ActiveCampaign: um guia de como funciona e como usar a ferramenta

Publicado em 21 de julho de 2021

A automação dos processos de marketing traz inúmeras vantagens para os profissionais da área, como otimização de tempo, aumento da produtividade, identificação de oportunidades de negócio no momento certo, e mantém leads e clientes cada vez mais engajados. Esses são alguns benefícios oferecidos pela ActiveCampaign, ferramenta utilizada por mais de 150 mil empresas em mais de 160 países.

Sabemos que o marketing de conteúdo se tornou parte fundamental nas campanhas de marketing dos últimos anos. 

Isso porque as empresas passaram a se preocupar mais em se tornarem realmente relevantes para seu público-alvo, oferecendo conteúdos que são interessantes para este grupo e que ajudam pessoas a encontrarem soluções para suas dores, ao invés de se preocuparem somente com as vendas em si.

O objetivo dessa estratégia, então, é educar leads e clientes e transformá-los em fãs, e criar a partir disso uma consciência de marca, além de aumentar as taxas de atração e conversão de clientes.

O marketing digital como um todo é fundamental para ganhar relevância na internet e aparecer entre as empresas mais procuradas nos sites de busca, mas, acima de tudo, é preciso contar com as ferramentas certas tanto para automatizar essas campanhas quanto para metrificá-las e gerenciar os resultados, ganhando mais assertividade. 

Acompanhe neste texto como funciona o Active Campaign e descubra como otimizar suas campanhas de marketing.

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O que é o ActiveCampaign?

ActiveCampaign é uma plataforma de Customer Experience Automation, para automação de marketing, de e-mail marketing e que ainda oferece ferramentas CRM para que você consiga gerenciar todo o relacionamento com seu cliente, em todas as etapas do funil de vendas.

Podemos identificar o grau de importância deste tipo de ferramenta quando vemos estatísticas como as apresentadas pelo Statista, que demonstram que o valor da indústria de tecnologia de marketing global ultrapassou 121 bilhões de dólares em 2019, e em 2020, na América do Norte, Reino Unido, França e Alemanha, cerca de 26,2% dos orçamentos de marketing foram direcionados à tecnologia.

A plataforma também oferece implementação do sistema e migração de sua ferramenta atual para a ActiveCampaign gratuitamente, além de treinamento individual online, automações pré-definidas, preço fixo por 2 anos, suporte e acesso à comunidade.

Como funciona o ActiveCampaign?

O ActiveCampaign funciona com Inteligência Artificial e Machine Learning para fornecer assertividade, e é totalmente baseado em nuvem, o que dá maior segurança às suas informações e dispensa a instalação de sistemas em seus dispositivos. 

Para utilizá-lo, você precisará criar uma conta na plataforma, gratuitamente à princípio, habilitar o monitoramento do seu site, criar ou importar para a ferramenta sua lista de contatos e segmentá-los de acordo com suas particularidades.

Com os contatos na plataforma ActiveCampaign, você irá criar suas automações ou utilizar os modelos disponibilizados pela própria ferramenta e por último, criar e gerenciar seu funil de vendas conforme as interações. 

Os recursos disponíveis no ActiveCampaign são:

  • Automação de Marketing

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Vamos começar a falar sobre o recurso de automação de marketing da ActiveCampaign por uma breve explicação sobre este tipo de automação. Conforme cada “ação” do usuário em sua plataforma, você pode configurar uma “reação” automática, como no exemplo abaixo:

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Complementando este exemplo: caso o cliente tenha lido o e-mail enviado e realizado uma compra em sua plataforma, o próprio sistema deverá atualizar este cliente no funil de vendas e enviar e-mail automáticos de “x” em “x” tempo.

Esta funcionalidade da ActiveCampaign é bem prática e intuitiva de ser utilizada, com modelo de arrastar e soltar as automações desejadas, e podem ser aplicados testes A/B para identificar quais automações são mais funcionais ou menos funcionais para aprimorá-las.

Com a automação de marketing pela ActiveCampaign, você garante que os leads e clientes certos recebam os comunicados certos e na hora certa, conforme as etapas do funil de vendas em que se encontram.

