Aprenda como utilizar a estratégia de conteúdo dinâmico a favor da sua empresa

Publicado em 21 de janeiro de 2023

O conteúdo dinâmico é uma estratégia queridinha pelas empresas devido aos resultados gerados a partir da personalização de conteúdo. 

Pensando em manter a sua empresa sempre atualizada sobre as tendências, desenvolvemos esse artigo completo sobre o que é conteúdo dinâmico, como a sua empresa pode utilizar e qual a melhor ferramenta para monitorar campanhas de e-mail.

Continue lendo para saber mais!

O que é conteúdo dinâmico?

Os consumidores estão ficando cada vez mais exigentes com a contração de serviços ou produtos além de buscarem por boas experiências. Dessa maneira, áreas como UX e customer experience estão crescendo cada vez mais.

O conteúdo dinâmico se trata de uma ferramenta interessante para o mercado, devido a possibilidade de transmitir informações levando em consideração as preferências do cliente a partir das interações anteriores que ele possui em sites, aplicativos, entre outros.

Desta forma, é importante entender as diferenças entre conteúdo dinâmico e conteúdo estático. O termo estático se refere a conteúdo que é enviado para todos os usuários sem que haja a troca da informação. Já o conteúdo dinâmico permite enviar diferentes mensagens de acordo com o perfil do cliente, ou seja, de forma personalizada. 

Imagem que mostra a palavra conteúdo dinâmico

O principal objetivo do conteúdo dinâmico é criar uma experiência individualizada a partir de dados sobre as preferências de cada usuário. É possível criar diversos templates que podem ser personalizados usando o conteúdo dinâmico, como:

  • Textos que são enviados no corpo de e-mail;
  • Elementos visuais como vídeos, imagens e elementos interativos (como pesquisas e feedback);
  • Chamadas para ação (call to action ou CTA).

Ao incluir o conteúdo dinâmico em suas campanhas esse mecanismo faz com que o assinante sinta que o e-mail foi pensado especialmente para ele. Além disso, essa ação torna a comunicação entre empresa e cliente ainda mais assertiva, o que fortalece o relacionamento da sua marca. 

Qual a importância de utilizar conteúdo dinâmico?

A personalização do conteúdo favorece para que o cliente se identifique com a informação, o que aumenta as chances para que ele se torne um lead convertido. Outro benefício é a possibilidade das marcas se afastarem de informações inadequadas, o que torna a abordagem mais direcionada.

Imagem que representa o conceito de conteúdo dinâmico

Conheça os principais benéfico:

  • Possibilidade de desenvolver experiências totalmente personalizadas que sejam relevantes;
  • Aumentar o engajamento por meio de CTAs personalizados;
  • Fortalecer a reputação da marca com e-mails estratégicos;
  • Economia de tempo na produção de conteúdo a partir dos templates prontos e editáveis;
  • Aumentar as taxas de conversão e consequentemente a receita do negócio;
  • Contribui para mais interações nas redes sociais, pois as pessoas precisam de algo que chame a sua atenção.

Agora que vocês já viram os principais benefícios, confira algumas dicas para produzir conteúdo dinâmico interessante. 

Como produzir conteúdo dinâmico mais chamativo?

Para a produção do conteúdo dinâmico é necessário contar com a ajuda de software especializado, pois a produção em larga escala se torna humanamente impossível. Através de uma solução é possível passar os comandos e ele realizar a filtragem dos dados.

Confira agora dicas para tornar o seu conteúdo dinâmico um sucesso:

1. Aproveite os dados zero-party (ou dados de parte zero)

Os dados de zero-party ou dados de parte zero se tratam de qualquer informação que um cliente compartilha de forma espontânea com a sua empresa, seja através do consumo de conteúdo de valor, como e-book, cadastros em landing page, entre outras opções.

