Yandex: Como funciona e 5 dicas para ranquear neste buscador

Publicado em 14 de fevereiro de 2022

Se você deseja expandir sua marca para o exterior, especialmente para a Rússia, precisa conhecer a Yandex, empresa de tecnologia que possui seu próprio motor de busca e outros produtos e serviços para a internet.

Atualmente, o Google domina o mercado de mecanismos de busca mundialmente.

No entanto, conhecer alternativas a ele pode trazer diferenciais para as empresas e aumentar as oportunidades de ser reconhecido na internet, principalmente para quem quer atacar as estratégias de SEO em um ambiente ainda pouco explorado fora da Rússia, mas com grande potencial dentro do país.

Estima-se, por exemplo, que até 2023 o volume anual de mercado de e-commerce B2C na Rússia cresça três vezes mais em relação a 2018.

Além disso, a Yandex está crescendo em ritmo acelerado, uma vez que a pandemia estimulou as compras online no país.

Então, saiba mais sobre a empresa ao longo deste conteúdo, conheça seu motor de busca e seu browser, e veja nossas dicas de SEO para este buscador.

Yandex, a empresa

Logo do Yandex. As letras possuem a cor preta com exceção da letra 'Y' que tem a cor vermelha

Yandex é uma empresa multinacional russa de tecnologia, que oferece produtos e serviços baseados em Machine Learning, e atua no mercado desde 1997, com seu mecanismo de pesquisa como primeira ferramenta criada.

Hoje, a empresa opera em 22 países e possui escritórios e representações em 8 países.

Entre as tecnologias disponibilizadas pela Yandex estão aplicativos para dispositivos móveis, soluções de logística, de comércio eletrônico, tradutor de idiomas, serviço de armazenamento na nuvem, de e-mail, navegador web, gerenciador de marketing para aplicativos, e, entre outros produtos, o buscador, que será o foco deste conteúdo.

Outros produtos conhecidos são o rastreador de anúncios, que funciona de forma similar ao Google Ads, o Yandex.Maps, semelhante ao Google Maps, e o Yandex.Taxi, aplicativo de mobilidade similar ao Uber e outros APPs de carona.

Em 2020 a receita da Yandex aumentou cerca de 20% em relação ao ano anterior, o que demonstra que a empresa continua em crescimento.

Entretanto, seu mecanismo de pesquisa ainda possui participação de mercado global de 0,9%, o que pode ser bem distante do Google, que detém cerca de 80% do mercado, mas, se aproxima de outros buscadores, como o Bing e o Yahoo!, com 7% e 2,77% de participação respectivamente, sendo o quinto mais utilizado no mundo.

Já na Rússia, o Yandex é o principal motor de busca utilizado pelos usuários da internet.

Como funciona o Yandex?

Por ter vários produtos, o Yandex funciona de formas distintas para cada um deles.

Como iremos abordar neste conteúdo o buscador e o navegador, é sobre eles que vamos esmiuçar neste e nos próximos tópicos.

Para começar, vamos falar do buscador, que pode ser acessado de qualquer dispositivo com internet apenas acessando sua página inicial.

Imagem de um resultado de pesquisa no Yandex mostrando a B2B Stack

Você poderá realizar uma pesquisa neste buscador com ou sem se logar com uma conta Yandex, do Google ou das redes sociais, como Twitter e Facebook.

Entretanto, ao fazer seu login, você pode obter resultados de pesquisa mais otimizados, conforme os seus interesses.

Os algoritmos do motor de busca, embora tenham um conjunto de regras um pouco diferentes do Google, classificam os resultados de pesquisa deixando os mais relevantes no topo, além de apresentá-los rapidamente.

Você também consegue filtrar os resultados obtidos por imagens, vídeos, notícias, publicidades, traduções e até mesmo vindos dos e-mails pessoais, assim como usar uma busca avançada para obter resultados com base em localidades, idiomas e data do conteúdo.

Já o Yandex.Browser precisa ser instalado e configurado no seu dispositivo gratuitamente, e está disponível para Windows, macOS, Linux, iOS e Android.

Para as empresas, o Yandex.Browser for Organizations, com planos pagos, funciona em conjunto com os serviços Yandex.Connect, integrando e-mail, ferramentas de colaboração, chat, armazenamento em nuvem e reuniões online.

Produtos Yandex

Veja agora os detalhes do buscador e do browser Yandex.

Buscador

Imagem da página inicial do buscador Yandex.

O motor de busca do Yandex é usado por cerca de 85 milhões de pessoas na Rússia, e representa quase 60% de participação no mercado russo relacionado aos buscadores.

Ele permite que você pesquise por palavras, frases ou termos, por imagens, vídeos, notícias, locais, traduções, músicas, clima e mais. Além disso, se você criar uma conta de e-mail, o buscador pode ser utilizado para apresentar como resultados seus próprios e-mails.

O Yandex, assim como o Google e outros buscadores, também reconhece e corrige erros de digitação e preenche palavras ou frases recomendando os termos mais pesquisados.

Navegador web

Imagem da página inicial do navegador Yandex. A imagem mostra uma foto de uma montanha ao fundo com blocos de conteúdo a frente

O Yandex.Browser é um navegador que reúne as principais funções dos navegadores mais comuns, como Google e Microsoft Edge.

Ele contém uma barra de pesquisa, para pesquisar tanto endereços quanto palavras e termos na internet, além de um feed de recomendações de conteúdos com base nos seus interesses e a tradução automática e instantânea de imagens e vídeos.

O browser do Yandex também visa a privacidade e segurança dos dados dos usuários.

Para isso, ele restringiu a transmissão de cookies para rastreadores de terceiros, para que os sites visitados não armazenem seus dados de navegação, possui um modo de “invisibilidade”, que funciona como uma janela anônima, e oferece proteção contra vírus e phishing.

