Aprenda como usar o Pixlr, editor de fotos online

Publicado em 23 de fevereiro de 2022

As imagens e vídeos se tornaram fundamentais nos últimos tempos para as estratégias de marketing digital, por isso, hoje vamos te mostrar como funcionam alguns editores de imagens para que você possa utilizar nas suas campanhas: Pixlr, Photopea, Canva, Fotor, Polarr e Litoral.

As tendências de marketing para 2022 e para os próximos anos continuam envolvendo o uso de imagens e vídeos para educar o público e engajar seguidores e clientes, ainda mais com a chegada do metaverso e da crescente utilização de realidade virtual e aumentada em diversos setores.

Essas mídias têm grande potencial para promover uma marca, assim como produtos do e-commerce e serviços de outros segmentos de mercado, uma vez que as pessoas tendem a se lembrar e se interessar mais por conteúdos visuais.

Segundo dados divulgados, por exemplo, as postagens que possuem uma imagem a cada 100 palavras são 2 vezes mais compartilhadas nas redes sociais.

Além disso, seu número de seguidores e assinantes de mídia social tende a aumentar 37% com o uso de conteúdos visuais.

Então, garantir uma boa qualidade das suas mídias, assim como personalizá-las com as cores e características da sua marca garante que seu negócio seja reconhecido e se torne cada vez mais atrativo aos olhos do seu público.

Visto isso, conheça o Pixlr e outras ferramentas de edição de imagens para otimizar seus conteúdos visuais.

O que é Pixlr?

Logo da Pixlr. Existe um círculo do lado esquerdo do nome

Pixlr é um editor de fotos, designs e animações gratuito e online, que utiliza inteligência artificial e Machine Learning, desenvolvido por Ola Sevanderson em agosto de 2008 na Suécia.

Posteriormente, em 2011, o Pixlr foi adquirido pela Autodesk Inc, que viabilizou seu uso em outros países, e desde 2017 faz parte do ecossistema INMAGINE.

O Pixlr disponibiliza os produtos Pixlr X, Pixlr E, Stories by Pixlr, Stock by Pixlr, Remove Background e o Pixlr Genesis.

Entre os recursos desses produtos, além da edição básica e avançada de fotos e designs, com adição de textos, bordas, efeitos, filtros e mais, bem como seu compartilhamento, também estão um banco de imagens, a criação de Stories, removedor de fundos de imagens e até um museu virtual de artes.

O Pixlr é uma ferramenta indicada para empresas de todos os portes e segmentos, instituições de ensino, e para todos os profissionais que precisam criar artes e editar designs.

Como funciona o Pixlr?

O Pixlr pode ser utilizado gratuitamente na nuvem ou através dos seus APPs para desktops, Mac, iOS e Android.

Também há a possibilidade de assinar um plano pago para ter recursos ilimitados, que custa a partir de USD 4,90/mês.

No Pixlr você pode editar suas próprias imagens e criar designs no layout que preferir, ou utilizar um dos modelos de templates e artes disponibilizados pela ferramenta, que estão dispostos em várias categorias:

Anúncios, cartões de visita, publicidade no Facebook, capa de evento ou de grupo no Facebook, Pin do Pinterest, postagem ou Stories nas redes sociais, capa do Twitter, arte do Youtube, e mais.

Também é possível animar os designs criados, aplicar diversos filtros, efeitos e sobreposições, fazer colagens de fotos e imagens e organizá-las conforme as necessidades, criar adesivos e ícones, além de textos decorativos, como letreiros e citações estilizadas.

Saiba mais sobre os produtos e recursos do Pixlr nos próximos tópicos.

E dê uma olhada também na categoria completa de softwares para gestão de mídias sociais no portal B2B Stack!

Pixlr X

Imagem de um parque com árvores e um caminho. As árvores possuem folhas rosas e a imagem está dentro do pixlr

O Pixlr X é um produto para criar designs gráficos, que suporta vários formatos de imagens, como PSD (Photoshop), PXD, JPG e PNG, e intuitivo, indicado para editores de fotos e designs iniciantes.

No Pixlr X você encontra ferramentas para fazer colagens de imagens e fotos, adicionar elementos aos designs como formas, balões de fala, textos e personagens, também pode cortar a imagem em vários formatos, aplicar efeitos, entre outros tipos de edições.

Pixlr E

Imagem com um monte de bolachas recheadas sendo editadas dentro do pixlr

O Pixlr E é um editor de fotos avançado, indicado para editores profissionais de fotos e designs, e que contém ferramentas de edição e criação mais robustas.

O Pixlr E também suporta a maioria dos formatos de imagens, e oferece recursos de seleção de várias formas, cortes de imagens, preenchimento, degradê e gradiente, esponja, filtros, seletor de cores avançado, ferramentas de pixelização, efeitos e mais.

Stories by Pixlr

Stories by Pixlr é um aplicativo para iOS que oferece ferramentas para criar Stories para as redes sociais a partir das suas fotos ou de modelos pré-definidos.