Saiba que ao incorporar elementos de conteúdo dinâmico em suas campanhas é a oportunidade perfeita para gerar insights. Algumas empresas de e-commerce, por exemplo, permitem que clientes curtam produtos, indicando as suas preferências. Essas ações são levadas em conta  para a construção do conteúdo dinâmico personalizado.

2. Agregue valor em seu conteúdo dinâmico

O marketing de reputação é uma estratégia extremamente importante para fortalecer a identidade positiva da marca. Através de e-mails com gatilhos é possível apresentar oportunidades que chamam a atenção do consumidor.

Por isso, use e-mails de newsletter, mensagens personalizadas de feliz aniversário, além de oferecer programas de fidelidade aos clientes que se cadastraram no programa de e-mail da sua empresa.

3. Utilize CTAs personalizados

Os profissionais de marketing já sabem da importância de utilizar CTA e usá-los de forma estratégica em campanhas, principalmente de e-mail.

Imagem com a frase call to action essa é uma aplicação do conteúdo dinâmico

Os CTAs que apresentam características de conteúdo dinâmico contribuem para o aumento da taxa de conversão. Além disso, a equipe de marketing pode utilizar CTA dinâmico personalizado, considerando algumas variáveis como novos leads e contatos já existentes na base e-mail, por exemplo.

Uma grande empresa que utiliza o CTA dinâmico é o Spotify, e um dos critérios de personalização é o  histórico de compras dos assinantes e o tipo de conta.

4. Modere no uso de conteúdo dinâmico

Todo excesso gera prejuízos, apesar do conteúdo dinâmico ser um elemento muito eficiente, é preciso ter uso moderado.

Saiba que o uso indiscriminado desse mecanismo favorece a distração dos profissionais de marketing que esquecem de se concentrar no que realmente importa para os usuários.

Imagem sobre atendimento do cliente com SLA de atendimento

Dessa forma, busque aplicar o conteúdo dinâmico em apenas um ou dois blocos em seu e-mail, para a partir dessa ação entender se ele está causando o efeito desejado para o cliente.

5. Acompanhe sempre os resultados dos conteúdos dinâmicos da sua empresa

Você já entendeu que para a construção do conteúdo dinâmico é preciso de dados, pois somente através deles é possível construir algo personalizado. Outro aspecto importante é não esquecer de verificar o desempenho de cada ação.

Homem verificando os resultados da aplicação de conteúdo dinâmico

Ao acompanhar esses dados, os profissionais de marketing podem entender como estão performando esses elementos, além de entender quais foram os resultados obtidos através do ROI.

Empresas que ajudam a melhorar o desempenho de campanhas por e-mail

A empresa Validity é reconhecida por oferecer diversos serviços que contam com  o uso de dados para que as ações de marketing, vendas, atendimento sejam ainda mais assertivas. O que permite segmentar, engajar e converter diversos clientes de forma eficiente.

Site da empresa Validity com a solução Everest que facilita a entrega de conteúdo dinâmico

Conheça o Everest, uma plataforma voltada para a entregabilidade de e-mail com insights e orientações cruciais para alcançar ainda mais pessoas. Através dos dados gerados pela Everest os profissionais de marketing podem entender quais são as porcentagens de e-mails que chegam aos seus clientes, esse dado facilita a compreensão do desempenho e a correção de possíveis erros.

Logo da solução everest

Com o Everest é possível acessar um painel completo de dados e métricas sobre as suas ações, além de ferramentas que facilitam a verificação do destinatário para que você saiba se ele pode ou não receber e-mails, evitando que as suas campanhas sejam direcionadas às caixas de spam.

Conclusão

Como vimos, o conteúdo dinâmico é uma ferramenta extremamente útil e versátil que pode ser utilizada por empresas de diferentes segmentos.

Conte com soluções como a da Validity para verificar as métricas das suas ações e assim atingir o sucesso.

Gostou deste conteúdo? Acompanhou o blog da B2B Stack e fique por dentro do mundo da tecnologia.

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados