Com a tecnologia cada vez mais avançada e proporcionando diversas soluções empresariais que auxiliam no crescimento dos negócios, tirar um tempo para escolher ferramentas é ideal para seguir o caminho certo. Para isso, fizemos este comparativo Hubspot CRM vs Salesforce que mostra o quanto essas tecnologias são fundamentais para aumentar e qualificar suas vendas e clientes.
Os softwares CRM são essenciais na vida de um SDR, vendedor e até mesmo na vida de quem trabalha com marketing, pois integram informações relevantes para um trabalho em conjunto.
Essas ferramentas auxiliam em todo o processo de organização e gestão de leads, desde sua prospecção até a conversão em vendas e o pós-vendas, sendo muito importantes também para fidelizar seus clientes.
Acompanhe esse post e saiba o que você pode fazer com essas soluções tão significativas para um negócio.
Primeiramente, o que é CRM?
CRM são softwares responsáveis pela automação do processo de gestão e qualificação de leads e clientes, bem como pela gestão de seu relacionamento antes e depois do fechamento da venda, e que melhoram a comunicação entre a empresa e o consumidor.
Essas ferramentas oferecem funcionalidades que fazem você entender quais são as dores e necessidades de seus clientes, e a partir disso, consiga trabalhar nelas oferecendo a melhor experiência de compra.
As soluções CRM registram todas as informações relacionadas ao atendimento de seu cliente, como conversas anteriores, desejos, hábitos de compra, momento do funil de vendas, dados pessoais, etapas da negociação, entre outras, e fazem uma análise através de inteligência artificial ou outras tecnologias para fornecer dados precisos.
Isso será fundamental para obter insights de oportunidades de fechamento de vendas, traçar a melhor estratégia e abordagem de venda para cada lead ou cliente no momento certo e estreitar o relacionamento entre os envolvidos nas negociações.
Além disso, o CRM ajuda a fidelizar ou reter seu cliente já que você terá uma rotina organizada, padronizada e eficiente, que dá total atenção a todos os detalhes, necessidades e/ou insatisfações dele.
As informações coletadas no CRM ficarão disponíveis para todos os membros da equipe, assim como para outros setores, como o de marketing, por exemplo, para que todos trabalhem em conjunto em prol dos resultados.
Visto isso, vamos falar sobre as duas ferramentas CRM, Hubspot CRM vs Salesforce, suas funcionalidades e preços, e assim, entender na prática como funcionam.
Para quem o Hubspot CRM é indicado?
Hubspot CRM é indicado para empresas de todos os portes e segmentos que desejam automatizar e organizar seus processos de pré-vendas, vendas e pós-vendas, inclusive startups, que podem ter até 90% de desconto através do programa Hubspot para Startups.
Funcionalidades do Sales Hub, o CRM da Hubspot
As funcionalidades oferecidas pelo Sales Hub são muitas e oferecidas em planos ou em pacotes, neste caso, você mesmo escolhe as soluções que precisará em sua empresa.
Foi desenvolvido para organizar os dados de leads e aumentar as taxas de conversão de vendas de seu negócio.
Algumas ferramentas são oferecidas gratuitamente e outras somente na versão premium do software. Você pode começar com as ferramentas gratuitas e conforme for crescendo e aumentando as demandas, contratar as versões mais robustas.
