Zenvia: como melhorar o atendimento aos clientes

Publicado em 8 de novembro de 2021

A Zenvia é uma empresa com mais de 17 anos de experiência no mercado de atendimento e help desk, e que busca através de suas soluções ajudar outros negócios a aperfeiçoarem a jornada do cliente.

Para isso, a Zenvia oferece ferramentas para centralizar vários canais de comunicação no seu negócio.

Ao implantar estes canais de atendimento, sua empresa é capaz de se antecipar às necessidades dos visitantes de suas plataformas, alcançar todos os públicos, desde a geração X, millennials, até a geração Z, e aumentar as possibilidades de conversão das vendas online enquanto seus usuários estão mais interessados.

Também é uma forma de qualificar leads, já que com o uso das ferramentas certas é possível segmentar estes visitantes através de diversos dados coletados.

Como é o caso dos chatbots, por exemplo, programados para fazerem perguntas convenientes conforme o que se deseja saber sobre hábitos e interesses do usuário.

Para saber como melhorar seu atendimento com o uso de diversos recursos tecnológicos, acompanhe este texto e conheça todas as ferramentas disponibilizadas pela Zenvia!

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O que é e para que serve o Zenvia?

Logo do Zenvia em cor preta com duas aspas ao final da palavra. Uma de cor azul e outra de cor roxa

Zenvia é uma plataforma que disponibiliza soluções para que você possa se comunicar, engajar e prestar suporte a leads e clientes por diversos canais:

SMS, WhatsApp Business, telefone, Facebook Messenger, Instagram, Web Chat e RCS.

Além das soluções de comunicação, as ferramentas Zenvia são capazes de automatizar inúmeros processos relacionados ao atendimento de leads e clientes, o que proporciona agilidade nas demandas e melhor organização dos times de diversos departamentos.

Mais ainda, todos os atendimentos podem gerar relatórios de qualidade para que se consiga identificar gargalos e corrigi-los, tornando seu suporte cada vez mais aprimorado.

Para cada equipe a Zenvia possui facilidades. Acompanhe os próximos tópicos!

Para os times de marketing

As soluções da Zenvia auxiliam as equipes de marketing a abrangerem mais canais para divulgação de suas campanhas, e expandir seu alcance e eficiência.

Também é possível automatizar as campanhas e gerar relatórios que acompanham a jornada do cliente, além de fornecer uma visão geral dos resultados da estratégia.

Os profissionais de marketing ainda podem personalizar comunicados e notificações, inclusive em massa, para não deixarem passar tarefas e avisos importantes, fazer atualizações cadastrais, qualificar leads vindos de suas campanhas, gerar pesquisas de satisfação e NPS e realizar tracking de pedidos.

Para os times de vendas

Para as equipes de vendas, as ferramentas Zenvia podem automatizar atendimentos, realizar campanhas de vendas promocionais e enviar mensagens em massa nos canais escolhidos.

Além disso, o acompanhamento do funil de vendas torna-se mais eficiente, já que você pode contar com notificações e lembretes integrados, inclusive, ao Google Agenda ou Outlook, para contatar os prospects no momento certo.

Para responder aos clientes rapidamente, você ainda pode personalizar um chatbot que serve em todos os seus canais de comunicação, com fluxos de conversas automatizados e transferência para o atendimento humano.

Para atendimento ao cliente

Oferecer diversos canais de atendimento e que funcionem em qualquer dispositivo é um dos passos mais importantes para garantir que leads e clientes tenham uma ótima experiência com seu negócio.

Com a Zenvia você pode oferecer suporte ágil 24 horas por dia e 7 dias por semana aos visitantes de suas plataformas.

Isso elimina filas de atendimento e permite marcar presença nos principais meios de comunicação utilizados por eles.

Seus clientes também podem ser comunicados sobre alterações em modalidades de pagamentos, datas de vencimento e outras informações importantes sobre o contrato dele.

Para as operações

As operações também são beneficiadas com o uso da Zenvia, pois podem ter suas demandas otimizadas para seguirem um fluxo que aumente a produtividade.

A Inteligência Artificial das ferramentas Zenvia permite realizar triagens de atendimentos para serem distribuídos uniformemente, conforme as prioridades e especificidades das dificuldades de cada cliente.

Como funciona o Zenvia?

A Zenvia faz integração via API com diversas plataformas de comunicação e a partir disso, consegue-se aplicar funções mais avançadas a essas ferramentas.

Para utilizar as ferramentas Zenvia é preciso adquirir um de seus planos, que falaremos mais adiante, ou serviços avulsos.

Veja abaixo como funciona cada solução da Zenvia em seus canais de atendimento.

