Tecnologia em negócios imobiliários: exemplos práticos e como aplicar

Publicado em 18 de abril de 2023

Imagem de um edificio circular visto de baixo, relacionada com tecnologia para imobiliarias

Diversos segmentos estão passando pela chamada transformação digital, que está ajudando as empresas a otimizar os seus respectivos processos, facilitando a compra e venda de diferentes produtos. A tecnologia em negócios imobiliários já é uma realidade e mais do que isso, uma verdadeira (e necessária) revolução.

Ficou curioso para saber mais? Confira o artigo e veja exemplos práticos de como se adequar às tendências.

O uso de tecnologia em negócios imobiliários

A tecnologia surge para facilitar o desenvolvimento humano e melhorar a qualidade de vida das pessoas em diferentes aspectos. No contexto do mercado imobiliário não é diferente. 

Atualmente, existem diferentes soluções que oferecem agilidade nos processos de habitação e resolução de entraves, como burocracias ou taxas elevadas para a compra e venda de imóveis.

O uso da tecnologia passa a ser uma das ferramentas utilizadas para atrair diferentes públicos

O mercado imobiliário está investindo cada vez mais em recursos de inteligência artificial, dados, realidade aumentada e virtual ou processos de automação que estão revolucionando a comunicação e o processo de atendimento.

As imobiliárias passaram a enxergar grande potencial no digital, pois a maioria das buscas por imóveis acontecem primeiramente na internet e somente em seguida os interessados acionam um corretor. 

Dessa forma, as estratégias devem ter foco no marketing digital e marketing de reputação. Afinal, os clientes estão ficando cada vez mais exigentes e buscando sempre a melhor experiência de compra possível. 

Há uma preocupação crescente em estruturar as estratégias de comunicação das empresas que movimentam o mercado imobiliário. 

Além disso, segundo pesquisa do Meio & Mensagem, o mercado imobiliário deve investir cada vez mais em ações de marketing, além de utilizar a inteligência artificial para tornar as atividades mais produtivas.

Os dados auxiliam de forma determinante a atrair clientes qualificados, que possuem alta probabilidade de compra.

Segmentos voltados à tecnologia imobiliária: landtech, proptech e construtech

A percepção da importância do investimento tecnológico fez com que algumas das grandes empresas do setor aplicassem capital em tipos de negócios que tivessem como core a inteligência digital.É o caso das landtechs, proptechs e construtechs, que hoje usam diferentes formatos e soluções para obter os melhores resultados. 

Landtech

O conceito de Landtech visa conectar a área financeira e o setor imobiliário com a tecnologia, tornando os processos menos burocráticos e proporcionando maior agilidade para a empresa e o cliente

A solução que uma Landtech fornece auxilia na resolução de problemas simples e mais amplos, que podem envolver desde a construtora, até o consumidor final, no momento de entrega das chaves. 

Para isso, há sempre a otimização de cada processo do ciclo de empreendimentos.

Proptech

Todo mundo sabe o quanto o processo de compra e venda de imóveis podem ser longas e às vezes muito difícil de entender. Por isso, o proptech surge com novos recursos tecnológicos e ferramentas que transformam o processo de negociação.

Com as novas tecnologias, as informações entre empresa e cliente ficam ainda mais seguras e as análises para a aprovação ainda mais rápidas, fazendo com que os clientes tenham acesso às informações dos seus processos com maior facilidade e agilidade.

Porém, o cenário para proptech ainda necessita de muito estudo e dedicação para que esse grande segmento tenha soluções cada mais personalizadas e modernas para acompanhar o desenvolvimento do setor.

Construtech

Esse termo é voltado para a implementação de novas tecnologias nas etapas da construção civil, e o seu principal objetivo é prevenir possíveis problemas que não poderiam ser encontrados por humanos e poderiam impactar uma construção.

Com as novas tecnologias, surgem ferramentas e produtos cada vez mais eficientes, que colaboram para a construção de obras mais seguras e resistentes e aumentam a produtividade dos funcionários.

Isso faz com que os atrasos em obras diminuam e a qualidade das construções aumente progressivamente. E esses benefícios colaboram para que a satisfação dos clientes seja cada vez maior.

Exemplos práticos de tecnologia em negócios imobiliários

Algumas práticas já caíram no gosto tanto de imobiliárias, quanto corretores e próprios prospects no dia a dia.
O que elas têm em comum? O uso de tecnologia para facilitar as transações e, ao mesmo tempo, encurtar o tempo e distância entre cada um dos envolvidos.

Confira!

CMS e CRM

Um CMS eficiente pode ajudar a gerenciar o conteúdo do site imobiliário, facilitando a criação de páginas de propriedades e atualizações de listagens de imóveis. O que economiza muito tempo para agentes imobiliários que podem se concentrar em outras tarefas importantes.

Um exemplo disso é o Kenlo Sites, CMS para criação de sites direcionados para o mercado imobiliário, seu foco está em oferecer um melhor desempenho nos buscadores, e alta taxa de conversão de leads qualificados;

Por sua vez, as soluções de CRM tem como objetivo o auxílio no gerenciamento das interações com os clientes. 

No Kenlo Imob, CRM voltado para um alto desempenho, por exemplo, a cada 20 segundos, um lead é recebido e qualificado pela plataforma, percorrendo com grande facilidade o fluxo de atendimento digital.