Abaixo listamos as funcionalidades gratuitas:
- Gestão de contatos, negócios e tarefas;
- Notificações e rastreamento de e-mails;
- Agendamento de e-mails;
- Modelos de e-mails;
- Compartilhamento de documentos;
- Agendamento de reuniões;
- Integração com Gmail e Outlook;
- Chat ao vivo;
- Criação de orçamentos;
Os recursos premium oferecem todas as ferramentas gratuitas em suas versões premium e mais:
- CRM avançado;
- Automação de vendas;
- Assinatura eletrônica;
- Pontuação preditiva de leads;
- Sequências de e-mails;
- Programação de horários de envios;
- Pipelines de negócios;
- Relatórios personalizáveis;
- Chamadas;
- Metas;
- Análises de vendas;
- Gestão de equipes;
- Automação de fases de negócios, tarefas e rotação de leads;
- Personalização de registros;
- Previsão de resultados;
- Sequências de e-mails;
- Produção de vídeo;
- Programação de horários para envios;
- Ferramentas de ABM;
- Configuração de preços, produtos, orçamentos;
- Bots de conversação;
- Rastreamento de e-mails e notificações;
- Aplicativo para dispositivos móveis;
- Integração com Salesforce, Slack, Messenger, entre outras aplicações;
Entre outros recursos que podem ser personalizados conforme as necessidades.
O Sales Hub pode ser integrado aos outros softwares oferecidos pela Hubspot, desta forma, você terá uma gestão completa e automatizada de seu negócio, desde marketing até help desk.
Preço do Hubspot CRM
Os planos Hubspot CRM são de 3 tipos: Starter, Professional e Enterprise. Estes planos podem ser pagos mensal ou anualmente.
Já os pacotes disponíveis devem ser montados de acordo com a necessidade da empresa, e assim, solicitar o orçamento. Na própria plataforma Hubspot é possível calcular o valor das ferramentas adicionadas ao pacote.
Abaixo, estão os planos e preços do Sales Hub:
- Plano Starter: a partir de $ 25/mês ou $ 300/ano, para mais de 2 usuários pagos;
- Plano Professional: a partir de $ 250/mês ou $ 3.000/ano, para mais de 5 usuários pagos;
- Plano Enterprise: a partir de $ 1.200/mês ou $ 14.400/ano, para mais de 10 usuários pagos.
Salesforce, para quem é indicado?
Salesforce desenvolveu os softwares CRM Sales Cloud e Customer 360 para atender a empresas de todos os portes e de diversos segmentos que querem automatizar seus processos de vendas.
Funcionalidades do Salesforce
Salesforce Sales Cloud é um CRM robusto que oferece muitas funcionalidades para aumentar suas vendas e escalar seus negócios.
As funcionalidades variam de acordo com o plano escolhido, e caso seja uma corporação que precise integrar todos os setores do negócio, a Salesforce disponibiliza o Customer 360, que conecta marketing, e-commerce, vendas e atendimento ao cliente, dando uma visão 360 das vendas, como o próprio nome diz.
Algumas funcionalidades presentes no Sales Cloud são:
- Gestão de leads;
- Atribuição e direcionamento de leads;
- E-mail em massa;
- Gestão e influência da campanha;
- Gestão de produtos e catálogo de preços;
- Gestão de contas e contatos;
- Gestão de oportunidades;
- Divisão de oportunidades;
- Gestão de equipes;
- Gestão de tarefas, feed de atividades;
- Aplicativo Salesforce para dispositivos móveis;
- Gestão de contratos, pedidos e cotações;
- Previsões;
- Painéis e relatórios personalizáveis;
- Gestão de casos;
- Integração com Outlook e Google Apps;
- API de serviços da web;
- Armazenamento de arquivos e de dados por usuário;
- Aplicativos personalizáveis;
- Funcionalidade móvel offline;
Entre muitas outras para atrair e converter mais leads.
Veja o nosso guia completo Sales Cloud e domine esse CRM.
Preço do Salesforce
Salesforce Sales Cloud possui 4 tipos de planos: Essentials, Professional, Enterprise e Unlimited, que são tarifados anualmente. Abaixo estão listados os valores de cada um:
- Plano Essentials: R$ 175/usuário/mês. CRM pré-configurado para até 10 usuários;
- Plano Professional: R$ 525/usuário/mês. CRM completo para equipes de todos os tamanhos;
- Plano Enterprise: R$ 1.050/usuário/mês. CRM totalmente personalizável;
- Plano Unlimited: R$ 2.100/usuário/mês. CRM com recursos e suporte ilimitados.
Hubspot CRM vs Salesforce, o que os usuários falam?