SMS

Embora muitos pensem que o SMS caiu em desuso, as mensagens enviadas através deste meio costumam ser mais baratas em relação a outras mídias.

Outro benefício de se comunicar por este canal é que você tem mais certeza de que essas mensagens chegarão ao destinatário, já que não dependem de internet para seu tráfego.

Apesar de não aceitar um texto com mais de 160 caracteres, o SMS é uma forma de comunicação rápida.

É útil para enviar códigos de barras, avisos, novidades, ofertas relâmpago, lembretes de agendamentos e, principalmente, para enviar pesquisas de satisfação.

Ao contratar o plano de SMS da Zenvia você tem dois caminhos:

Enviar os SMS via plataforma WEB ou integrar a ferramenta por API à sistemas que você já utiliza.

No primeiro caso, você utiliza a própria Zenvia para enviar as mensagens através de um painel que também gera relatórios sobre os envios.

Já a integração via API permite que você envie seus SMS através de outras plataformas que você já tenha, e aprimore ainda mais estes envios com os recursos da Zenvia.

Com a Zenvia, estes SMS podem ser personalizados com seu logo e marca antes de serem enviados aos clientes.

Isso passa mais credibilidade e autoridade, sendo também uma estratégia para aumentar as taxas de abertura.

Estes SMS podem ser personalizados e agendados previamente para dar mais agilidade aos envios, e ainda podem ser disparados em massa.

A ferramenta Flash SMS da Zenvia pode ser configurada para que o SMS enviado seja aberto automaticamente na tela do cliente ao chegar até ele, como se fosse um pop-up.

Como benefício, este recurso aumenta a possibilidade do usuário ler sua mensagem.

O recurso LA Dedicado permite que você tenha um número exclusivo (ex.: 29000) da sua empresa para enviar mensagens para qualquer operadora.

Porém, os envios podem ser personalizados para que não apareça este número, mas sim, o nome do seu negócio.

Caso necessário, a Zenvia permite que você envie mensagens longas para seus clientes, com até 1520 caracteres, inclusive com uso de caracteres especiais, e também abrange o envio de SMS internacionais.

WhatsApp

A Zenvia é provedora oficial do WhatsApp, e por isso, sua integração com a ferramenta é realizada via API.

As configurações são feitas diretamente pelos especialistas da plataforma, para que você torne seu atendimento ao cliente totalmente escalável.

Vale ressaltar que a solução de WhatsApp da Zenviautilizada aqui é o WhatsApp Business, desenvolvido especialmente para empresas para permitir a integração de chatbots, automações personalizadas e ter mais de um atendente utilizando o mesmo número.

Você pode criar seu projeto conforme as necessidades, determinando os fluxos conversacionais que serão utilizados, a Zenvia faz as configurações necessárias e envia ao WhatsApp para obter as devidas autorizações.

Uma vez aprovado seu projeto, você consegue acompanhar seus indicadores de desempenho de atendimento através de relatórios.

Com o uso da Zenvia atrelado ao WhatsApp Business é possível enviar notificações aos clientes, sendo uma boa prática para recuperar carrinhos abandonados e atualizá-los sobre status de seus pedidos, por exemplo.

Também é útil para prestar atendimento online.

Para isso, você conta com todos os históricos de conversas, e pode inserir chatbot para estabelecer fluxos de respostas automáticas enquanto seus atendentes estiverem ocupados ou quando não estiverem presentes.

Os leads podem ser qualificados facilmente com esta integração, basta configurar as perguntas certas para obter respostas que auxiliem em sua segmentação.

Voz

A Zenvia possui uma API de voz que pode ser integrada às suas ferramentas para expandir seu atendimento.

Você será capaz de receber e realizar ligações, armazenar as conversas em um histórico de atendimento, enviar torpedos de voz automatizados, configurar um PABX na nuvem e implementar autenticação de dois fatores.

A ferramenta de voz da Zenvia disponibiliza números locais, nacionais e 0800, discador automático com detecção de chamadas atendidas por caixas postais, gravador de ligações, conversor de texto em voz e possui bina inteligente para identificar e adaptar números utilizados.

Facebook

O Facebook é a rede socialmais utilizada no mundo, portanto, é preciso ser ativo na plataforma e ficar atento às oportunidades que surgem através dela.

Você pode utilizar seu Facebook Messenger diretamente pelas ferramentas da Zenvia, o que te auxilia na centralização de seus atendimentos.

Para isto, basta acessar seu Facebook e integrá-lo via API à uma dessas soluções.

Com essa integração, sua equipe comercial pode se comunicar com seus seguidores, tirar dúvidas e fazer negociações em tempo real.

Web Chat

A Zenvia também equipa seu site com ferramenta de web chat para que sua equipe atenda aos visitantes da sua plataforma em tempo real e aumentem as possibilidades de conversão de vendas.

O chat, widget e as mensagens podem ser personalizados, e os fluxos de conversas automatizados, ganhando mais agilidade nos atendimentos.

RCS

RCS (Rich Communication Services) é um novo padrão de mensagens criado para reformular e substituir o SMS.

Neste novo modelo não só é possível enviar mensagens de texto como também fotos, vídeos e áudios através do mesmo aplicativo utilizado para enviar SMS, o Messages, construindo conversas mais interativas.

Você pode integrar o Zenvia a este canal de comunicação para inserir botões de compra nas mensagens enviadas aos seus prospects e clientes, enviar alertas e avisos automatizados, obter NPS e criar conversas programadas.

O RCS ainda fornece dados como quantidade de mensagens entregues e confirmação de aberturas para que se tenha controle sobre a eficiência da comunicação.

Não há limitação de caracteres no RCS, portanto, você tem flexibilidade para montar sua mensagem como preferir, e pode incluir seu logo e uma descrição.

Com a ferramenta de RCS da Zenvia, o dispositivo utilizado pelo seu usuário é identificado.

Então, caso ele não seja compatível com este modelo de mensagem, pode ser enviado um SMS comum.

Produtos Zenvia

Os produtos Zenvia foram desenvolvidos para fornecer painéis de controle integrados, que facilitam o acompanhamento dos atendimentos e de indicadores através da centralização de informações.

Além disso, automatizam diversos processos para otimizar tempo e aumentar a produtividade operacional.

Zenvia Flow

Imagem de um monitor com um fluxograma

O Zenvia Flow é uma ferramenta avançada de automação de fluxos para diversas ações de comunicação, sem utilização de códigos.

Através do Zenvia Flow é possível criar com praticidade fluxos de chatbots, integrar outros sistemas, ativar os canais de comunicação que você irá usar, automatizar torpedos e chamadas, disparar SMS e acompanhar todos estes fluxos em tempo real.

Todos os dados dos fluxos em funcionamento são coletados para serem armazenados em um histórico, transformando-os em insights para melhorias no desempenho das ações.

Os relatórios destes indicadores podem ser gerados por API, dashboard e/ou arquivos que podem ser exportados.

Zenvia Chat

Imagem de um monitor um painel da Zenvia

Zenvia Chat é um sistema de atendimento ao cliente que inclui diversas ferramentas para que você centralize todos os seus canais de comunicação.

Com um painel intuitivo, você pode receber chamadas e mensagens do WhatsApp, Messenger, Telegram, Mercado Livre, chat e e-mail.

Todos os atendimentos, de todos os canais, ficam armazenados em um histórico que pode ser explorado através de filtros e que gera um grande banco de dados.

Essa plataforma pode ser configurada de forma que atenda:

  • À quantidade de usuários que a utilizará;
  • Particularidades entre setores e/ou equipes;
  • Gestão de filas de atendimento e de contatos;
  • Qualificação de leads;
  • Classificação de atendimentos por tags;
  • Horário de atendimento do seu negócio;
  • Atribuição de tarefas;
  • Gestão de tarefas;

E outras funções importantes em uma operação.

O Zenvia Chat gera relatórios de dados sobre atendimentos em andamento, situação da fila, quantidade de atendentes ativos, entre outros, e pode ser integrado ao Zenvia Flow e ao TotalVoice para potencializar a ferramenta.

Também é possível compartilhar arquivos pelo Zenvia Chat, facilitando as comunicações e trocas de informações internas.

Zenvia Message

Imagem do sistema Zenvia com três colunas mostrando acompanhamentos

O Zenvia Message é um sistema para gerenciar suas campanhas de marketing, possibilitando o disparo de mensagens personalizadas por SMS, RCS e WhatsApp, de acordo com o público que será definido.

Os disparos podem ser realizados individualmente ou para grupos segmentados, e também é possível personalizar nomes, códigos, links, datas, calls to action e outros parâmetros.

Respostas automáticas podem ser configuradas para enviar aos destinatários que responderam à sua mensagem enviada.

O sistema Zenvia Message é ideal para fazer pesquisas de satisfação ou enviar notificações em massa, confirmar agendamentos, enviar ofertas promocionais e tracking de pedidos.

Todas as campanhas são acompanhadas através de relatórios de desempenho que demonstram status de envio e a eficiência das mensagens.

Sirena

Imagem de um chatbot da Zenvia sendo utilizado pelo WhatsApp

O WhatsApp tornou-se uma ferramenta de comunicação fundamental para as empresas, já que hoje em dia a maioria das pessoas preferem contato por este canal.

O Sirena da Zenvia, portanto, é um sistema exclusivo para vendas e atendimento pelo WhatsApp.

Ele centraliza as conversas de todos os atendentes em um único painel, sem necessidade de criação de várias contas pessoais.

Com a utilização do Sirena você pode inserir um botão de WhatsApp em suas plataformas, chamando a atenção dos usuários que preferem este tipo de comunicação.

Ainda pode ser integrado com o Facebook Messenger para sincronizar também essas conversas.

A atribuição das conversas aos atendentes é feita de forma automática com o Sirena, o que dá agilidade aos atendimentos e evita filas de espera, e todos os indicadores podem ser acompanhados por todos os membros da operação através de seu painel de controle.

Preços e planos Zenvia

A Zenvia possui preços e planos variados conforme as soluções que disponibiliza.

A solução de SMS é disponibilizada em pacotes, mas permite teste grátis de disparos por 30 dias.

Os pacotes podem ser de 100, 500, 1.000, 2.500, 5.000, 10.000 ou +15.000 SMS, sendo o mais barato no valor de R$ 19,90/mês e o pacote de 10.000 possui valor de R$ 730,00/mês.

Já o pacote +15.000 deve ter seu valor consultado através dos consultores da própria Zenvia.

Os pacotes também oferecem relatórios de envios em tempo real e disparos via plataforma Web ou com integração API.

Os serviços de voz também podem ser testados gratuitamente, mas seus valores precisam ser consultados com a própria plataforma. Os planos podem oferecer:

  • Recebimento e realização de chamadas;
  • Históricos com gravação de ligações;
  • Relatórios e dashboards;
  • Envio de torpedos de voz;
  • Envio de campanhas promocionais por voz;
  • Ligações através de seu software.

As soluções do WhatsApp possuem 2 tipos de planos: WhatsApp API – Para Desenvolvedores e Atendimento via WhatsApp – Solução completa.

O plano WhatsApp API – Para Desenvolvedores custa a partir de R$ 99,00/mês + mensagens e o plano Atendimento via WhatsApp – Solução completa custa a partir de R$ 158,90/mês + mensagens.

Já o Zenvia Flow possui plano gratuito com algumas limitações em suas funcionalidades e pode ser usado também por tempo limitado.

O Zenvia Flow – Plano Desenvolvedores está no valor de R$240/mês e o Zenvia Flow – Plano Enterprise possui valor sob consulta.

O Zenvia Chat também oferece plano gratuito. O plano Intermediário custa a partir de R$ 59,90, dependendo da quantidade de agentes que o utilizarão, mais R$ 300,00 de setup no primeiro mês.

O plano Avançado custa a partir de R$ 109,90 + R$ 300,00 de setup no primeiro mês, variando de valores conforme a quantidade de agentes.

Conclusão

Como vimos, uma comunicação de qualidade com leads e clientes é fundamental para um negócio.

É desta forma que se ganha credibilidade e reconhecimento com os usuários.

Uma empresa que oferece todo o suporte e atendimento necessários antes e depois da efetivação de vendas tende a ser muito bem vista por seus consumidores, uma vez que eles se sentem seguros e respaldados para prosseguirem com suas compras.

Mais do que isso, estes consumidores são ainda mais conquistados quando o atendimento não está somente preocupado em vender.

Eles também preferem quem se atenta e se põe à disposição para ajudar em suas dores e dificuldades.

Pelo lado da empresa, nem tudo são flores no que diz respeito à prestar um atendimento de qualidade, voltado para oferecer uma boa experiência ao usuário.

Principalmente quando se quer disponibilizar o máximo de canais de comunicação possíveis para atender a todos os públicos.

Podem haver muitas dificuldades quanto à gestão, distribuição e acompanhamento destes atendimentos, por isso, é preciso contar com ferramentas que auxiliem neste processo.

A Zenvia possui diversas soluções para que você consiga disponibilizar todos os canais de comunicação mais utilizados por seus usuários, sem preocupação com o tempo que você vai gastar para gerenciar todos eles.

Com a Zenvia, você pode fornecer atendimento por WhatsApp, SMS, chat online, chatbot, Facebook Messenger, RCS e até mesmo por telefone.

E para facilitar sua vida e dos operadores, todas essas conversas e mensagens podem ser centralizadas e respondidas em um único painel de controle.

Além disso, todos os atendimentos ficam armazenados em históricos para que se tenha um acompanhamento completo do funil de vendas, de indicadores de desempenho, inclusive do alcance e assertividade das campanhas de marketing enviadas aos usuários.

Também é possível criar automações para fluxos de disparos de mensagens e de respostas automáticas, para assim, ganhar agilidade nas tratativas.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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