Os efeitos de um CRM nas vendas B2B

Publicado em 22 de fevereiro de 2021

como um crm pode ajudar nas vendas b2b

Os leitores do blog da B2B Stack sabem que um CRM facilita muito a vida dos profissionais de times de vendas.

Mas, especificamente, como um CRM pode ajudar nas vendas B2B? Saiba isso e um pouco mais neste artigo!

Como um CRM pode ajudar nas vendas B2B

Todos sabem como pode ser complicado realizar uma venda B2B. A depender da negociação, como na indústria da aviação, todo o processo pode levar anos. Por outro lado, diferente da venda B2C, o público-alvo é bem menor.

Nesse cenário, a empresa que deseja vender um produto ou serviço para outra precisa de muito planejamento, e também dos melhores argumentos para se destacar em meio a concorrência.

Nessa conjuntura, uma ferramenta como um software de CRM é fundamental para que as companhias tenham sucesso nas negociações. Por meio dele, é possível alavancar as vendas, e ainda prestar um atendimento de excelência para os clientes. Algo tão exigido no mercado B2B.

Como funciona um CRM para as vendas B2B?

O CRM para vendas B2B segue premissas básicas, também encontradas nas vendas B2C. O objetivo da ferramenta é auxiliar a empresa durante todo o ciclo de vendas. Desde o início, com a divulgação de um bom conteúdo para a atração de leads, até o último estágio do funil de vendas, quando as empresas impactadas pela prospecção se tornam clientes.

Como nas vendas B2B o público-alvo são companhias, muitas delas com dezenas de gestores, esse processo é menos simples do que parece. A cada avanço na negociação, novas exigências do cliente são solicitadas. É nesse contexto que as empresas podem retirar o melhor de um CRM.

Afinal, por meio dele, a empresa que pretende oferecer um produto ou um serviço tem a oportunidade de conhecer e atender todas as demandas do cliente, independentemente da fase em que ele se encontra na jornada de compras.

O diferencial do CRM para outras plataformas de produtividade é a capacidade dele em coletar informações muito relevantes sobre o cliente. Quando um deles interage por aplicativos de mensagens, redes sociais, e-mail ou site, o software organiza esses dados em um banco de dados na nuvem.

Dessa forma, a empresa que espera vendar as soluções dela pode acessar essas informações a qualquer momento. Assim, ela tem a chance de trabalhar a melhor proposta e superar todas as objeções do cliente. Além disso, pelo fato de conhecer melhor o cliente, é possível conceder a ele uma experiência personalizada.

Abaixo, em destaque, estão algumas maneiras sobre como o CRM pode auxiliar as vendas B2B.

Análise de oportunidade

Nem sempre uma transação B2B sai como esperado. Na verdade, na maioria das vezes, o negócio não é concretizado. Para que a empresa deixe de perder um cliente sem saber o motivo, o CRM tem os benefícios necessários.

Por meio dele, é possível analisar em qual momento do funil de vendas o cliente se mostrou mais fechado ou até mesmo abandonou a negociação. Dessa forma, os departamentos de marketing e vendas da empresa tem a brecha para identificar as melhores oportunidades, e assim criar estratégias mais efetivas para a conversão.

Se, por exemplo, a empresa reconhecer que os clientes não estão confiantes sobre o retorno de investimento, é nesse ponto que em que ela trabalhar melhor os argumentos de venda. Por outro lado, se o cliente travou a negócio devido ao custo, a equipe do financeiro pode auxiliar no processo.

Independentemente do estágio do cliente no funil de vendas, o CRM é a ferramenta ideal para apontar quando ele tem mais chances de fechar ou de desistir do negócio.

Informações precisas

Nenhuma estratégia de marketing ou vendas pode obter algum sucesso se a empresa não conhece as necessidades e o perfil dos clientes. Afinal, é impossível oferecer uma solução sem ao menos reconhecer o problema. Por isso, o CRM é tão relevante para quem deseja atuar com vendas B2B.

O CRM consegue recolher todos os dados gerados por meio da interação de uma empresa com o cliente. Ainda mais em um cenário como de hoje, em que o sucesso de uma negociação passa pelos aplicativos de mensagens. Tudo o que é conversado, seja pelas redes sociais, seja por e-mail, é arquivado automaticamente pelo software.

 Para as vendas B2B, isso é vital. É muito comum que pessoas troquem de cargo, saiam das empresas, entre outras mudanças. Portanto, manter esses dados atualizados é fundamental para quem almeja atrair novos leads e ainda manter um bom relacionamento com os clientes já existentes.

Experiência do cliente

Milhões de pessoas investem tempo e dinheiro em técnicas de vendas por uma simples razão: ter um bom produto ou um bom serviço é insuficiente. Portanto, é essencial garantir a melhor experiência possível para o cliente. Nesse sentido, o CRM tem se mostrado uma ferramenta de alto valor.

Por meio dele, é possível proporcionar um atendimento personalizado, seja ao usar ferramentas de automação de marketing, seja a partir da integração com aplicativos de mensagens e redes sociais.

Como uma transação B2B pode se alongar por meses, oferecer uma experiência exclusiva ao cliente pode ser determinante para a concretização de uma venda.


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