A importância da reputação online para a sua conversão local

Publicado em 24 de janeiro de 2023

Imagem representa os aspectos da reputação online através do marketing imobiliário

O termo reputação é popularmente conhecido, mas você sabe o que significa reputação online? A reputação online é um fator determinante para atrair e fidelizar novos clientes, afinal quando uma empresa é bem avaliada as chances do consumidor fechar uma compra são bem maiores. Pensando nisso, a B2B Stack juntamente com a Partoo preparamos este artigo completo para que você saiba como trabalhar a reputação online da sua empresa.

Continue lendo o artigo para saber mais!

O que é reputação online?

O termo reputação é bastante popular, pois se refere à forma como outra pessoa pensa ou enxerga um indivíduo a partir de juízo de valor sobre as características que ela julga relevante ou não. 

Já a reputação online é o termo utilizado para entender como as marcas estão sendo enxergadas ou interpretadas pelo seu público de interesse. 

Tendo em vista que os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes seja na escolha de produtos ou serviços, atendimento, além de buscarem uma boa experiência de compra. A reputação online de marca é um elemento essencial para atrair novos clientes e fidelizar os clientes antigos. 

Você deve estar se perguntando como a reputação online acontece? Pois bem, hoje existem inúmeras plataformas que  reconhecem avaliações dos clientes, como por exemplo o Google Perfil de Empresa, que fornece diversas informações sobre a empresa, como o horário de funcionamento, formas de pagamento, além do principal serviço que são as avaliações dos clientes.

Hoje em dia o consumidor não toma a decisão sozinho e acaba antes de realizar o fechamento de uma compra consultando sites de reclamações, visualizando as avaliações sobre produtos ou serviços, verificando qual a reputação da empresa. Dados apontam que 91% dos usuários consultam as avaliações do Google para depois procurar um estabelecimento.

Imagem representa a reputação online

Caso os usuários encontrem avaliações negativas sobre o produto ou a empresa, 30% das pessoas afirmam que desistem de realizar a compra e 66% preferem adiar para refletir ou procurar outras empresas com melhor reputação.

Portanto, todos esses elementos citados acima constituem a reputação online da sua empresa, pois são eles que guiam o consumidor a decidir entre uma empresa e outra. 

Dessa forma, é necessário aplicar estratégias de marketing de reputação para fortalecer a imagem do seu negócio entre os consumidores, sendo importante mensurar a quantidade de comentários negativos, qual a forma de responder essas avaliações e se possível implementar ações de melhorias com base nas respostas dos consumidores.

Qual a importância da reputação online para a sua marca?

Como vimos, a reputação online é um fator de grande influência para a realização da compra. Por isso, é importante que empresas estejam sempre atentas aos comentários que recebem buscando sempre responder todos, mantenham atualizados as informações sobre a empresa.

Muitos empresários acabam errando quando, ao receberem avaliações negativas, escolhem apagá-las. Saiba que toda empresa está sujeita a avaliações negativas, seja por problemas esporádicos ou alguma possível falha no produto.

Imagem representativa sobre as avaliações e o marketing de reputação

No momento em que a sua empresa recebe uma avaliação negativa, o trabalho para conservar a reputação online é mais que importante, por isso aproveite esse momento para responder os comentários mostrando como a sua empresa soluciona os problemas dos clientes e se preocupa com o bem estar deles.

Apesar de comentários negativos não serem um bom indicador, empresas que resolvem os problemas dos clientes aumentam as chances de novos negócios no futuro, isso porque eles sabem que se acontecer alguma coisa podem confiar nos negócios e não ficarem no prejuízo.

Como as avaliações impactam as vendas

Não adianta ter um super atendimento nas vendas, quando os comentários e notícias sobre a sua empresa são negativos. A nota média que o seu negócio recebe pode apresentar variações na receita, por isso, quanto maior o índice de avaliação positivas mais fácil será a confiança do cliente, o que favorece novos negócios.

Entenda a importância da reputação online

Motoristas da Uber afirmam verificar as estrelas de seus passageiros e acreditam que passageiros que tenham menos de 5 estrelas apresentam algum mau comportamento a partir da sua nota.  

Quando a sua reputação online está ideal também é possível diminuir o custo de aquisição de cliente o famoso (CAC), devido ao melhor posicionamento orgânico que favorece a geração de leads qualificados.

Como aplicar o marketing de reputação online em seu negócio?

O marketing de reputação acontece por meio de plataformas especializadas como o Google Perfil de Empresa que facilita as avaliações de empresas de diversos segmentos. Outra possibilidade são plataformas específicas para determinado nicho, como a B2B Stack que se tornou o maior portal de compra e vendas da América Latina e permite a avaliação de usuários de softwares.

Imagem ilustrativa sobre o portal da B2B Stack

Para aplicar o marketing de reputação é importante contar com uma equipe que faça o gerenciamento das informações que estão disponíveis sobre a sua empresa, manter os canais de comunicação sempre atualizados, além de responder os comentários que a sua empresa recebe, essas ações mostram que a organização está sempre ativa.

Devido à grande demanda de comentários e ferramentas para atualizar, é possível contar com soluções que centralizam as informações em um só lugar, como a Partoo que permite maior economia de tempo e performance nos trabalhos.

Cases de sucesso com a reputação online

Leroy Merlin

Logo do Leroy Merlin

A Leroy Merlin é uma empresa focada na venda de produtos e bens para a construção, manutenção de casas e jardim. Um dos principais problemas da Leroy Merlin era a alta visitas a lojas e avaliações espalhadas em diferentes plataformas. 

Sendo uma das principais dores: a falta de capacidade em gerenciar essas informações, através da tecnologia da Partoo a empresa conseguiu realizar a integração de suas plataformas a partir do ID do Google Perfil de Empresa.

A partir dessa solução, a Leroy Merlin conseguiu gerenciar 100% das suas avaliações tendo 98% dos comentários respondidos. Isso favorece para que a empresa responda os comentários negativos e favorece a implementação de melhorias, além de aumentar a reputação online.

Generali Espanha

Logo da Generali

A empresa Generali Espanha acredita que o Google Perfil de Empresa é uma ótima ferramenta para se posicionar nos primeiros resultados. Por isso, possuem grande preocupação com a ferramenta, através do painel da Portoo eles conseguiram centralizar todas as informações em um só lugar, o que favorece a prática de marketing de reputação online deles.

Conheça 4 dicas para aumentar a reputação online da sua empresa

Imagem ilustrativa sobre marketing de reputação

1. Otimização

As práticas de SEO são popularmente conhecidas por ter foco em otimização de conteúdo para buscas na internet, o que colabora para que o seu serviço ou produto sejam encontrados com maior facilidade.

Por isso, é importante configurar as suas fichas e padronizar as suas informações que estão disponíveis em suas redes sociais e nos mecanismos de busca, como o Google Perfil de Empresa. 

2. Treine a equipe de atendimento

Saiba que as ações de marketing que acontecem de forma online nada valem se as estratégias do off não estiverem alinhadas. Dessa forma, busque treinar a equipe de vendas para que eles representem a sua marca de forma positiva.

Um atendimento bem feito deixa os clientes felizes, isso facilita para que eles deixem ou estejam mais dispostos para deixar avaliações mais positivas em suas redes sociais.

3. Facilite as avaliações

Diversas plataformas permitem gerar links personalizados ou QR Codes, o que torna ainda mais fácil a coleta das avaliações dos seus clientes. 

Por isso, imprima ou deixe essas informações o mais disponível e visível para todos os clientes.

4. Encoraje os seus clientes a deixar avaliações

Alguns clientes podem esquecer de deixar as avaliações ou não recebem estímulos das empresas para fazer essa ação. Pensando nisso, a 4º dica é justamente incentivar essa ação do cliente, para isso junte todas as estratégias citadas nesse texto para que o seu cliente deixe avaliações positivas e bem detalhadas sobre o seu serviço ou produto. 

Saiba como a Partoo contribui para a reputação online do seu negócio

Logo da Partoo que possui solução iPaaS

A Partoo é uma solução que visa a fortalecer a presença e a reputação digital das empresas, afinal ser visto é bom, mas ser escolhido é melhor ainda. Por isso, desenvolveu diversos produtos que resolvem as dores de várias empresas.

Confira abaixo quais são essas soluções:

Presence Management

Com o Presence Management é possível divulgar automaticamente as informações do seu estabelecimento nas principais plataformas, sistemas de GPS e mecanismos de buscas, redes sociais e sites de avaliação. 

imagem da solução que ajuda empresas a cuidarem da reputação online

Com o Presence Management é possível:

  • Controlar a imagem do seu negócio: através da criação de páginas para o seu estabelecimento e controlar o que já existe.
  • Melhorar o seu SEO: pois fortalece para que a sua empresa tenha um melhor desempenho de SEO Local, sendo encontrada facilmente por usuários que estejam perto do seu negócio.
  • Atração de novos clientes: quando as informações da sua empresa estão bem atualizadas e com boas posições nos sistemas de buscas é possível atrair novos clientes.

Review Management

Imagem sobre a solução da Partoo

Atualmente encontramos diversas páginas onde os clientes deixam as suas avaliações de produtos e serviços, pensando em facilitar a gestão dessas avaliações a Partoo desenvolveu a solução ideal. 

Através do Review Management é possível centralizar as avaliações que os clientes deixam sobre os seus estabelecimentos, como Google, TripAdvisor ou Facebook. Além disso, a sua empresa contará com relatórios regulares para analisar e responder todos os comentários em uma única plataforma.

Review Booster

Para que o marketing de reputação online aconteça é necessário incentivar os seus clientes a deixarem avaliações. Para solicitar de forma simplificada a solução Review Booster enviar para os clientes um convite via SMS para que eles deixem os seus comentários no perfil da empresa através do Google.

Dessa forma, a sua empresa conseguirá aumentar o número de avaliações positivas o que favorece a sua reputação online.

Store Locator

Solução da Partoo que ajuda na reputação online das empresas

Por meio do Store Locator a sua empresa pode otimizar diferentes website e personalizar as suas características e informações para cada local. Para se ter ideia da importância dessa ação: uma rede de restaurantes têm diversos pratos feitos com a mandioca, dependendo da região esse mesmo alimento possui outro nome, como Aipim e Macaxeira.

Através dessa personalização a sua empresa tende a se destacar nos mecanismos de buscas, pois cada região possui uma particularidade em pesquisar.

Conclusão

Como vimos ao longo do artigo, o marketing a reputação online é uma grande aliada das empresas para alavancar o sucesso e conquistar mais clientes no mercado. Através da solução da Partoo, a sua empresa sai na frente, graças às ferramentas integradas e de otimização que facilitam a gestão da comunicação entre a empresa e o cliente.

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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