Um CRM bem estruturado e configurado para negócios imobiliários pode ajudar nos processos de vendas, agendamento de visitas a imóveis e acompanhamento de clientes em potencial, tornando o processo de compra e venda de imóveis mais eficiente e organizado.

ERP

Para negócios imobiliários, as soluções de ERP (Enterprise Resource Planning) podem ser uma ferramenta valiosa para gerenciar uma ampla gama de processos de negócios, como contabilidade, gestão de projetos, gerenciamento de estoque e processamento de pedidos. Tudo isso em um único sistema integrado. 

Com um bom sistema de ERP, as empresas imobiliárias têm acesso a uma visão abrangente e em tempo real de suas operações, ajudando a melhorar a tomada de decisões e permitindo que os gerentes vejam a imagem completa do negócio.

O Kenlo Locação é um sistema digitalizado para a gestão de contratos de locação de imóveis, indicado para otimizar recursos e oferecer uma experiência mais integrada e ágil para a administração do imóvel locado.

Atendimento virtual

O atendimento virtual facilita a comunicação com os seus consumidores, uma vez que a maioria desses clientes buscam informações e tirar dúvidas em canais oficiais.

Outra possibilidade interessante, que facilita a implementação de diferentes canais de comunicação, é o atendimento omnichannel. Ele articula a integração de diversos canais, como as redes sociais, e-mail, telefone e entre outros, para não haver perda das informações.

Visitas com óculos de realidade aumentada

O público do setor imobiliário possui grande necessidade de verificar se os imóveis atendem às suas necessidades, e a melhor forma de conferir esses detalhes é realizando uma visita.

Os óculos de realidade aumentada promovem uma experiência super inovadora e fazem com que os vendedores consigam mostrar como ficará o empreendimento, antes mesmo de ficar pronto.

pessoa utilizando oculos de realidade virtual

Imagem 360º 

Seguindo a mesma lógica citada acima, as imagens 360º são uma excelente oportunidade para serem aplicadas em sites, pois permitem que o cliente veja como é o empreendimento em diferentes ângulos. Sendo similar ao Google Maps.

Com essas ferramentas os clientes poderão verificar os detalhes dos lugares que mais chamam a sua atenção, e ter uma experiência próxima à realidade, dispensando a necessidade de decorados ou de visitas presenciais.

Impressão em 3D

As impressões em 3D já são uma realidade que vem sendo bastante utilizada nesse setor, já que fornecem a impressão de plantas e maquetes em diferentes dimensões. 

Essa tecnologia facilita para que os clientes vejam as estruturas de futuros empreendimentos ainda em sua fase inicial.

Além disso, as impressões em 3D são bastante eficientes para exemplificar como ficarão os projetos, facilitando a compreensão de clientes, investidores e sócios da empresa.

Inteligência artificial

A inteligência artificial surge como uma grande aliada para categorizar e gerir grande volume de dados, sabendo que quando as informações são bem organizadas colaboram para a atração de clientes qualificados.

As empresas do segmento imobiliário também podem aproveitar da inteligência de dados para compor as suas estratégias, tornando-as ainda mais assertivas.

Garantias integradas

Os programas de garantias locatícias são uma forma eficiente de proteger os proprietários de imóveis e agências imobiliárias contra problemas relacionados ao pagamento de aluguel e/ou possíveis danos causados por mau uso.

O Kenlo Garante, por exemplo, é um serviço de garantia locatícia integrada, que visa proteger imobiliárias, corretores e inquilinos em casos de inadimplência, garantindo que eles receberão o valor devido ainda que esses imprevistos ocorram.

Outra vantagem expressiva está em atrair mais inquilinos qualificados, pois esses programas geralmente têm requisitos de aprovação menos rigorosos do que os métodos tradicionais de seguro.

Conheça a Kenlo

A Kenlo é uma das maiores empresas de tecnologia, cujo objetivo é ajudar o mercado imobiliário na transformação digital, promovendo inovação e maior agilidade nos processos. 

Para se ter ideia de seu poder de atuação, suas soluções já alcançam mais de 800 cidades e 26 estados brasileiros. 

Fica claro que a empresa tem um DNA totalmente digital, visando proporcionar uma melhor experiência não só para imobiliárias e corretores, mas também (e sobretudo) para os clientes. Quer saber mais sobre a empresa? Então confira a opinião de quem já teve contato com as soluções de tecnologia para negócios imobiliários da Kenlo, no portal da B2B Stack:

Conclusão

Como vimos, diferentes ferramentas possuem grande potencial para transformar a realidade das empresas do segmento imobiliário e não só elas ganham benefícios, mas os seus clientes também, uma vez que os processos ganham muito mais em detalhismo, agilidade e eficiência.

Dessa forma, o mercado brasileiro apresenta grande potencial para o crescimento e expansão baseado  no investimento do uso de tecnologia em negócios imobiliários. 

Afinal, diferentes soluções promovem a transformação digital nesse setor e consequentemente, potencializam os ganhos para todos os interessados.

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Publicado por Bruno Machado

Estagiário em Redação pela B2B Stack. Estudante de Letras Vernáculas com língua estrangeira moderna. Experiente em tradução ES/PT, redação SEO, revisão e copywrite.


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