Por que a sua empresa só tem a ganhar com soluções de modelo SaaS

Publicado em 23 de janeiro de 2023

Gestão de SaaS - SaaS Management

O modelo SaaS está presente em diferentes situações do dia a dia, são ferramentas que prestam serviços de forma totalmente online. É possível encontrar essas soluções em softwares de gestão de trabalho, aplicativos de streaming como a Netflix e muito mais.

Desenvolvemos este artigo para que você possa entender como a sua empresa pode usufruir de diversos benefícios ao adquirir uma solução modelo SaaS.

O que é uma solução de modelo SaaS

A solução de Software as a service (SaaS), ou em tradução para o português “Software como Serviço”, é um software em nuvem que realiza a prestação de um serviço de forma virtual.

Devido à grande facilidade para acessar essa ferramenta, pequenas, médias e grandes empresas estão aderindo algum modelo de SaaS, pois essa solução consegue atender diversos segmentos do mercado.

A facilidade de acesso acontece porque os modelos de SaaS são softwares em nuvem, ou seja, funcionam como uma rede que armazena os sistemas internamente sem que haja a necessidade de as empresas contratantes terem uma infraestrutura de TI. 

Imagem para representar o que é o modelo SaaS

Hoje as soluções de modelo SaaS estão presentes em grande parte do nosso dia a dia, seja para fins profissionais ou lazer (como a já mencionada Netflix). Para quem trabalha com marketing digital, por exemplo, existem opções como as plataformas da Rock Content, onde é possível fazer gestão de conteúdo para canais digitais de maneira centralizada e monitorar resultados.

Outra plataforma que faz parte do modelo SaaS é a Gupy, útil para profissionais de RH, que permite realizar consultorias, recrutamento e seleção de candidatos para vagas de trabalho. Também existem ferramentas de modelo SaaS para cuidar da organização interna de equipes, como o Escala, que falaremos com detalhes mais adiante. Mas já deu pra perceber como essas soluções acabam facilitando a nossa vida?

Como funciona um modelo SaaS?

Devido à necessidade de respostas cada vez mais rápidas, soluções de modelo SaaS ganharam grande destaque no mundo corporativo. O cenário brasileiro para plataformas em modelo SaaS tem apresentado números excelentes, com grandes empresas desenvolvedoras no estado de São Paulo (47,8%), Santa Catarina (16,3%) e Minas Gerais (11,3%).

Para aderir ao uso de SaaS  as empresas têm mais facilidade, pois  pagam pela solução como serviço, e não fazem a compra de um produto, o que favorece  economicamente  as empresas.

Imagem representa como funciona o modelo SaaS

Dessa forma, elas possuem maior comodidade em não se preocupar com instalações, atualização de sistema e renovação de licenças, pois agora a responsabilidade passa a ser dos fornecedores de software.

O modelo SaaS é considerado adequado para muitas empresas, pois apresenta grande segurança no armazenamento de dados e informações delicadas. Exemplos disso são os SaaS como a Netflix, que oferece  serviço de streaming para milhares de pessoas. Para fornecê-lo, é necessário coletar os dados de cada usuário e, por isso, a equipe do sistema  trabalha constantemente no aperfeiçoamento da segurança, evitando o vazamento de dados e preservando cada usuário. 

  • Para utilizar a ferramenta é bem simples, a sua empresa precisará encontrar o modelo de SaaS que atenda às suas necessidades, depois fornecer o acesso a ferramentas para o colaborador. Ele, por sua vez, precisará ter acesso a internet para realizar o login e executar as suas atividades. 
  • Para realizar a contratação de um modelo SaaS existem no mercado diferentes planos e assinaturas para as empresas, sendo possível realizar o pagamento de um valor semanal, mensal,  bimestral ou outros. Além disso, os preços variam de acordo com o número de usuários.

Quais os benefícios do modelo SaaS para empresas?

Baixo custo para utilizar um modelo SaaS

Um dos grandes benefícios do modelo SaaS que vem colaborando para a  maior aderência de empresas e clientes no mundo todo é o valor acessível para utilizar o sistema quando comparado à compra de licença.

Imagem representa a economia ao utlizar o modelo SaaS

Assim, com a utilização de um modelo SaaS, a sua empresa consegue obter mais rapidamente um bom retorno sobre o investimento (ROI). Ao colocar na balança o valor acessível e a economia gerada por esses sistemas, que otimizam tarefas internas como a gestão de escalas e organização de equipes, o resultado é bastante positivo, valendo o custo-benefício.

