Aprenda já o que é o Outbound de forma simples e descomplicada!

Publicado em 29 de junho de 2022

 

Dentro do universo de vendas, existem diversos termos e palavras essenciais para os processos de captação de clientes e vendas que podem ser confusos para quem olha de fora dessa bolha. No entanto, essa área da educação em vendas não precisa ser um problema e é exatamente por isso que a Speedio Academy está aqui. Hoje nós vamos falar sobre o conceito de Outbound!

Primeiramente, precisamos entender que quando falamos de Outbound, estamos nos referindo a um processo dentro das ações de marketing, ou seja, dentro do que chamamos de “microambiente”.

O microambiente é composto por fatores passíveis de controle, como por exemplo, a comunicação de marketing de uma empresa para que ela consiga alcançar seus objetivos, sejam eles, fidelização de clientes, mais vendas ou trabalhar sua imagem, por exemplo.

O microambiente se diferencia do macroambiente, que é composto por fatores que marcas e empresas não conseguem controlar ou interferir. Desta forma, são externas às ações de uma equipe de marketing e se configuram como comportamentos da sociedade, do ambiente, da economia e outras diversas variáveis que afetam diretamente uma empresa. No entanto, ela só pode observar e estudar esses comportamentos, não podendo agir diretamente contra eles.

Se a empresa não pode agir diretamente ao encontro desses comportamentos externos a ela, resta aos colaboradores justamente agir no que é possível dentro de seu alcance: a comunicação.

O que é Outbound e processos? 

Aprenda já o que é o Outbound (1)

Agora que entendemos sobre o microambiente e que nele o Outbound existe e passa a ser usado como uma ferramenta de Marketing, vamos entender melhor sobre o que é este método?

De forma geral, é possível dizer que o Outbound é uma técnica pensada por profissionais da área da comunicação e do Marketing para que haja aproximação de prospects, leads e clientes conforme o mercado foi mudando e criando novas necessidades ao longo dos anos.

Ele é dividido em:

  • Definição do perfil (ou perfis) que você está buscando;
  • Pré-venda: nesta etapa o esforço é para qualificar as empresas com as quais você fará contato, para checar se há interesse no que você está oferecendo e se há um encaixe entre as duas empresas;
  • Fechamento: uma vez pré-qualificados, os potenciais clientes seguem para fechamento.

Qual a diferença entre Outbound e Inbound? 

A melhor forma de compreender totalmente o que é o processo de Outbound e na geração de leads é compreender também seu total oposto: o Inbound.

Seus próprios nomes já explicam como cada um desses métodos funciona. Enquanto o Outbound (Out, em inglês, fora – que nos remete a algo expansivo, que sobressai), o Inbound (In, em inglês, dentro) é um processo que também pode ser usado por equipes de vendas e comunicação, no entanto funciona de um modo completamente diferente do que vimos até aqui.

O Inbound, muitas vezes descrito como uma estratégia mais “leve” ou “orgânica”, trabalha atendendo às necessidades individuais do consumidor, sem abordagens ativas, mas sim mais “passivas”.

Podemos dizer que o Outbound, após estudar o produto oferecido pela empresa, mapear perfis corretos que fazem boas combinações com as soluções oferecidas por aquela marca, e delinear estratégias pertinentes àquele ramo de atuação, aborda esse possível cliente oferecendo algo que ele precisa, de fato.

Enquanto esse é o método de atuação do Outbound, o Inbound não faz abordagens a esse possível cliente, e quando faz, são chamadas abordagens “passivas”, não entrando em contato direto com aquele lead geralmente.

Como funciona o outbound na prática? 

Agora que a teoria do Outbound está delineada e compreendida, vamos entender como isso tudo pode funcionar na prática?

Um dos maiores mitos no universo das vendas é pensar que Outbound é uma estratégia “passada”, usada apenas por empresas antiquadas e que não conseguem “renovar” seus métodos. Será mesmo?

Precisamos lembrar que quando o assunto é Outbound, falamos de uma estratégia que com certeza chegará no possível cliente e ele será abordado de forma ativa, tendo como oferta a solução que uma marca ou empresa pode oferecer para sua necessidade.

Exemplos mais tradicionais de Outbound são ligações que você recebe de alguma empresa te ofertando um produto, aquele email que te propõe uma reunião para apresentar uma solução ou até mesmo aquela mensagem que você recebe em suas mídias sociais na tentativa de vender uma solução para determinada dor.. Esse modelo pode ser chamado de vendas Outbound ou Outbound sales, em que, basicamente, o vendedor ou fornecedor vai até o possível cliente fornecer sua solução.

Esses tipos de vendas consultivas podem gerar muito resultado uma vez que um consultor entrará em contato direto com esse possível cliente para que sua necessidade seja entendida e possa ser oferecida a melhor solução a ele.

Essas e outras estratégias, como visitar um lead Outbound podem ser muito eficientes se realizadas de maneira correta e se você quer saber como, continue com a gente!

Como gerar grandes resultados com o outbound? 

Antes de pensar em grandes resultados com o Outbound, devemos pensar no planejamento que vem antes deles. Assim, estudar e “brifar” a empresa em conjunto com a equipe de comunicação e marketing é essencial para ter as vendas que o sistema necessita.

Os profissionais, juntos, poderão delinear os objetivos e métricas da empresa para determinar onde ela pretende chegar. Traçando esse caminho, entenderão os maiores desafios de alcançar essa grande meta e como sobressair diante dessas dificuldades. Isso é o que trará a revolução em vendas que a maioria das empresas precisa.

A partir disso, estudar as soluções que essa empresa ou marca oferece em conjunto com os perfis de clientes que podem ser beneficiados por esse serviço é essencial. Depois, colocar a mão na massa nas estratégias de Outbound é mais um passo para o  sucesso em achar esses leads, nutri-los e trabalhar para que virem clientes fidelizados!

 Aprenda a mesclar o Outbound e o Inbound 

Os melhores profissionais de vendas são aqueles que sabem aplicar determinadas estratégias em determinados momentos, ainda mais quando eles apresentam fatores diferentes que podem alterar os resultados de uma empresa.

O Outbound é ótimo em muitas circunstâncias e oferece muitos resultados para muitas marcas. No entanto, uma das melhores formas de oferecer resultados superiores  de vendas para sua empresa é saber mesclar estratégias, neste caso, saber mesclar o Outbound com o Inbound.

Apesar de serem completos opostos, esses métodos são combináveis em muitas estratégias justamente porque eles não se anulam, mas se complementam. O melhor de tudo são os resultados em conjunto que eles podem oferecer a uma marca.

Uma das melhores maneiras de aprender sobre outbound e as melhores dicas de quem já colocou a mão na massa e obteve resultado é através da Speedio Academy.

Sobre a Speedio Academy

A Speedio Academy é uma frente de educação desenvolvida pela Speedio. Ela foi criada para honrar a ideia de que o conhecimento é a única forma de mudar o mundo e, por isso, a ideia do curso é compartilhar experiências e conhecimentos sobre prospecção ativa, de maneira a oferecer aos usuários acesso gratuito a um conteúdo completamente descomplicado.

Através da Speedio Academy, você aprende com maiores detalhes o que é e como fazer outbound, ou a prospecção ativa. Dessa maneira, você otimiza seu tempo com uma prospecção que traz resultados reais. Isso só é possível através do curso gratuito WTF is Outbound, que você pode iniciar clicando aqui.

Já o Outbound.IO é um curso que apresenta técnicas utilizadas pela Speedio que dão resultados e como você pode aplicá-las em seu negócio. Saiba mais sobre ele clicando aqui!

Já o Atlas IO é um curso que ensina como utilizar a ferramenta da Speedio para prospectar. Ele traz funcionalidades, além das melhores práticas da plataforma de geração de leads. Inicie o curso clicando aqui.

Ressaltamos que os cursos são totalmente gratuitos, uma vez que o propósito do projeto é tornar a prospecção ativa no Brasil muito mais democrática. Através dos cursos fornecidos, você desenvolve e alavanca a sua carreira. Incrível, não? E o melhor é que não há distinção de público para os cursos, de maneira que entusiastas, iniciantes ou até mesmo curiosos podem entrar no universo de vendas com conteúdos leves e extremamente esclarecedores.

Além de gratuitos, os treinamentos que a Speedio Academy fornece trazem certificado e a possibilidade de aplicar os conhecimentos de maneira prática. Se você quer saber mais sobre Outbound aprendendo com especialistas do setor, você precisa conhecer o projeto!

Quem é a Speedio?  

A Speedio é especialista em gerar leads B2B de qualidade. Com a tecnologia desenvolvida por eles, a empresa consegue potencializar a estratégia do seu time, aumentando as vendas B2B em até 10X. A empresa consegue oferecer dados de qualidade que economizam tempo e fazem muita diferença no resultado final de suas vendas.

A Speedio pode auxiliar sua empresa com dados para otimizar seu processo de outbound e gerar mais leads que tenham suas necessidades atendidas pelas suas soluções. Clique aqui e entre em contato com algum de seus especialistas! 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


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