Retrospectiva do Spotify: Entenda tudo sobre marketing de oportunidade

Publicado em 2 de dezembro de 2022

Imagem representativa da Retrospectiva do Spotify

A espera pela retrospectiva do Spotify acabou e com liberação diversos usuários compartilharam a sua retrospectiva em suas redes sociais. Você sabia que essa ação se trata de marketing de oportunidade?

O marketing de oportunidade visa captar tendências ou criar ações que geram engajamento e visibilidade para as marcas, inclusive outras empresas acabam aproveitando essas tendências para a produção de conteúdo estratégico.

Se você quer entender como funciona a retrospectiva do Spotify e conhecer tudo sobre o marketing de oportunidade, continue lendo o artigo para saber mais.

Entenda como funciona a retrospectiva do Spotify 2022

Para os usuários assíduos do Spotify, a época mais aguardada do ano acabou de chegar, no dia 30 de novembro, a rede liberou a Retrospectiva Spotify 2022. Com essa liberação o usuário terá acesso ao seu histórico musical ao longo do ano, totalmente personalizado.

Sendo possível ter acesso ao seus principais dados de uso da ferramenta, como:

  • Minutos ouvidos e a média da população em geral;
  • Quantidade de artistas reproduzidos;
  • Quais são os seus estilos musicais favoritos;
  • Top 5 podcasts;
  • Qual o seu padrão de música e banda a cada hora do dia.

Nessa retrospectiva os usuários terão acesso às músicas mais ouvidas, os artistas que fizeram mais sucesso, além de conferir álbuns e gêneros musicais mais escutados ao longo de 2022.

Imagem sobre a retrospectiva do spotify

Outra novidade que surpreendeu os usuários é a possibilidade de descobrir qual é a sua “personalidade sonora”, esse novo recurso avalia o gosto musical do ouvinte, que o inclui em um dos 16 tipos de personalidades criadas pela rede.

Muitos usuários do Spotify já conhecem a retrospectiva de outros anos, o modelo dessa dinâmica mantém a mesma pegada de anos anteriores, entretanto, a plataforma teve um upgrade na retrospectiva de 2022, agora são mais de 40 mil artistas que gravaram vídeos com mensagens de agradecimentos para os seus fãs, como Taylor Swift, Billie Eilish. Essas mensagens serão enviadas aos fãs selecionados pelo próprio Spotify.

Cada usuário também consegue visualizar os destaques geral do Spotify, como músicas e podcasts que tiveram maior repercussão. Para conseguir ter acesso a esse conteúdo o usuário deve acessar o aplicativo, após isso terá acesso a um formato parecido com o Story do Instagram.

Ao final dessa experiência cada usuário consegue visualizar todas as produções que foram realizadas pelos artistas que ele mais escutou, além de acessar as informações sobre os próximos eventos que acontecerão.

Para quem produziu conteúdo ao longo do ano é possível acessar a sua retrospectiva individual, essa função permite que os produtores de conteúdo saibam quais foram os seus dados e as suas métricas, além da sua performance durante o ano de 2022.

Como fazer a minha retrospectiva do Spotify?

Para fazer a sua retrospectiva é bem simples, basta seguir o passo a passo:

  1. Para a acessar a sua retrospectiva do Spotify primeiramente é necessário baixar o aplicativo na App Store ou Play Store;
  2. Ao abrir o seu aplicativo, clique na opção “Retrospectiva 2022”;
  3. Agora é só assistir quantas vezes quiser e compartilhar com os seus amigos.

Como compartilhar a minha retrospectiva do Spotify nas redes sociais?

A retrospectiva do Spotify está fazendo grande sucesso nas redes sociais, inclusive grandes empresas também estão aproveitando essa nova tendência.

Imagem ilustrativa sobre a retrospectiva do Spotify

Por isso, se você quer compartilhar a sua retrospectiva com os seus amigos, saiba que é bem simples, basta entrar no aplicativo e acessar a sua retrospectiva, pressione o botão “compartilhar” e escolha em qual rede social você deseja compartilhar.

Entenda como a retrospectiva do Spotify pode ser uma ação de marketing de oportunidade?

Para entender melhor é necessário compreendermos o que é o que é marketing de oportunidade; essa é uma estratégia que tem como objetivo a criação de conteúdos estratégicos que acompanham as tendências do momento.