E através da economia gerada pelo investimento em tecnologia você poderá focar as suas ações na expansão do negócio, além de ganhar uma visão muito mais estratégica baseada nos dados que essas plataformas oferecem.

Acesso fácil de qualquer lugar

Devido ao sistema de Nuvem o processo para utilizar uma solução SaaS é muito simples e prático, sendo apenas necessário que cada colaborador tenha um login e senha para acessar a ferramenta. Além disso, os funcionários ganham agilidade e organização em seus afazeres diários devido à diminuição de erros. 

Modelo SaaS e os seus benefícios

Esse benefício faz com que a gestão da sua empresa se torne ainda mais fácil e eficiente. Os seus serviços podem ser feitos da mesa do escritório, em casa ou na rua se o modelo de trabalho for flexível.

Capacidade de personalizar o seu modelo SaaS

Pensando em atender às diversas necessidades das empresas, os modelos SaaS permitem a personalização da ferramenta. Para ativar  upgrades, a empresa pode comprar módulos adicionais que aumentem ainda a capacidade e a eficiência da  ferramenta de gestão.

Além disso, para facilitar a usabilidade,  diversos modelos de SaaS contam com integrações para outros sistemas e apps  já utilizados  pelas empresas. Essas integrações facilitam a troca de informações de maneira fluida, poupando esforço e tempo nas implementações.

Entenda o modelo SaaS do Escala

escala app

Agora que você já entendeu o que é modelo SaaS e como ele funciona, vamos conhecer uma solução prática de modelo SaaS: o Escala. Criado por desenvolvedores e plantonistas do Hospital Israelita Albert Einstein, essa ferramenta surgiu com o propósito de ajudar  empresas a organizarem as escalas dos colaboradores de forma justa, transparente e com maior facilidade.

A ferramenta apresenta fácil usabilidade e auxilia na organização da força de trabalho levando em conta a demanda, as preferências dos colaboradores por folgas e dias trabalhados e também as regras e limites válidos nas empresas. 

Esse modelo de SaaS colabora para que a rotina dos gestores seja mais eficiente e fornece informações sobre o quadro de funcionários para que as decisões sejam tomadas com base  em dados reais.

Evitando  perda tempo  na tomada de decisões e processos rotineiros, o Escala ajuda empresas a otimizarem os seus recursos,  proporcionando autonomia para os  times e alavancando resultados por meio da inovação digital.

Quais são as funcionalidades de um modelo SaaS?

As funções de um modelo SaaS  variam de acordo com o objetivo do segmento de atuação do software. Plataformas como o Escala oferecem agilidade na criação de escalas de trabalho verdadeiramente eficientes ao negócio e ainda facilitam para que o gestor  consiga ter uma visão completa das suas equipes, identificando rapidamente a necessidade de remanejamentos

Escala plantões

Além disso, o colaborador ganha previsibilidade das suas escalas, e acompanha todas as atualizações em tempo real por aplicativo no celular, onde também pode solicitar trocas, folgas e registrar entradas e saídas.

Com um software modelo SaaS a sua empresa consegue ter acesso a grandes benefícios, como:

  • Economia de dinheiro e de tempo: para adquirir um modelo de SaaS a sua empresa possui diversas opções de pagamento e os custos de manutenção ficam com a empresa mantenedora. Com a otimização dos serviços os colaboradores conseguem focar nas suas atividades.
  • Dados em tempo real: com o uso de ferramentas tecnológicas é possível armazenar grande quantidade de dados com segurança e acessá-los de qualquer lugar. Além disso, é possível ter acesso a relatórios com  facilidade.
  • Centralização das informações: em um único modelo de SaaS é possível encontrar todas as informações necessárias sem precisar consultar outras ferramentas. Um grande exemplo disso é a ferramenta do Escala que permite às empresas conseguirem acessar a escala dos colaboradores pelo sistema, acessível pela web ou aplicativo mobile. As informações ficam centralizadas no sistema na nuvem, e o acesso é fácil de qualquer lugar.

Conheça a solução de modelo SaaS do Escala para diferentes demandas:

Gestão da escala de trabalho

Como vimos, o modelo SaaS do Escala é uma excelente ferramenta para a gestão eficiente de escalas de trabalho, pois ele fornece recursos para a montagem de escalas inteligentes. Grandes empresas como o Hospital Israelita Albert Einstein, Unimed, Femme – Laboratório da Mulher e Luft Logistics já transformaram suas rotinas com o Escala. 

Solução totalmente voltada para o workforce management e que funciona de maneira 100% online, o Escala oferece  plataforma em nuvem, versão web e aplicativos mobile para a comodidade dos funcionários.

  • Escala de plantões

Escala plantões como modelo SaaS

O Escala possui uma solução SaaS específica para gerir turnos de plantonistas: o Escala Plantões. É possível configurar a ferramenta com as regras e limites válidos na empresa, e por meio dela criar escalas, distribuir descansos e ainda ter acesso a relatórios com informações completas sobre o trabalho de cada colaborador. Por meio do painel financeiro, por exemplo, dá pra saber exatamente quanto é preciso remunerar o plantonista de acordo com o que foi trabalhado. 

  • Escalas CLT 

Para organizar escalas de profissionais que atuam em regime CLT, o Escala Jornadas é configurado com as regras trabalhistas e organiza as equipes sem infringir a lei.  A ferramenta  possibilita a distribuição de folgas e descansos de maneira automática, além de resolver problemas de escalas em segundos.

escala para modelo SaaS

Você sabia que com a escala bagunçada a sua empresa pode perder dinheiro? Por isso, o Escala  ajuda a reduzir  gastos com  horas extras, tudo isso porque o algoritmo contribui com a identificação de profissionais com mais e menos horas de trabalho. Isso facilita para que o gestor faça um remanejamento eficiente entre os setores, além de ajudar a contornar com facilidade os imprevistos do dia a dia de acordo com as regras e otimizando recursos.

  • Reserva de espaços

Escala como modelo SaaS

Você sabia que a tecnologia pode ajudar a sua empresa a realizar a gestão do home office e de espaços de maneira simples e fácil? Com o Escala também dá para fazer essa atividade. Utilizando a solução Escala Espaços, é possível:

  • Reservar posições de trabalho via aplicativo.
  • Fazer check-in e check-out pelo celular.
  • Acompanhar as taxas de ocupação e presença em tempo real.
  • Colocar regras nas reservas para evitar conflitos e desorganização.
  • Publicar com antecedência e facilitar o revezamento entre home office e presencial, investindo no trabalho flexível.

Conheça os modelos de SaaS de vendas

Imagem com exemplificações dos modelos SaaS

Self service

No modelo self service o cliente realiza a compra de um serviço de forma independente, ou seja, todo o processo ocorre por contra própria, proporcionando maior agilidade. Para que o cliente consiga comprar os produtos necessários as empresas fornecem a descrição completa dos planos, funcionalidades e valores.

Ao utilizar esse modelo o usuário é conduzido pelo onboarding, realiza o pagamento e depois ganha acesso à ferramenta. Pensando em melhorar a experiência do usuário é necessário que a página ofereça boa navegação.

Inside sales

Em inside sales os profissionais entram em contato com cada cliente para efetuar a venda de um determinado serviço. Para obter sucesso nesse processo de negociação é útil que as empresas  utilizem a estratégia de inteligência de vendas.

Dessa forma, a equipe de vendas entrará em contato com os potenciais clientes que tenham determinadas dores e que podem ser solucionadas pela empresa. Alguns vendedores marcam reuniões com o cliente para entender qual solução atende a sua necessidade.

Free trial

Esse é um modelo de SaaS que permite a aquisição de clientes baseado em uma avaliação totalmente gratuita, porém, ele limita o usuário pelo tempo. Várias empresas fornecem teste da ferramenta por 7 ou 30 dias, dando acesso às diferentes funcionalidades, mas para continuar utilizando o serviço é necessário comprar a versão pro.

Conclusão

O modelo SaaS é uma solução eficiente, pois funciona totalmente online e as empresas desenvolvedoras da ferramenta devem arcar com as atualizações do sistema. Isso permite que as empresas contratantes paguem apenas pelas funcionalidades.

Ferramentas como o Escala favorecem  a gestão de trabalho eficiente e organizada, contribuindo com a produtividade dos funcionários já que oferece acesso fácil às informações importantes de forma centralizada. 

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados