Rock In Rio: 6 Lições que podemos aprender para construir um evento de sucesso

Publicado em 16 de novembro de 2022

Todo mundo conhece ou já ouviu falar em Rock in Rio, pois esse é o maior festival de rock do planeta. Sabemos que a construção de um evento mundial, que atrai milhares de pessoas não é nada fácil, por isso, ao observarmos grandes eventos como o Rock in Rio conseguimos aprender e entender a lógica dos bons eventos.

Pensando nisso, desenvolvemos este artigo com as principais lições que podemos tirar do maior evento do rock.

Continue lendo para saber mais!

O que é Rock in Rio? 

O Rock in Rio é um dos festivais mais conhecidos do mundo e é considerado um dos maiores do planeta. A sua primeira edição ocorreu em 1985, o palco do Rock in Rio já teve a presença de diversos cantores e bandas nacionais e internacionais para se apresentar na famosa cidade do rock, o Rio de Janeiro.

Imagem explica as datas do Rock in Rio 2022

O Rock in Rio em 2022, aconteceu durante 7 dias no mês de setembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. O evento foi considerado um grande sucesso, com shows que começaram na hora marcada, tecnologia para avisar a lotação dos banheiros em tempo real, tornando a experiência do público ainda melhor.

Na edição de 2022, o evento contou com alguns brinquedos, como um carrossel, transporte chamado Rock Express que utilizou um atalho no BRT para chegar rapidamente ao Parque do Centro Olímpico.

Como todo evento, o Rock in Rio também registraram alguns pontos negativos, como o alto número de furtos e roubos, trânsito congestionado o que acabou gerou grande estresse para quem desejava chegar ao evento, alguns pontos do show estavam com som baixo o que deixou a desejar.

Entretanto, o Rock in Rio 2022 contou com grandes inovações tecnológicas, como:

Pulseira com RFID que funcionava por meio de um chip que realizava a comunicação entre o usuário e os equipamentos à curta distância do evento, essa tecnologia facilitou a interação do público com as ferramentas disponíveis, como os brinquedos espalhados no evento.

A internet das coisas foi muito bem aproveitada no Rock in Rio, através de um aplicativo era possível receber mensagem de boas-vindas e informações atualizadas sobre o evento. Além disso, os participantes puderam ver um show de drones que dançavam conforme a música.

Lições que podemos aprender com o Rock in Rio

O Rock in Rio acontece desde 1985 e de lá para cá já houveram grandes mudanças no cenário musical, tecnológico e na forma de produzir eventos.

Imagem do Rock in Rio em 1985

Sabendo dessas circunstâncias o Rock in Rio se torna um case de sucesso devido a sua grande adaptação do evento para com o seu público, com isso podemos aprender e tirar grandes lições que são aplicáveis em qualquer tipo de evento independente do seu ramo de atuação.

Tudo isso, deve-se ao fato de que os eventos são construídos a partir de uma lógica inicial que podem ser várias, desde de apresentar um produto, fortalecer a marca institucional, conversar com público interno e externo, gerar entretenimento ou simplesmente gerar uma experiência.

Como ponto em comum todos os eventos de grande sucesso possuem como o seu cerne o seu público-alvo e a partir disso que são definidas as ações a partir deles, através dessas ações o evento conseguirá atingir o seu objetivo.

Vamos descobrir quais são os pontos chaves que fazem com que o festival do Rock in Rio seja um sucesso que passa de geração em geração e como aplicar essas ações em seus eventos.

Conheça o seu público-alvo

Quando o Rock in Rio aconteceu pela primeira vez em 1985, nessa época havia poucos ou nenhum festival no Brasil de rock, fator esse que fez o evento ter grande aderência no Brasil e no mundo. Para que o evento conseguisse arrastar multidões foram necessário um amplo estudo de público para que o evento conectasse as bandas com os seus fãs.

Homem tirando foto no Rock in Rio

No início o evento era focado apenas no público que curtia rock, e com o passar dos anos o público foi se tornando mais flexível permitindo a entrada de novos estilos musicais e por isso vemos, cantores de funk, sertanejo e outro gêneros musicais no palco do evento.

O mais interessante é que mesmo o evento abrindo os palcos para novos estilos musicais o evento ainda sim, é referência mundial no mundo do rock e conta com a presença de grandes bandas e nomes do rock.

Além disso, aqui no Brasil vemos também a grande valorização dos cantores nacionais como Ivete Sangalo, Luisa Sonza e a cantora Iza que simplesmente brilharam no palco. Dessa forma, vemos que o estudo de público surge para entender o que os consumidores esperam do evento, quais as mudanças que o público acha necessário no evento, esse estudo colabora para que os eventos estejam sempre em constante evolução.

Pense estrategicamente na jornada do cliente

A jornada do cliente é a ação que pensa estrategicamente desde o primeiro até o último contato do cliente com a sua empresa, durante esse contato o consumidor poderá ter uma boa ou péssima experiência com a sua empresa que marcam  e geram lembranças.  

O Rock in Rio sabe exatamente deste detalhe, por isso busca proporcionar um evento integrado para os seus consumidores para que a experiência e imersão no evento seja total.

Roda gigante do Rock in Ri 2022

Dessa forma, o Rock in Rio trouxe o conceito de parque temático que contavam com brinquedos, essa estratégia surgiu devido a grande variação de público que os cantores atraem durante todo o evento, com isso o público tem acesso a grandes praças de alimentação, brinquedos e lindos lugares para tirar fotos.