O Stories by Pixlr funciona com IA para recomendar modelos inteligentes e paletas de cores para editar sua imagem, e também oferece fontes personalizadas e elementos gráficos para adicionar ao seu design.

Outros recursos abrangem a remoção de backgrounds, recorte de pessoas e objetos da imagem e atualizações mensais de elementos para designs.

Stock by Pixlr

Stock by Pixlr é um banco de imagens que pode ser utilizado gratuitamente ou através de um plano Premium, com mais de 10 milhões de ativos de design para uso pessoal e comercial.

Entre as categorias de imagens disponibilizadas no Stock by Pixlr estão natureza, viagens, comidas, roupas, animais, profissões, planos de fundo, inclusive relacionados à tecnologia, imóveis, festas, Halloween, e mais.

• Leia também: Bancos de imagens: saiba quais as melhores opções.

Remove Background

O removedor de fundos de imagens do Pixlr também funciona com inteligência artificial para remover backgrounds automaticamente de fotos, selfies e imagens, permitindo a remoção até mesmo de objetos e pessoas dessas mídias.

• Leia também: Remove.Bg: Aprenda como remover o fundo de imagens e fotos.

Dica B2B Stack: Como usar o Pixlr

Para usar o Pixlr com uma boa experiência de navegação, acesse a plataforma e clique em “Sign up/ Log in” para se logar com uma conta na ferramenta.

Você poderá efetuar o login com uma conta do Google, Facebook ou da Apple, ou, criar uma conta manualmente;

Imagem da página inicial do Pixlr. A imagem mostra um fundo todo em cores escuras e a frente dois blocos para que o usuário escolher entre o X e o E que são produtos do Pixlr

Feito o login na sua conta, você precisará escolher no menu qual será o produto Pixlr que deseja utilizar.

Na aba “Web apps” você poderá utilizar o Pixlr E, o Pixlr X ou o Remove Background na nuvem.

Em “Outras plataformas” você poderá baixar os Apps Pixlr para desktops ou o Stories by Pixlr para iOS.

Na aba “Outros serviços” você encontra outros produtos: o Pixlr Genesis, museu virtual de artes, o Stock by Pixlr, que se trata do banco de imagens, e o Pixlr templates, onde contém os modelos de templates pré-definidos para você editar com as suas imagens.

Por fim, na última aba “Ajuda e aprendizagem” você encontra os vídeos e tutoriais de uso da ferramenta.

Imagem com um menu onde o usuário pode  escolher entre opções para acesso dos produtos do Pixlr

Para este exemplo, demonstraremos algumas das funcionalidades do produto Pixlr X, para criar e editar designs rápidos e de maneira intuitiva.

Para criar uma arte com o Pixlr X, primeiro escolha o modelo de template que deseja utilizar de acordo com a finalidade do design que será desenvolvido;

Imagem com diversos formatos onde o usuário escolhe para que suas imagens sejam redimensionadas

Você poderá escolher entre um dos modelos de design para editar, ou clicar em “+” para fazer o upload da sua própria imagem;

Imagem com alguns banner prontos para edição dentro do Pixlr

A partir do design escolhido, você terá as ferramentas de edição para alterar cada camada da sua imagem.

Repare que ao lado esquerdo você pode acessar o menu, que contém ferramentas de seleção e edição, e ao lado direito, você encontra todas as camadas do seu design para alterar cada uma.

Então, é só selecionar cada camada que você deseja editar e usar o menu à esquerda para personalizar conforme as necessidades:

  • Inserir elementos, como logo, ícones, textos e figuras, seja do seu próprio dispositivo ou das opções disponibilizadas pelo próprio Pixlr;
  • Mudar as cores do layout, assim como ajustar o brilho, contraste e outros parâmetros;
  • Cortar a imagem;
  • Aplicar efeitos e filtros;
  • Ajustar as camadas;
  • Fazer retoques;
  • Desenhar com pincéis, canetas ou formas, desfocar elementos, entre muitos outros recursos.

Imagem de um edição dentro do Pixlr

• Veja também a categoria completa de softwares de edição de áudio e vídeo no portal B2B Stack!

Alternativas ao Pixlr

Agora, como de costume, vamos te apresentar algumas ferramentas alternativas ao Pixlr para que você possa escolher qual é a mais adequada para suas necessidades.

Saiba como funcionam as seguintes plataformas:

  • Photopea;
  • Canva;
  • Fotor;
  • Polarr.

Photopea

Logo da empresa Photopea. O logo é um quadrado com pontas arredondadas de cor verde com um 'P' ao centro

Photopea é um editor de imagens online, que suporta os formatos de mídias PSD, XCF, Sketch, XD, CDR, JPG, PNG, entre outros.

O Photopea não exige cadastro ou instalação do software, e também oferece opção de planos pagos caso seja necessário.

Com o Photopea você pode editar suas próprias imagens fazendo o upload delas do seu dispositivo, de drives compartilhados, do Google Drive ou do Dropbox, ou utilizar um dos modelos de design pré-definidos disponibilizados na plataforma, sendo eles de diversas categorias:

Convites, produtos, postagens nas redes sociais, animações, memes prontos para editar, thumbnails do Youtube, entre outras.

O Photopea conta com uma interface intuitiva por ser em português e conter ícones explicativos para cada função, mas ao mesmo tempo profissional, com muitos recursos avançados de edição.

Imagem da página inicial do portal B2B Stack sendo editada no Photopea

No Photopea você consegue editar suas fotos e imagens por camadas, usar várias formas de seleção e recorte de elementos, e manter um histórico de todas as alterações realizadas.

Os recursos de edição do Photopea incluem filtros, ferramenta de clone, gradiente, desfoque, ferramenta de texto e desenhos, como pincel, lápis e caneta, além permitir a renderização e redimensionamento de imagens e a inserção de elementos em 3D.

Canva

Logo do Canva em azul com o fundo branco

Canva é uma ferramenta online para criar, editar e compartilhar designs para diversas finalidades, e assim como os demais, você pode começar a criar sua arte do zero ou a partir de um dos modelos pré-definidos da plataforma.

O Canva disponibiliza vários tipos de modelos de design e templates: para anúncios do Facebook, postagens nas redes sociais, cartões de visita, banners, apresentações, e-mail marketing, vídeos para TikTok, e mais.

Além disso, o Canva permite a criação de artes de forma colaborativa, o que favorece os trabalhos em equipe e a transparência das imagens criadas com clientes, por exemplo, o que mantém todos na mesma página e evita retrabalho.

A interface do Canva também é simplificada, funcionando no modelo de arrastar e soltar objetos, e possui um menu intuitivo e auto explicativo.

Imagem de uma arte com dados sendo criada no Canva

O Canva pode reconhecer as cores de um elemento do seu design para que você possa aplicá-la a outros objetos ou camadas rapidamente.

Outros recursos do Canva são ferramentas de texto, backgrounds, filtros e efeitos, ícones, formas, emojis, imagens, vídeos, gifs, e outros elementos visuais, além de se integrar ao Google Maps para que você consiga inserir sua localização nas artes criadas.

O Canva pode ser usado gratuitamente com recursos limitados entrando com uma conta, ou pode ser feito o upgrade para o plano Pró para habilitar todas as funcionalidades, como agendamento de publicações nas redes sociais e remoção de backgrounds.

Fotor

Logo do Fotor com um quadrado com as cores do arco-íris do lado esquerdo

Fotor é um editor de fotos online e gratuito que permite desde o corte e redimensionamento até a adição de textos e o endireitamento dessas imagens.

O Fotor também disponibiliza templates de design pré-definidos para: logotipo, postagens e capas de redes sociais, convites, cartões de visitas, apresentações, thumbnails do Youtube, entre outros, mas você também pode fazer o upload das suas próprias fotos para editar.

A interface do Fotor é intuitiva e semelhante à do Canva.

Imagem da página inicial do portal B2B Stack sendo editada no Fotor

Entre as funcionalidades do Fotor estão a criação de colagens e designs gráficos, ferramentas para retocar retratos, remover manchas e rugas da pele de pessoas, aplicar filtros, efeitos e elementos, remover fundos de imagens e olhos vermelhos, branquear dentes e remodelar fotos.

Polarr

Logo do Polarr com as letras brancas e com o fundo preto

Polarr é um editor de fotos online e gratuito, que oferece recursos para cortar, girar e retocar imagens, e também armazena o histórico de versões das edições realizadas.

A interface do Polarr também é simples e intuitiva, com poucos botões, e assim que você entrar na plataforma já será possível realizar o upload da sua imagem para edição ou escolher os modelos disponibilizados pela ferramenta.

Imagem da página inicial do portal B2B Stack sendo editada no Polarr

Entre os recursos de edição de fotos do Polarr estão um removedor de manchas e outros ajustes de pele, filtros e efeitos diversos, ferramentas de formas e textos, sobreposições, edição por camadas e auto-aprimoramento de imagens.

Conclusão

As ferramentas de edição de fotos, imagens e vídeos estão em alta nas empresas, e isso se dá por causa dos esforços dos profissionais de marketing e design para atrair e agradar seu público através dos recursos visuais.

Hoje, diferente de anos atrás, todas as empresas têm a possibilidade de criar imagens altamente impactantes com o uso dessas ferramentas, muitas delas gratuitas, que possibilitam, entre outras oportunidades, a inserção de elementos 3D em designs e a transformação das mídias em conteúdos que proporcionem experiências totalmente imersivas para as pessoas.

Neste conteúdo você conheceu o Pixlr e outras 4 ferramentas para edição de fotos e imagens: Photopea, Canva, Fotor e Polarr.

Todos estes softwares podem ser usados online e gratuitamente, com recursos que vão do básico ao avançado para editar suas imagens, deixá-las com a cara da sua marca, e assim, conquistar seu público com as fotos mais bonitas e criativas!

Se você quiser conhecer mais ferramentas como o Pixlr e para automatizar milhares de outros processos, navegue agora pelo B2B Stack, maior portal de busca e avaliação de softwares da América Latina, e escolha as melhores soluções do mercado!

Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


Artigos relacionados