Também permite que você monitore metas e a jornada do usuário em seu site, e assim, dispare mensagens automáticas de acordo com cada ação deste lead, além de permitir o monitoramento de todo o ciclo de vida do cliente e saber de onde ele veio.

Com a função de lead scoring, na qual você atribui automaticamente uma pontuação para cada lead ou cliente a cada ação que eles realizam, você pode automatizar descontos ou outras vantagens para os que são mais engajados com sua plataforma, assim como pode criar estratégias de engajamento para os que receberam uma pontuação menor e dificilmente interagem com suas campanhas.

Você também pode configurar automações de boas vindas, assim, cada usuário inscrito em sua plataforma, pode receber mensagem de boas vindas, além de ofertas exclusivas para novos clientes.

  • Para e-commerces, a automação de marketing disponibilizada pela ActiveCampaign permite a recuperação de carrinhos abandonados a partir de e-mails de lembrete automáticos que podem ser enviados aos usuários de sua loja online.

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Também é possível criar campanhas Win-Back automáticas, enviando e-mails aos clientes que há tempos não compram em sua loja virtual, e assim, torná-los ativos em sua plataforma novamente.

Outra função da automação de marketing para e-commerces pela ActiveCampaign é a possibilidade de enviar recomendações de produtos ao cliente que acabou de comprar em sua plataforma, com base nos interesses e histórico de compras dele.

Crie uma lista segmentada de clientes mais e menos engajados para automatizar ofertas específicas para cada uma, lista segmentada de itens comprados, de valor total das compras, de tempo desde a última compra, segmente seus leads do Facebook, entre outros, para criar estratégias assertivas em cada segmento.

  • Para o setor de tecnologia, é possível criar automações de fluxos de trabalho de onboarding do usuário, enviar e-mail automáticos quando um pagamento não é processado corretamente ou quando necessário enviar notificações ou avisos de expiração de prazos, gerenciar riscos de rotação de usuários, bem como criar automações para gerenciar a saúde do cliente dentro da empresa.

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  • Blogueiros e influenciadores também podem se beneficiar com os recursos de automação da ActiveCampaign.

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A ferramenta disponibiliza formulários de inscrição com automação de gatilhos de disparo de conteúdos aos inscritos, além de contar com automatizações de funil de e-mails.

Também é possível monitorar suas plataformas para identificar quais são os conteúdos mais relevantes ao seu público de acordo com seus interesses e interações.

  • Na área da educação, faculdades e universidades podem utilizar o ActiveCampaign para atrair e nutrir potenciais alunos e ex-alunos, além de conseguirem identificar comportamentos e interesses para serem mais assertivos nas recomendações de cursos e atividades curriculares nas campanhas de e-mail marketing.

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Também é possível realizar o onboarding dos novos alunos, criando respostas automáticas para suas principais dúvidas, agilizando as demandas de atendimento.

  • As agências publicitárias e de marketing podem se tornar afiliadas, revendedoras ou Consultores Certificados do ActiveCampaign. Quanto à automação de marketing, essas agências serão capazes de criar fluxos de tarefas automatizados e atribuí-las aos responsáveis.

Também conseguem reter clientes e fechar mais negócios a partir de um acompanhamento eficiente por meio de CRM automatizado e envio de conteúdos relevantes para cada grupo segmentado.

  • A automação de marketing no setor de eventos também é essencial para atrair mais participantes e engajá-los antes e depois do acontecimento destes eventos, e é possível de ser realizada através do ActiveCampaign.

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Com essas automações, você garante que seus leads estarão sempre a par dos próximos eventos, além de personalizar atendimento ao cliente e preferências de acordo com os interesses dos participantes e segmentar sua base de leads.

Enfim, são muitos os segmentos de negócios que podem obter vantagens com as automações disponibilizadas pela ActiveCampaign, as principais delas são a otimização de tempo dos profissionais e a melhora da comunicação entre empresa e clientes.

  • E-mail Marketing

As ferramentas de e-mail marketing oferecidas pelo ActiveCampaign permitem que você crie e-mails personalizados do zero ou a partir dos mais de 125 modelos de e-mails pré-definidos. Esta personalização ainda pode ser realizada de forma condicional, na qual você envia conteúdos específicos para determinado público ou cliente de acordo com seu funil de vendas.