Outra ação pensada na jornada do cliente é a possibilidade de comprar ingressos até nas saídas do evento, detalhes como esse fazem com que a compra dos ingressos sejam estimulada e ainda gera acessibilidade para o consumidor.

Independente da área de atuação em que o seu evento seja pensado, com o Rock in Rio entendemos que o ato de pensar estrategicamente no consumidor pode gerar ótimos resultados, ou seja, os seus consumidores acabam se tornando replicadores positivos do evento favorecendo o fortalecimento do marketing de reputação da sua empresa.

Para tornar a experiência ainda melhor é necessário realizar a análise para entender quais pontos devem ser melhorados junto ao seu consumidor, busque entender se os pontos de vendas foram suficientes, se o tempo de duração do evento foi satisfatório, perguntas como essas serão o seu guia para a construção de novos eventos.

Também saiba valorizar os pontos fortes do seu negócio de forma estratégica, evidenciando e deixando claro na mente do seu público alvo, partindo do princípio de que as marcas ensinam os consumidores sobre a sua história os pontos fortes da sua organização devem ser evidenciados de forma estratégica.

Venda produtos com o nome do evento

O Rock in Rio ganhou grande fãs pelo mundo todo devido ao seu grande sucesso nacional e internacional o que colaborou para que ele se tornasse uma grande marca comercializável através de produtos como chaveiros, camisetas, bonés, copos, entre muitos outros objetos.

Exemplos de produtos do Rock in Rio

É possível observar que durante o evento o público buscou por objetos que remetem ao evento como camisetas e bonés com o nome Rock in Rio e nas redes sociais também não é diferente, isso porque as pessoas gostam e procuram comprar objetos que representam o evento, além de quererem guardar e eternizar esse momento especial.

Com isso aprendemos que as pessoas buscam e querem comprar produtos dos eventos em que vão. Outra ação interessante para gerar engajamento do público é através da distribuição de brindes ou lembrancinhas para os seus consumidores, seja para experimentar algum produto ou serviço ou até mesmo distribuir como lembrança do evento.

Por isso, a grande dica para quem realiza eventos é buscar sempre produzir brindes em seus eventos, lembre-se de quanto mais bonitos os brindes melhor será a vontade dos convidados em postar nas suas redes sociais e gerar mídia espontânea para a organização do evento.

Ouça a opinião do seu consumidor

Através da opinião do consumidor é possível entender as suas necessidades e desejos, entender quais são os anseios do público nos próximos eventos, saber que o seu público é exatamente a bússola para o qual os seus olhares devem olhar e valorizar fará total diferença.

O seu público que participa de diversas edições de eventos realizados pela sua empresa sabe exatamente o que dizer e defender sobre o seu evento quando estão gostando das suas ações, dessa forma, eles merecem destaque para a construção do seu planejamento.

Uma forma simples e eficiente para ouvir a opinião do consumidor é aplicar questionário através do e-mail com uma variação de uma semana ou 15 dias após o fim do evento e a partir desta coleta realizar um estudo de caso sobre os pontos positivos e negativos.

Busque sempre inovação para os seus clientes

Como vimos, o Rock in Rio é um evento que acontece há duas décadas e com certeza já vivenciou grandes mudanças. Com a tecnologia é possível incrementar e trazer novidades que encantam o público consumidor do evento.

Cachorro robô no Rock in Rio

A tecnologia surge não só para trazer entretenimento, mas também para colaborar na segurança do evento, vimos  um aumento significativo nos acontecimento de ataques terroristas em ambientes de lotação, e a tecnologia tem sido uma grande aliada para aumentar a segurança desses locais.

Outro case de sucesso onde a aplicação da tecnologia traz aspectos de inovação tecnológica é a Copa do Mundo de 2022, onde teremos resfriamento avançado do estádio, drones para realizar a segurança área do evento, tecnologia para monitorar as partidas e muito mais.

Com a inovação tecnológica os seus eventos podem ficar cada vez mais atrativos e interessantes, atraindo novos públicos para o evento e torna a experiência dos consumidores ainda mais atraente e chamativa.

Fortaleça a sua marca institucional

Quando mencionamos o nome Rock in Rio as pessoas já conseguem identificar com facilidade do que se trata e inclusive lembram até a forma da logo do evento. Para atingir esse objetivo a equipe do Rock in Rio teve um grande trabalho até conquistar a memória do público.

Para que a identificação da marca acontecesse de forma natural, mesmo que o evento aconteça em outro lugares o seu nome original é preservado, um exemplo disso foi o Rock in Rio em Lisboa. Dessa forma, o evento consegue manter a sua essência e tentar proporcionar uma experiência universal para todos os públicos.

Para pequenas e médias empresas é fundamental construir essa comunicação integrada que fortalece a marca em diferentes mídias, essa ação melhora o reconhecimento da marca e juntamente com o seu propósito, melhorando também o faturamento, uma vez que se torna mais fácil a indicação.

Conclusão

Como vimos, o Rock in Rio é um evento de grande sucesso que retém e atrai novos públicos para o evento sem perder a essência do rock. Para que isso aconteça é necessário estratégia e planejamento pensados previamente no início, meio e fim para que as ações consigam conversar entre si e entregar os melhores resultados para o seu público.

Essas ações também podem ser aplicadas em diversos eventos independente do segmento de atuação, justamente por serem pensadas para a construção da lógica do evento e garantindo assim o seu sucesso.Gostou desse conteúdo? Acompanhe o Blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades do mundo da tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


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