Marketing imobiliário: o que é, benefícios e 4 dicas práticas

Publicado em 21 de fevereiro de 2023

Marketing Imobiliário sendo representado pela capa

Uma pesquisa realizada pela Associação de Corretores de Imóveis dos Estados Unidos evidenciou a importância do marketing imobiliário, apontando que 51% das pessoas costumam encontrar imóveis através da internet. E o mais interessante é que 97% das pessoas aproveitam a internet para pesquisar sobre imóveis e informações.

Dados como esses mostram o quanto o marketing imobiliário é importante, pois através dele é possível posicionar corretamente construtoras, imobiliárias e corretores para que possam ter maior visibilidade e consequentemente, atraiam clientes em potencial.

O marketing imobiliário educa o segmento, engaja e gera conversão ou informações sobre os leads de interesse, segundo a estratégia de cada empresa. Com isso, a equipe de vendas consegue realizar prospecções de forma assertiva, aumentando o retorno sobre investimento das ações de marketing imobiliário.

Entenda na prática como o marketing imobiliário pode viabilizar o sucesso da sua empresa nesse setor.

O que é marketing imobiliário?

Em termos práticos, o marketing imobiliário consiste em um conjunto de estratégias de divulgação da empresa para fortalecer e criar conexões com o público de interesse. 

Dessa forma, é possível atender às diferentes oportunidades de negócio, como a compra e venda de imóveis, locação de imóveis.

As ações de marketing imobiliário podem acontecer da seguinte forma:

  • Desenvolvimento de anúncios para divulgação de imóveis ou empreendimentos;
  • Estratégias para a atração de clientes em potencial;
  • Fortalecer o relacionamento entre a empresa e cliente;
  • Tornar a experiência interessante e satisfatória;
  • Aumentar o marketing de reputação da empresa frente a seu segmento.

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Essas ações dão direcionamento para que os projetos de marketing atendam as necessidades do setor imobiliário e consolide a empresa no meio digital, conseguindo alcançar novos clientes por consequência.

Pessoa encontrando casa através do marketing imobiliário

Uma pesquisa realizada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), mostrou que 55% dos empresários disseram que as vendas foram acima da meta esperada para o ano de 2021

Claramente, para conquistar clientes no meio digital, é necessário estar estrategicamente posicionado. Sendo assim, o marketing imobiliário é um grande diferencial para empresas que desejam destacar-se da concorrência.

Saiba o porquê adotar o marketing imobiliário

O marketing imobiliário insere as empresas e potencializa os seus resultados no mercado digital, tendo em vista que a maioria das pessoas realizam buscas prévias na internet sobre compra, venda e aluguel de imóveis na região pretendida.Imagem representa a procura por imóveis por meio do marketing imobiliário

Um estudo realizado pela  Google mostrou que a busca por imóveis na ferramenta teve um aumento de 668% no Brasil. Dados como esse evidenciam que o comportamento do consumidor está ficando cada vez mais digitalizado, o que obriga as empresas a darem mais atenção a esse aspecto.

>> Confira o nosso artigo e entenda como funciona a transformação digital nas empresas.

Ferramenta que ajuda imobiliário no Whatsapp por meio de estratégias de marketing imobiliário

Além disso, é importante levar em consideração que a compra e venda de imóveis é algo delicado para muitas pessoas, devido ao bem imobiliário ser visto como investimento, fato esse que faz com que os clientes necessitem de muita segurança para fechar uma compra. 

Sem a estrutura necessária para transmitir essa credibilidade, as imobiliárias acabam perdendo oportunidades de negócios e assim, a equipe de vendas fica desmotivada a oferecer um bom atendimento. 

Por isso, o marketing imobiliário trabalha em conjunto com a equipe de vendas para o desenvolvimento de ações que fortaleçam o relacionamento com o cliente e estabeleçam maior confiança e credibilidade.

Benefícios do marketing imobiliário

O marketing imobiliário apresenta grandes possibilidades e possui inúmeros benefícios. Confira alguns:

1. Reputação online

A reputação online é um dos principais atributos do marketing imobiliário que tem como função posicionar a marca nas principais ferramentas de buscas do mercado, como o Google Meu Negócio

Por meio do cuidado em estar presente com todas as informações atualizadas, os clientes sentem-se confortáveis em realizar avaliações sobre o atendimento, serviço, qualidade das entregas, entre outros quesitos que favorecem o aumento da confiança e chamam a atenção de  novos clientes.

Imagem representa os aspectos da reputação online através do marketing imobiliário

Para se ter ideia de como a reputação online é importante, um estudo chamado Confiança em Publicidade (Trust in Advertising), evidenciou que 65% dos entrevistados confiam mais em recomendações de pessoas próximas do que em publicidades feitas pela empresa

Por isso, quando as empresas aproveitam as entregas do marketing imobiliário, uma provável indicação de clientes para amigos e parentes torna-se mais favorável. 

Dessa forma, esse processo contribui para que o relacionamento com o cliente seja fortalecido e novos clientes sejam atraídos com base em confiança.

2. Métricas para análise

Uma vez que as ações estejam focadas, o marketing digital torna ainda mais fácil a coleta de dados sobre quais clientes foram impactados, características e necessidade dos usuários, performance das ações de marketing imobiliário, análise das estratégias de SEO, entre outros.

Todos esses dados corroboram para análise e verificação se as estratégias estão sendo eficientes, bem como a possibilidade de corrigir possíveis erros em tempo hábil.

3. Acelera o processo de vendas ou tomada de decisão

O marketing imobiliário também aprimora e simplifica o funil de vendas ou a tomada de decisão do comprador. 

Imagem representa homem verificando os resultados do marketing imobiliário

Por meio das ações digitais, a comunicação passa a ter também a função de educar e informar o cliente. Assim, por meio de pesquisas, o cliente consegue encontrar todas as informações necessárias para finalizar a compra de um imóvel.

Outra possibilidade é a produção de conteúdo que entregue valor para o cliente, responda as dúvidas que envolvem todo o processo de compra de forma clara e objetiva, além de fornecer soluções para as principais necessidades dos clientes.

>> Confira o nosso artigo sobre Topic Clusters e saiba como aumentar o tráfego em seu site

Conheça as 4 Dicas para aplicar o marketing imobiliário

Agora que você já entendeu bem o conceito de marketing imobiliário, apresentamos 5 dicas para aplicá-lo de forma simplificada e obter grandes resultados.

1. Utilize a metodologia de inbound marketing

A metodologia de inbound marketing é excelente para atrair clientes por meio da produção de conteúdo de valor para converter clientes em potencial. 

Essa estratégia se diferencia do marketing tradicional porque tem como principal objetivo que o cliente chegue até a marca por meio de canais digitais e assuntos que são de seu interesse.

2. Personalize as estratégias para o seu público-alvo 

Os públicos de cada segmento possuem características e necessidades diferentes, sendo necessário realizar estudos para compreender como o seu público alvo se comporta e quais são as dores que esses prospects necessitam sanar.

Imagem destaca a importância de analisar o público alvo dentro do marketing imobiliário

Após essa análise, os responsáveis pelo marketing imobiliário conseguem estruturar ações mais eficientes e objetivas alinhadas orientadas à persona do cliente.

3. Utilize fotos e vídeos de qualidade

Saiba que os materiais de audiovisual são extremamente enriquecedores para as ações de marketing imobiliário, pois através de fotos e vídeos de alta  qualidade os clientes podem visualizar os imóveis de forma clara e ter percepções sobre os detalhes do imóvel.

Por isso, é interessante investir em fotos e vídeos de boa qualidade, já que esse é um material extremamente atrativo para os clientes e que o envio ou inserção de  arquivos com má qualidade certamente desestimulam o seu interesse em seguir com a busca.

>> Confira o nosso artigo sobre os principais aplicativos de fotos para edição.

4. Use e abuse de campanhas geolocalizadas

Campanhas de geolocalização são muito interessantes para atrair clientes em potencial que estão localizados próximo a imobiliária ou campanhas que mostram imóveis para a venda ou aluguel na mesma região do lead.

Marketing imobiliário usando a geolocalização para publicidade

Dessa forma, o marketing imobiliário consegue atrair clientes e agilizar o processo de compra por meio do interessante e curiosidade do cliente.

>> Confira o nosso artigo sobre SEO Local.

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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