Marketing conversacional: o que é e como tirar proveito?

Publicado em 30 de janeiro de 2023

O marketing conversacional está sendo representado pela imagem

Em tempos imediatistas, divulgar um produto ou serviço é desafiador. Nesse cenário, quem nunca passou por gargalos no relacionamento com o cliente?  Entre eles, a falta de respostas nas redes sociais fez com que o negócio recebesse uma avaliação negativa no Google, e agora? A resposta para mudar isso está no marketing conversacional. 

Nos últimos anos, ele chegou como tendência e, atualmente, virou necessidade. Isso porque reforça a importância de uma comunicação bem feita entre empresas/marcas com o consumidor, além de contribuir para otimização de processos. 

Um contexto prático que ilustra o uso frequente desta nova vertente do marketing está no contato com uma empresa/marca em uma interface de chat. Se você já fez isso, então é sinal que já conhece um pouco sobre os benefícios que envolvem o marketing conversacional. 

Portanto, chegou a hora de conhecer mais sobre essa área e transformá-la em solução para o desenvolvimento da empresa. Logo abaixo, você saberá  mais sobre o funcionamento do marketing conversacional e quais formas ele oferece para serem aplicadas no dia a dia do negócio. 

Boa leitura! 

Entenda o que é o marketing conversacional 

Como o próprio nome já diz, “conversacional” vem de conversas e nesta vertente do marketing, elas acontecem por meio de soluções especializadas que utilizam o recurso Messages. 

Essas mensagens vão automatizar conversas com possíveis clientes, onde o foco é explorar a jornada de compra e reproduzir um diálogo real por meio de uma linguagem humanizada. 

Imagem representa o marketing conversacional

Em suma, a finalidade do marketing conversacional é promover melhorias contínuas na comunicação entre Leads e clientes, fortalecendo vínculos e criando conexões entre uma empresa/marca e o seu público-alvo. 

Elas vão acontecer com humanização do contato digital entre pessoas e marcas. Os responsáveis por essa comunicação são as Mensagens. 

O papel do chatbot no marketing conversacional 

No português, chatbot é a tradução para “robô de conversa”. Na prática, ele é uma automação, ou seja, um programa de computador capaz de reproduzir uma conversa humana entre Leads e os clientes interessados no produto/serviço. 

Marketing conversacional na prática

As facilidades deste recurso são variadas, mas vale ressaltar que toda a estratégia para o uso do chatbot é criada por humanos. Assim, os fluxos de conversa são planejados de forma bem estruturada para atender as necessidades do cliente, sem deixar de lado o uso de gatilhos, técnicas para melhorar os índices de conversão. 

Por que o marketing conversacional é importante?

Considerando que o relacionamento entre marcas e consumidores é baseado na comunicação e esta pode ser afetada por uma série de fatores que envolvem desde a inconsistência nos retornos e até mesmo, a falta deles, o marketing conversacional entra em cena como a solução para esses imprevistos.  

Outro aspecto a considerar-se está nas jornadas de compra iniciadas nas plataformas digitais. Um exemplo está na contratação de um serviço. Para isso, é necessário acessar o site da empresa, preencher o formulário de contato e aguardar o retorno, o que no mínimo em alguns momentos, nem chega a ocorrer.

Imagem representa a importância do marketing conversacional

Isso é bem frustrante e faz com que o clientes desista de negociar. No marketing conversacional com o uso de Messages, o seu atendimento será simultâneo com ferramentas estarão disponíveis 24 horas por dia, durante os 7 dias da semana, como manda a nova Lei do SAC.

Mas, as vantagens do marketing conversacional não param por aí. O uso dessa estratégia no setor de vendas é essencial. 

Vantagens do marketing conversacional para o setor de vendas

Em um segmento em que a comunicação é a base, o uso do marketing conversacional implica diretamente a melhora da performance das equipes de marketing, atendimento e vendas. 

Assim, os profissionais otimizam o tempo de resposta e os fluxos de comunicação digitais e humanizados, além de contribuir para transformar a experiência de compra do cliente, gerando impacto positivo. Um deles é a diminuição na burocracia do processo. 

Confira outras vantagens: 

Atendimento sempre disponível

Calma, o chatbot não irá anular o atendimento realizado pelos vendedores. Pelo contrário, ele será um apoio na resolução de casos que fogem do horário comercial. Você já parou pra pensar nisso? 

Conforme mencionamos anteriormente, um chatbot garante atendimento o tempo todo, sendo capaz de aprofundar diálogos, quando necessário. 

Mais escalabilidade para o negócio

O crescimento do negócio por causa do marketing conversacional

Independente do porte da sua empresa, uma coisa é certa:  os recursos financeiros para contratação de atendentes podem ser escassos em alguns momentos. Por outro lado, o uso de chats digitais qualifica a escalabilidade dos atendimentos, economiza recursos, sem deixar de gerar novas oportunidades. 

Personalização no atendimento 

Ao montar a sua estratégia de marketing conversacional, lembre-se: ela será eficaz, quando despertar dúvidas por parte do cliente, quer o atendimento esteja sendo feito por uma pessoa, quer por um robô.

Sobre isso, nós já falamos, mas não custa repetir: com uma linguagem humanizada que mostre importância com as preocupações dos leads e clientes, é possível ir além. Com isso, seus potenciais clientes vão se sentir bem tratados e, consequentemente, vão falar bem do seu produto/serviço!

Marketing conversacional com o uso do recurso Messages: quais estratégias usar?

Logo após conhecer o marketing conversacional e as funcionalidades do recurso Messages, listamos algumas alternativas de automação que podem ser utilizadas pela sua empresa:

  • Priorizar os casos que precisam de mais atenção, qualificando os atendimentos;
  • Contatos que enquadram no meio o fundo do funil de vendas podem receber cupons de desconto, lembretes sobre promoções e ofertas do mês, ou material rico como e-books e newsletters;
  • Desenvolver fluxos de respostas automáticas que direcionam o cliente para a venda final;
  • Realizar o direcionamento dos contatos para outros canais como landing pages ou por meio do link do WhatsApp Web;
  • Personalizar mensagens com informações de contato da empresa;
  • Acompanhar os processos de atendimento em tempo real;
  • Agendar atendimentos, acompanhar status ou abrir novas negociações. 

Lembramos que antes de aplicar essas possibilidades, o profissional precisa analisar a melhor forma de estruturá-las no planejamento das estratégias de marketing conversacional. 

Imagem representa a escolha das redes sociais para a comunicação do marketing de reputação

Nesse contexto é necessário decidir, primeiramente, onde as conversas irão ocorrer. Isso implica no entendimento das necessidades que o público-alvo da sua marca possui, saber em quais canais as pessoas podem procurar ajuda. 

Na sequência, avalie que tipo de contato será realizado (via botão no Whats ou formulário, por exemplo) e com isso, siga em frente para a criação do fluxo de conversa. 

Ferramentas que permitem o uso do marketing conversacional 

Em nosso dia a dia, uma ferramenta capaz de realizar todas essas funcionalidades é o WhatsApp. O aplicativo é utilizado por cerca de 80% dos brasileiros para o contato com empresas e destes, 62% já realizaram a compra de algum produto por meio do aplicativo

Imagem representa a dica para o WhatsApp Business

Conforme matéria publicada no portal Resultados Digitais, o WhatsApp é a rede de comunicação preferida entre os usuários de internet na faixa etária entre 16 a 64 anos e permite a criação de chatbots para auxiliar no relacionamento com o cliente. 

Dica B2B Stack: Conheça o Messages da Partoo! 

Logo da Partoo que possui solução iPaaS

Aqui, você conhecerá um grande aliado para gerenciar informações com alto grau de relevância. Essas que chegam por meio de perguntas e pedidos de respostas recebidos de clientes ou leads.

Com o Messages da Partoo é possível centralizar e gerenciar todos os dados recebidos de plataformas como o Facebook Messenger, Instagram Messages ou o Google Business Messages.

Assim, os fluxos de resposta serão criados para uso de forma central ou local, simplificando as interações e conduzindo o cliente para uma experiência de compra eficiente, ágil e altamente sigilosa. 

Imagem da ferramenta da Partoo para aplicar o marketing conversacional

Ao adquirir o Messages da Partoo, você precisará integrá-lo com o perfil da empresa no Google e nas redes sociais da sua escolha para que a magia comece. Toda vez que alguém fizer o contato, você receberá notificações em suas fichas e poderá organizá-las por status (nova, urgente, não lida) ou por ponto de venda. 

Outra facilidade do Messages é que ele permite a delegação local, ou seja, cada interação recebida pode ser atribuída para gerentes ou colaboradores que exercem a função de atendimento ao cliente. 

Ouvir o cliente é fundamental, mas ser visto na internet é ainda melhor!

Você ainda tem dúvidas, se vale a pena ou não adquirir o Messages? Saiba que com ele, o seu negócio entrará para o time das empresas que tiveram um impacto de mais de 90% nas visualizações no perfil da Google Empresa.

Mas os benefícios não param por aí! O Messages proporciona o aumento de leads qualificados e contatos telefônicos que tornam as vendas mais recorrentes. Por isso, solicite um orçamento agora mesmo. 

A missão da Partoo é oferecer soluções que ajudam usuários no mundo todo a administrar melhor as suas relações com os clientes e gerar mais tráfego nas lojas. O Messages é cobrado com base em um plano mensal por ponto de venda. 

No caso de uma marca com mais de 10 estabelecimentos, nossos preços por ponto de venda têm descontos progressivos de acordo com o tamanho da rede.

Conclusão

Como vimos, o marketing conversacional é uma estratégia que merece atenção da equipe de marketing, sendo ele uma ótima oportunidade para a sua empresa se destacar cada vez mais e aumentar a reputação do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Acompanhe o blog da B2B Stack e fique por dentro das novidades que acontecem no mundo da tecnologia. 

Publicado por Aline Segurado

Graduanda em Relações Públicas pela Universidade Federal de Goiás. Uma redatora que acredita que as relações verdadeiras advém da transmissão de informações transparentes e de uma boa comunicação assertiva.


Artigos relacionados