Google Meet: o que é, como funciona e como usar

Publicado em 30 de novembro de 2021

Em tempos de home office, trabalho remoto e sistema híbrido de trabalho, é fundamental conhecer de ponta a ponta ferramentas como o Google Meet.

Essas soluções de videochamadas deixam o dia a dia de profissionais de diversas áreas mais produtivo, por facilitarem a comunicação entre equipes e clientes onde quer que estejam.

Mas, o que levar em consideração na hora de escolher o melhor aplicativo para reunião online? 

São muitos os fatores que precisam ser analisados: quantidade de participantes permitidos em uma sala, preços, recursos de engajamento e moderação, entre muitos outros.

Já fizemos aqui alguns conteúdos sobre soluções para realizar reuniões online, chamadas de voz e videochamadas, como Microsoft Teams, Skype, Zoom e Telegram.

Também temos um conteúdo completo com as 7 melhores ferramentas para fazer videoconferências.

O ideal é que seja feito um comparativo entre elas, assim, você consegue entender qual opção se encaixa perfeitamente no perfil do seu negócio.

Acompanhe a partir de agora o que o Google Meet oferece de vantagens em relação às outras ferramentas.

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O que é o Google Meet?

Logo do Google Meet. Acima há um desenho de uma câmera nas cores azul, vermelho, amarelo e verde e abaixo o nome da solução em core cinza

Google Meet é o aplicativo gratuito do Google para fazer reuniões online.

Indicado para qualquer pessoa ou equipes que precisam fazer uma reunião à distância, incluindo profissionais da tecnologia, da saúde, organizações sem fins lucrativos e educadores, o Google Meet substituiu o Google Hangouts em abril de 2020 para disponibilizar recursos mais avançados nessas reuniões.

Entre eles, está a possibilidade de utilizá-lo de forma integrada com os outros aplicativos do Google, como o Google Drive, Google Agenda, Google Jamboard e o Google Slides. 

Isso permite que seus usuários consigam sincronizar as agendas de reuniões, fazer apresentações e colaborar em brainstormings em tempo real no quadro em branco do Google, além de armazenar arquivos e gravações geradas nas videoconferências em pastas compartilhadas, por exemplo.

Como funciona o Google Meet?

Imagem com diversos dispositivos com o Google Meet funciona. As telas mostrar diversas pessoas conversando a sorrindo

Qualquer pessoa, empresa ou escola que possui uma conta pessoal do Google, do Workspace ou Workspace for Education pode criar reuniões online no Google Meet.

Não é necessário baixar o Google Meet, ele pode ser utilizado diretamente do seu navegador. No caso de dispositivos móveis, o Meet pode ser utilizado fazendo o download do app para iOS ou Android.

Quem for convidado a participar dessas videoconferências não precisa ter uma conta Google para entrar, basta colar o link que recebeu do organizador do evento na própria plataforma do Meet para entrar na sala de reunião, exceto se o convite for feito através de uma conta pessoal.

Imagem com informações sobre videochamadas Premium e abaixo um botão azul para abrir uma nova reunião

Você consegue fazer videoconferências gratuitas e ilimitadas pelo Meet do Google, desde que tenham até 100 participantes e limite de até 60 minutos por reunião caso seja realizada com mais de 3 convidados.

Já as reuniões em dupla podem durar até 24 horas.

Os planos pagos do Google Meet, seja o Workspace Individual ou Workspace Enterprise, que custam a partir de R$28/usuário por mês até outubro de 2023, abrangem reuniões de até 24 horas independente da quantidade de participantes, e no caso do segundo, com 1000 participantes.

No plano empresarial também é possível realizar reuniões online mesmo com pessoas de fora da organização, o que facilita contato com clientes, fornecedores e parceiros de negócios, por exemplo.

Na assinatura do plano Google Workspace Enterprise também é possível fazer transmissões ao vivo para até 100 mil espectadores e obter armazenamento no Google Drive ilimitado para ter espaço o suficiente para gravar as reuniões.

Quem cria uma reunião no Meet é chamado de organizador, que vai possuir uma série de recursos de moderação da sala para garantir a segurança das videoconferências.

Recursos do Google Meet

Os recursos de colaboração e produtividade do Google Meet podem ser limitados conforme o plano assinado, portanto, há funcionalidades pagas e outras gratuitas.

Os recursos comuns entre o plano gratuito e os planos pagos são:

  • Legendas ao vivo em vários idiomas;
  • Chat de mensagens de texto;
  • Participação de convidados externos;
  • Compartilhamento de tela;
  • Compartilhamento de apresentações;
  • Layouts ajustáveis para visualizar todos os participantes;
  • Recursos antiabuso de segurança e privacidade;
  • Criptografia em trânsito e em repouso;
  • Verificação em duas etapas.

E os recursos que só podem ser usados a partir de planos pagos são:

  • Levantadas de mão;
  • Criação de salas temáticas para dividir os participantes em grupos menores;
  • Gravação das reuniões e armazenamento delas no Google Drive;
  • Armazenamento ilimitado no plano Workspace Enterprise;
  • Cancelamento de ruído inteligente;
  • Aplicação de enquetes nas salas de reunião;
  • Recurso de perguntas e respostas;
  • Relatórios de participação;
  • Suporte via fóruns da comunidade e também on-line disponível 24 horas.

Dica B2B Stack: Como usar o Google Meet

Agora que você já sabe o que é e como funciona a solução, vamos dar algumas dicas de uso para que você veja suas funcionalidades na prática.

A partir daqui você vai entender como criar e participar de uma reunião online, como gravar e compartilhar tela nas reuniões, como colocar fundo e apresentar slides no Meet.

Acompanhe!

Como criar reunião no Google Meet

Para criar uma reunião no Meet, abra o site da ferramenta no seu navegador com o login da sua conta do Google.

Se você não estiver logado na conta, será direcionado automaticamente para a página de login ao tentar iniciar a videoconferência.

Clique em “Nova reunião” para seguir para o próximo passo;

Imagem da página inicial do Google Meet com um desenho de duas pessoas conversando a direita e informações sobre videochamadas a esquerda

Escolha se quer iniciar a reunião na hora, se deseja criar apenas o link para uma reunião que será iniciada depois, ou se quer programar uma videoconferência no Google Agenda;

Menu com três opções para iniciação de reuniões

Se você clicar na opção “Criar uma reunião para depois”, o Meet vai abrir uma janela de pop-up como a demonstrada na “Área 1” da imagem abaixo.

Nessa janela, haverá o link da sua reunião, que pode ser copiado para ser compartilhado ou acessado futuramente.

Se você optar por “Programar no Google Agenda”, outra janela será aberta com o Google Calendar, como demonstrado na “Área 2” da imagem abaixo.

No Google Agenda você consegue criar um título para a reunião online, a data, o horário inicial e final da videoconferência, inserir uma descrição para o evento, definir se será público ou privado e as permissões dos convidados.

Você também pode personalizar a frequência com que essa reunião ocorrerá ou se o evento não irá se repetir;

Montagem com duas imagens com formulário para preenchimento de dados de uma reunião no Google Meet

Mas, se você clicar em “Iniciar uma reunião instantânea”, a sala de reunião online será aberta e você pode fazer as devidas configurações antes de começar a convidar os participantes por e-mail ou pelo link compartilhável;

Imagem de um sala aberta no Meet com um ícone ao centro que representa a pessoa que está na sala, botões abaixo com opções de abrir e fechar tanto áudio quanto vídeo, O fundo da tela é na cor preta

No canto inferior direito da tela, você ainda terá os seguintes atalhos:

  1. Detalhes da reunião, como o link compartilhável e os anexos do Google Agenda;
  2. Botão para visualizar todos os participantes da reunião, bem como para convidar pessoas;
  3. Chat online da videoconferência;
  4. Acesso ao Google Jamboard, enquetes, gravação da reunião e criação de salas temáticas para dividir a reunião em grupos;
  5. Acesso aos controles de organizador.

Imagem com 5 opções representadas por ícones na cor branca

Como configurar a sala de reunião do Google Meet

Depois de fazer o passo a passo anterior para criar a videoconferência no Google Meet, você pode começar a configurar permissões e detalhes da reunião.

Para isso, acesse a área de configurações pelo botão representado com os três pontos ou pelo atalho no canto inferior direito;

Imagem do menu que é aberto no Google Meet mostrando opções com destaque as opção configurações

Veja na imagem abaixo quais configurações estão disponíveis na reunião instantânea. Elas envolvem:

  • Teste dos alto-falantes e configurações do microfone;
  • Ajustes de iluminação e resolução do vídeo e da câmera;
  • Permissões para os participantes compartilharem suas telas, enviarem mensagens no chat e ativarem seus microfones e vídeos.

Montagem com três telas mostrando todas as opções de configuração do Google Meet.

Como gravar aula e reunião no Google Meet

Para gravar as reuniões ou aulas no Meet do Google é necessário ter um dos planos do conjunto Workspace, pois este é um recurso premium.

Para começar as gravações você pode utilizar o botão marcado na imagem abaixo, com os símbolos de triângulo, quadrado e círculo, e clicar em “gravação”.

O conteúdo gravado ficará salvo no Drive do organizador da reunião.

Imagem do menu na opção atividades com destaque a opção de gravação de reunião

Como compartilhar tela no Google Meet

O compartilhamento de tela no Google Meet também pode ser realizado com a sala de reunião online aberta.

Neste caso, clique no ícone com a seta na parte inferior da tela e selecione que deseja apresentar “A tela inteira”.

Um pop-up será aberto para que você clique na tela que deseja apresentar para todos os participantes. Ao selecioná-la, clique em “Compartilhar”.

Imagem com duas telas do Meet mostrando como o usuário compartilha sua tela em uma reunião. A imagem da esquerda mostra a opção que o usuário precisa clicar e na da direita mostra um quadro onde a tela aparece e dois botões abaixo, um branco escrito 'cancelar' e um azul escrito 'compartilhar'

Então, toda a sua área de trabalho será compartilhada com os participantes e eles verão tudo o que você estiver vendo e fazendo na sua tela.

Como colocar fundo no Google Meet

Para colocar fundo no Google Meet, na sala de reunião em que você estiver clique no ícone dos três pontos e depois em “Aplicar efeitos visuais”;

Imagem do menu com a opção 'aplicar efeitos visuais' em destaque

Você conseguirá, então, escolher entre um dos planos de fundo disponibilizados pelo próprio Google Meet, ou fazer o upload de uma imagem do seu dispositivo para utilizar.

Imagem com uma tela preta acima e abaixo opções para inserção de efeitos como plano de fundo na imagem

Como apresentar slides no Google Meet

A apresentação de slides no Google Meet pode ser feita de forma bem simplificada. Para começar, abra o documento da apresentação que você quer compartilhar.

Com o documento aberto e a sala de reunião do Meet ativa, você terá dois caminhos:

Primeiro: se a sua apresentação estiver em um documento no seu próprio dispositivo, você irá selecionar a opção de “Apresentar uma janela”.

Segundo: se a apresentação estiver em uma guia do seu navegador, selecione “Apresentar uma guia”;

Imagem com o menu Apresentar destacado com foco em duas opões 'uma janela' e 'uma guia'

Selecione a janela ou a guia que deseja apresentar para os participantes da reunião e clique em “Compartilhar”;

Imagem mostrando as opções de compartilhamento de guias no Meet com foco no botão 'compartilhar' localizado no canto inferior direito

A tela do seu slide já começará a aparecer para os participantes;

Imagem de uma conversa onde um usuário compartilha sua tela em forma de apresentação

Então, é só iniciar sua apresentação em tela inteira no próprio documento.

A qualquer momento você pode parar a apresentação clicando em “Interromper compartilhamento”.

Imagem de uma conversa onde um usuário compartilha sua tela em forma de apresentação

Como cancelar ruídos no Google Meet

O recurso de cancelamento de ruído baseado no dispositivo está disponível tanto para usuários do Workspace quanto para aqueles que não fazem parte do Workspace em smartphones Android de última geração. A maioria dos iPhones já possui essa função de cancelamento de ruído. Veja como você pode filtrar os ruídos durante uma chamada no Google Meet.

  1. Abra o aplicativo Google Meet em seu dispositivo Android.
  2. Inicie ou entre em uma reunião.
  3. Durante a chamada, toque no ícone de três pontos no canto inferior direito da tela para abrir o menu de configurações.
  4. No menu de configurações, role para baixo e encontre a opção “Redução de Ruído”.
  5. Toque na opção “Redução de Ruído” para ativá-la.

O Google Meet utilizará o cancelamento de ruído do seu dispositivo Android para reduzir os sons indesejados durante a chamada.

Quando terminar de configurar, você estará pronto para continuar sua reunião com menos interferência de ruído de fundo.

Lembre-se de que a disponibilidade exata da função de redução de ruído pode variar dependendo do modelo do seu dispositivo Android e da versão do aplicativo Google Meet. Certifique-se de manter seu aplicativo atualizado para ter acesso às últimas melhorias e recursos.

O Google Meet é bom? O que os usuários dizem

No B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, reunimos mais de 23 mil softwares e mais de 9 mil avaliações de usuários reais para te ajudar a encontrar a melhor ferramenta para o seu negócio.

As avaliações do Google Meet na B2B Stack o fizeram ter uma média de 4.7 de 5 estrelas, sendo sua maior nota na facilidade de uso, seguida de custo/benefício, funcionalidades e suporte ao cliente.

Imagem mostrando as notas que o Google Meet tem no Portal B2B Stack.

No nosso portal, os usuários do Google Meet relataram o que mais gostam, o que menos gostam e os problemas que resolveram utilizando a ferramenta.

Entre os pontos positivos, os usuários destacam a possibilidade de utilizá-lo para se encontrarem com amigos, colegas de trabalho e da faculdade e com familiares à distância sem a necessidade de baixar nenhum software, sendo uma ferramenta intuitiva e fácil de usar.

Já como pontos a melhorar, os usuários do Google Meet disseram que ele pode sofrer algumas instabilidades durante as reuniões online, e alguns informaram que sentem falta de mais funções, como chat privado na videoconferência e adicionar um destaque melhor na pessoa que está falando.

Conclusão

Em um cenário marcado pelo aumento do trabalho remoto e híbrido, ferramentas como o Google Meet tornaram-se essenciais para a comunicação eficaz entre equipes e clientes, independentemente da localização. 

Ao escolher a melhor aplicação para reuniões online, diversos fatores devem ser considerados, desde a capacidade de participantes até recursos de engajamento e moderação. 

Com uma variedade de opções disponíveis, é importante realizar uma análise comparativa para encontrar a solução que melhor se alinha às necessidades do seu negócio.

O Google Meet se destaca ao oferecer integração perfeita com outras ferramentas do Google, permitindo a sincronização de agendas, apresentações colaborativas e armazenamento de arquivos. Além disso, sua versatilidade e acessibilidade, seja através de dispositivos móveis ou navegadores, tornaram-o uma escolha popular para uma ampla gama de profissionais e organizações.

Sua equipe já usa o Google Meet como aplicativo para reunião online? Quer conhecer mais ferramentas para trabalho colaborativo e produtividade?  Então confira a página no portal da B2B Stack!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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