Eles podem ser programados para dias e horários diferentes e enviados em massa para uma lista de transmissão ou de forma individual, de acordo com qualquer informação que você tenha sobre o lead, permitindo que você construa também um funil de e-mails.

As campanhas por e-mail marketing não são relevantes apenas para atrair, nutrir e engajar leads e clientes, elas também podem servir como forma de pesquisa de satisfação para os consumidores que já concluíram uma compra em sua plataforma, te auxiliando no aperfeiçoamento do sucesso do cliente.

Os relatórios fornecidos pela ferramenta te dão uma visão geral sobre quais e-mails estão sendo mais efetivos e obtendo mais engajamento e os que precisam ser aprimorados para melhorar seu alcance.

Os e-mails marketing podem, ainda, serem criados por múltiplos colaboradores, otimizados para visualização em diversos dispositivos e ficam armazenados em um histórico para o caso da necessidade de avaliar uma revisão antiga.

O ActiveCampaign também permite que você tenha e-mails gerenciados para saber quais foram mais ou menos abertos, taxas de cliques, além de conseguir coletar dados geográficos dos leads e clientes para saber em qual região você é mais popular, e a integração com o Google Analytics te mostra qual a jornada de seu usuário após clicar em seu site.

  • CRM de Vendas

Com o CRM de Vendas da ActiveCampaign você será capaz de gerenciar todos os seus leads e clientes em todas as etapas do funil de vendas, desta forma, você saberá exatamente quais conteúdos disparar à cada um e quando disparar.

Além disso, o CRM é capaz de automatizar, padronizar e atribuir seus fluxos de vendas, eliminando os processos manuais e repetitivos para que os colaboradores façam o que as máquinas não conseguem fazer: negociações humanizadas. 

Com base na pontuação dos leads e nas notas descritas de cada usuário, suas equipes de vendedores não perdem oportunidades de fechamento de vendas.

Eles saberão quando os clientes estão mais propensos a adquirir seus produtos, quais possuem maior prioridade de negociação, além de obterem insights de abordagens que serão mais efetivas a partir das tentativas de contatos anteriores.

Você também terá acesso à análises aprofundadas sobre:

  • Performance de vendas de cada colaborador, de forma individual;
  • Performance do seu funil de vendas;
  • Quais são os motivos de perdas de negócios;
  • Dados e notas de usuários que permitem sua segmentação por diversos parâmetros;
  • Estágio das negociações;
  • Onde estão as melhores oportunidades de fechamento de venda;

O CRM da ActiveCampaign permite o registro de cada contato com o cliente para atualizações no funil de vendas e envio de notificações automáticas aos colaboradores sobre essas atualizações para que eles continuem o acompanhamento.

Também é possível criar fluxos automáticos para nutrir leads de acordo com cada atualização do funil, conforme o exemplo abaixo: 

Tudo isso faz com que cada vendedor não perca tempo em ações que não irão agregar resultado para a empresa.

  • Serviços e Suporte

Com o ActiveCampaign você pode automatizar e criar fluxos de atendimento ao seu usuário, lead e cliente, e oferecer à ele um suporte multicanal (web chat, e-mail ou Facebook Messenger em breve), contando ainda com ferramentas de chatbot

Com base no histórico de dúvidas ou problemas antigos do seu usuário, você conseguirá prever suas necessidades e até mesmo atribuir condições especiais àqueles que quase saíram de sua base por algum motivo ou àqueles que são mais engajados.

Para prestar um atendimento de qualidade, você poderá rastrear os cliques dos usuários em sua plataforma para identificar quais são as maiores frustrações e satisfações antes de apresentar as respostas em seu atendimento.

Também será possível a identificação de clientes que podem estar insatisfeitos e prestes a fazer avaliações negativas sobre seu produto ou serviço, e assim, atuar de forma preditiva amenizando o problema e revertendo a situação.