Entre os recursos da tecnologia Protect estão o bloqueio de sites e arquivos suspeitos, a proteção a pagamentos online e contra anúncios indesejados.

Você pode configurar seu navegador da forma que precisar, seja para trabalho, estudo ou uso pessoal.

No caso das configurações para empresas, os outros usuários não conseguirão alterá-las mesmo quando o navegador precisar ser atualizado.

Além disso, é possível adicionar tanto extensões ao Yandex.Browser, quanto aplicativos usuais, como WhatsApp, Telegram, Messenger, Slack e Discord.

Outras funcionalidades permitem aos usuários favoritar páginas, gerenciar músicas, fazer capturas de tela e mudar planos de fundo, entre outras formas de personalizá-lo conforme as preferências.

Como ranquear no Yandex com técnicas SEO

O Yandex possui similaridades, assim como diferenças marcantes com os algoritmos de busca do Google, por isso, suas estratégias de SEO tendem a sofrer mudanças ao optar pelas campanhas de marketing digital neste buscador.

Entretanto, o Yandex Metrica é uma ferramenta própria da empresa que irá te ajudar a estruturar e acompanhar os resultados das suas ações.

Isso porque a ferramenta oferece dados sobre o comportamento da sua audiência, tendências de tráfego, mapas de calor, essenciais nas estratégias de SEO no Yandex, e permite configurar até 200 metas de desempenho para que você consiga avaliar as técnicas mais eficientes.

Vale ressaltar que é preciso analisar o quanto é viável para o seu negócio apostar na otimização de páginas para este motor de busca.

Nem todas as empresas irão se beneficiar, uma vez que há algumas barreiras que podem desestimular essas estratégias, como o idioma, área geográfica de atuação e, especialmente, algumas censuras impostas na Rússia.

Para evitar qualquer tipo de transtorno, além das dicas disponibilizadas neste conteúdo, fique atento ao Projeto de Lei de Restrição à Internet da Rússia para não ser penalizado.

Acompanhe agora, algumas das dicas para ser bem ranqueado no Yandex, e entenda as semelhanças e diferenças com o motor do Google.

Planejamento

Para começar, vamos falar sobre planejamento, pois sem este primeiro passo qualquer estratégia com certeza dará errado.

É neste momento que você entenderá se realmente vale a pena investir esforços para ser ranqueado no Yandex, e quais são os resultados esperados.

Uma dica é começar a planejar essa otimização aos poucos, criando uma página específica caso o público-alvo seja da Rússia, em vez de criar um site inteiro otimizado para outro país.

Conteúdos

Assim como no Google ou em qualquer buscador, os conteúdos que serão disponibilizados precisam ter qualidade e relevância para seu público-alvo, pois os conteúdos de baixa qualidade não são bem classificados pelos algoritmos Yandex.

Isso inclui imagens, vídeos, gifs e outros conteúdos interativos otimizados, assim como os próprios textos em si, que também precisam ser traduzidos por profissionais.

Quanto à densidade de palavras-chave no Yandex, o ideal é que fique entre 3% e 5%, o que no Google já é considerada uma densidade excessiva. Portanto, fique atento.

SEO Técnico, UX e dados do site

Assim como o Google, o Yandex considera a experiência do usuário na hora de classificar e apresentar seus resultados de pesquisa. Neste caso, SEO Técnico e UX Design são importantes em ambos os buscadores.

A otimização de páginas para dispositivos móveis, assim como a velocidade de carregamento delas também são fatores de classificação e ranqueamento no Yandex.

Fazer com que o usuário interaja de forma fluida com seu site garante sua satisfação, e por consequência, é bem visto pelos algoritmos Yandex.

O Yandex utiliza o domínio, endereço IP, dados geográficos, além de outras informações do seu site para classificá-lo como relevante nas buscas dos usuários, portanto, é preciso que ele tenha todas as informações registradas adequadamente, atualizadas e regularizadas.

Outra dica é criar meta tags de palavras-chave otimizadas, que são de muito valor para este ranqueamento.

Backlinks

Ao contrário do Google, o Yandex não é muito fã de backlinks para classificar uma página como relevante em seus resultados.

Isso porque os desenvolvedores quiseram evitar trocas de links entre páginas que não agregam valor ao usuário, geralmente ocasionadas pela compra desses backlinks.

Paciência é uma virtude

O Yandex demora mais que o Google para indexar páginas e reconhecer novos sites e URLs. Portanto, ter paciência e continuar fazendo sua parte é fundamental, mesmo que os resultados sejam colhidos em médio e longo prazo.

Uma vez que você começar a otimizar toda a estrutura do seu site, blog ou e-commerce, não desista por não obter resultados imediatos.

Conclusão

A Yandex é uma empresa que disponibiliza uma série de produtos e serviços de internet, e suas políticas antimonopólio fizeram seu motor de busca ser mais utilizado na Rússia do que o próprio Google, ainda que este domine a maior parte deste mercado mundialmente.

Os algoritmos do seu buscador trabalham para fornecer as respostas mais relevantes para as pesquisas dos usuários, e as estratégias de SEO para ser bem ranqueado possuem semelhanças e diferenças com as do Google e outros buscadores mais comuns.

Para quem quer expandir seu negócio territorialmente, otimizar páginas para os mecanismos do Yandex pode trazer vantagem competitiva, já que poucos negócios de fora da Rússia estão concorrendo neste ambiente. Portanto, se este é o seu objetivo, haverá bastante oportunidades para ser visto.

Agora que você conhece a Yandex, navegue pelo portal B2B Stack para encontrar milhares de softwares para automatizar todas as suas rotinas corporativas! Mude a forma de contratar softwares com a B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados