Ubersuggest: Utilize essa ferramenta para aumentar o SEO do seu site

Publicado em 8 de novembro de 2022

Aplicativo do Google mostrando exemplos de palavras chaves que podem ser buscadas na Ubersuggest

Todo produtor de conteúdo sempre deseja que os seus conteúdos sejam bem ranqueados nos sistemas de buscas da internet. Para que isso aconteça, as palavras-chave possuem grande importância, pois representam quais termos estão sendo mais procurados pelos usuários.

Para a busca eficiente de palavras-chave o Ubersuggest foi desenvolvido visando facilitar a criação de conteúdo estratégicos que contenham as palavras-chave em alta e por consequência aumentam o SEO do seu site.

Continue lendo o artigo para descobrir as funcionalidades do Ubersuggest.

O que é Ubersuggest?

A ferramenta Ubersuggest está atualmente sob o comando de Neil Patel, e com o passar dos anos se tornou referência em pesquisa de palavras-chave devido a sua facilidade de uso e precisão em resultados.

Imagem com a logo do Ubersuggest

As sugestões da Ubersuggest facilitam a construção de conteúdos para diferentes nichos, pois mostra exatamente os termos que estão sendo mais pesquisados na internet aumentando as chances do seu conteúdo ser encontrado pelo leitor.

Em 2018, a Ubersuggest ampliou os seus recursos e passou a oferecer ferramentas como a visão geral da palavra-chave, sugestões de palavras-chave e análise de SERP, por esse motivo a Ubersuggest tem se tornado a queridinha de muitos criadores de conteúdo.

Imagem da ubersuggest

As melhorias na plataforma aconteceram a partir da nova gestão de Neil Patel, que é autor do Best-seller New York Times, foi nomeado pela Forbes entre os 10 melhores profissionais de marketing. A Entrepreneur Magazine cita que Neil Patel, criou mais de 100 empresas brilhantes.

O blog de conteúdo do Neil Patel gera resultados excelentes com mais de 3 milhões de visitantes por mês. Por isso, a ubersuggest é uma plataforma que foca em ajudar profissionais do marketing digital a conseguirem bons resultados.

O que são palavras-chave

Se você ainda está em dúvida sobre o que é SEO ou que são palavras-chave, calma que vamos te explicar.

O SEO se refere ao termo em inglês Search Engine Optimization, ou em tradução para o português “Mecanismos de Buscas”. Essa é a ferramenta que busca aumentar a visibilidade de um site, blogs ou qualquer outra página em que as pessoas estejam pesquisando.

Essa visibilidade se refere ao posicionamento e classificação que o site possui nas páginas de resultados de pesquisa (SERPs), por exemplo, ao pesquisar por “Gestão de atendimento ao cliente de ponta a ponta: qual sistema utilizar?”, logo aparecem os anúncios que são pagos e em seguida as páginas orgânicas que melhor respondem a essa pergunta.

Exemplo do texto acima

Geralmente as primeiras páginas nos resultados de pesquisa possuem maior taxa de conversão dos usuários, outro fator de grande importância para os resultados de busca é que as primeiras colocações geram maior autoridade sobre o assunto, pois os leitores acreditam que aquelas terão o conteúdo mais completo ou as respostas necessárias.

Por isso há uma “disputa” para atingir os melhores resultados no ranqueamento das primeiras páginas entre diferentes sites. Outra forma de aparecer nas primeiras páginas de buscas do Google é realizando o pagamento, dessa maneira a sua página aparecerá como anúncio.

Por isso, o SEO  possui grande importância para as empresas e os profissionais do marketing digital, pois é uma ação que gera tráfego orgânico para o site, ou seja, as suas colocações de buscas em primeiro lugar acontecem de forma gratuita.

Agora vamos entender o que é são palavras-chave na prática. As palavras-chave são os termos utilizados para realizar buscas sobre determinado assunto, podendo ser compostas por uma ou mais palavras, são também conhecidas como Keywords.

Para profissionais das áreas de marketing de conteúdo e redatores esses são elementos chaves durante a criação de pautas para o blog e a estruturação da ordem do conteúdo.

Como utilizar Ubersuggest

Para utilizar o Ubersuggest é bem simples, basta acessar a sua conta na plataforma. Selecionar o idioma do seu interesse e realizar diversas buscas de palavras-chave dentro da ferramenta

Para realizar buscas de palavras-chaves vá no menu de ferramentas e clique em “palavra-chave”.