Funcionalidades do ActiveCampaign

As funcionalidades disponibilizadas pelo ActiveCampaign variam de acordo com o plano assinado. Entre essas funcionalidades, você irá encontrar:

  • Envio de newsletters;
  • Relatórios avançados;
  • Formulários de inscrição, bem como personalização da URL do formulário;
  • Inscrições de SMS;
  • Envio de SMS;
  • Envios ilimitados de e-mail marketing;
  • Entrega de e-mail gerenciada;
  • Modelos de e-mail grátis;
  • Automação de marketing;
  • Mapa das automações criadas;
  • Criação de landing pages;
  • Teste A/B de automações;
  • Automação de vendas;
  • CRM nativo;
  • Lead scoring;
  • Envio preditivo;
  • Editor de e-mail Drag & Drop;
  • Importação de contatos;
  • Criação de respostas automáticas;
  • Rastreamento geográfico;
  • Prévia de caixa de entrada;
  • Monitoramento de site e eventos;
  • Públicos personalizados do Facebook;
  • Ferramentas e integração de mídias sociais;
  • Conteúdo Condicional;
  • Permissões customizadas por usuário;
  • Suporte da ferramenta por e-mail ou telefone;
  • Gestão de SLA;

A plataforma da ActiveCampaign também permite integração com mais de 850 soluções, como Gmail, WordPress, Pluga, ContaAzul, Agendor, Loja Integrada, Shopify, WooCommerce e Hotmart, desta forma, todos os dados necessários relacionados às suas campanhas de marketing serão centralizados e sincronizados.

Como queremos te auxiliar na busca pelas melhores soluções, confira nossos guias completos, com todas as informações sobre as ferramentas:

Veja também como escolher o melhor stack de vendas e marketing para seu negócio.

Para quem o ActiveCampaign é indicado

ActiveCampaign é indicado para e-commerces, empresas digitais, organizações sem fins lucrativos, empresas de turismo e eventos, imobiliárias, empresas de saúde, fitness e de nutrição e empresas B2B de todos os portes.

Preços e planos do ActiveCampaign

O ActiveCampaign possui 4 tipos de planos e permite testes grátis por 14 dias que abrange até 100 contatos e até 100 envios de e-mails. Também oferecem desconto de 20% nos valores dos planos para organizações sem fins lucrativos.

Estes planos variam de preço conforme o prazo de assinatura, sendo que a assinatura anual possui desconto em relação à assinatura mensal, e também conforme a quantidade de contatos que se deseja gerenciar.

  • O plano Lite custa a partir de R$ 40,00/mês considerando a assinatura anual e até 500 contatos;
  • O plano Plus custa a partir de R$ 185,00/mês considerando a assinatura anual e até 500 contatos;
  • O plano Professional custa a partir de R$ 455,00/mês na assinatura anual e com até 500 contatos;
  • O plano Enterprise custa a partir de R$ 965,00/mês considerando a assinatura anual e até 500 contatos.

Entre as principais diferenças dos planos estão a quantidade de usuários que poderão utilizar a ferramenta, disponibilidade de criação de landing pages, prévia da caixa de entrada, possibilidade de treinamento pessoal, teste A/B de automação, automação de vendas e CRM nativo.

Conclusão 

As campanhas de marketing são essenciais para divulgação de um negócio, e ao mesmo tempo que possuem esse grau de importância, o nível de trabalho que deve ser investido também é muito alto.

São muitas as variáveis que devem ser analisadas para identificar a viabilidade da campanha, e além disso, elas devem ser direcionadas de acordo com o perfil e interesse de cada lead e cliente para melhorar sua assertividade e melhorar as taxas de conversão.

Portanto, nada adianta lançar uma linda campanha de marketing e não metrificar seu alcance, não coletar dados dos usuários, não segmentar os leads captados por esta campanha, não gerenciar seus contatos e não automatizar o envio de e-mails marketing para nutrí-los em cada etapa do funil em que eles estão.

Para que você não perca nenhuma oportunidade de negócio, a ActiveCampaign oferece diversos recursos, como automação de marketing e ferramentas de criação e disparo automatizado de e-mails marketing específicos para cada segmento de clientes, além de fornecer CRM nativo para gestão e atualização deste relacionamento com o cliente.

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Publicado por Marcia Lira

Bióloga, apaixonada pela natureza e recém inserida no mundo da tecnologia, acredito no poder gigantesco das ferramentas tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do meio ambiente. Nada precisa ser massante e árduo para funcionar, mas sim, inteligente, inovador e prático.


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