Conheça as 5 linguagens de programação mais usadas nos jogos

Publicado em 16 de maio de 2022

Códigos de linguagens de programação

É inegável que os videogames fazem parte do dia a dia de muitos atualmente. Inclusive, muitos sonham em transformar suas ideias de jogos em realidade. Para fazê-lo, é fundamental saber lidar e utilizar linguagens de programação, entender como funcionam. Apenas desta forma, você poderá entrar por completo no mundo dos games.

Conheça abaixo o que é uma linguagem de programação, como elas colaboram para o funcionamento e produção dos jogos e as linguagens mais famosas utilizadas para programá-los.

O que é uma linguagem de programação?

A linguagem de programação é uma linguagem escrita e formal que especifica um conjunto de instruções usadas para gerar um programa, também chamado de software.

Ela permite que um programador escreva um conjunto de ordens, ações consecutivas, dados e algoritmos para criar programas que controlam o comportamento físico e lógico de uma máquina. Tudo isso é feito através de uma sequência de instruções.

Isso permite especificar, com precisão, aspectos como quais dados um software deve operar. Ou seja, como esses dados devem ser armazenados ou transmitidos e quais ações o software precisa executar, de acordo com cada circunstância variável.

Um software pode ser desenvolvido para rodar em qualquer dispositivo, seja um computador, smartphone, ou em qualquer equipamento que permita sua execução. Assim, existem várias linguagens e elas servem para muitos propósitos. Alguns óbvios, como criar um software, outros menos, como controlar um carro ou uma torradeira.

Da mesma maneira, uma torradeira não possui a mesma interface digital de comunicação que um computador, mas possui um microcontrolador com um software que gerencia o equipamento. Esse tipo de software unido a circuitos eletrônicos, é chamado de firmware e também se escreve utilizando a linguagem de programação.

Além disso, o ato de programar é basicamente escrever um texto que será transformado em um programa. Esse texto deve ser escrito em uma linguagem de programação e é chamado de código, que pode ser lido não apenas por uma máquina, mas também por um ser humano.

Portanto, a pessoa responsável por escrever códigos em linguagens de programação é chamado de programador(a) ou desenvolvedor(a).

Em resumo, a linguagem de programação é um sistema de comunicação estruturado. É composto por conjuntos de símbolos, palavras-chave, regras semânticas e sintáticas que permitem que haja o entendimento entre um programador e uma máquina.

A linguagem de programação é diferente da de computação. Isso se deve ao fato da primeira obedecer a um conjunto de regras que permitem expressar as instruções que serão interpretadas pelo programador.

Já a linguagem de computação inclui outras que formatam um texto. Além disso, é necessário esclarecer que nem todas as linguagens computacionais são de programação, mas todas as linguagens de programação são computacionais.

Programação e diversão 

Muitas pessoas nascidas após as décadas de 70 e 80 têm memórias de sua infância já em contato com videogames. Pois foi nessa época em que os games se popularizaram devido aos jogos de arcade, consoles jogos de computador terem sido introduzidos ao público em geral.

Ainda hoje, a indústria de jogos eletrônicos é muito buscada pelos jovens, não só para entretenimento, mas como uma possibilidade de trabalhar diretamente com algo que gostam.

Além de os videogames serem um dos passatempos mais conhecidos entre os jovens, os jogos para celular e os games educativos vêm crescendo também no mercado.

Mesmo oferecendo diversas possibilidades de atuação na área, a programação é a mais visualizada e popular no momento. Afinal, é ela a responsável para que os jogos e aplicativos que utilizamos diariamente existam e funcionem de maneira correta.

Mercado de desenvolvimento de jogos 

O interesse por videogames é cada vez maior. De acordo com a Pesquisa Game Brasil, 73,4% dos brasileiros jogam games eletrônicos. Isso reflete no mercado das áreas relacionadas: entre 2014 a 2018, o número de desenvolvedoras de games passou de 142 para 375, isto é, aumentou em 164%.

O mercado de jogos digitais compreende o desenvolvimento e a monetização de games, desde a produção até a pós-venda. É um setor econômico considerado relativamente novo, tendo se estabelecido na década de 70, mas com um crescimento surpreendente.

Atualmente, emprega milhares de pessoas com diferentes profissões em todo o mundo, de publicitários e programadores.

Uma indústria tão ampla obviamente oferece diversas possibilidades de atuação em áreas como design, marketing, vendas, logística e tecnologia. Esta é uma das principais opções é a área de desenvolvimento de jogos, que exige conhecimento de diversas linguagens de programação. Isso para que os games sejam distribuídos para variados dispositivos e plataformas.

Podemos dividir o processo de produção dos games em 6 segmentos: financeiro e publicador, produção e talento, produção e ferramental, distribuição, hardware e usuário final.

O primeiro segmento são as empresas que financiam e publicam os jogos. Elas contratam outras empresas para desenvolvê-los e lidam com o licenciamento dos produtos. A parte contratada é a de produção e talento, ocorre o desenvolvimento do jogo em si e é onde encontramos os programadores, artistas, designers, etc.

A parte de Produção e Ferramental são as empresas responsáveis por essas ferramentas usadas pelo setor anterior.

A distribuição ocorre com o jogo já feito, quando é preciso publicá-lo e distribuí-lo. Nesse setor incluímos todos os negócios, sejam digitais ou físicos.

Após isso, para rodar os jogos precisamos do setor hardware, conhecido também como plataforma. Neste setor estão as empresas responsáveis não só por plataformas como computadores ou consoles, mas também por providenciar uma infraestrutura geral, como sites de streaming.

E por fim, temos o próprio jogador, o usuário final, que é o foco do mercado de jogos.

Em relação ao mercado de jogos brasileiro e sua influência no mercado internacional, o resultado está cada vez mais impressionante. De acordo com um estudo do BNDES, em 2010 a América Latina ocupava 2% do mercado mundial de jogos, o que pode parecer pouco, mas, em 2019, esse número foi para 4%, dobrando a quantia da década anterior.

Ao fazer um levantamento do faturamento atual de cada país, fomos classificados como o 13º maior mercado de games do mundo. Além disso, o organizador da Brasil Game Show, Marcelo Tavares, afirmou que temos a 3ª maior população gamer do planeta.

Apesar disso, nossa indústria ainda possui diversos problemas. Devido à falta de incentivo e financiamento, além da dificuldade de encontrar mão de obra especializada, grande parte das empresas brasileiras ainda são pequenas e novas. De acordo com o II Censo da Indústria Brasileira de Jogos Digitais (IBJD), 26,4% delas são informais.

Por conta disso, a maioria das desenvolvedoras trabalham com outros produtos ou serviços, além de jogos digitais. Há uma dificuldade em manter o foco das empresas apenas no desenvolvimento de games e conseguir manter o negócio.

Entretanto, esse cenário pode estar mudando. Segundo um estudo feito pela Visa, bandeira de cartões de crédito, em 2020 as compras feitas em consoles e plataformas de games aumentaram 140% no Brasil, provavelmente devido ao isolamento social. Outras pesquisas também ressaltam as expectativas de crescimento do mercado de jogos no Brasil.

Esse setor tende somente a evoluir, principalmente se levarmos em conta o crescimento da utilização de games por empresas, seja por motivos educacionais ou publicitários.

Conheça as linguagens de programação utilizadas nos jogos 

Comumente, são utilizadas 5 linguagens de programação na produção de games. Sendo essas: Python, Java, JavaScript, C++ e C#.

Python

Por ser mais fácil de entender e aplicar, o Python provavelmente é a linguagem mais utilizada na programação. Sua simplicidade ajuda na entrega de um resultado bastante satisfatório, usando inclusive elementos de grandes plataformas como o Netflix e Spotify.

Esta linguagem de programação não é utilizada apenas no desenvolvimento de jogos, mas também em aplicativos, sites, entre outros.

A linguagem Java é uma plataforma multiuso, utilizada em sites, jogos e ambientes digitais. Por trabalhar com as plataformas Android e Windows e por apresentar uma fácil adaptação a ambientes diferentes de navegação, o Java possui uma abrangência muito grande para o mundo dos jogos. É muito recomendada para quem deseja começar a estudar e realizar projetos de desenvolvimento de games.

JavaScript 

Já muito utilizada na produção de sites, a linguagem JavaScript ajuda no desenvolvimento de páginas da web com interatividade. Entre elas, jogos e recursos que exijam uma ação do usuário no conteúdo, por exemplo enquetes ou testes.

Também é muito indicada para quem está iniciando, pois permite o domínio de alguns pequenos usos desde os primeiros estudos, até o desenvolvimento de programas mais avançados.

Linguagem C 

A Linguagem C é o início para a utilização das linguagens C++ e o C#. Entender essa linguagem é importante como base e conhecimento para o desenvolvimento nas outras. Afinal, apesar de muito popular, a linguagem C++ exige um cuidado extremo do desenvolvedor, pois existe uma grande variação de códigos que oferecem diversos caminhos.

Linguagem C++ 

Na linguagem C++, há várias bibliotecas disponíveis e é sempre possível encontrar algum código pronto ou que precise de pequenos ajustes para o seu desenvolvimento. Um exemplo famoso de game produzido nesta linguagem é o jogo God of War.

Linguagem C# 

Já a linguagem C# tem como principal vantagem a sua fácil interação com outras linguagens. Focada em objetos, ela dá dinâmica quando combinada corretamente com os elementos do jogo. Outra vantagem sua é a grande quantidade de códigos na biblioteca e nos fóruns, o que ajuda a enriquecer a programação e a torna uma das preferidas para a criação de jogos.

Além das linguagens de programação, o mundo dos games disponibiliza diversas tecnologias para auxiliar no desenvolvimento, os chamados engines, ou “motores de desenvolvimento dos jogos”. Entre estes, está, por exemplo, a Unity, que utiliza diversas linguagens para que você desenvolva seu jogo para rodar praticamente sem alterações em diversas plataformas, como PC, Android, iOS e consoles atuais.

Como a B2B Stack pode me ajudar a encontrar o melhor software de programação? 

Com o que vimos acima, é possível perceber que são muitas as opções de linguagens de programação e plataformas auxiliares para o desenvolvimento de jogos. Por isso, é fundamental avaliar o seu objetivo final e quais elementos você pretende incluir no game para escolher qual poderá ser mais útil para você.

O mercado de desenvolvimento de jogos é extremamente promissor com o avanço da tecnologia. Com foco em nosso país, o que permite cada vez mais pessoas trabalharem com o que gostam e proporcionarem lazer para outras.

Caso você esteja precisando do auxílio de softwares para funções específicas, recomendamos que você navegue pelo nosso site! Nós, da B2B Stack, somos a maior plataforma de softwares da América Latina, e podemos te auxiliar a encontrar um programa que cumpra exatamente os seus objetivos.

 

 

 

Publicado por Vitoria Cristina Pereira

Estudante de Letras na USP, completamente apaixonada pela escrita e pela leitura. Acredito no poder que a tecnologia tem de transformar as relações e facilitar o dia a dia das pessoas. Também creio que a leitura revoluciona todo aquele que se dispõe a aproveitá-la. Juntando esses dois, busco trazer informação e inovação para o seu dia a dia!


Artigos relacionados