Imagem com as ferramentas disponível no Ubersuggest

Quando você finalizar a sua busca por palavras-chave aparecerá algumas métricas, como o volume de buscas, “SEO difficulty”, “Paid difficulty” e custo por clique (CPC).

Para que você consiga obter um bom desempenho na estratégia do seu SEO, é importante entender o que significa cada um desses termos, por isso, veja a seguir qual é o seu significado e qual a sua finalidade.

O “SEO difficulty” se refere ao nível de buscas realizadas de forma orgânica, já o “Paid difficulty” mostra a quantidade de resultado daquele termo com o tráfego pago. Lembre-se que quanto maior for esse número, maior será a competitividade da palavra-chave

E para facilitar a análise de gestores de tráfego pago o Ubersuggest mostra o CPC ou seja, o custo por clique no link, esse é o preço médio pago pelos anúncios ao utilizarem aquela palavra-chave. 

A ferramenta do Ubersuggest também disponibiliza um gráfico para a análise de resultados, mostrando o percentual de cliques realizados em anúncios pagos e orgânicos. O lado direito mostra quais são as faixas etárias que buscam por determinado termo, todas essas informações facilitam a construção de conteúdo segmentado para determinado público.

Quais os benefícios do Ubersuggest

Sabendo que o Google é o maior site em que as pessoas realizam buscas e tiram dúvidas sobre diversos assuntos. As informações que são colocadas no buscador são colhidas e analisadas no através do Ubersuggest, e por isso, possuem uma variedade de métricas que podem ser analisadas.

Além disso, ao utilizar o Ubersuggest as suas campanhas podem ter um melhor desempenho.

Dicas para você usar o Ubersuggest

Separamos aqui algumas dicas que podem fazer diferença na busca por novas palavras-chave para o seu site.

Analise a concorrência

Existe um trecho na música Xuxalelê, que diz “Nada se cria o negócio é copiar”, pois todas as ações no mundo corporativo podem ser melhoradas, implementadas com novos recursos e novas formas. Dessa forma, a análise na concorrência deve ser feita para extrair ideias e insights para o seu site.

Porém, lembre-se sempre de nunca copiar ou duplicar o mesmo conteúdo de forma descarada, pois o leitor ele sabe exatamente quando há esses desvios dos conteúdos da empresa.

Por isso, ao buscar referências na concorrência, analise as suas ações de forma estratégica para entender os pontos fortes e fracos daquela ação. Aproveite os gráficos disponibilizados pela Ubersuggest dos primeiros colocados na SERP para cada palavra-chave.

Entre para ver a estrutura e como é organizada o tema e quais são os usos daquela palavra-chave, essas ações vão melhorar a sua criatividade e ainda proporcionar conteúdos mais relevantes para os seus leitores.

Faça uma lista de palavras chaves

Esse é um exercício que deve ser praticado constantemente em suas campanhas de marketing, por isso reserve um tempo para verificar quais são as principais palavras ou termos que estão diretamente ou indiretamente relacionados com o tema.

Ao fazer a seleção de palavras-chave leve em consideração o seu nicho de atuação, pois cada um dos setores do mercado possuem palavras e termos específicos da área, e são esses termos que trarão o público certo e segmentado para o seu negócio.

Uma forma interessante de realizar coletas de palavras-chave relacionadas com determinado tema, é verificar entre os diferentes profissionais da sua empresa, realizando perguntas do que vem a mente deles quando perguntam x questões, ou quais palavras podem definir a empresa.

Crie uma lista compartilhada com a sua equipe, além disso, busque deixar a lista visível e o acesso seja facilitado para sempre atualizar quando necessário.

Preço da assinatura do Ubersuggest

Imagem representa os planos disponibilizados pela Ubersuggest

Conclusão

Durante o artigo vimos como é importante a seleção de palavras-chave na produção do conteúdo para que ele seja bem ranqueado nos sites de buscas.

Por isso, os profissionais de marketing podem contar com a ubersuggest para realizarem a análise dessas palavras e assim consigam obter bons resultados em suas campanhas. 

Se você gostou desse conteúdo, leia também o nosso texto sobre Topic Clusters: Entenda como essa estratégia pode gerar tráfego e leads para o seu site.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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