No portal B2B Stack, os usuários reais de softwares podem buscar e comparar soluções, acompanhar todas as funcionalidades de cada uma, e além disso, deixam suas avaliações sobre as ferramentas que utilizam.
Essas avaliações são muito importantes tanto para ajudar outros usuários reais que estão em dúvida sobre qual ferramenta utilizar em seu negócio, quanto para os próprios softwares, que apostam no marketing de defensores para criarem relacionamentos transparentes com seus usuários e inovarem cada vez mais.
Os usuários do Hubspot CRM dizem que a plataforma resolve as necessidades de gestão, fácil de criar listas de contatos e e-mails, porém, não é muito intuitiva, portanto, quem não tem muita vivência com CRM pode encontrar dificuldades.
Guilherme Bento Veshagem disse em sua avaliação que a “Gestão simples do pipeline e integrações. Fácil de usar, resolve minhas necessidades básicas de gestão de vendas.”
Gabriela Falcón contribuiu com sua avaliação dizendo o seguinte: “Após os primeiros contatos com a ferramenta, a sua lógica de funcionamento fica bem acessível, tornando-a fácil de utilizar. Além disso, é simples de customizar de acordo com o funcionamento da sua lógica de vendas.”
Já o Luccas Salgado disse em sua avaliação que o software é robusto, mas pouco intuitivo, e também comentou o que mais gosta: “Ele abarcar funções muito variadas, então é possível conectar informações de diversos setores da empresa, e gerar uma inteligência muito útil. Os relatórios e painéis são ótimos.”
Os usuários do Salesforce CRM dizem que a plataforma é muito completa, bastante personalizável, mas algumas funcionalidades podem ser mais difíceis de se utilizar.
O usuário Jader Oliveira deixou sua avaliação elogiando a plataforma: “O Salesforce Sales Cloud é uma ferramenta altamente completa, que permeia o processo de vendas como um todo, desde a geração do lead no qual você pode fazer manualmente ou automaticamente, até o pós venda com as analises gráficas dos dados.
Um fator interessante são os objetos, ou seja para um mesmo cliente você consegue ter todas as informações do funil de vendas num único lugar, tudo separado e e categorizado.
Outra coisa bem bacana são as integrações (API’s) que ele disponibiliza, e para quem gosta de analise de dados, uma bem interessante é a integração com o Google Datastudio, que aumenta ainda mais a gama de gráficos que você pode analisar com as infos provindas do Salesforce.”
A Juliana Martins Mancini disse que “A ferramenta em si é muito boa e completa, já usei para vários segmentos e em todos atendeu super bem, da para montar muitos relatórios e também adaptar a todos os tipos de necessidades.”
E o Julio Vieira também falou o que acha do CRM Salesforce: “Gosto muito da criação de layouts e gatilhos para automação dos processos é realmente incrível. Uma ferramenta que não para de se atualizar.”
Conclusão
Quando falamos em CRM precisamos ter em mente algumas funcionalidades básicas que uma ferramenta dessas pode oferecer: gestão de leads, de oportunidades, gestão de e-mail marketing e gestão de campanhas.
Com essas funcionalidades você é capaz de oferecer a melhor experiência de compra para seu cliente, pois terá um histórico de desejos e dores de seus possíveis compradores, acompanhar o desenvolvimento e engajamento de sua campanha e atrair mais leads com disparos inteligentes de e-mails.
A comparação Hubspot CRM vs Salesforce Sales Cloud demonstra que as duas plataformas comportam as demandas de vendas de uma empresa, fornecendo as ferramentas básicas para aumentar a produtividade de suas equipes, além de contar com recursos avançados e personalizáveis de acordo com as necessidades do negócio.
E você? Já conhecia essas soluções? Fique por dentro de todos os softwares da categoria CRM em nosso portal B2B Stack e escolha a melhor ferramenta de automação de vendas para seu negócio.
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5 anos atrás por Luan Fazio | 10 minutos No comments