Saiba quais os melhores CRMs para pequenas empresas

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CRM para pequenas empresas

Se você está antenado com as tendências do mercado, ou com os artigos que trazemos semanalmente aqui no Blog B2B Stack, já sabe da importância do CRM na manutenção do relacionamento com o cliente.

Mas, caso não conheça ainda, em resumo, a sigla CRM é uma abreviação de Customer Relationship Management (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes em português). Ou seja, trata-se de uma plataforma que organiza e centraliza todos os pontos de relacionamento com o consumidor (e possíveis clientes).

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Vamos conhecer neste artigo um pouco mais da importância do CRM para pequenos negócios, assim como algumas recomendações de ferramentas para te ajudar a escolher a melhor solução para o seu negócio.

Se quiser saber mais sobre essa importante categoria de ferramenta empresarial, não deixe de conferir o nosso guia completo do CRM.

A importância de um CRM para pequenas empresas

Em um mundo cada vez mais digitalizado, optar por manter as demandas diárias no modo manual, ou seja, dependendo da atualização diária de planilhas e documentos para o funcionamento da empresa, acaba sendo uma grande desvantagem competitiva. 

Pensando nisso, o CRM ajuda a resolver diversos problemas do dia a dia de uma pequena empresa, como:

  • Centralização e organização de todos os dados dos clientes e leads;
  • Otimização do relacionamento com o cliente;
  • Evita a perda de contatos;
  • Reduz o desperdício de recursos por erros humanos;
  • Aumento nas vendas;
  • Melhora na produtividade do time; 
  • Mais segurança nas informações.

Como escolher um CRM para o seu pequeno negócio?

Quem possui uma pequena empresa sabe dos desafios enfrentados todos os dias para conseguir se manter funcionando, e atender os seus clientes da melhor maneira possível. 

Então, a contratação de um software deve realmente resolver os seus problemas, e não trazer mais dor de cabeça.

Por isso, existem alguns pontos importantes para você considerar no momento da escolha de um CRM. Vamos listar aqui os principais:

Funcionar no modelo SaaS 

CRM SaaS para pequenas empresas

Para pequenas empresas, é de extrema importância a redução de custos. E para isso, não é ideal contratar um software que dependa da contratação de uma licença para cada computador. Então, a solução aqui é o SaaS, ou Software as a Service (Software como serviço).

Com esse formato de plataforma, você deixará todo o funcionamento do CRM de forma online, com acesso em qualquer dispositivo conectado à internet. O resultado disso, além da economia de dinheiro, é a possibilidade de conectar ao sistema em qualquer local.

Relatórios de vendas

Escolher uma ferramenta que facilite a centralização de todos os dados de vendas é essencial. É por meio desses relatórios que você poderá tirar insights importantes sobre o que deu (ou não) certo durante o período avaliado.

Controle do funil de vendas

Diversos CRM do mercado oferecem uma representação visual de todos os negócios feitos pela empresa. Com essa funcionalidade, é possível entender exatamente o momento da jornada de compra que os clientes se encontram, para então adequar as estratégias e aumentar a chance de fechamento do negócio.

Leia também o nosso artigo sobre o funil de vendas e entenda mais sobre esse modelo estratégico.

Facilidade de implementação

Considerando que as pequenas empresas contam com poucas pessoas no time, é muito importante que a implementação de uma plataforma não seja um empecilho na rotina do negócio. Isso quer dizer escolher um CRM com um nível baixo de complexidade, design intuitivo e conteúdos online que ajudam com a compreensão das funções.

Bom suporte ao cliente

Vamos supor que você ignorou o ponto anterior e escolheu uma plataforma complexa e com muitas funcionalidades, o que deixou você e seu time de cabelo em pé tentando entender como fazer esse software funcionar.

A melhor maneira de resolver esse e qualquer outro problema que possa aparecer no dia a dia, é também escolher uma ferramenta de CRM com um bom suporte ao cliente. Ou seja, um canal aberto para a resolução fácil de problemas e dúvidas.

Esse ponto é essencial pois pode definir o sucesso do processo de inclusão de uma plataforma.

Dicas de CRMs gratuitos

Listamos aqui algumas dicas de CRMs gratuitos para você começar a digitalizar os processos da sua pequena empresa:

RD Station CRM

RD Station CRM para pequenas empresas

O RD Station CRM traz ao mercado uma das melhores escolhas no quesito CRM gratuito. Feito com o objetivo de facilitar a integração entre os vendedores e clientes, a solução permite que todo o processo comercial seja gerenciado em um só local.

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Entre as funcionalidades da plataforma estão o acompanhamento, em tempo real, de todas as metas de vendas. Além disso, permite a visualização do status de todas as negociações, juntamente com o histórico de interações por telefone, e-mail e reuniões agendadas.

No quesito integração,  a plataforma da RD Station se integra com a ferramenta de Marketing da própria empresa, além de grandes soluções como Google Calendar, WhatsApp, Conta Azul, Slack e muito mais.

Nectar CRM

Nectar CRM para pequenas empresas

Outra solução muito conhecida no mercado de CRMs gratuitos é o NectarCRM. Apesar de ser mais indicada para empresas médias, por se tratar de uma plataforma gratuita, é também uma interessante recomendação para pequenos negócios.

Isso se dá pelas suas funcionalidades que incluem a gestão de leads e pipeline de oportunidades, a análise de KPIs e relatórios de desempenho de vendas. 

Além disso, a plataforma traz ferramentas que facilitam a operação do dia a dia como gerador de propostas, gerenciador de tarefas e compromissos e gravação de ligações. O NectarCRM ainda se integra com outras soluções de marketing, ERPs, gateways VoIP e soluções de prospecção e cadência de e-mails.

Não deixe também de conhecer o nosso guia com os melhores CRMs gratuitos do mercado!

Dicas de CRMs para pequenas empresas

Conheceremos agora alguns dos melhores CRMs indicados para pequenas empresas disponíveis:

Atendare

Atendare Vendas para Pequenas empresas

A plataforma Atendare é ideal para empresas que precisam também de uma solução de gestão de marketing, além das funções de vendas. Entre as funcionalidades da plataforma estão a gestão de oportunidades, agenda de tarefas da equipe e o gerenciamento do pipeline de negócios. 

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A solução permite a criação de metas de vendas para cada vendedor, diversos funis de vendas. Também oferece a possibilidade de criar contratos e propostas personalizadas. 

Integrado com diversas plataformas de e-mail, o Atendare sincroniza automaticamente os e-mails corporativos para ajudar com a centralização de dados.

Agendor

Agendor CRM para pequenas empresas

Vencedor do prêmio “Líder de Categoria” no B2B Awards 2019, o Agendor é outra robusta plataforma de CRM e gestão comercial que traz funcionalidades de assistente pessoal para a equipe de vendas. 

Com a solução, é possível criar e gerenciar todo o funil de venda, controlando por completo o processo comercial, e personalizando cada etapa da forma que desejar.

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A plataforma traz o monitoramento de métricas e KPIs de vendas com informações importantes sobre a operação. Para isso, o Agendor permite a segmentação dos dados por cada pessoa, time e período de tempo, oferecendo ainda mais insights para os gestores.

Uma grande vantagem da solução é a sua função de API aberto, que permite a integração com ferramentas de pré-venda, atendimento, ERPs, entre outras.

Se interessou pela plataforma? Confira o nosso guia sobre o Agendor e entenda mais sobre a solução!

Moskit CRM

Moskit CRM para pequenas empresas

O Moskit CRM é outra alternativa interessante para quem está à procura de uma plataforma conhecida no mercado brasileiro. A ferramenta traz a possibilidade da criação de diversos funis de vendas, juntamente com o acompanhamento diário das metas de cada time de vendas.

Entre outras funcionalidades estão os completos relatórios para controle comercial e produtividade, juntamente com diversos modelos de dashboard com o recurso “drag n drop”. 

O Moskit ainda permite organizar cada equipe em diversas situações e áreas de abrangência.Em questão de integração, a ferramenta permite integração com RD Station, Exact Sales, Conta Azul, Zapier, entre outras ferramentas.

Leia também o artigo Moskit CRM: domine a ferramenta de CRM da Moskit e conheça mais!

Conclusão

Digitalizar as tarefas diárias de qualquer negócio é essencial, especialmente nos tempos atuais. Para pequenas empresas, isso quer dizer ter tempo para focar em outras tarefas importantes do dia a dia do negócio, sem se preocupar com a atualização manual de planilhas, por exemplo.

Além disso, com os clientes cada vez mais exigentes, ter uma plataforma que ajude com o relacionamento é muito importante para a sobrevivência. Então, não perca tempo e busque uma solução que se encaixe no seu bolso e necessidades. Temos certeza que não irá se arrepender.