Segundo a descrição do dicionário de Oxford Languages, a palavra tendência se refere a aquilo ou algo que direciona as pessoas a uma determinada ação,  já o grande pensador de marketing, Kotler (2000), propõe que uma tendência se refere a um sequência de eventos que determinam impulso ou direção

Iustração sobre marketing de oportunidade

Em termos práticos, as tendências surgem a partir de ações onde várias pessoas acreditam que seja interessante ou relevante para elas e acabam replicando o comportamento em massa

Um grande exemplo disso, é a retrospectiva do Spotify, por ser algo inovador e que traz belas lembranças musicais diversas, houve grande aderência de participantes que compartilharam em suas redes sociais, fator esse que chama a atenção de outros indivíduos.

Dessa forma, o marketing de oportunidade acontece a partir de uma oportunidade que passa rápido e que acaba acontecendo de diferentes formas, seja em uma data com um forte significado,  tendências que estão em alta no momento, como os memes virais. 

Toda essa ação aumenta o buzz em torno da marca, permitindo que empresas de diferentes segmentos se comuniquem com os seus públicos de maneira leve e divertida.

Vejamos algumas aplicações do marketing de oportunidade:

  • Campanhas comemorativas do calendário nacional, como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães,  entre outras;
  • Campanhas que surgem a partir de uma tendência ou resposta a campanhas da concorrência;
  • Ofertas, ações da empresa que podem gerar oportunidade de mídias espontânea, como entrevistas para a TV.

Vale ressaltar que o marketing de oportunidade é uma excelente estratégia de comunicação, pois a equipe de marketing sabe exatamente qual tendência a empresa deve aderir ou não.

Mas podem surgir dúvidas no momento de aplicar o marketing de oportunidade, confira algumas dicas:

Dicas para aplicar o marketing de oportunidade

Para que as empresas façam a escolha da tendência ideal e que converse bem com o seu público é necessário se atentar para alguns pontos importantes.

Missão, Visão e Valores

É importante que a equipe de marketing ou comunicação entenda qual é a missão, visão e valores da empresa, pois são a partir desses elementos que se constrói uma comunicação verdadeira e alinhada ao propósito da empresa.

Público-Alvo

O público-alvo e o perfil do cliente ideal da sua empresa devem ser peças fundamentais para a criação e estruturação das ações de marketing de oportunidade, pois é a partir dessas informações que as suas estratégias serão pautadas.

Lembrando que quando as características do seu público-alvo são levadas a sério as taxas de conversão tendem a aumentar, devido a construção da comunicação assertiva e direcionada para o público certo.

Nem toda oportunidade é uma oportunidade

Quando a empresa passa a conhecer os seus valores e entende qual é o seu público algumas tendências não fazem sentido em serem aplicadas, exemplo disso, são empresas que possuem o público-alvo pessoas mais velhas e mais sérias, podem não gostar de memes muito gritantes.

Já o público jovem tendem a gostar e muito de verem como as empresas que eles admiram utilizam a sua criatividade para aproveitar os memes e tendências de forma estratégica em suas redes sociais, além de buscarem interagir com essas publicações.

O Marketing de Oportunidade está alinhado a qualidade

É necessário entender que as campanhas que são realizadas pelo marketing de oportunidade necessitam que sejam bem executadas para que consigam performar bem, por isso, é necessário ter uma equipe que esteja atenta às novas tendências do mercado.

Para aproveitar o marketing de oportunidade é recomendado que a sua equipe de marketing esteja atenta ao público-alvo da sua empresa, uma dica é realizar o mapeamento de persona e acompanhar as redes sociais, o que eles mais consomem ou gostam, além de ficar atento a notícias.

Mas lembre-se quando a tendência ou a oportunidade chegar a sua equipe deve estar preparada para executar com a melhor qualidade possível.

Benefícios ao aplicar o marketing de oportunidade

Ao entender como funciona o marketing de oportunidade já é perceptível o quanto essa estratégia pode alavancar o alcance da sua empresa. Conheça agora os benefícios: 

Oportunidade

O marketing de oportunidade, como o nome já diz é uma baita oportunidade para a criação de estratégias de marketing, além de trazer ideias inovadoras para o perfil da empresa. Ao aproveitar os conteúdos virais, a sua empresa consegue aproximar-se ainda mais do seu público de interesse.

O conteúdo da sua empresa nas redes sociais tende a se tornar mais interessante e chamativo, o que torna a comunicação da empresa mais próxima ao seu público, além de reter a atenção do cliente.

