão, que pode realizar o gerenciamento de processamento e acessos, entre outros recursos a serem utilizados pelos colaboradores (Usuários) em seus respectivos dispositivos através das máquinas virtuais.

Tal estratégia não somente reduz custos na aquisição de equipamentos para a empresa, como também pode servir como uma estratégia de segurança para as informações, já que o acesso e as permissões são todas gerenciadas pela máquina central.

Facilidade em executar vários sistemas 

A virtualização traz também um grande avanço para as empresas em relação à execução de múltiplos sistemas, pois através dessa estratégia se torna viável a realização de testes relacionados à programas, drivers, redistribuição de memória etc. com facilidade através das máquinas virtuais.

Algo que permite a resolução de problemas de maneira muito mais rápida, sem pôr em risco a estrutura real do hardware ou dos demais sistemas da empresa, sendo útil até mesmo quando se tratam de questões de incompatibilidade.

Vale pontuar também que a virtualização dos sistemas e aplicações proporciona mais praticidade para os processos de atualização das aplicações e da performance das máquinas. 

Ao invés de se preocupar com cada programa, em cada máquina individualmente, hoje já se pode aprimorar esses quesitos de maneira centralizada e proporcionar as melhores soluções possíveis para os trabalhadores, impulsionando o seu trabalho e desenvolvimento.

Conclusão

Tendo em vista o avanço iminente de soluções através do meio digital e um crescimento expressivo no número de empresas focadas em promover essas soluções com grande eficiência, a virtualização se torna uma prática fundamental para empresas que visam um melhor desenvolvimento, com redução de custos e até mesmo uma maior facilidade de acesso às suas soluções, por parte dos usuários.

O Auto.Sky, desenvolvido pela Sky.One, é um ótimo exemplo de solução pensada especialmente para quem busca uma infraestrutura completa para virtualizar um software ERP com otimização de custos de operação e ganho de performance.

Através dele a sua empresa poderá fazer a migração para a nuvem de forma segura e eficiente, gerando escalabilidade e reduzindo custos em até 70%! Solicite uma demonstração hoje mesmo.

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados