O que é SEM (Search Engine Marketing) e como aplicar?

Publicado em 1 de junho de 2023

Imagem relacionada ao conceito de SEM

O Search Engine Marketing (SEM) é um conjunto de técnicas que envolvem publicidade paga, otimização de páginas de destino e outras ações voltadas para melhorar o tráfego de um site nos resultados de pesquisa. 

Com o SEM, as empresas têm a oportunidade de exibir anúncios em posições estratégicas em pesquisas do Google, o que amplia consideravelmente a visibilidade da marca. 

Nesse sentido, a técnica  desempenha um papel essencial no sucesso das estratégias de marketing dos mais variados ramos de atividade. 

Por exemplo, uma empresa que utiliza o SEM pode exibir anúncios relevantes nos resultados de pesquisa, aumentando a visibilidade e a exposição da marca para um público-alvo específico.

Além disso, o SEM oferece uma vantagem competitiva valiosa,  permitindo que as empresas se posicionem à frente dos concorrentes para capturar a atenção dos leads que estão propensos a tomar uma decisão de compra. 

Entenda  como o SEM é utilizado para alavancar um negócio, além de boas práticas dessa estratégia e algumas dicas para obter ótimos resultados com o Search Engine Marketing.

O que é Search Engine Marketing (SEM)?

O Search Engine Marketing (SEM), também chamado de Marketing de Busca), é uma estratégia que engloba diferentes técnicas para promover um site e seus produtos ou serviços nos mecanismos de busca, como o Google, Bing, Yahoo! e YouTube. 

Em outras palavras, podemos dizer que o SEM é uma abordagem que visa aumentar a visibilidade de uma empresa, produto ou serviço na SERP (Search Engine Results Page, a página de resultados de pesquisa).

O SEM é dividido em duas partes. A primeira delas é a famosa sigla SEO (Search Engine Optimization), que se concentra na otimização orgânica de um site, e a segunda são os anúncios ou links pagos.

Além disso, a principal plataforma utilizada para executar campanhas de SEM é o Google Ads, que permite criar anúncios baseados em palavras-chave relevantes e segmentar o público-alvo de acordo com critérios demográficos, geográficos e comportamentais. 

Existem também outros serviços de publicidade, como o Bing Ads e Yahoo Advertising, que também permitem a veiculação de anúncios nos respectivos motores de busca. 

Qual a diferença entre SEM e SEO?

Em primeiro momento, SEM e SEO parecem fazer referência à mesma estratégia, mas são dois mecanismos diferentes para trazer visibilidade nas SERPs.

O SEM é utilizado para a promoção de um site nos mecanismos de busca por meio de anúncios pagos, como apresentado de forma mais completa no tópico anterior.

Já o SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de práticas e estratégias aplicadas para otimizar um site, blogs e outras páginas para melhorar o ranqueamento nos mecanismos de busca e aumentar seu tráfego orgânico

Além disso, o SEO abrange técnicas para a otimização de conteúdo, estrutura de sites, palavras-chave, linkbuilding, responsividade, entre outros. 

Em suma, podemos dizer que o SEM é considerado como um guarda-chuva que engloba várias estratégias de marketing relacionadas aos mecanismos de busca. 

Em suma, o SEM abrange tanto a publicidade paga nos resultados de pesquisa (como os anúncios exibidos no Google Ads) quanto o tráfego orgânico proveniente do SEO.

Quais são os principais mecanismos de busca?

Os mecanismos de busca são ferramentas online que permitem aos usuários pesquisar e encontrar informações na internet. Eles são projetados para indexar e organizar diversos conteúdos como domínios, imagens, vídeos, documentos e muito mais. 

Os principais mecanismos de busca são:

  • Google: o Google é o mecanismo de busca mais popular e utilizado em todo o mundo. Ele detém a maior fatia do mercado de pesquisas e é conhecido por sua eficiência e precisão nos resultados;
  • Bing: o Bing foi desenvolvido pela Microsoft e é o segundo maior mecanismo de busca em termos de participação de mercado. Ele oferece recursos semelhantes ao Google e tem parcerias com outros serviços, como o Yahoo;
  • Yahoo: o Yahoo não é um mecanismo de busca autônomo, ele utiliza a tecnologia de busca do Bing para fornecer resultados de pesquisa. O Yahoo ainda possui uma base considerável de usuários e pode ser uma fonte relevante de tráfego;
  • YouTube: o YouTube é considerado um motor de busca especializado em vídeos. Afinal, assim como os demais, ele também possui a função de pesquisa e a capacidade de fornecer resultados relevantes com base nas consultas de palavras-chave.

Homem utilizando o computador para realizar pesquisas, imagem relacionada ao SEM

Quem usa SEM?

O SEM pode ser utilizado por uma imensa variedade de empresas e profissionais que buscam promover seus produtos e alcançar o público-alvo de forma específica. 

Empresas de todos os portes podem recorrer a ele para aumentar o alcance da marca, gerar tráfego qualificado e impulsionar as conversões para um público-alvo segmentado.

As organizações que também estão no formato de e-commerce, com lojas online ou marketplaces, conseguem usar o SEM para criar e gerenciar campanhas para os leads através da análise de dados e segmentação.

Além disso, pessoas que trabalham de forma autônoma, como freelancers e empreendedores, encontram nele um excelente aliado para a promoção de seus serviços por meio da criação de anúncios da área de atuação.

Google Ads e SEM são a mesma coisa?

O Google Ads e SEM não são equivalentes. De forma resumida, pode-se afirmar que o Google Ads é o meio para aplicar as estratégias do SEM.

Logo, o Google Ads é uma plataforma que permite que os anunciantes exibam anúncios pagos no Google através das boas práticas de SEM.  

Embora o Google Ads seja uma ferramenta completa e extremamente conhecida, é possível executar campanhas de vendas em outras plataformas de anúncios, como o Bing Ads e o Yahoo Advertising.

Qual a importância do Search Engine Marketing para as empresas?

O SEM desempenha um papel fundamental no universo do marketing digital, oferecendo diversos benefícios para as empresas. 

É por meio da criação de campanhas de anúncios pagos que as empresas alcançam posições privilegiadas nos resultados de pesquisa.

Isso significa que, quando os usuários pesquisam por palavras-chave relacionadas aos produtos ou serviços oferecidos pela empresa, há uma maior probabilidade de encontrá-la. 

O Search Engine Marketing também permite a geração de tráfego qualificado para o domínio da empresa através da segmentação oferecida pelas plataformas de anúncios, como fatores demográficos, geográficos e comportamentais.

Uma outra vantagem é o retorno imediato. Ao contrário das estratégias orgânicas, como o SEO, que podem levar tempo para mostrar resultados, os anúncios do SEM são exibidos quase que instantaneamente nos resultados de pesquisa.

Além disso, com o SEM, o profissional responsável pode acompanhar o desempenho de suas campanhas, como o número de cliques, impressões, taxas de conversão e custo por aquisição.

Dicas para uma boa estratégia de Search Engine Marketing (SEM)

A aplicação envolve várias etapas e requer um monitoramento e adaptação constante. Confira 5 dicas para criar uma boa estratégia:

  1. Analise os produtos e serviços: a empresa deve entender qual tipo de persona se sentirá atraída pelo produto oferecido. Ter essa informação é importante no momento de construir a campanha no Google Ads, por exemplo;
  2. Comece com campanhas pequenas: uma vantagem do SEM é a possibilidade de criação de campanhas com baixo custo. Sendo assim, as empresas podem criar anúncios gastando pouco para testar quais obtêm um melhor resultado;
  3. Escolha as palavras-chave certas: é importante identificar palavras-chave que sejam relevantes para a oferta e que tenham um bom volume de pesquisa. Ferramentas de pesquisa, como o Ubersuggest, são excelentes aliados;
  4. Teste e experimente: realize testes A/B para avaliar diferentes variações de anúncios, call to actions e landing page para aprimorar as estratégias com base nos insights;
  5. Utilize o SEO Local: essa estratégia orgânica permite que as empresas sejam direcionadas aos usuários com base na localidade geográfica, a partir de pesquisas como “hospitais em Belo Horizonte” ou “supermercados em Florianópolis”.

Esse conteúdo foi produzido pelo Grupo Voitto!

Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


Artigos relacionados