Devido ao alto volume de buscas que as tendências geram, o marketing de oportunidade aproveita para destacar o conteúdo produzido, aproveitando as chances de ser encontrado com maior facilidade pelo usuário.

Um exemplo prático, é quando a sua empresa realiza uma campanha de Natal, na época da festividade, devido às altas taxas de buscas por essa palavra, o seu conteúdo pode aparecer com maior facilidade para novos clientes.

Alcance

Com o surgimento das mídias sociais se tornou ainda mais fácil ser encontrado pelos clientes, entretanto, essa ação ainda continua sendo um desafio para grande parte das empresas, devido a disputa por mídia e visibilidade na internet.

Com as campanhas de marketing de oportunidade a sua empresa consegue aumentar as chances de aparecer e chamar a atenção de novos clientes, produzindo conteúdo que tragam novidade, além de mostrar para o seu cliente que a sua empresa está atualizada.

Custo-benefício

Outro benefício das estratégias de marketing de oportunidade é o seu custo baixo, pois em sua maioria é necessário apenas um olhar atento à oportunidade e muita criatividade para executar as ideias. Dessa forma, os investimentos financeiros são menores quando comparados às campanhas tradicionais.

Mas, claro que as campanhas realizadas em datas comemorativas, como Natal, Black Friday necessitam de um investimento maior quando falamos de lojas físicas, pois precisam da montagem de decoração temática.

Além disso, para a aplicação do marketing de oportunidade as empresas podem realizar postagens diferenciadas que fazem referência a um tema específico ou realizar um atendimento temático.

Dessa forma, vemos o quanto o marketing de oportunidade oferece boas taxas de retorno sobre os investimentos que são realizados tanto para pequenas, médias e grandes empresas.

Engajamento

Através do marketing de oportunidade a sua empresa consegue obter um engajamento consideravelmente maior do que em ações normais de marketing, isso porque, muitos seguidores ou clientes gostam desse tipo de publicação e acabam deixando o seu like e comentários.

Engajamento das redes sociais

Cases de sucesso de marketing de oportunidade

Quem é brasileiro sabe do grande sucesso que a dupla Sandy e Júnior fizeram e ainda fazem no Brasil. A empresa Mcdonald ‘s aproveitou que o nome dos irmãos estavam em alta e criou  uma propaganda genial do seu hambúrguer e sorvete Sundae em semelhança a dupla.

 

(Imagem reproduzida da internet)

Muito também se fala na richa do Mcdonald ‘s e Burger King, pois ambos criaram uma campanha quando os termos “Nutela e Raiz” estavam muito em voga. O Mcdonald’s havia fechado uma parceria com a Nutella e colocou em sua propaganda, a concorrência logo aproveitou e fez outra propaganda utilizando o termo oposto, a internet foi a loucura com a repercussão desse conteúdo.

(Imagem reproduzida da Internet)

Esses foram alguns exemplos e ações que mesmo que sejam simples possuem o poder de impactar o seu público-alvo, para aplicação basta ficar muito esperto as novidades do mercado e saber aproveitar as oportunidades.

Aprenda como aplicar o marketing de oportunidade com a retrospectiva do Spotify

Várias empresas aproveitaram a retrospectiva do Spotify para fazerem a sua de forma engraçada e divertida, mostrando as conquistas das empresas ao longo do ano de 2022, experiência que tiveram.

Por isso, aqui vão algumas dicas interessantes para produzir a sua retrospectiva:

  • Busquem valorizar o colaborador;
  • Fale dos cases de sucesso;
  • Mostre os números da sua empresa;
  • Mostre clientes satisfeitos;
  • Brinque com situações do cotidiano;
  • Permita que todos os colaboradores deem sugestões.

Conheça a Retrospectiva da B2B Stack

E você  achou que B2B Stack iria ficar fora dessa? Preparamos a nossa retrospectiva com muito carinho para vocês verem o que foi destaque aqui em 2022.

Retrospectiva do Spotify B2B Stack

Retrospectiva B2B Stack

Conclusão

Vimos durante o artigo que a retrospectiva do Spotify é uma estratégia de grande sucesso e que gera muito engajamento nas redes sociais, as pessoas possuem o desejo de ver a sua retrospectiva e ficam ansiosas com a data da divulgação.

Ações como essas do Spotify são vistas como marketing de oportunidade, pois favorecem a promoção da imagem e reputação da empresa de forma espontânea, contribuindo para a popularidade dos produtos e serviços que a plataforma oferece.

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Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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